O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Evy 20/01/2011

A dor de uma raça inteira....
"Já não sinto mais nada"., disse Shmuel.

Facilmente me impressiono. Principalmente com assuntos como este. Perdi as contas de quantos livros sobre judeus eu li. Meu autor favorito neste tema é (claro) Leon Uris, um judeu que faleceu recentemente e que escreveu livros maravilhosos (e infinitamente tristes e pesados) sobre o tema. Destaque para Exodus e Mila 18.

E então, assisti ao filme desse livro que tinha tudo para ser bonitinho, se é que essa é a palavra correta. Eu chorei desde a aparição do primeiro judeu até o último minuto do filme. E no final então, chorei até desidratar. Não há nada de bonitinho nesse filme ou nessa história, ou nesse livro que li hoje. Nada de leve. É só a dura realidade transfigurada numa visão pouco esclarecida de um menino de 8 anos. Ele não entende, ele não sabe. Mas nós sim. Nós entendemos e é isso que mais dói. Tanto no filme, como no livro você sente cada ingenuidade do menino de olhos azuis na carne, como uma ferida dolorosa... Cada pergunta infantil (que você sabe a resposta, você entende) te faz doer, te faz querer dar um jeito de que aquilo não fosse verdade, que fosse um pesadelo... Filme/livro forte pra mim. Triste e impressionante.

Ainda estou sob o efeito do livro (o que fez voltar as imagens do filme) e talvez por isso as palavras apaixonadas. Vai ser difícil esquecer a expressão do menino judeu. A inocência nos olhos azuis do menino alemão. A dor nos passos pesados de Pavel. A dor de uma raça inteira.

Eu recomendo totalmente a leitura!
Dominique 08/09/2009minha estante
Você descreveu com perfeição: a dor de uma raça inteira. Triste demais, chocante demais, mas uma história bonita pq mesmo assim a inocência resistiu a onda de maldade de uma época deplorável. =(

Aline Maia 20/07/2010minha estante
A narrativa desse livro é incrivelmente encantadora e triste. Ótima resenha!

Linso 01/02/2011minha estante
De fato, o filme mostrou bem a dura realidade da guerra. Mas ao meu ver o livro deixou demais a desejar, sorte que eu tinha assistido o filme primeiro, se não eu não teria entendido muita coisa naquela historinha toda.

Wall 14/02/2011minha estante
Triste é saber como o ser humano pode ser tão cruel! ='(

MiKa 13/04/2011minha estante
Acho que o livro também deixou muito a desejar, a história é muito pequena e não me prendeu.

andressasharon 05/05/2011minha estante
Também achei a história muito pequena e que o livro deixou muito a desejar, mas de uma maneira geral é bom e tocante.

Leila 11/07/2011minha estante
Não concordo que o livro tenha deixado a desejar, pq o intuito não é fazer um tratado sobre as interações infantis com o que aconteceu e sim transmitir os pensamentos de uma criança sobre aquilo que ela viveu ali naquele momento e quanto a isso o livro é completo.

Simone 17/07/2011minha estante
Também eu li ( e leio ) incontáveis livros sobre o tema holocausto, pelo quel sou meio "obcecada" ( talvez tentando entender o Horror, que, na verdade, não tem qualquer explicação ). E este livro, em que o HORROR ( com letras maiúsculas ) é visto através dos olhos de uma criança, torna tudo ainda mais impressionante, impactante. Chorei muito com o livro, mais do que com o filme, talvez porque em mim as palavras sempre calam mais fundo do que as imagens. Ambos impressionam. E um último comentário: também li todos os livros do Leon Uris, do qual sou fã, e somente através da sua resenha, fiquei sabendo que esse maravilhoso autor faleceu recentemente.

Isabella Cruz 17/09/2011minha estante
De uma leitura simples o autor fez um enredo fascinante, pois coloca o horror do holocauto visto pelos inocentes olhos de uma criança de 9 anos. Poderia ter rendido mais história, mas o livro é triste e realista, seu contexto prende e a inocência dos relatos fascina!

May 02/10/2011minha estante
Essa frase do Shmuel é de lascar!

