Os Segredos que Guardamos

Os Segredos que Guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Gilda 25/04/2024

A história de um livro proibido
Uma ficção histórica sobre o pano de fundo da vida do autor Boris Pasternak, de Olga, sua amante da vida real e o famoso romance Doutor Jivago, que foi considerado como uma arma capaz de destruir os ideais russos na década de 50.

Narrado em primeira pessoa, com personagens alternados em cada capítulo, conhecemos um grupo de mulheres que trabalham como datilógrafas (e agentes) para as agências secretas do governo nos Estados Unidos, incumbidas da distribuição do livro na Europa e na América para que fosse introduzido aos poucos na Rússia, onde tanto autor quanto obra haviam sido banidos.
A descrição reveladora da vida dessas mulheres é fascinante, especialmente a história de amor entre duas delas. Porém, estávamos nos anos cinquenta e uma história de amor lésbico nunca seria fácil.

A história de Olga mostra a devoção ao autor casado, a quem colocou na frente dos filhos e da própria vida, e de como sofreu nas mãos do regime russo, sendo enviada duas vezes para os campos de prisioneiros, os gulag (por culpa da covardia dele), e mesmo assim acreditando no trabalho de Pasternak. Ela foi leal a ele até o fim. (Ele não merecia!).

O contexto histórico foi muito bem pesquisado, a história por trás da obra, a Rússia na década de 1950, a revolução russa, o período pós Stalin, a vida nos campos de concentração e a Guerra fria são bem retratados. Além de ter diversas referências literárias.

A luta, para impedir que o livro fosse publicado, já que pensavam que ele tinha o poder de mudar a história e o mundo, mostra o quanto palavras podem causar medo e destruição.

A obra é bem completa e tem muitos vieses, achei bem interessante e já recomendo!

Enfim, vou ler Dr. Jivago e conhecer a arma que poderia ter destruído a Rússia.

@cicerootavio 08/01/2024

O livro possui muitos personagens e histórias aparentemente desconectar, o que acaba deixando a história confusa e enfadonha, do meio para o final a história se desenrola. O final foi bem ok para a história como um todo.

P.S.: finalmente terminei

natiimartinello 09/12/2023

Uma aula de como transformar a realidade em ficção
O romance histórico retrata a operação Jivago realizada pelos EUA durante a Guerra Fria, cujo intuito era inserir o livro Doutor Jivago na União Soviética. Dito isso, quero ressaltar que a narrativa conseguiu, com brilhantismo, humanizar as figuras históricas que de fato existiram mas que não tiveram suas histórias contadas, unindo ficção e realidade de uma forma cativante e muito respeitosa.
Esse livro foi uma grata surpresa ??

Cidiane 29/10/2023

Os segredos que guardamos
Sensível, envolvente e emocionante, o livro nos cativa tanto pelas personagens quanto pela ambientação em meio a um mundo cheio de incertezas, mas também de esperanças.

Beatriz 14/10/2023

Os segredos que guardamos
Gostei muito do livro e da forma que foram abordados os temas. Deixou com curiosidade de ler literatura russa .

Luana.Caroline 10/10/2023

Inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria... gostei
É sobre mulheres provando ao mundo mais uma vez com os capítulos das datilógrafas que não se deve subestimar a mente e a capacidade feminina em resolver problemas, em enfrentar coisas, em criar planos, em descobrir segredos e que sabemos como agir, gostei da leitura foi fluida não esperava muito do livro mas me surpreendeu foi uma boa leitura.

Gabs 30/09/2023

Hm ok
Bom, o início do livro é muito chato e ao longo da leitura, ele te desperta curiosidade, prendendo sua atenção. Na minha visão, o grande problema são os diversos personagens, o que tornava a leitura confusa e chata, mesmo com a data no início do capítulo, não consegui me situar muito bem no livro. Tive vontade de abandonar diversas vezes, mas terminei por ser livro de LC e ter curiosidade de saber como terminava. A nota foi pelas partes que fizeram ter curiosidade para continuar e por ter amado o final.

