Os Segredos que Guardamos

Os Segredos que Guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Natália 15/03/2021

Muito alarde para um livro Ok
Tanta gente me pediu para ler e no fim de tudo a história só foi razoável. Eu entendo o motivo de ter tido as datilografas, mas ao mesmo tempo senti que sem elas o livro seguiria normalmente...
Enfim, um pouco decepcionante.

Julia.Nunes 13/03/2021

Interessante sobre história russa
Livro conta a história de como foi escrito o livro Doutor Jivago, na época da união soviética, da censura, dos espiões com dupla identidade. Tbm trata de temas LGBT. Várias histórias são reais e a autora parece ter feito bastante pesquisa para escrever o livro.

kitski 10/03/2021

Mulheres na Guerra Fria
Os Segredos que Guardamos, por Lara Prescott

Tendo como inspiração uma missão real da CIA durante o período da Guerra Fria, Os Segredos que Guardamos aborda, num aspecto romântico, a aposta principal da Agência de Inteligência americana, Doutor Jivago, um romance escrito por Boris Pasternak. Uma obra-prima que mostraria aos soviéticos o poder da literatura. A pretensão era imprimir o romance no exterior, em sua língua original, e contrabandear os exemplares para o outro lado da Cortina de Ferro, onde Doutor Jivago fora proibido por apresentar um discurso ideológico diferente daquele que o Estado defendia.

“Eles tinham seus satélites, mas nós tínhamos seus livros. Na época, acreditávamos eu livros podiam ser armas — que a literatura podia mudar o rumo da história.”

Lara Prescott traz uma outra perspectiva acerca da missão Jivago, enquanto os homens lutavam com armas, as mulheres lutavam com segredos. A Musa, Olga Vsevolodovna, estava ao lado de Boris, Olga fora sua cúmplice e amante, a inspiração por trás da personagem principal de Doutor Jivago. Boris escrevia e Olga guardava seus segredos que poderiam começar uma revolução. Na narrativa, as mulheres representam a maior arma contra a repressão. A missão fora concluída porque existiam espiãs, tanto no Oriente quanto no Ocidente, todas guardando segredos. Os Segredos que Guardamos é um livro que demonstra o poder de uma grande história de amor em tempos de guerra.

“Doutor Jivago é, ao mesmo tempo, uma história de guerra e uma história de amor. Mas, anos depois, era da história de amor que nos lembrávamos mais.”

site: https://www.instagram.com/p/CMPjCfajnjH/

Tata 09/03/2021

Os segredos que guardamos
Que história fantástica, eu não esperava que o livro fosse me surpreender tanto. Toda a história sobre os soviéticos, o contexto da guerra fria e os trabalhos de espionagem foram cativantes. Os romances do livro também foram muito bem explorados, fiquei torcendo pelos casais a leitura toda. Simplesmente amei, você não vai se arrepender de ler

V.Antônia 08/03/2021

O livro é bom. A escrita é fluída e me prendeu, mas eu esperava mais da história. Em um determinado momento o livro a missão de disseminar o livro de ganhar a guerra contra o socialismo em favor da liberdade fica fraco. E o resto do livro de resumo aos romances, que em minha humilde opinião se tornaram superficiais, porque eu não queria saber quem amava quem e do porquê não ficavam juntos. Esse tipo de enredo é clichê e não me trouxe nenhuma faísca de interesse ou empatia. No começo esses romances faziam sentido para complementar a história, mas depois que a história se resumiu a isso no fim, batendo sempre na tecla de como duas pessoas não eram livres pra se amar... me decepcionou!
Mas confesso que o problema é comigo. Comecei a ler esperando um romance que contasse mais sobre a guerra fria do que sobre seus personagens e suas paixões.
No entanto, minha opinião não muda a respeito de achar que o desenvolvimento deixou a desejar.
My Ranucci 12/03/2021minha estante
Me senti exatamente assim sobre o livro. Gostei bastante mas esperava muito mais sobre a missão e espionagem, sinto que o final não causou impacto sobre mim.

Vanessa.Bianchini 07/03/2021

Romance histórico, muito importante para adquirimos mais conhecimentos sobre eventos durante a Guerra Fria, nem sempre revelados para a população geral.
A leitura por vezes é lenta, mas importante para a construção dos personagens e situações.
Real sem romantizações.

Sâmya 05/03/2021

Bastidores da Guerra Fria
Minhas expectativas não eram altas, mas fui surpreendida. O livro me prendeu desde as primeiras páginas. Mas vale ressaltar que é pra quem gosta de livro que intercala personagens em capítulos e de assuntos que envolvam a Guerra Fria.
"... É nos bastidores que o destino do mundo é forjado. Amantes, espiãs, datilógrafas".

Kiara | @livrosdakiara 04/03/2021

Uma grande história ??
Nossa, acabei de ler agora pouco, e foi uma leitura que mexeu comigo. São história bem profundas. Um pouco triste até. Fiquei com vontade de ler Doutor Jivago. Muito bem escrito, amei a ficção em cima dessa história real, deu uma profundidade que nos faz refletir. Ponto negativo: levei um tempo pra assimilar que o livro é narrado por várias personagens diferentes rs Esse é o tipo de livro que impacta vc, pelo menos eu me senti assim.

Catia Gama 02/03/2021

Missão secreta, amor e guerra fria
Como um mundo nos anos 50 pode ser tão diferente de agora. O quanto uma censura pode gerar curiosidade nas pessoas.
Que história intrigante e como é bom ler e entender a cultura, a história e o desenvolvimento de um país.

Cleudna 26/02/2021

O segredo que guardamos
"O plano era simples: imprimir no exterior Doutor Jivago em russo e contrabandear exemplares da obra que teve sua publicação proibida na União Soviética por ir contra a ideologia do Estado."