Renata 26/11/2011minha estante
livro bome triste... concorod com a sua resenha uma criança inocente testemunhando o horror que foi o holocausto particularmente eu adoro esse tema mas acho que o livro pode ser bastante atrativo para pessoas que também não se interessam tanto sobre o tema!

nath 30/11/2011minha estante
O livro o menino de pijama listrado não é somente um relato de um menino sobre o nazismo ou a luta do povo judeus, mas um relato de uma amizade verdadeira que nasceu de um momento de grande tristeza para a humanidade. Na minha opinião todos deveriam ler esse livro não apenas para ter um conhecimento do nazismo, que não é o que o livro se sustenta, mas para aprender algumas lições básicas como amizade, respeito e amor

Kathlyn 16/02/2012minha estante
Eu já não senti emoção lendo o livro, mas quando assisti o filme chorei bastante no final. Eu fiquei na verdade chateada sobre como o autor retratou o Bruno: Uma criança totalmente boba. Desculpa, mas não faz sentido o menino ser explorador e inocente aquele ponto ao mesmo tempo.
Mesmo assim, livros que retratam essa dura realidade é sempre uma leitura boa.

BELL 25/03/2012minha estante
Gostei da sua resenha , todas as pessoas deveriam ler esse livro , para dar valor a diversidade.Respeitando o próximo sem preconceito de etnia. (muito triste saber que isso aconteceu realmente com milhares de judeus não somente na ficção).

Caroline Lima 04/04/2012minha estante
O livro é triste, mas muito emocionante. Nos faz pensar nos problemas da humanidade e como a interpretação dos fatos sempre muda de uma pessoa para outra.

Yasmine 15/04/2012minha estante
Put'z eu vi o filme na escola. A professora de história estava estudando conosco sobre o ''Nazismo'', e ela nos falou que iria passar este filme, mas não disse nada mais só disse que tinha haver com o assunto das aulas. Pois no dia em que assistimos, olhava-se para um lado olhava-se para o outro não tinha um se quer, que não estava chorando, e pior que eu estava tentando me conter para não chorar, mas quando os vi chorar não segurei chorei litros por fim. Senti um vazio por dentro, depois que vi o filme, algo não me completava. Eu que sou apaixonada por livros segurei de que tinha de ler o livro, pois convenhamos ler é melhor que assistir. Li, um livro triste surpreendente.Conta-nos coisas que quase ninguém se interessa, sobre o nazismo pois isso foi fato, lamentável fato.Chorei litro na minha cama á noite o lendo, lágrimas minhas que molharam as páginas do livro, justifica a bela e incrível história de um menino alemão que faz amizade com um menino judeu(ambos inocentes), que era para ser um inimigo, história de uma amizade com um fim trágico =/. Recomendo ler, mexe de verdade consigo.

luiz 23/05/2012minha estante
não gostei do final

Isabella 19/06/2012minha estante
Eu achei incrível e terrível ao mesmo tempo.
o filme te toca de uma tal forma! mostra a inocência de duas crianças vivendo em meio a uma dura realidade dos tempos do nazismo,cada palavra que é solta pelas crianças me tocou profundamente.
Eu acho que é uma lição de vida.
muito perfeito!

Angelo 15/07/2012minha estante
Não tive a oportunidade de ler o livro, mas assisti o filme e ao mesmo tempo que você acha que o filme é inocente, você acaba se surpreendendo com o final. A inocência e o sentimento da dor é algo que nós leitores ou telespectadores sentimos, como se a perda fosse de algum ente próximo à nós.
Realmente são dois sentimentos muito distintos que quem lê ou assisti o filme sente, sendo o ultimo sentimento aquele que mais causa impacto.

