As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle Stuart Turton

Resenhas - As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

Erica 13/11/2019

Se eu fosse depender das minhas habilidades como detetive, eu ia passar fome!
Li esse livro parecendo cego em tiroteio, tive que reler diversas partes pra entender o que diabos estava acontecendo, é imprescindível que você leia prestando bastante atenção em mínimos detalhes, pois a trama conta com vários personagens chaves para desvendar o grande mistério, ou seja, não leia afobado!

Tudo o que você tem que saber está na sinopse, de resto você só precisa tentar acompanhar de forma logica (boa sorte!) o que está acontecendo nos bastidores de cada dia e lugar onde o personagem “X” reencarna toda vez pra tentar descobrir quem assassinou Evelyn Hardcastle e por fim se libertar dessa maldição que o envolve, ou seja, o livro mistura suspense e fantasia.

Eu só não dei nota melhor porque apesar do autor ter ótima escrita, chegou uma hora que era tanto enigma e regras que eu fiquei com preguiça de raciocinar e ficar fazendo conexões de fatos com os mesmos cenários aleatórios, o que tornou extremamente cansativo a leitura pra mim porque a história é narrada totalmente fora de ordem, a trama parece um grande looping confuso, se você curte muito quebrar a cabeça, explodir os miolos e bancar o Sherlock Holmes, talvez esse livro seja perfeito pra você, eu não tenho paciência nem com caça-palavras, a impressão que eu tive era que o autor estava jogando xadrez com ele mesmo e que nós éramos meros expectadores, aí eu te pergunto...qual a graça disso?

Um ponto positivo da trama são as revelações imprevisíveis que vão surgindo no desenrolar da história envolvendo alguns personagens, mas o desfecho de tudo foi tão mirabolante que de verdade não me impressionou, pois devido a doideira e bagunça que é o livro eu já esperava algo do tipo. Pra mim foi um livro Ok!
Bauer 13/11/2019minha estante
Putz mesma impressão minha .. tô na metade, já comecei de novo e já tô com vontade de recomeçar porque tô tão confuso kk não tenho paciência pra essas coisas

Erica 13/11/2019minha estante
Bauer esse livro tem que ser lido em grupo pra todo mundo se ajudar na compreensão kkkkk ctz que eu devo ter deixado passar trocentas coisas hahahahahaha...

Bauer 14/11/2019minha estante
uashuhsua simm... Pior que to no final e ele ficou mais compreensivel... certeza que eu vou querer reler depois de ter terminado

Danielle 15/11/2019minha estante
Desfecho mirabolante não vale! Poxa! Passei da metade, mas esperando que o final justifique toda essa doideira.

Bookworm 15/11/2019minha estante
Eu fiz uma lista onde anotei o nome dos personagens de cada dia que ele acorda. Passei da metade e não precisei reler por causa dessas pequenas anotações. Fica a dica pra não precisarem ficar voltando toda hora. Boa leitura.

Natalia Noce 16/11/2019minha estante
Vou seguir a recomendação da Paloma..pq pelo visto vou ficar doidinha

Erica 16/11/2019minha estante
Paloma eu fiz a mesma coisa hahahanahaha...alias todo livro onde eu viajo nas ideias eu faço isso kkk pensei até que só eu usava essa tática rs

Erica 16/11/2019minha estante
Danielle eu achei mirabolante, mas não é ruim e até que justifica mas como um todo achei o livro na média, mas cada um tem uma experiência diferente

Lari 17/11/2019minha estante
Gente o próprio autor fez uma planilha e um mapa para conseguir deixar a estória sem pontas soltas, com certeza vamos ter que segui-lo e fazer umas anotações também (???)

Gi, 17/11/2019minha estante
Estou um pouco perdida kkkk e olha que ainda estou no início!

Danielle 18/11/2019minha estante
Estou chegando ao fim e achando muito surreal pro meu gosto. :/

Erica 18/11/2019minha estante
Gente a verdade é que o autor quis criar algo muito genial, cheio de enigmas e regras com mil e um personagens e que no fim... não deu liga nenhuma porque uma galera tá perdidona kkkk... Fala serio! o cara precisou fazer um guia para orientar o leitor (?) hahahahaha... Esse livro não é pra todos os publicos e o final foi fraquíssimo, verdade seja dita.

Danielle 18/11/2019minha estante
Começou tão bem, mas não conseguiu um final à altura!

Bookworm 18/11/2019minha estante
Terminei de ler e não gostei do final. Achei nada a ver.

Danielle 19/11/2019minha estante
Verdade. Senti o mesmo! O final não fez jus ao livro.