Neste livro conheceremos a  Agência de Inteligência americana que tinha como objetivo imprimir Doutor Jivago, no exterior e fazer o contrabando dos exemplares da obra, e duas mulheres foram selecionadas para cumprir a missão.
O livro foi proibido por causa do teor revolucionário, e todas as tentativas de publicação dentro do país foram frustradas pelo governo.
A trama se passa entre as décadas de 1950 e 1960 entre o oriente e o ocidente, e vamos acompanhar o processo de criação de Dr. Jivago, até as consequências da publicação de uma obra considerada polêmica pelas autoridades.
A narração é dividida entre mais de uma personagem, então temos as consequências da publicação da obra sob mais de um ponto de vista, o que faz com que a leitura fique fluída. As mulheres presentes aqui têm bastante destaque e o que achei muito interessante foi que a autora nos mostra que elas usam sua própria força para conseguir um lugar no mundo dos homens,  o que não é fácil, pois o preconceito é uma barreira difícil de ultrapassar.
A trama é baseada em um caso real da CIA e o livro Doutor Jivago é uma das obras-primas do século XX,  e a autora cria um quebra - cabeça que é bem resolvido no fim de tudo.
Temos muitas citações de obras polêmicas que foram censuradas ao longo do tempo e temos também muitos nomes conhecidos da litetatura russa sendo citados como amigos do escritor de Dr. Jivago.

Erica 25/02/2021

Amei *.*
Estou com o coração partido de ter terminado o livro. Amei todos os personagens, viveria nesta história.

Sâmara 25/02/2021

Com uma proposta diferente e inovadora, Lara Prescott nos leva a conhecer os dois lados da Guerra Fria. No lado do oriente, conhecemos Olga, amante de Pasternak - escritor russo renomado e de extrema importância para a literatura soviética. Já no Ocidente, vamos adentrar A Agência, a Divisão Soviética é responsável por achar estratégias de derrubar o poder da URSS.
? Olga foi condenada a 5 anos de exílio por acobertar Boris Pasternak no seu novo romance. O livro ia contra as ideologias soviéticas, e o Estado faria de tudo para impedir sua publicação.
? Do outro lado temos Irina, ela havia se formado mas precisava de um emprego para ajudar a mãe nas despesas domésticas. Se candidatou à vaga de datilógrafa na Agência, mas não esperava que ia ganhar o cargo de agente secreto.
?Sob o ponto de vista de diversos personagens, cada um vem mostrar suas fraquezas e virtudes, pode parecer estranho no primeiro momento, mas que deu super certo comigo e ajudou no entendimento da leitura.
?É fácil nos apegarmos aos protagonistas, uma vez que a autora vem abordar a história de cada um de modo particular, nos fazendo parte da vida deles.
?? Temas sociais são abordados e bastante discutidos no livro, como: o machismo dentro do espaço de trabalho, homens levando crédito por feitos que partiram de mulheres; o racismo, a homofobia e a xenofobia.
? Olga se mostrou uma mulher com um apego emocional muito grande a Pasternak, onde cedia muitas vezes à vontade dele. Muitas vezes amando mais a ele que a si mesma, esquecendo e deixando de lado seus próprios filhos. Já o autor, se mostrava egocêntrico por demais, muito manipulador e egoísta, colocando sua obra prima em um pedestal e querendo tudo do seu jeito.
? A autora acertou em tudo nessa obra. É impossível não sair comovida com as dores da Olga e de tantos outros personagens, além de ver o quanto a liberdade de expressão foi vítima dos ditames do comunismo na Rússia.

Gio 19/02/2021

Ficção histórica
Durante a guerra fria, Irina, uma datilógrafa americana de descendência russa, é recrutada pra ser espiã da CIA, e conta com a ajuda de Sally, uma espiã experiente. As duas mulheres são designadas a uma missão de contrabandear o livro "Dr. Jivago", censurado pelos soviéticos, para além da cortina de ferro e fazer com que cópias cheguem às mãos dos cidadãos russos.
Ao mesmo tempo em que acompanhamos o ponto de vista da Olga, a amante do escritor do livro censurado e principal inspiração para o romance.
Essa leitura foi muito boa, a relação amorosa foi o que mais me surpreendeu, só não foi 5 estrelas porque achei que as partes mais interessantes não foram aprofundadas e para muitos pode ser uma leitura cansativa.

Satiro 18/02/2021

O destaque desse livro são AS MULHERES
O ano começando com bons acertos literários - espero que seja um sinal de mudanças em 2021. "O segredo que guardamos" é uma daquelas obras que te tocam e te colocam no lugar das personagens em plena Guerra Fria, sob diversos preconceitos, autoritarismo, medo, porém principalmente CORAGEM. Obra que nos apresenta mulheres interessantíssimas e de personalidades fortes (cada uma à sua maneira), mas permeadas por uma narrativa aquém de cada uma e causando a sensação de que poderia mais. Toda a trama de espionagem com o livro é bacana, ainda mais sabendo que foi real, mas ainda falta algo para esse livro.
Com certeza ainda indico, talvez não tenha funcionado comigo e às vezes somos azarados por isso. Vale a conferida!

PS. A revisão desse livro é péssima, pois há diversos erros graves de concordância linguística e ortográfica. Intrínseca mandou mal nessa!

Ingrid 14/02/2021

Primeiro queria deixar claro que o livro é bom! Porém eu não me apeguei aos personagens e acho que foi por isso que demorei tanto pra conseguir terminar a leitura! Parecia que a história nunca ia chegar no ápice e quando chegou acabou. Adorei o final, acho que faz sentido pelo fato de se tratar de um livro sobre espionagem, um final onde a gente realmente não sabe o que aconteceu. Recomendo a leitura!