Os Segredos que Guardamos

Os Segredos que Guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Patricia.Cerutti 07/02/2022

Quando comecei esta leitura, pensei: mais um livro sobre espiões (ou espiãs). Mas na verdade esse livro nos mostra a história da Guerra Fria vista por dois lados. Se você não leu (nem viu o filme) Dr Jivago, com certeza vai ficar com vontade para tentar entender o real significado da perseguição ao escritor e a sua amada, mas não sua esposa (Olga). O livro, escrito por Boris Pasternak, foi proibido de ser publicado/circulado na antiga União Soviética por ir contra a ideologia do Estado. Enquanto isso, a coitada Olga pagava pela insubordinação de Pasternak, passando um período em um campo de concentração soviético.
Enquanto isso, a Agência precisava encontrar uma maneira de infiltrar os textos de Dr Jivago na literatura russa.
Para isso, Sally treinou a novata Irina, uma simples datilógrafa, a ser capaz de realizar tal tarefa. E depois dessa, muitas outras vieram.
Mas o que eu pude perceber? Que é difícil ser feliz num mundo que você nunca é você mesma, sempre mudando de caracterização. E Pasternak? Nunca pôde usufruir do seu Nobel de Literatura, pois foi ?obrigado? a renunciar o prémio.

Então, nessa história, mulheres de ambos os lados da cortina de ferro nos mostram que embora a história seja escrita pelos vencedores, é nos bastidores que o destino do mundo é forjado.

Teca.Alves 25/01/2022

Reais e fictícias
A maneira como os personagens foram descritos na linha do tempo, e também, como os segredos guardados foram sutilmente revelados, cativaram-me.
Vários personagens em um só. Pessoas reais se revelando fictícias, fictícias se revelando reais.
Uma miscelânea de sentimentos e vivências entrelaçados por " Doutor Jivago".

Nessa 21/01/2022

Leitura muito fluída e intrigante, não esperava gostar tanto, mas me surpreendi ao longo da leitura. Muito bom mesmo.

Jussara 17/01/2022

Muito melhor do que esperava
"O objetivo: enfatizar o quanto o sistema soviético não permitia a liberdade de pensamento - o quanto o Estado Vermelho impedia, censurava e perseguia até seus melhores artistas. A tática: colocar materiais culturais nas mãos dos cidadãos soviéticos por quaisquer meios."

Marcela.Borges 14/01/2022

Como não amar as datilógrafas?!
Confesso que durante a leitura a parte "ocidental" me despertava mais interesse do que a parte "oriental". Deixe-me explicar: o livro é dividido em "oriental", que conta a história de Pasternak e sua obra Doutor Jivago (e a questão da URSS em relação ao livro), e em "ocidental", que foca nos movimentos políticos para lançar Doutor Jivago fora da URSS.

As protagonistas do lado ocidental são as datilógrafas e seus trabalhos na agência de inteligência. O dia a dia delas é contato de forma divertida pela autora e, assim, torcemos por elas do início ao fim.

Tive a impressão que a autora acabou correndo no final do livro para elaborar um desfecho para ambos os lados. Acabou que tanto a escolha de Doutor Jivago como "arma" da guerra fria e o rumo profissional e pessoal das datilógrafas ficaram mal explicados.

É uma leitura, portanto, agradável.

Everton.Paulo 31/12/2021

Toques históricos
O mês está quase no fim, mas ainda tenho leituras a mostrar. E o romance finalizado de domingo é essa leitura do clube Intrinsecos. Trata-se de uma espécie de romance histórico com uma mistura de personagens fictícios e reais numa interação sobre a infiltração de um livro russo censurado em seu país, o Doutor Jivago, de Boris Pasternak, por um grupo de datilógrafas de uma agência de inteligência, em plena Guerra-Fria.
Apesar dos elementos de ficção, o livro nos mostra um lado da história pós-guerra, inclusive com a inserção do próprio autor da obra mencionada participando da missão.
Achei que essa mistura funcionou bem e o livro em si é bem fluido, apesar de algumas tramas paralelas que para mim acabaram ficando perdidas por não terem sido tão desenvolvidas. Mas, no geral, o romance é bom sim.

eversincerafa 28/12/2021

Instigante do começo ao fim
"Os segredos que guardamos" é uma história baseada em fatos reais, que se passa durante a época da URSS.
Contada em diversos pontos de vista dos personagens, a história relata a investigação por trás de um livro - Doutor Jivago -, e o fato de ele ser, ou não, uma arma para o estado.

