Condições nervosas

Condições nervosas Tsitsi Dangarembga

Resenhas - Condições nervosas

Nana 18/05/2023

Livro nr 07 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Zimbábue"

Que bela descoberta!

Iniciei a leitura sem ter nenhum conhecimento do enredo e nem da escritora. Precisava de livro para representar o país Zimbábue no meu projeto de ler um escritor de cada país, e para minha surpresa, além do livro ser maravilhoso ainda faz parte de uma trilogia!!!

Eu amei do início ao fim! É narrado por Tambu, que inicia com sua infância e vai passando para a adolescência mostrando o quanto é importante o estudo na vida de todos.
Escrita fluída, rica em informações sobre a cultura, os costumes e as dificuldades que o povo de lá enfrenta.

Indico a leitura para quem gostou da série "A amiga genial" da Elena Ferrante. Apesar de uma história não ter nada a ver um com a outra, me lembrou bastante pela situação do local pobre onde se passa e pela amizade da Tambu com a prima Nyasha.

Agora vou em busca dos outros dois livros da série..rss

isa.dantas 27/11/2021

Não sabia que era uma trilogia e que começo interessantíssimo! Essa primeira parte acontece na década de 1970, mas traz debates atuais sobre patriarcado e feminismo. Estou muito curiosa para saber como termina.

Flaviaunneberg 02/03/2020

Boa obra. Um clássico moderno. Inicio de uma trilogia promissora

Biblioteca Álvaro Guerra 06/07/2022

Condições nervosas (original Nervous conditions, 1988), de Tsitsi Dangarembga, é um clássico da literatura africana. Narrado em primeira pessoa por Tambudzai, que, já adulta, relembra a sua infância e adolescência e os caminhos que tomou para contornar as opressões da pobreza, do patriarcado e do colonialismo. Tambu tem a oportunidade de estudar após a morte do irmão, único menino da família. Em suas memórias, ela relembra as dificuldades do processo de emancipação de sua mente e corpo, as ideias controversas e sedutoras da prima Nyasha, a resignação da mãe, a amargura da tia, e as injustiças que unem todas essas mulheres. O livro traz discussões pertinentes sobre machismo, religião e colonialismo, e como esses três fatores se entrelaçam para construir uma sociedade altamente opressora e limitante para as mulheres e as pessoas que vivem na pobreza. Condições nervosas recebeu o prêmio "Commonwealth Prize for Africa", em 1989; está entre os dez primeiros colocados na lista dos 100 Livros Africanos Mais Importantes do Século XX, organizada pela Zimbabwe International Book Fair com a colaboração de entidades africanas e internacionais; e, em 2018, integrou a lista da BBC dos "100 livros que ajudaram a mudar o mundo", na 66a posição.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568846803

Silmara.Alencastro 02/01/2022

Lindo e forte
Quase um ano para concluir a leiteira desse livro profundo e arrasador! Uma história única que ao mesmo tempo se parece muito com a gente. Uma mulher negra e sua saga pasta estudar e tornar-se "gente", respeitada, visível. Para que esta jornada fosse possível primeiro ela precisou que seu irmão morresse, pois os meninos tem prioridade para estudar. Uma leitura fundamental.

Neila 10/04/2020

O Zimbábue.
Embora seja uma boa história, que conta sobre o machismo na cultura africana, por vezes a leitura se torna enfadonha. Mesmo assim, é interessante, pois não é, necessariamente, um livro feminista,uma história sobre machismo, mas sobre a cultura e o estudo no Zimbábue, o país onde ocorre a história.
Ane 27/06/2023minha estante
Exatamente, em média levo uma semana p ler um livro, história atemporal e muito reflexiva, porém achei a leitura um tanto quanto cansativa, levando quase um mês p terminar ??