Bru | @serialivros 03/02/2020minha estante
Alguém de vocês quer vender? To louca pra lê-lo.

cypherskooluv 16/11/2019

Não foi dessa vez.
O livro tinha tudo pra dá certo, uma premissa super interessante mas não foi dessa vez.
A leitura é confusa, tem muitos personagens.
Teve um momento em que eu não me importava com nenhum dos personagens.
E a justificativa para o que acontece na casa foi difícil de aceitar.
O final foi regular, teve um pouco de ação mas ainda assim não é aceitável.
Danielle 18/11/2019minha estante
Estou quase no fim e também não estou achando a justificativa aceitável! :/

Bookworm 18/11/2019minha estante
Não gostei do final também. Achei nada a ver.

Alessandra @euamolivrosnovos 25/11/2019minha estante
Esse final é muito Black Mirror ?

Roseli Camargo 20/12/2019minha estante
Exatamente meu sentimento: parei de me importar com os personagens. Comecei na maior empolgação e me decepcionei.

Bala 06/02/2020minha estante
Tudo é muito black mirror UAHAUAH

Alessandra @euamolivrosnovos 06/02/2020minha estante
Hahahaha

Ferdie 26/05/2021minha estante
Gente, não ficou uma ponta solta, livro bom pra caramba. Final perfeito pra historia, queria mais na vdd.

Bianca.Porto 09/01/2020

Péssimo
Comecei mal o ano de 2020, pois sem dúvida foi o pior livro da TAG que já recebi. História inverossívil, confusa e com muitos personagens. Certamente deu trabalho ao autor, mas lamentavelmente, na minha oponião não vale o tempo que perdi lendo.
Bru | @serialivros 02/02/2020minha estante
Tem interesse em vender ele?

Bianca.Porto 02/02/2020minha estante
Até tenho, mas creio que o frete encareceria, pois sou de Arroio Grande, extremo Sul do RS.

Bru | @serialivros 03/02/2020minha estante
Mandei mensagem pra tu, Bianca

Morcegos Literários 06/03/2020minha estante
Oiii já vendeu??? Se não, tenho interesse.

Bru | @serialivros 06/03/2020minha estante
A gente trocou

Célia 05/07/2020minha estante
Também não gostei.

Juscelino L 27/02/2021

O livro fala sobre um crime que acontece a Evelyn Hardcastle na noite do seu baile, ela se mata na frente a todos (o que aparenta ser), literalmente a festa vira um enterro.
Mas este plot pequeno é so o pano de fundo num lugar que evoca tantos outros mistérios e que envolve tantas outras pessoas e mortes.

Achei uma boa leitura pra quem curte livros do gênero, Agatha ou Sherlock.
Confesso que demorei mais do que imaginei pra terminar ele e a narrativa é um pouco repetitiva, mas pra mim foi ótimo a lembrar as pontas desta historia, mas que pode atrapalhar o leitor mais voraz.
ThaiRodrigues 05/03/2021minha estante
Eita! Me interessei!

Juscelino L 05/03/2021minha estante
Show! a escrita é bem tranquila tbm, vai q é sucesso

Laíse 12/02/2023

Ideia boa, mas execução meia boca
Esse livro é diferente de qualquer outro que já li na vida. A ideia é bastante original, mas a execução realmente deixou a desejar. Tem descrições excessivas, que acabam deixando o livro um pouco cansativo, e em muitas partes e fácil se perder com a quantidade de personagens (que inclusive não me importava com absolutamente nenhum, o que tornou pra mim a leitura um pouco mais difícil)
Em compensação, o livro é cheio de plots e fiquei intrigada pra saber a resolução do mistério. É um tipo de narrativa em que você não vai juntando as pistas ao longo da história, e muitas conclusões são meio "fonte: vozes da cabeça do personagem", mas não me incomodei com o fato de não poder ir resolvendo o mistério junto, acho que era a proposta do autor
Num geral, acho que vale sim a leitura e recomendo, mas com a ressalva de que é um suspense pra ler sem tentar resolver junto
Cynthia.Miranda 12/02/2023minha estante
nao consegui terminar esse kkkkkkk

Laíse 13/02/2023minha estante
Kkkkkkkk confesso que penei um pouco também

Sarah 01/12/2019minha estante
Lembra cubo zero né kkk. Final tão ruim que eu gostei kkkkk

Litchas 01/12/2019minha estante
Kkk esse outro ainda nao li... mas valeu a experiência de um enigma sem fim uma vez rs

