As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle Stuart Turton

Resenhas - As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle

Thiago Amorim 26/10/2020

Surpresas sem fim
Gostei muito desse livro. A história surpreende um bocado, e nos deixa curiosos para entender tudo até o final. Confesso que o início é um pouco lento, mas depois do primeiro ?twist? do enredo (e serão muitos, acredite) a história fica muito boa. Super indico.

Thayná 27/10/2020

Impossível de solucionar!
O livro é muito bom, o mistério é instigante e literalmente INSOLUCIONÁVEL até o fim. Como o mesmo dia passa várias vezes, durante o primeiro terço da narrativa pode parecer repetitivo e cansativo pois a importância dos detalhes para a história só se revelam importantes posteriormente, porém, percebe-se que nenhum deles é em vão, fazendo com que a história fique muito bem construída. Adorei essa leitura.

Fabio Brust 10/11/2020

Desde que apareceu pela primeira vez na minha frente, distribuído no clube de assinaturas TAG, essa história me chamou atenção. Sou um fã confesso de histórias policiais desse gênero, esse "whodunit" que se passa em locações interessantes e tem personagens carismáticas que cativam o leitor. E essa história tem um diferencial: o crime é revisto pela mesma pessoa, mas pelos olhos de diferentes testemunhas todas as vezes, ao longo de oito dias.

Essa dinâmica é o que realmente move a história. Começamos com um personagem que não sabe quem é, o quê está fazendo ou o que vai acontecer e, conforme avançamos para os seguintes, vamos descobrindo mais sobre onde ele está e qual é o crime que (depois ele descobre) ele precisa desvendar. Primeiramente ficamos pensando sobre como seria possível justificar o que está acontecendo - essa ideia de o protagonista viver oito vezes o mesmo dia sob pontos de vista diferentes -, mas no final das contas o autor consegue tirar da manga uma explicação plausível (dentro do contexto) e que faz algum sentido de maneira geral e consegue sanar essa dúvida.

O crime a ser desvendado é bastante interessante, também, e a maneira como isso é feita parece realmente mostrar que o nosso protagonista não é nenhum detetive. Ele erra o tempo todo, se confunde, segue pistas falsas, cai na lábia de outros personagens e assim por diante. E é um pouco incômodo o fato de que, como ele já viveu o mesmo dia pelo menos uma vez, continue cometendo os mesmos erros. Certamente essa foi uma grande questão para o autor - será que ele poderia aprender com os erros que se viu cometendo e mudá-los, ou deve sempre cometê-los, mesmo sabendo o que aconteceu?

Na verdade, esse tipo de paradoxo é o que acaba confundindo um pouco no livro. Como temos, de certa maneira, uma volta no tempo a cada novo dia (que é sempre o mesmo), vemos os mesmos acontecimentos sob novas perspectivas e detalhes vão surgindo. O problema é que são tantos detalhes e tantas linhas de tempo diferentes que muitas das coisas são esquecidas pelo leitor, fazendo com que algumas descobertas do protagonistas pareçam ter vindo "do nada", ainda que tivessem estado lá. A questão não é a falta dos detalhes, mas o fato de ter tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que acabamos não conseguindo mantê-los em mente até a hora em que seriam úteis.

Mesmo assim, a história é muito rica! A locação, em especial, a mansão Blackheath, é excepcional. O lugar realmente passa a sensação que deveria passar, de ser misterioso e repleto de pessoas estranhas e cheias de segredos que precisamos desvendar junto com o personagem principal. Conforme avançamos, também vamos descobrindo quem são os próximos "hospedeiros" do protagonista, o que é bastante divertido.

Então, não fosse pela confusão causada pela própria premissa da história, ela seria ainda melhor. Mesmo assim, é uma leitura muito prazerosa que eu recomendaria sem pensar duas vezes!

brenda 13/11/2020

Apesar de o final ser completamente inesperado e a história ter muitas reviravoltas, esse livro ainda assim é completamente cansativo, ao ponto de em alguns momentos eu perder a paciência e pensar em desistir. Porém, mesmo assim, acho importante insistir, acaba que ele vale a pena.

Thays 24/11/2020

VOCÊ QUER PLOT TWIST? ENTÃO TOMA!
Fazia um tempinho já que eu não lia livros investigativos e voltar com esse foi como ser afogado por um tsunami.

Meu deus, é muito informação! Se alguém conseguiu descobrir pelo menos um 1/5 do final, eu dou meus profundos parabéns, porque pra mim foi um choque completo.

Não posso nem falar muito sobre ele sem dar spoiler, então só vou dizer que se você gosta de Agatha Christie e Black Mirror, provavelmente vai gostar muito desse livro.

Ele tem um probleminha ou outro que prefiro não comentar nesse momento pra fingir que foi uma história perfeita.

Ana 28/11/2020

gostei demais da história, muito mesmo! foi divertido ler e super me prendeu; estava sempre curiosa pro próximo capítulo. só não foi 5 estrelas porque achei que o autor acabou colocando reviravoltas e informações excessivas a ponto de ficar cansativo e frustrante acompanhar a narrativa depois da metade.

