Os Segredos que Guardamos

Os Segredos que Guardamos Lara Prescott

Resenhas - Os Segredos Que Guardamos

Lu Salles 23/09/2022

Último livro do Clube Intrínseco ?!
Uma leitura surpreendente e encantadora, que fiquei apaixonada. O livro vem nos trazer a história de um livreiro e seus clientes mas fiéis, ao qual sempre levava livros especiais para cada um.
Para surpresa do livreiro, uma menina bem esperta começa a acompanhá-lo e uma nova história começa a ser escrita. Imperdível!!!

Lucia101 19/09/2022

Vi muitas resenhas do livro e fiquei super interessada empolgada com essa história de espionagem de fundo. Foi uma decepção, não foi nada do que esperava. Teve algumas partes que achei até enfadonhas.

dialogonoslivros 02/09/2022

Os segredos que guardamos - Lara Prescott @dialogonoslivros
Resumo: Em meio à guerra fria, Boris Pasternak escreve seu romance de maior sucesso “Doutor Jivago”, porém seu livro é proibido de ser publicado na URSS devido a censura.
Nos EUA, a agência de espionagem americana junta forças para derrubar a URSS e vê no novo livro de Pasternak uma forma de conseguir isso.
Um livro contado pela visão das mulheres, mostrando a participação importantíssima delas na guerra fria e na segunda guerra mundial, alternando entre a visão das personagens americanas e de uma personagem soviética.

“Os segredos que guardamos” não foi um livro que amei, algumas coisas me incomodaram na escrita, como o grande número de personagens citados, o que fez com que eu me perdesse algumas vezes. Apesar das personagens serem fictícias (com exceção de Boris Pasternak), a história que deu origem ao livro é real, e traz eventos reais que ocorreram durante a publicação de “Doutor Jivago” e como ele foi importante para o fim da URSS.

Resenha completa em @dialogonoslivros

site: https://www.instagram.com/dialogonoslivros/

Ana 01/09/2022

Livro maravilhoso, me fez querer reler doutor Jivago.
Um livro que fala que mesmo os hofotes estando sobre os homens, é com as mulheres trabalhando nos bastidores, que os fazem chegar nos resultados.

Talita Nascimento 31/08/2022

Muito Bom
Senti interesse em ler o livro porque se trava de um livro inspirado em outro livro durante a guerra fria. E tbm na história de "amor" do autor e de sua musa inspiradora. Se é que podemos chamar o que o Boris e a Olga tiveram de amor. (Pra mim não foi). Amor onde só uma das partes faz sacrifícios, não é de Verdade. Olga sacrifica muito pelo então, amor dos dois. Vai presa, fica anos em campos de trabalhos forçados. Para não entregar Boris e o seu livro. E no final Boris só demostrou que não se importava tanto. Nem com ela, nem com seus filhos. (Isso quando ela quase volta aos trabalhos forçados). Pra mim a parte que realmente gostei do livro (tbm gostei de ler e saber sobre o romance do Boris e da olga.) foram as das datilógrafas, o quanto aquelas mulheres sabiam, e por traz da cortina faziam com q as coisas tomassem seu rumo. Mulheres formadas nas melhores universidades, mas por serem mulheres, lhe ofereciam o cargo de datilógrafas. A parte da espionagem, como eles fizeram pra inserir Jivago na união soviética e mostrar aos cidadãos o poder provocado pela literatura. E fazer com eles se perguntassem, porque o livro foi proibido em seu país natal. Um livro muito bom, recomendo de mais a leitura.

Marilia 25/08/2022

No início empolgou, mas acabou em decepção.
Analisando a experiência com o livro, posso dizer que em alguns momentos foi uma leitura agradável na maior parte do tempo. Mas, quando penso no conteúdo, sinto quase como se o livro tivesse me enganado.

A autora tem uma escrita fácil, o texto é bem encadeado e a dinâmica de alternância dos contextos a cada capítulo deixa a leitura leve e fluida.