Gabriela Gonçalves 14/01/2021minha estante
também fiquei muito incomodada com a discrição do ravencourt! achei que a história tinha bastante potencial mas em determinado momento começa a se tornar cansativo e eu só queria terminar a leitura

Luds 18/01/2021minha estante
senti o mesmo, Gabi!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/11/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Se você foi uma criança que nasceu nos anos 90, com certeza lembra do jogo Detetive. Se não conhece, Detetive é um jogo que devemos descobrir o assassino através de algumas pistas. Então, pegue esse jogo, junte o lance do loop temporal (aquele lance que você vive o mesmo dia todos os dias até descobrir a moral da história) e adicione o fato que você vai acordar durante oito dias em oito corpos diferentes (no melhor estilo Todo Dia). Assim nasceu As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle.

Quando vi a sinopse da história, o que me chamou atenção foi justamente esse lance do loop temporal e descobrir o assassino de Evelyn Hardcastle. Além do fato que faz algum tempo que não leio um mistério policial (?). Escolhi a estreia do autor Stuart Turton e não arrependi.

Assim como Aiden Bishop, caímos de paraquedas em Blackheath no melhor estilo “que que ta com teseno???”. Não vou mentir; o começo é bastante confuso porque, assim como Aiden, não sabemos muita coisa, só que a tal da Evelyn vai morrer exatamente às onze horas da noite e ele tem oito dias para descobrir quem é @ assassin@. Ao longo da história, junto com o personagem e os seus hospedeiros que ele acorda durante os próximos oito dias, vamos desvendando o mistério e motivo da morte de Evelyn.

O livro é narrado em primeira pessoa por Aiden. Aqui, esse tipo de narrativa funcionou pelo fato que vamos acompanhar os acontecimentos de um dia pelos olhos de oito pessoas diferentes. E essas oito pessoas, de alguma forma, estão ligadas ao assassinato que irá acontecer pontualmente às onze horas da noite.

Um fato que achei legal na história são os hospedeiros de Aiden. São oito pessoas completamente diferente, seja no físico quanto na mentalidade. Alguns hospedeiros lutam contra Aiden para tomar seu corpo de volta e achei bem bacana Stuart mostrar essa dualidade. Também há o fato de Aiden perder sua personalidade no seu hospedeiro, como vemos em certos momentos.

O mistério sobre o assassinato de Evelyn Hardcastle foi muito bem construído. Sinceramente, eu só pude bater palmas quando acabei de ler o livro. À medida que você vai acompanhando no dia-a-dia de Aiden no corpo de alguém, um pedacinho do quebra-cabeça vai sendo apresentado. De início, eu me questionei e fiquei “socorro, que farofa é essa, sociedade”, mas quando tudo se encaixou, eu fiquei SOCORR MUNDO PARA QUE EU QUERO DESCER! Só posso dizer que a morte de Evelyn é o topo do iceberg.

Não pense que você vai conhecer a fundo Aiden. Só conhecemos Aiden quando ele está no corpo das outras pessoas. Apesar dele ser o protagonista, não sabemos muito sobre quem ele é, sua personalidade em si; temos uns vislumbres de quem seria Aiden na realidade: um homem obstinado, destemido, leal e um pouco teimoso.

A escrita do autor é direta, sem muitos rodeios. Descrições na medida do possível para você se situar onde está (já que o dia se repete com várias pessoas em lugares diferentes), porém não é uma leitura que deva ser feita de modo rápida. Não no sentido de ser entediante, mas pelo fato da quantidade de informações que Aiden vai descobrindo. Elas não são todas jogadas na sua cara de uma vez, mas elas vão sendo mostradas aos pedaços e é sempre bom dar uma parada para analisar no que aquilo poderia repercutir no mistério.

O livro perdeu meia estrelinha pelo fato de não explicar muito bem o que seria Blackheath e onde Aiden estaria. Em certo momento da história, é sim explicado algumas coisas, no que dá a entender que o livro se passa num futuro muito distante e que Blackheath seria uma espécie de prisão mental. Loucura? Sim. Se amei? Teria amado mais se tivesse sido bem melhor abordado e explicado esse detalhe.

Outro ponto que me fez tirar meia estrela foi o começo confuso e cansativo. Não sei se é pela minha falta de costume de ler livros desse gênero, isso foi um empecilho no começo. Porém, quando me vi realmente envolvida e querendo saber quem raios matou a mulher, eu devorei a história.

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle é um livro perfeito para todos aqueles que curtem um grande mistério e, principalmente, para os fãs de Agatha Christie.

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2018/08/resenha-306-the-seven-half-deaths-of-evelyn-hardcastle.html
Sarah 01/12/2019minha estante
Spoiler no meu comentário.