Angel 23/11/2012minha estante
Eu vi o filme e achei lindo, agora o livro deve ser bem melhor rico em detalhes ... eu quero ler esse tbm ...

chelly 20/02/2013minha estante
nossa eu assisti o filme... MUITO bom (se é que se pode achar algo de bom em uma historia tao tensa... ) me emocionei muito da primeira vez q assisti (pra falar a verdade... ainda me emociono, sempre que assisto! ) estou querendo muito ler o livro.. espero q seja tao interessante quanto o filme

Clara 22/03/2013minha estante
é um ótimo livro, mais ''a menina que roubava livros'', que trata basicamente também dos sofrimento do judeus sob Hitler, é ainda mais triste. O ponto todo do livro ''O menino de pijama listrado'' que o faz ser uma ótima obra, é ser narrado por uma criança, muito bom.

Tigas 13/05/2013minha estante
Também chorei ao ponto de ficar desidratado. Não tinha conhecimento do livro, agora, mas do que nunca o quero em minha nobre estante de favoritos.

Anni 06/11/2013minha estante
Eu li o livro achando que " era o melhor do mundo", mesmo eu sabendo que nao devemos acreditar num livro assim sem ler ele, mas achei ele muito, como eu posso explicar.. sem ritmo, rumo.Nao me pregou na historia nem nada, nao sei como voces podem chorar... Nao me chamem de insensivel, porque quando o livro e triste mesmo, eu choro rios de lagrimas... O Cacador de Pipas chega a ser melhor! (Falta de acentos sao culpa do teclado)

Érick Ramos 09/01/2014minha estante
Eu não achei ele tão impressionante não. Até porque eu pensei que fosse algo mais envolvente, mas infelizmente, não foi.

Michel Lima 17/03/2014minha estante
Eu li o livro e logo depois assisti o filme.
Ambos emocionantes, tocantes!
Em vários momentos me veio vontade de entrar no livro ou na tv pra tentar fazer alguma coisa para que o fim pudesse ser diferente!

Um bom livro/filme, porém, ambos com finais nada feliz.
Assim como você disse Evelyn, não teve nada de bonitinho nessa história!

Ivy 20/03/2014minha estante
"A dor nos passos pesados de Pavel." !

Luana Ludmila 21/03/2014minha estante
Um livro tão pequeno e tão grandioso em sentimentos. eu li em um dia e mal pude dormi sentindo cada emoção do bruno e do Shmuel. As vozes das pessoas sendo arrastadas para dentro do contêiner ficam por muito tempo me rondando. Muito bom. - a dor de uma raça inteira - bem isso!

Sonia 09/04/2014minha estante
Amo suas resenhas. Este livro já está na minha estante, s?o assuntos que me interessam muito.
Ao ler a sua resenha fiquei também muito coriosa para ler algo de Leon Uris,vou pesquisar!

sil 11/06/2014minha estante
Eu já tinha ouvido falar muito desse livro/filme, e essa semana finalmente li o livro...acho que o que mais emociona nesse livro, não chega a ser o relato que Bruno faz do que vê, mas sim a inocência tamanha dele, que acaba levando ao desfecho tão triste desse livro...fiquei pensando no final durante toda a noite...

Déia 05/08/2014minha estante
Disse tudo!!!
". Nada de leve. É só a dura realidade transfigurada numa visão pouco esclarecida de um menino de 8 anos. Ele não entende, ele não sabe. Mas nós sim. Nós entendemos e é isso que mais dói. Tanto no filme, como no livro você sente cada ingenuidade do menino de olhos azuis na carne, como uma ferida dolorosa... Cada pergunta infantil (que você sabe a resposta, você entende) te faz doer, te faz querer dar um jeito de que aquilo não fosse verdade, que fosse um pesadelo... Filme/livro forte pra mim. Triste e impressionante."

Iceman 23/02/2015minha estante
O mais triste nesse livro foi quando o meu filho, de 9 anos de idade, terminou de ler e me disse que não entendeu o final.
Relemos juntos o final, parando para que eu pudesse explicar a ele o que aquela descrição toda significava. Ele foi lendo e entendendo o que estava acontecendo, jamais vou esquecer a expressão no rosto dele quando terminou.
Olhou para mim com lágrimas nos olhos e disse: "papai, ele tinha a mesma idade que eu" e caiu no choro.
Chorou muito, muito mesmo.