Laiane 02/08/2023

Os Segredos que Guardamos
"Os segredos que guardamos" é inspirado em uma missão real da CIA, durante a Guerra fria. O livro mostra como a agência de inteligência americana apostou em "Doutor Jivago", uma das obras-primas do século XX. O plano era imprimir no exterior, Doutor Jivago, em russo e contrabandear exemplares da obra que teve sua publicação proibida na União soviética por ir contra a ideologia do estado.
Na história, somos apresentados à uma cadeia de conspirações, intrigas, traições e amores proibidos, por meio de capítulos que se alteram entre o ocidente e o oriente. Do lado russo, temos a vida de Olga, amante e musa de Pasternak, e os relatos do romance dos dois. Do lado americaino, conhecemos os detalhes da missão Jivago, por meio das datilográfas da CIA, e de duas agentes, a veterana Sally, e a novata Irina.
Gostei bastante do livro, por acompanhar a saga de uma publicação de um clássico da literatura, e também por contar de mulheres que batalharam para ser protagonistas de suas vidas. Me cativei por Sally e Irina, gostei do final das duas. Já o final de Olga, talvez, poderia ser um pouco diferente, mas a autora foi fiel e optou pelo original. Mesmo assim, não deixa de ser um bom livro, e me deixou com vontade de ler Doutor Jivago.

Lays @la.livros 20/07/2023

Os Segredos que guardamos- Lara Prescott

Um livro russo, sem a pegada dos russos. Hahaha

Em época de guerra fria, estava a União Soviética querendo enfiar goela a baixo o socialismo /comunismo no mundo. E de outro os EUA, tentando manter o capitalismo avançando.

De um lado temos um escritor russo, só querendo escrever um livro e publica-lo. E um amante tentando sobreviver.

E de outro temo um descente russa nos EUA, trabalhando para uma agência secreta americana.

O livro se passa em alguns anos e várias coisa acontecem. Vamos conhecendo os dois lados da moeda. Suas lutas, seus defeitos, e suas visões.

De um lado armas, de outro livros. Como o EUA usou um livro pra vencer a guerra.

Gostei por ter a visão de mulheres. Isso faz muita diferença nos detalhes.

Gostei muito. Valeu o passeio na Rússia.

"A produção de almas é mais importante do que a produção de tanques."

Bruna.Delgado 20/06/2023

#RESENHA27 - OS SEGREDOS QUE GUARDAMOS
Inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria, o livro narra como a Agência de Inteligência dos Estados Unidos apostou em "Doutor Jivago", uma das obras-primas do século XX, para demonstrar aos soviéticos o poder transformador da literatura.

O plano era direto: imprimir clandestinamente "Doutor Jivago" em russo no exterior e contrabandear cópias da obra, que havia sido proibida na União Soviética devido à sua oposição à ideologia estatal. Para isso, a experiente e cativante espiã americana Sally Forrester foi encarregada de treinar Irina, uma jovem datilógrafa da Agência, para que ela pudesse infiltrar o texto no país natal de seu autor, Boris Pasternak.

Pasternak havia sido laureado com o Prêmio Nobel por essa obra, mas seu próprio governo o obrigou a rejeitá-lo.

Mas além de tudo, Doutor Jivago é um livro que conta uma história de amor. Lara, a icônica heroína da trama, foi inspirada em Olga Ivinskaia, a musa de Pasternak. Ao longo de décadas, eles mantiveram um caso apaixonado que resistiu ao tempo, às ameaças de um regime autoritário e até mesmo aos anos que Olga passou em um gulag.

Com isso durante todo o livro acompanhamos a história dessas três mulheres principais: Olga, Irina e Sally. O livro é divido em partes do Ocidente e parte do Oriente.

Um livro escrito no país e considerado antipatriótico se torna a maior arma que os EUA tem contra a URSS. O problema está em trazer esse conteúdo além da Cortina de Ferro e, após sua impressão, inserir a obra em sua terra natal, novamente.