Assiste cubo zero. Filme não é tão legal mas da para entender mais ou menos o que seria Blackheath. Pelo menos para mim é isto.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 02/12/2019minha estante
Opa! Dica anotada!

Eu entendi o que seria Blackheath, mas achei que ele pecou em tentar desenvolver isso já no final do livro

Nick 26/11/2019

Comparar com Agatha Christie é um pouco demais.
A premissa do livro é interessante: dia após dia, em corpos diferentes, o personagem principal revive à força os acontecimentos que precedem a morte de Evelyn Hardcastle. Sua missão: resolver o mistério envolvendo a morte da jovem ao mesmo tempo que precisa se proteger de inimigos desconhecidos, caso contrário ele ficará preso nesse ciclo de morte infinitamente. Não dá pra dizer que esse enredo não desperte curiosidade, não é mesmo?

O problema do livro é a jornada que ao meu ver é extremamente exaustiva, e isso se deve à escrita do autor que é demasiadamente lenta e detalhista ao mesmo tempo que não consegue, na maior parte do tempo, nos causar imersão. Na minha experiência de leitura eu lia um parágrafo e a minha atenção se desviava, lia outro parágrafo e a minha atenção se desviava de novo... cada parágrafo, cada linha, era tortuosa, parecia que estava correndo uma maratona.

Juntando tudo o que disse até agora, essa escrita prolixa, sem imersão, tendo o mesmo dia repetido "over and over again" pela visão de personagens (hospedeiros é a melhor definição) diferentes faz com que o enredo nos passe de forma automática, quase que com desleixo. É impossível fazer qualquer conjectura, são tantas idas e vindas, e acontece tudo de forma tão monótona que a gente não reconhece uma pista quando a vê pela segunda vez, mesmo que essa pista seja uma resposta clara pra uma pergunta anterior... O problema é que quando a resposta vem, a pergunta já foi há muito esquecida, assim sendo, o autor precisa nos explicar explicitamente esse desfecho, caso contrário ele nos passa batido.

ps¹.: acredito que esse livro alcance um patamar mais elevado no conceito do leitor caso ele tenha ânimo de encarar uma segunda leitura. Provavelmente não será o meu caso.

ps².: achei a comparação que a TAG Inéditos fez desse livro com Agatha Christie um pouco infeliz, talvez presunçosa. Os livros da Rainha do Crime são muito mais envolventes e atrativos ao meu ver.. ela não perde o leitor no meio da jornada como acontece aqui. Claro, esse é o primeiro livro do Stuart Turton, ele pode aprender com os erros e melhorar nos próximos, demonstrou potencial pra isso.
Mari 28/11/2019minha estante
Estou nem na metade do livro, eu geralemente leio mais rápido porém aconteceram fatos que eu atrasei a minha leitura... mais o livro não me prende muito, concordo plenamente que não é parecido com os livros da Agatha que todos que eu li até hoje me prendem logo no primeiro capítulo. A história parece boa mais o autor fica dando voltas e mais voltas.. agora que comecei vou até o fim... essa foi a minha primeira caixinha da TAG, fiquei meio decepcionada pois tinha a maior expectativa neles. Ainda bem que cancelei kkk

Nick 28/11/2019minha estante
Ah, se quer a minha opinião sobre o cancelamento da TAG acho que fez mal. Não se pode julgar o mérito do clube de assinaturas por um livro só, podia ter ficado uns 3 meses pra ter uma visão melhor ou não. Eu como assinante há meses posso dizer que pela média dos livros vale a pena. Me condicionei a aceitar que eventualmente não vou gostar de algum livro, é provável que aconteça em qualquer clube.

Marina.Siqueira 27/08/2020

Mediano
Tinha tudo para ser excelente, porém a premissa interessante do livro foi muito mal explorada. Tem trechos claramente gordofóbicos (li em inglês).
Fanny 29/08/2020minha estante
Concordo com você. Os trechos gordofóbicos também me incomodaram bastante. Sem eles, o livro já estaria bem melhor.

Crisna @tinyowl.reads 03/11/2020minha estante
Olha, eu tinha lido esse livro 2 vezes antes de alguém comentar isso comigo, e eu estou prestando mais atenção agora na terceira leitura (a primeira que fiz foi em inglês) e cada vez mais eu venho percebendo que não conseguiria imaginar falas ou reações diferentes por parte do personagem. Normalmente eu notaria esse tipo de coisa, e se me passou batido vejo que foi porque esse não é o único incômodo ou comentário ofensivo que ele faz seja em relação a seus hospedeiros ou não, e eu não acho que seria condizente se fosse diferente. Não estou dizendo que as falas são legais, só que a história é narrada por ele, que não é nem de longe um amor de pessoa, mas sim cínico, irritante e arrogante em diversos momentos. Eu realmente vejo mais como uma falha de caráter dele.

