O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Malu 10/12/2023

Um clássico!! Acho que todos deveriam ler O Menino do Pijama listrado. Assim como toda adaptação o filme tirou algumas partes q trazem outro aspecto pra história do livro mas tbm conseguiu ser bem fiel. Eu gostei bastante de ambos

Carolina332 10/12/2023

Ótimo livro, trata de um período que aconteceram coisas horríveis e tristes e mas na minha visão conseguiu mostrar o olhar inocente do protagonista, olhar esse que é necessário na sociedade.

Christian83 09/12/2023

Uma historia sobre amizade
O livro é bem interessante e tem um final bem chocante.Uma leitura que te faz pensar nas relações sociais e amizade.

Isabel341 09/12/2023

Faltou contexto histórico
O livro é realmente muito bom, é pesado e toca o coração de quem lê.
Mas eu não recomendo pra quem está estudando ou quer saber mais sobre a segunda guerra porque historicamente faltou muita coisa.
O Bruno por exemplo, ele tem nove anos e não sabe quem é Hitler, o que fica meio confuso já que as crianças alemães estudavam isso na escola.
Mas tirando isso o livro é bom e me fez chorar no final.

Erika com K 08/12/2023

A vida pelos olhos de uma criança
Eu amo esse livro pela maneira que você consegue se lembrar de como era ver o mundo como criança, porém o amargor de reconhecer os cenários em que se passam como um adulto, e pior ainda o resultado trágico de que a doçura e a inocência podem trazer atona. A pureza da vida é dizimada pelo ódio culminado por quem gera guerras contra outros covardes que não têm coragem de se enfrentar sozinhos.

julia colbert 07/12/2023

Empatia seletiva não!
Li pela uerj e me emocionei tanto quanto vi o filme, o livro recebe muitas críticas e eu concordo com todas, o foco na família nazista e fazer com que o leitor fique sentido apenas com a morte do menino filho do nazista sem ter o mínimo de empatia com os milhares de judeus, e até menos o personagem judeu shumuel, que morreram no holocausto é pertubador, mas me emocionei com as conversas dos meninos e da ingenuidade dos dois, da amizade verdeira além de qualquer cerca que possa separa-los, amo os meninos mas a história em si como foi construida não pegou legal e da a impressão que faz o leitor ter uma empatia seletiva, com isso, acho bom a leitura mas com certeza tendo a ciência disso, oq é bastante triste mas necessário falar

Islan.Lima 06/12/2023

De tirar o fôlego
Que livro lindo! A escrita é muito fluida e a história de derramar lágrimas. Umas das melhores leituras que já fiz

Raissa 06/12/2023

Sem entender como esse livro prometeu TANTO e não entregou absolutamente nada? ele não foca na morte do bruno, na vida dos seus pais após a sua morte, simplesmente nada!
Sinceramente, uma quebra de expectativa.

julia6264 06/12/2023

Ruim com força.
Os fatos históricos não sendo retratados de forma correta nesse livro é uma das piores coisas possíveis. além do fato do Bruno ser escrito como um menino filho de nazistas que não tem consciência nenhuma do que está acontecendo (sendo que sabemos que a educação da Alemanha nessa época era totalmente voltada para a doutrinação nazista) ainda consegue ser irritante. não recomendo para ninguém.

ceciliafmg 06/12/2023

Linda a forma como é abordada a inocência da infância durante toda a história e as barreiras q essa inocência é capaz de quebrar

Luiza 06/12/2023

Não é um livro ruim, mas é mto difícil se envolver com uma narrativa onde existem tantas disparidades históricas. Sim, é uma ficção, mas uma ficção dentro de um contexto histórico real, então acho que foi uma escolha infeliz da maneira como foi feita essa junção (e talvez até irresponsável historicamente falando).

Amadeu.Rebouças 06/12/2023

Inocência e perversidade em O Menino de Pijama listrado #?
Resenha: O Menino do Pijama listrado
Autoria: John Boyne
Editora: Seguinte

A improvável amizade entre dois garotos de nove anos de idade, Bruno filho de nazistas e Shmuel judeu preso num campo de concentração na Alemanha nos anos quarenta, conduz a trama de O Menino do Pijama listrado.

Alheio aos acontecimentos sinistros do Holocausto, e tendo o seu pai como um dos carrascos q causam sofrimento ao povo judeu, afinal o garoto é apenas uma criança c sua inocente visão de mundo, vc vai se envolver com a história de Bruno, que em sua busca por aventuras num lugar novo, longe da sua casa e dos seus amigos de Berlim, acaba conhecendo Shmuel na cerca de campo de extermínio de judeus, perto da sua casa no interior da Alemanha, e daí surge uma das mais belas histórias sobre amizade em tempos adversos da literatura, deixando para o leitor uma atmosfera sinistra do horror da Segunda Guerra Mundial e muita emoção do começo ao fim.

Uma obra ficcional c um contexto histórico, e acredito q por se tratar de uma narrativa do ponto de vista infantil, o autor presenteia o leitor c a livre interpretação de alguns fatos, pois tem acontecimentos q vão além da capacidade de entendimento de uma criança e não é narrado, ficando apenas subentendido.

Por já ter assistido a adaptação, eu n imaginava q a forma como a história era conduzida, iria me surpreender tanto assim, por um lado a inocência e por outro a perversidade gerou um contraste causado sensações inexplicáveis.

O best- seller O Menino do Pijama listrado fez do irlandês John Boyne um dos escritores mais lidos no mundo, o livro tb ganhou uma belíssima adaptação cinematográfica.

Leiam o livro e assistam ao filme, são experiências diferentes e ambos são maravilhosos.
FádioDS 06/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha top.

Amadeu.Rebouças 06/12/2023minha estante
Obrigado ??

sarinhazone 06/12/2023

Nhe
Não gosto da forma que o Bruno (uma criança nazista) é colocado na história como inocente, sendo que a educação na alemanha era toda focada em doutrinar as pessoas para o regime nazista, ainda mais pq o Bruno é filho de um comandante nazista. Acho tbm que o shmuel fica muito em segundo plano, o bruno ser o principal em um livro que fala sobre o holocausto não me agrada. Mas o enredo em si é bonzinho