Um livro que comprei por menos de 10 reais na época e confesso que não esperava muito, se mostrou um livro incrível falando sobre o poder das mulheres, as dificuldades durante a guerra fria e as relações nos países durante essa época.

Uma curiosidade da autora é que seu nome é inspirado na personagem principal do livro Doutor Jivago e ela começou a escrever em 2014, quando a CIA divulgou documentos que detalhavam a missão da agência para levar a obra de Boris Pasternak para seu território de origem.

Outro ponto foi que eu do fui descobrir que o livro era baseado em fatos reais quando eu estava tão fissurada pela história e fui pesquisar sobre na internet e, quando eu descobri, minha mente explodiu kkkkkkkk.
anniely1 20/06/2023minha estante
fiquei interessada ?

Elizabeth 04/06/2023

A guerra não acabou
A cortina que colocaram no povo, porém os agentes continuavam agir, a guerra continua, a luta também. Tudo era passado pela censura.

lavi.albuquerque 28/05/2023

Fofocas da guerra fria
Um livro muito bem escrito, rico em fatos históricos, políticos, além de romance e representatividade.
apesar de um pouco arrastado em alguns momentos e com um final que deixa pra sua imaginação, o livro é incrível.
uma leitura que vc não consegue parar de passar a página, sempre fica aquele questionamento do que vai acontecer depois.
gostei muito da parte de espionagem e o romance do ocidente, já o lado oriental era mais complexo, mas ainda assim cativante.
recomendo demais!!!!!!!

Jackcoriolano 12/05/2023

Os segredos que guardamos (Lara Prescott)
Os segredos que guardamos, de Lara Prescott, publicado pela Instríseca, é um romance histórico e muito político, que tem como pano de fundo a Guerra Fria.

Inspirado na história real da publicação do romance Doutor Jivago, de Boris Pasternak, que, aliás, é um dos personagens dessa história, alterna a narração entre personagens envolvidos, tanto nos Estados Unidos quanto na União Soviética. Acompanhamos o desenrolar de histórias paralelas, vividas pelos personagens, até que, em dado momento, convergem para o desfecho do romance proibido pelo governo de Stalin e sem sucessor.

A trama de espionagem, onde nada é o que parece e o perigo está à espreita, é envolvente, é cativante e é, sobretudo, impactante. Eu, particularmente, nunca tinha lido nada sobre esse período pós segunda guerra mundial, normalmente, vejo livros que retratam os horrores nazistas; o foco de Os segredos que guardamos são os horrores comunistas na ditadura de Stalin. Destaco, também, a atuação dos Estados Unidos para desmoralizar o regime e "abrir" a cortina de ferro com seus meios um tanto controversos.

Não dei 5 estrelas porque achei a escrita um pouco arrastada, bem descritiva, o que não funciona muito para mim, porém, os leitores que gostam da imersão nos cenários e sentimentos dos personagens, vão amar o livro.

tomperadinha 07/05/2023

Fiquei abububle das ideias
Começa assim!!!! uhuuu informações históricas!!! e você fica "hummm... interessante...." e a autora vai trabalhando as questões históricas de um jeito que te prende e faz refletir qual seria o objetivo dela, sobre quem é a história? e parece ser de muitas pessoas, até chegar na metade do livro e você repensar essa ideia...
os segredos que guardamos me fez rir, chorar, sentir raiva e me apaixonar. foi uma leitura fluída, o livro é super interessante, bem montado, fatos históricos bem delineados e o romance construído ao redor das situações... é como pedir uma refeição e ganhar um banquete. se engana quem pensa que o livro é sobre doutor jivago. é sobre o amor proibido por trás de tudo...

Bcvc 06/05/2023

Ok
O livro é interessante, mas não podemos deixar de lembrar que se trata de uma autora dos EUA escrevendo sobre a Guerra Fria, obviamente há inclinações. Gostei muito da parte que retrata a espionagem e das personagens Sally e Irina.