Nadine.Beal 15/08/2016minha estante
O Menino do Pijama Listrado - Um livro muito bom e triste, li já faz algum tempo, mas posso dizer que me tocou muito, fala de uma inocente amizade entre duas crianças de realidades de vidas diferentes, onde seus mundos eram outros. Uma amizade verdadeira que nasceu num momento de muita tristeza para a humanidade, ela nos faz enxergar de um jeito diferente através de um olhar de uma criança inocente, ela ocorre num cenário da 2º guerra mundial. Além de ler o livro, assisti também ao filme onde achei melhor ainda de compreender, recomendo a todos, pois nela consta uma historia de amizade, amor e respeito, onde muitos deveriam aprender esses simples conceitos.

Adilson 20/08/2016minha estante
Descrição de vidas perdidas em uma das mais violentas guerras, foram anos de lutas que um esse povo sofreu, e com isso a inocência de dois meninos que vivem uma grande amizade no decorrer do livro e depois no filme, cenas que comovem que lê ou assiste essa historia.

Rebeca.Neri 05/11/2017minha estante
Não tinha despertado interesse em ler esse livro, até agora, depois de ler a sua resenha. Parabéns pela descrição tão bem feita!

Loreh 08/03/2020minha estante
Que resenha fantástica.

Monik 04/04/2020minha estante
Como faço pra ler o livro não estou conseguindo ?

Bobo da torte 05/04/2020minha estante
Muito bom trabalho na Paz do nosso país que vc tiver ai pra me ajudar

Bobo da torte 05/04/2020minha estante
????

Najisn 08/06/2020minha estante
Este livro é grátis?

Isa 11/07/2020minha estante
Como faz para ler? Eu não estou conseguindo

Natalia.Nogueira 03/08/2020minha estante
Aí gente mim ajuda ,o aplicativo não abre a página do livro pra mim lê .alguém mim explica?

Kaylonnz 18/09/2020minha estante
Tem q pagar pra ler pra qem ta com dúvida

LauraaTochetto 22/11/2020minha estante
Esse livro mexeu comigo!!!

Rebeca 06/12/2020minha estante
cara eu nn sei nem como faço pra ler;-; sou nova aqui

Maykon Pinheiro 07/12/2020minha estante
Eu li esse livro e achei que seria muito chato sabe,mas a narrativa dele é muito linda...se você está lendo está resenha por favor não perca a oportunidade de ler um livro maravilhoso com esses,eu tenho 13 anos e li esse livro quando tinha 11,foi o primeiro livro que li...claro que tirando os gibis e contos de fadas,depois decidi ler de novo para saber se vai lá a pena ainda...mas sempre que possível eu vou recomendar esse livro para todos e quem sabe lê-lo de novo????

ana silvia 28/12/2020minha estante
Concordo com vc: é a dor da realidade...o filme é bom, mas no livro, vc sente toda a dor, todo o sentimento...é triste, mas, ao mesmo tempo, a leitura é espetacular

Hugo.Henrique 09/02/2021minha estante
Como que consigo ler

Hugo.Henrique 09/02/2021minha estante
Por que eu sou novo aqui

sophiarskj 20/02/2021minha estante
A narrativa desse livro que me comove, ele é triste e feliz, não sei explicar mais é incrível! Ótima resenha ??

Cristina 28/02/2021minha estante
Eu também chorei muito no final

Rodrigo 18/03/2021minha estante
Sensacional

Ge 29/01/2023minha estante
Descreveu perfeitamente! É isto, saber as repostas para as perguntas do Bruno é extremamente devastador. O livro não está te mostrando explicidamente o que aconteceu, está na sutileza, mas você entende tudo, e dói demais!!

maia q 18/10/2023

!!
Achei o livro ok. tive que ler por conta da escola, mas não vi nd de errado no livro e acho que ele aborda mt
bem o assunto dessa época e da pra entender mt bem oq os judeus passaram e como foi traumático para todos eles!
Rolain.y 18/10/2023minha estante
não dá pra entender 100% porque o livro/filme não foi feito por um judeu que sofreu aquilo. além de que a história é bem fantasiosa levando em consideração que o menino, filho de um militar que está atuando no meio da guerra, não saiba o que seu pai está fazendo. isso, naquela época, era impossível já que eles se orgulhavam e queriam repassar os ensinamentos. é uma história beeeem fictícia mesmo se for olhar pelo lado histórico.

maia q 18/10/2023minha estante
Sim eu sei. Falo que dá pra entender um pouco sobre oq eles passavam lá dentro, somente isso! Não quis dizer que dá pra entender os sentimentos que eles tiveram enquanto estavam lá.