(me lembrou um pouco o clima da maldição da mansão bly, apesar do desfecho descambar um pouco pro lado de black mirror? não sei ahhahahs)

Ana Antoun 03/12/2020

Ótimo livro
Um pouco confuso de início, mas com um desenvolvimento e final ótimos. O livro prende o leitor a todo o momento, sempre com um mistério novo que faz você não querer parar de ler. Pode parecer meio confuso no início, mas a história vai se explicando conforme os capítulos e termina em um final de tirar o fôlego.
Ao se ler a sinopse parece que a história é de um jeito, mas quando se lê vê que é de outro bem diferente, porém o autor entrega uma grande história.

Evy 12/12/2020

Todos os dias, um homem acorda na Mansão Blackheath em meio aos preparativos de uma luxuosa festa em homenagem a Evelyn Hardcastle, filha dos donos daquele lugar misterioso e que será assassinada em seu baile exatamente às 23h. Cada dia ele está hospedado em um convidado diferente da festa e sua missão é descobrir quem é o autor da morte de Evelyn. As lembranças são espaças e unidas à confusão de acordar sempre no mesmo dia mas cada um deles em um corpo diferente é o carro chefe dessa trama que vai te envolver da primeira à última página.

Os segredos transbordam de todos os lados, e nada é simples nessa trama já que as regras não são claras e reviravoltas acontecem a cada página. São muitos personagens e a cada momento você assiste os acontecimentos se repetindo por um olhar e uma perspectiva diferente. A narrativa do autor é impecável e você sente toda a agonia de cada personagem, suas dores, suas confusões e seus segredos mais secretos. Tão perto e tão longe de descobrir a verdade, o desespero de cada hospedeiro para desvendar esse mistério torna-se o seu desespero e é impossível largar a leitura.

Claro que o ir e vir, acordando cada vez em um hospedeiro em horários diferentes do dia fatídico da morte de Evelyn e o grande número de informações e pistas que vamos recebendo de cada um, torna a leitura confusa em certos momentos, mas fiquei realmente impressionada com a capacidade do autor de amarrar os mais ínfimos acontecimentos da trama, até mesmo os que você já tinha esquecido e que no fim se mostram importantes para desvendar um pedaço do mistério.

No fim, com uma pegada à lá Agatha Christie, todas as pontas soltas culminam num fechamento de trama bem amarrado, embora algumas explicações deixaram um pouco a desejar na minha opinião, o que não desqualifica a jornada incrível ao qual o autor nos transporta nessa leitura.

Adorei conhecer seu trabalho com personagens muito bem construídos e uma trama original, criativa e com ritmo emocionante. Super recomendo!

Gabi Guerra 23/12/2020

Um suspense mediano
Na minha opinião, o lado bom de um livro de suspense é a sensação de não conseguir largar o livro.
Isso não aconteceu, definitivamente.
Início lento, confuso, história mirabolante.
Eu nunca li nada tão fantasioso (e olha que eu sou fã do aldous Huxley).
É uma história que se repete por 8 vezes, um repeat infinito do mesmo dia, cada vez na figura de uma personagem diferente. O mais bizarro é que não temos uma construção bem feita das personagens, então sentia que era um saco ler sobre aquilo de novo na figura de outra pessoa.
Tudo isso serve para identificar um assassino. Todos dizem que é inimaginável, e de fato é. Isso porque é completamente tirado do sovaco.
A história se fecha, faz algum sentido, mas achei bem perda de tempo.
Vou ser mais sincera, me perdoem, mas estou p%#^ da vida de ter gastado meu tempo lendo esse livro.
480 páginas em vão, não aprendi nada, nem um vocabulário. Não leiam!

Rodrigo Celestino Menezes 31/12/2020

História mirabolante demais para o meu gosto!
História cheia de reviravoltas, mirabolante, sem mudar minha visão de mundo a respeito de nada. Não é o livro para o meu gosto.

WilliamAssis 31/12/2020

Um mistério
Um livro interessante pela forma de escrita e o que ele proporciona ao leitor, tem uma parte mais chata das repetições mas ao fim do livro aquela vontade de parar de ler é recompensada.

Thayna.Ortiz 04/01/2021

Uma história envolvente
Sem dúvidas, As sete mortes de Evelyn Hardcastle me surpreendeu muito. Talvez isso tenha se dado por eu não ser uma leitora de grandes suspenses, mas esse livro me encantou do começo ao fim.
A história te envolve de tal maneira que você se vê confuso com os personagens, sofrendo as dores deles, tentando descobrir quem matou Evelyn Hardcastle com eles, e para mim, esse sentimento é essencial em uma história desde gênero.
Confesso que em torno de 45% a 55% do livro, a repetição dos dias estava me incomodando um pouco, mas prestando atenção nos detalhes de cada dia repetido, eu pude notar como cada um deles era único.
Esse livro foi uma grata surpresa e uma ótima maneira de começar as leituras de 2021, e não vejo a hora de ler mais obras do autor, se for possível.

Dessa Piccinini 07/01/2021

Leitura de entreterimento
Um bom livro para se passar o começo do ano distraído e aproveitando as férias e o verão. Te prende até o final e é diversificado o suficiente que pode te surpreender. É um pouco mirabolante, mas nem de longe isso é negativo.

Para uma resenha mais completa, acessar o blog Diário de Seriador.

site: http://www.diariodeseriador.tv/2021/01/as-sete-mortes-de-evelyn-hardcastle-um.html

Giuliane.Souza 07/01/2021

Se tá é doido
Gente que foi isso.. foi bomba atrás de bomba. Que livro hein! Adorei um dos melhores mistérios que li