Soliguetti 22/12/2019

Grata surpresa!
Pra mim, se esse não foi o melhor livro que li nos últimos tempos, ao menos é disparadamente o mais inteligente. Quantos mistérios dentro de mistérios, quantos loopings no tempo e realidades sendo alteradas de acordo com as escolhas do personagem, uma pequena ação causando um efeito borboleta imenso! Simplesmente maravilhoso, uma grata surpresa pra fechar o ano com chave de ouro! O autor demorou muito pra escrever seu primeiro livro, mas essa espera toda com certeza valeu a pena. Certamente acompanharei o autor, de olho em seus próximos lançamentos. Virei fã!
Josiane.Castro 23/12/2019minha estante
Verdade, tanto que fiquei na dúvida entre ama lo e detesta lo. Certamente nao sao muitas as pessoas que conseguirao entende lo. Mas realmente , tbem fiquei fã do autor!

F. Braite 16/01/2020minha estante
Acabei agora e também amei! Quantos plots diferentes em uma história só!

Leo 07/12/2019

3 estrelas com justificativa
Foi o Coronel Mostarda com o candelabro na sala de estar. Não, isso não é um spoiler - é uma referência ao jogo de tabuleiro Detetive, que me lembrou bastante esse livro. Tirando o fato de que o jogo eu acho bem mais divertido.

E tenho uns comentários (que vou tentar não dar spoiler):
- O livro começa só quando vai pro segundo dia, né. Antes disso, é bem chatinho;
- Achei confuso os personagens, não senti muita personalidade de nenhum deles, tive dificuldade de diferenciar;
- Teve páginas/ capítulos que pareceram não agregar nada pra história, só enrolação pra mostrar algum Dia;
- Não tive aquela sensação de livro de detetive, descobrindo junto o que aconteceu. Parece que jogou tudo junto no final pra gente saber o que deu;
- Complementando o tópico anterior, parece que o autor sabia toda a história e não soube passar isso pro público.

Num geral, o livro é legal. Me prendeu (mesmo com partes que achei enrolada), li em pouco tempo e queria saber o que aconteceu, como se daria o desenrolar. Senti falta de uma emoção maior, um apego aos personagens ou ao lugar.
Carol Guida 15/12/2019minha estante
Senti EXATAMENTE o mesmo, sem falar que ô finalzinho fraco!

Nathi Nates 28/12/2019minha estante
exatamente isso que senti quando li

Elle 03/08/2020

eu sou boazinha demais dando nota isso sim
Eu queria ler isso a muitooo tempo mas pra mim foi uma leitura muito enrolada, muita coisa desnecessaria e confuso.
O Final foi mt bom só por isso fui boazinha com a nota mas tb n foi exatamente original Pareceu White Bear com Agatha Christie
Gabriela Gonçalves 14/01/2021minha estante
sim!! black mirror total! e muito cansativo

Bruna 01/12/2019

Uma investigação surrealista
Adorei o livro! Demorou para me prender, mas quando eu percebi do que realmente se tratava foi impossível parar a leitura. Achei verdadeiramente fantástico!
Tânia Goulart 04/12/2019minha estante
Oi Bruna, quando a gente começa a perceber do que se trata? Pois estou tão perdida, ele não engrena, to quase abandonando.... rsrs.

Renata 31/03/2020

Este é um daqueles livros que prendem o leitor! Mas não desde o início. O início é um pouco confuso, e acho que essa confusão inicial é proposital, pois ela fecha com a confusão vivida pelo próprio personagem principal. De qualquer modo, demorei quase 100 páginas pra pegar o ritmo e entender bem a dinâmica da história. Mas também, depois que isso aconteceu, li o livro em, praticamente, 3 dias!
A premissa do livro é muito legal: um homem precisa desvendar um assassinato e, a cada dia, ele acorda no corpo de um personagem diferente para reviver o dia do assassinato e tentar desvendar o mistério. Além da viagem no tempo, a cada dia ele vai descobrindo as regras desse jogo. Há muitas reviravoltas e surpresas, algumas delas um tanto forçadas (como era de se imaginar).
Achei a história diferente e quase toda bem construída (o final deixa a desejar, na minha opinião).
Indico a leitura!
skuser02844 31/03/2020minha estante
Sua resenha me fez querer ler o livro.