Yasmim 02/11/2023minha estante
Ah então só da para entender o que aquele povo passou se o livro tivesse sido escrito por um judeu ??? A por favor né ! E se o livro é ficção é óbvio que vai ser fantasioso mas não renega o embasamento que ele foi criado. Se for assim volte 77 anos atrás e vá para Alemanha para saber ? o que de fato eles sofreram?

Rolain.y 03/11/2023minha estante
sim, pra saber quais os sentimentos corretos e os pensamentos que passavam na cabeça de quem estava a sofrer com aquilo, só lendo de quem realmente passou. como vai saber, por exemplo, o nível de medo da zebra se você está lendo a perspectiva da leoa? e não falei que o livro é fantasioso por ser ficção, até porque é ficção histórica, tem que ter algo que pelo menos faça sentido com a histórica e não faz. mostra o filho de um militar que não sabe de nada do que tá acontecendo, e sim, sabiam, eram ensinados desde pequenos a odiarem judeus.
e novamente: só dá para ter certeza das coisas vividas, dos pensamentos, dos sentimentos, independente da situação, se for expressada por aqueles que realmente sofreu. podemos imaginar, podemos compreender, mas nunca sentir. se você ler Lolita vai pensar que a garota que tá se oferecendo pro pedófilo, óbvio, é a perspectiva dele.
passar bem.

Yasmim 03/11/2023minha estante
Acho esse tipo de pensamento muito problemático porque se for como vc está falando as crianças daquela época não tinham nenhuma inocência então. Se não dá pra ter certeza como vc mesmo disse, vc não pode generalizar que todas as crianças alemãs já nasceram odiando judeus. Acredito sim que eles tentavam impregnar o nazismo desde cedo nelas mas não tem como generalizar que um personagem fictício não possa ter a inocência de uma criança de nove anos. Eu acho que vocês querem problematizar tudo que vê/ lê hoje em dia. O autor que vendeu milhares de livro é mais escroto que vc que não escreveu nenhum e ta aí falando asneira ?! Cresça e apareça ou faça melhor então ! Passar bem e uma troucha de roupa tbm!

Rolain.y 08/11/2023minha estante
ta tudo bem, Yasmin? não tô entendendo a tua falta de educação. aliás, pra ter um pensamento ao contrário de algo é necessário fazer melhor? não posso não gostar de uma música só porquê não sou cantora? isso sim é um pensamento problemático de alguém bem revoltadinha com a própria vida. te falta o que? amor próprio? porque pra tá querendo arrumar uma discussão fútil dessa por causa de uma opinião contrária a tua é muita falta de amor próprio.
e isso não tem absolutamente nada a ver com inocência ou a falta dela em crianças. além do amor próprio te falta interpretação de texto? desde cedo somos ensinados diversas coisas, sejam elas certas ou não, pelas pessoas que nos rodeiam. você ser ensinado a matar pássaros com estilinque agora não significa que você nunca sentirá empatia por ele em algum momento de sua vida, seja com 6 anos ou com 80. uma coisa não impede a outra.
meu comentário diz que é impossível que ele não saiba o que acontecia lá dentro porque era uma época em que muitos sentiam orgulho do que faziam e, obviamente, compartilhava e ensinava isso dentro de casa, quer você, Yasmin, queira ou não. assim como ensinam coisas imbecis para seus filhos hoje em dia dentro de casa, por mais que eu ou você não concorde, não faz com que seja mentira.
no livro é passado que o menino, filho de um militar, não sabia o que acontecia e nem o porquê, e é justamente isso que estou dizendo ser impossível. ele saber o impede de sentir empatia? não, até porque uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

passar bem você. vá ouvir um podcast, fazer uma terapia ou se tocar, talvez alguma dessas coisas te ajude a acalmar os ânimos e a parar de ser fútil ao ponto de buscar atenção, mesmo que se forma negativa, a uma pessoa desconhecida. o que você quer tá mole.