A narrativa de Lara Prescott nos faz ter uma visão ampla da história, e ainda assim nos conecta com cada um dos personagens sobre o qual está tendo sua história contada, mesmo eles estando em diferentes lados na investigação.

Apesar de não ter uma base sólida sobre os acontecimentos da época e saber pouco sobre o que foi a URSS, os impactos do comunismo e o breve reinado de Stalin, consegui ler tranquilamente, mas acredito que ter mais conhecimento sobre o contexto histórico da época te prende ainda mais ao livro.

Foi um livro que me tirou da minha zona de conforto e eu amei a experiência de lê-lo.

Gabriel 27/12/2021

E se alguém condensasse "007", "1984" e "Evelyn Hugo"?
"Nós nos revelamos nos pedaços que queremos que os outros saibam, mesmo aqueles mais próximos de nós. Todos nós temos nossos segredos"

Assim como foi dito no título, esse livro me trouxe muitas lembranças dos filmes de "007" (pela questão da espionagem), "1984" (pela questão da opressão estatal que a URSS impunha à sociedade intelectual) e à "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo" (pela personagem forte e capaz de se impor -Sally-).

De início eu não estava muito empolgado com o livro, mas comecei a me conectar mais com a história conforme a mesma se desenrolava. O fato de não haver nenhum protagonista e sim alguns personagens que contam a história através de sua vivência me pareceu estranho e confuso no começo, mas acabou sendo uma das melhores coisas no final da obra.

Os personagens são interessantes, mas nada complexos (nas primeiras páginas a mudança de capítulos chega a ser confusa já que todas as personagens americanas tinham a mesma "voz"). O diferencial da narrativa é a qualidade com que a autora narra uma história real (criação da obra "Doutor Jivago" e a operação da CIA para infiltrar a obra no seu país de origem), fazendo com que todos os núcleos fossem interessantes e a leitura fluísse bem rápido.

Enfim, odiei muito o Boris (egoísta até o último fio de cabelo, mas aparentemente talentoso) e alguns dos chefes da agência. A Olga me causou sentimentos conflitantes (as vezes eu achava ela escrota), Sally é muito interessante de se acompanhar e a Irina tem um desenvolvimento bom (mas foi meio esquecidinha no final). O último capítulo narrado pelas "datilógrafas" consegue encerrar bem a história e sanar as perguntas que tinham sido deixadas sem respostas).

Sinceramente, não entendo por que esse livro é tão desconhecido (merecia muito mais divulgação).

Erika Santos 27/12/2021

Que livro incrível, não gosto de fazer releitura, mas esse com toda certeza pode fácil entrar na lista para ser relido muitas vezes.

Natalia.Santana 20/12/2021

Me surpreendeu demais!!
Não esperava que fosse tão bom!! Instigante e com representatividade. Merecia muito mais hype, muito mesmo.

Carolina 16/12/2021

Incrível.
Livro lindo, com protagonistas maravilhosas. Eu amo ficção histórica e esse livro é incrivel. Gostei da construção e desenvolvimento dos personagens, gostei de ler pelo ponto de vista das datilógrafas, amei a história da Sally e da Irina, fofas demais... quero ler mais livros nesse estilo, e acho que quem gosta de Evelyn Hugo vai amar essa obra prima.
Só achei meio enrolado em algumas partes mas a escrita da autora é perfeita.

Ricardo 03/12/2021

Um pouco de história da época da guerra fria...
Fui presenteado com este livro, que apresenta um período da guerra fria em que mostra como a CIA utilizou-se do romance de Boris Pasternak (Doutor Jivago) como arma de guerra. A trama mostra um pouco da rotina da agência, e da vida de Boris e sua amante Olga, e como o romance chegou até as mãos da agência, foi publicada e contrabandeada para os russos. A autora me prendeu mesmo em sua trama por causa de Irina e Sabrina. Nessa época já tão cheia de problemas, ainda colocar questões de homofobia mostra o quanto o ser humano tem de se desenvolver para ser realmente "humano"...

Natalia 24/11/2021

Eu gostei bastante do livro. Apesar de ficar perdida em meio a muitos personagens, mas isso é um problema que eu tenho hahaha. O livro tem um pouco de tudo, amor proibido, espionagem, mulheres maravilhosas e censura. Demorei um pouco para ler pq apesar de ter gostado pra mim foi um pouco arrastado .. mas Recomendo mesmo assim

Talita | @gosteilogoindico 13/11/2021

História surpreendente.
Gostei muito muito dessa história. Ambientada nos tempos da Guerra Fria, empoderamento feminino, mostrando o poder dos livros. Fiquei curiosíssima para ler Doutor Jivago ?