Os Segredos que Guardamos

Os Segredos que Guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Queilinha 09/04/2021

Os segredos Que Guardamos...
Esse livro foi o escolhido para uma LC de um clube que faço parte. Apesar do livro ser bom, a leitura não fluiu como eu gostaria, confesso que demorei um pouco para conseguir finalizar o livro.

O começo pra mim, foi bem confuso, muitos personagens e as vezes eu ficava me perguntando quem estava falando naquele momento (na parte das datilógrafas).

Depois de um tempo, a leitura foi se tornando mais fácil e me familiarizei com os personagens (Ufa!).

O livro tem um bom enredo e uma trama razoavelmente envolvente. Mas, não foi meu favorito.

Alguns personagens ficaram meio que sem desfecho e senti falta disso ao finalizar o livro.

O livro gira em torno de Boris Pasternak, um famoso escritor Russo e seu livro Doutor Jivago. Em uma URSS pós Segunda Guerra Mundial. Relata os percalços que ele enfrentou para ver seu romance publicado. De Olga seu grande amor e amante. De Irina, uma descente russa nascida nos Estados Unidos, Sally uma americana que trabalhou para a OSS e agora trabalhava para a Agência Americana juntamente com Irina e espiões americanos, ingleses, soviéticos e por aí vai.

O livro se desenvolve bem, porém não foi uma leitura que deixa com vontade de devorar. Mas, foi agradável e muito bem escrito. Me despertou o interesse em ler e assistir Doutor Jivago, então, acredito que tenha cumprido seu objetivo.

Recomendo o livro para todos que gostam de romance histórico.

Lalis17 09/04/2021

Devorei cada página, nossa! É incrível, a leitura lhe prende de tal maneira que vc quer saber o que vai acontecer com cada personagem. Super recomendo. ?

pamelaantunes 09/04/2021

?Mas a ordem das cenas foi prevista
E a estrada chega fatalmente ao fim.
Estou só. Tudo afunda em farisaísmo.
Viver não é passear por um jardim.?

Lívia 07/04/2021

Mulheres fortes, corajosas e determinadas.
Esse livro é algo bem diferente do que costumo ler, mas que não decepcionou. Uma ficção histórica durante a Guerra Fria, em Os Segredos que Guardamos mostra como Doutor Jivago, do escritor russo Boris Pasternak, foi publicado na Itália, em 1957, após ser censurado pela União Soviética
Mas, além disso, temos Sally Forrester, uma espiã americana que deve treinar Irina, uma datilógrafa, com o propósito de infiltrar a obra na Rússia.
Gostei muito de saber sobre a publicão de Doutor Jivago, que agora já é mais um livro que pretendo ler
Mas, o ponto forte desse livro são as mulheres, de ambos os lados da Cortina de Ferro. São datilógrafas, amantes, espiãs. Mulheres fortes, determinadas, valentes e corajosas. Além disso, nós encontramos uma linda história de amor.

manu_menezes 06/04/2021

Tema incrível
"Os segredos que guardamos" tem uma temática incrível, mostrando que os livros podem ser armas extremamente poderosas.
No entanto, a narrativa foi muito confusa e cansativa pra mim, pois envolve muitos personagens com nomes russos, o que torna ainda mais complicado para memorizar.
Entretanto, a ideia central do livro é boa.

Rebeca1267 05/04/2021

Maravilhoso. A forma de contar e desenvolver os personagens foi diferente, de modo que a leitura se tornou instigante e difícil de largar!

Camila.Kauany 04/04/2021

O livro demora um pouco pra encantar. Mas do meio para o final é fica tudo muito intenso.
É muito fácil se envolver com as personagens principais. 3 mulheres fortes com personalidades completamente diferentes que encantam e inspiram.

Jessica 04/04/2021

Um livro super tranquilo de ler, mas que ao mesmo tempo deixa uma pontinha de angústia e curiosidade. A escrita da autora me prendeu muito!
Adorei como a trama vai sendo composta com coisas corriqueiras do dia a dia, com romance e com questões mais sérias, representando fatos reais de (pós) guerra e campos de concentração.

Book.Wise 02/04/2021

Um livro, uma arma, uma Guerra...
Favorito do ano já ??
Que livro minha gente, cheio de representatividade, com mulheres extremamente fortes....
Conta a história real de uma Agência de espionagem e a guerra entre o ocidente e o oriente, onde um livro é o grande trunfo de um dos lados.
É mesclado em vários personagens, assim temos uma ideia bem ampla de tudo e como já falei alguma vez por aqui, eu amo isso.