Yasmim 09/11/2023minha estante
Se eu sou fútil por discordar de uma pirralha mimada que, com certeza, não é nada no mundo ainda, que precisa vir rebater meu comentário vc se mostra uma pessoa mais fútil ainda né meu amor ! Se toca vc, e pelo visto foi vc que não pode apreciar uma infância inocente por isso esse posicionamento de merda achar que naquela época só porque o menino era filho de um militar nazista ele já deveria saber tudo sobre o que acontecia. Quando vc for mais importante no mundo ou tiver escrito um livro que tenha gerado algum impacto no mundo vc ganha meu respeito até lá pra mim vc só passa de mais uma ignorante dessa nova geração que só vive pra criar ibope !

Rolain.y 12/11/2023minha estante
sim, eu com certeza sou fútil. eu vou de postagem em postagem, vejo o comentário de alguém e vou responder pra discordar na mais pura falta de educação.
as tuas respostas a mim foram totalmente mal educadas, além de arrogantes e esnobes.

respondi a resenha da moça de forma educada, não quis me sair por cima e nem arranjar discussão fútil.
e se eu fosse de fato pirralha como você se refere a mim (se mostrando ser melhor do que eu) você não perderia seu precioso tempo pé na cova pra vir aqui debater um assunto totalmente banal. a pirralha aqui foi educada o tempo todo, já você foi escrota em todas as respostas.

eu posso ser pirralha, posso não ser nada no mundo, posso não ter escrito um livro, mas pra voce eu tenho grande importância porque desde o começo se incomodou e fez questão de vir me responder e continua até agora.

deixa de ser carente, vá se masturbar e para de encher o saco dos outros, Yasmin.

Yasmim 15/11/2023minha estante
Olha ela kkkk mais uma vez falando que sou algo e se igualando a mim !! Não preciso me masturbar quando se tem um pau de verdade já vc né aposto q é essas garotinhas que só curtem livro erótico pq de resto só tem tempo de vir falar mal de um livro que mal entendeu, de uma época que não viveu e duvido que saiba alguma coisa de verdade além do seu mundo fantástico de Boby. Quem enche o saco dos outros é vc com esses comentários de gente idiota que só quer lacrar, como eu disse quer aparecer enfeite sua cabeça com duas melancia e pinte sua bunda de vermelho pq pra criticar um livro que vendeu milhões e que representa, maravilhosamente, a inocência infantil e o holocausto vc não tem moral nem competência nenhuma !

Rolain.y 15/11/2023minha estante
oi, Yasmin, o autor do livro não vai te comer.
eu não critiquei o livro, não critiquei o autor e nem a moça da resenha. esse é o seu nível de interpretação.
você está desde o início caçando discussão.

você diz que "as pessoas de hoje em dia só lê e problematiza", mas você leu o meu comentário e veio problematizar.
você diz que "eu só quero lacrar" e quem está desde o início lacrando pra mim é você. os comentários estão aí e você até já virou piada em grupo literário por causa da sua hipocrisia exposta em todos os teus comentários.

recomendo que antes de ir arranjar discussão fútil com gente desconhecida você aprenda a escrever porque tá passando muita vergonha pagando de culta e cometendo erros grotescos de português.

já que você tem um pau, vai se engasgar pra ficar uns minutos calada, talvez tendo algo pra fazer você deixe de mimimi na internet. criança fazer birra é compreensível, agora uma burra velha arranjar discussão no skoob é de foder KKKKKKKKKKK pqp, Yasmin, você é vergonhosa.

irei te bloquear pra não ficar dando mais palco pra uma carente que se paga de fodona mas não tem o mínimo de maturidade emocional (tal qual uma criança com o córtex pré-frontal não desenvolvido) pra lidar com opiniões contrarias a tua (e isso porque a minha geração que não sabe lidar, né?).
tu se humilhou por migalhas e eu te alimentei, agora vai tomar no teu cu e vá aprender a escrever e a ter inteligência emocional porque o teu caso está crítico.