Mas existem muitos problemas.

Primeiro, preciso considerar que se trata de uma autora americana construindo uma narrativa que tem a Rússia como pano de fundo. Eu custei um pouco a identificar, mas agora fica claro o tom: Estados Unidos, tão altruístas, salvam russos malvados usando livros como armas.

Não pegou bem, ficou com cara de história da Disney.

Em segundo lugar, senti que o livro ficou inacabado. Não é subtexto, faltou mesmo fechar as pontas que a autora abriu ao longo da narrativa. Minha sensação é de que a autora conduziu o livro para um penhasco e no último capítulo acelerou para acabar logo com o sofrimento do leitor, jogando tudo (que já não era tanto) fora.

Por último, aí responsabilidade da editora, o livro tinha MUITOS erros que passaram pela revisão. Mas muitos mesmo. Tantos que chegou a atrapalhar o entendimento de frases em alguns momentos. Bem desagradável.

Mas eu dei duas estrelas, poderia não dar nenhuma. Fiz isso porque não posso desconsiderar que o livro me despertou interesse e curiosidade e foi um bom entretenimento. Só que agora que eu terminei, fiquei um pouco irritada por ter escolhido ele é não outro da minha lista.

Andy.Sena 19/08/2022

Demorei algumas dias para escrever essa resenha porque não sei exatamente o que falar. Não foi um livro que me marcou ou me decepcionou em si. Achei tudo meio mediano, não me importei com as protagonistas em si ou que rumo a história estava tomando. A única coisa que me despertou foi o desejo de conhecer e algo que pretendo fazer no próximo ano, é ler Doutor Jivago. Fora isso, é um romance histórico que tem o pano de fundo a questão da distribuição de livro proibido russo e a Guerra Fria.
Taynah Falcão 19/08/2022minha estante
Tive o mesmo sentimento de querer ler Doutor Jivago depois desse livro

Delma 13/08/2022

Gostei e recomendo!
Este livro me conquistou. Aprecio obras que envolvem muita pesquisa histórica.
Apesar de, em alguns momentos, a narrativa ser arrastada, recomendo, principalmente por causa das curiosidades envolvendo Boris Pasternak, autor de "Doutor Jivago", livro que pretendo ler.

.marie 13/08/2022

não esperava muito e me surpreendi.
as mulheres desse livro são sem dúvida a obra prima dele; fortes, corajosas, amantes. a parte das agentes foi a que mais me encantou, amei o romance, as datilografas, a missão. já no oriente o que tenho que diz é: olga merecia mais, muito mais. mas escolhas são escolhas.
algumas partes são meio lentas e nao muito interessantes, mas é gostosinho e li em um dia.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/08/2022

Um livro pode alterar o curso de uma guerra e derrubar um regime. Um livro pode mudar a trajetória da humanidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551005675

vitoriaandrade1410 27/07/2022

citação
?Eles tinham seus satélites, mas nós tínhamos seus livros. Na época acreditávamos que livros podiam ser armas, que a literatura podia mudar o rumo da história?

Raissa.Porto 14/07/2022

Oq destacar desse livro? As mulheres! Elas mostraram tudo nessa história. Mostraram como foram capazes, que tem garra, coragem, que as vezes erramos muito pelo amor... Me desculpem, mas Olga merecia muito mais, porém escolhas são escolhas, né? Mesmo tendo pausado a leitura por muito tempo, consegui voltar pro livro como se não tivesse parado. Gostei muito!

Raisa.Alves 07/07/2022

Bem razoável, no começo quando comecei a ler e vi que se tratava de uma ficção que misturava com fatos históricos achei que seria empolgante, mas fica só nisso mesmo a parte boa, o livro tem diversas pessoas contando a história de pontos de vista diferentes de tal ponto que por muitas das vezes fiquei confusa e acabei achando cansativo.