Fê_Sato 31/03/2021

A história é boa, mas cansativa.
Desperta o interesse por outras obras literárias.
Com muitos erros de revisão.

Nanda.Fagundes 26/03/2021

Os segredos que guardamos.
Ler esse livro mas fez ter vontade de conhecer outras obras, são muitos os autores citados nele.
O livro é bem escrito, a história é muito boa, porém não me emocionou como eu esperava.
Senti falta de emoção ali. Mas eu até entendo que é um livro sobre espionagem e por isso eu não poderia esperar tiro, porrada e bomba ?
Fiquei com muita vontade de ler e ver o filme Dr. Jivago.

Dito isso minhas personagens preferidas foram a Olga, a Irina e o fofo do Teddy.

Recomendo a leitura.

Paula 22/03/2021

O que dizer...
Sobre o que é este livro? Sobre espionagem? Sobre a importância de uma cultura fortalecida? Sobre a importância dos livros numa sociedade? Sobre como um livro pode ser uma arma capaz de derrubar governos? Sobre a Guerra Fria? Sobre o valor dado às mulheres naquele tempo? Sobre a importância (não reconhecida) delas na sociedade? Sobre como era vista a homoafetividade? Sim. É sobre tudo isso e muito mais.

Todo o livro é narrado em primeira pessoa, por várias pessoas, cada pessoa narra um capítulo, ao tempo em que o livro intercala esses capítulos em dois blocos: o das pessoas que estão vivendo no ocidente e o das pessoas que estão vivendo no oriente. A leitura é bem fluida, os personagens vão tomando vida própria ao longo da narrativa e senti bastante dificuldade em largar o livro para fazer o que pessoas normais fazem quando não estão lendo.

PORÉM eu tive a impressão de que o desenvolvimento dos personagens se deu usando as mesmas técnicas de escrita para todos: eles falavam do mesmo jeito, tinham os mesmos trejeitos, de forma que eu só descobria quem era o narrador através do contexto e depois de parágrafos e parágrafos de leitura. Eles não tinham nada que os diferenciassem uns dos outros além de sua história, coisa que poderia ter sido mais bem explorada já que havia pessoas de diferentes nacionalidades, gêneros e costumes, mas foi, como eu disse, como se a mesma pessoa estivesse falando em nome de pessoas diferentes. Talvez, se o livro tivesse sido escrito em terceira pessoa, qualquer problema com relação a isso poderia ser sanado.

O romance entre Olga e Boris me pareceu frio, insosso e pouco desenvolvido, principalmente porque Olga é considerada a musa de Boris, inclusive há um capítulo com esse título, mas em nada esse romance se destaca. Também o motivo de Doutor Jivago ter sido considerado uma arma não me pareceu tão claro (não sei se isso foi proposital para despertar a curiosidade do leitor e fazer com que ele também lesse o livro). Senti falta de coisas mais clichês em livros de espionagem como intrigas, jogos de poder, investigações, aventuras.

OUTRO PORÉM é que o livro contém erros crassos de revisão como por exemplo:

- *Está na América a tempo demais* (pg. 45) - quando o *a* deveria ser trocado pelo *há*;

- *E embora Teddy tenha aparecendo no escritório* (pg 271) - quando deveria ser *tenha aparecido* ;

Inclusive há um erro de revisão GROTESCO (nem sei se isso pode se chamar de revisão):

Na edição em inglês temos:
*...or the pub where C. S. LEWIS had pints with Tolkien*
Mas em português fizeram a seguinte ALTERAÇÃO:
*...ou o pub onde LEWIS CARROLL bebia pints com Tolkien* (pg 210).
Lewis Carroll morreu quanto Tolkien tinha 6 anos de idade, eles nunca beberam pints juntos. O amigo de Tolkien sempre foi C. S. Lewis.
Gente, o nome foi MODIFICADO (e modificado para o nome errado!). Como? Por que?

Depois de ver isso eu percebi que ALGUNS pontos negativos da escrita, PODERIAM não estar relacionados à autora e sim, à revisão e tradução. Para mim é complicado falar sobre este livro porque eu gostei dele, eu me apeguei aos personagens e à história, mas me pareceu nítido que foi um romance de estreia, algo de alguém ainda não tão familiarizado com esse tipo de escrita. Sei lá... Faltou alguma coisa, coisa essa que eu não sei onde nem quem foi que deixou faltar.

Enfim... faltou... algo faltou nesse livro.