Yasmim 15/11/2023minha estante
Olha como ela é educada mandando os outros tomar no cu. Eu acho que é vc que está carente de foda por falar tanto nisso, se for assim vai arranjar uma moita de pica para vc chupar então ! Se eu to tão famosa em grupinho literário de anencéfalos como vc disse fico feliz, pois parece que meu comentário te atingiu o suficiente pra vc espalhar print dele né. Sendo assim te aconselho a ir pra puta que te pariu. Vai lacrar no Twitter ou no seu clubezinho de merda garota. MAIS UMA VEZ CRESÇA E APAREÇA PQ VC NÃO É NERMA NENHUMA !

Yasmim 15/11/2023minha estante
Se vc não quer ibope tenha culhão pelo menos de ter um papo no privado então ! Mas duvido muito visto que você quer lacrar em comentários.

Rolain.y 16/11/2023minha estante
sim, depois de certo tempo fica difícil aguentar falta de educação de alguém que se paga super de madura e eu a pirralha, né? tá tudo aí a paciência que tive contigo e voce agindo feito criança birrenta por causa de opinião em livro. nem se o autor fosse teu marido seria justificável tal comportamento infantil. e isso porque eu que quero lacrar.
querer lacrar é literalmente ver o comentário de alguém e ir pra cima pra discutir por causa disso (coisa que muitas pessoas denominam também como "mimimi" mas estão sempre fazendo). não sabe respeitar a opinião contrária a tua, isso porque já é velha e eu que sou a imatura, né?

não, não vou te chamar no privado porque além de você estar bloqueada e isso não ser possível (até tentei), decidi que eu não vou mais te dar atenção e esse aqui será definitivamente o meu último comentário a você.
tive "culhão" suficiente pra ficar dias e dias aqui matando sua fome, e não vou mais fazer.
procure outra pessoa que tenha um posicionamento diferente do seu com outros livros e vá atrás deles, com certeza você achará alguém que também não tem respeito pela opinião do próximo e vai te dar o que você quer.

não, minhas respostas não foram lacração, até porque isso é literalmente o que você fez: ver, não gostar e responder. aliás, é exatamente assim que funciona o twitter.
não, não vou lacrar no twitter, eu nem utilizo a rede.
e sim, você está enganada: não sou dessas "pirralhas" que curtem livros eróticos, mas obrigada por ter exposto o quão pequena é a sua cabeça mixuruca.
novamente: vá estudar. você tem muita pose pra pouco argumento, além do português furreca.
me chamar de pirralha pra se mostrar maior do que eu mas só saber ofender é o mesmo que nada.

e não, você não ficou famosa em grupo literário, em momento algum eu escrevi isso. disse que você virou piada, aliás, pessoas bem mais velhas que você também tem críticas relacionadas a esse livro. será que eles também são pirralhas e imaturos por isso? ou voce só é frustrada por não ter mais 20 aninhos? ? juventude fracassada causa esse sentimento nos outros mesmo, né? compreendo.

skoob não é rede social pra discutir, e você provou que o que dizem sobre pessoas que leem serem bem resolvidas ou pelo menos respeitosas com opiniões diversas, é mentira.

a pirralha, imatura, insignificante, mal educada e muito mais que não me lembro sugou bastante seu tempo, né? isso porque sou insignificante ao mundo pois não escrevi uma obra literária; mas no seu mundo eu sou bem significante. também te amo, Yasmin. ?

fique bem.

Yasmim 16/11/2023minha estante
Kkkkkkkk vc é uma comédia cara. Vc mesmo se contradiz. Se vc fosse mulher o suficiente vc teria vindo ter um papo no privado comigo, mas não, vc preferiu continuar com sua lacração nos comentários. Nos seus comentários de baixo nível vc se mostra o quanto vc é melhor que eu como pessoa né bonita ?! Quem não soube respeitar a opinião oposta a sua foi vc já que vc veio ditar que seu pensamento retrogrado e minúsculo é o q é de verdade sobre uma obra. Se eu preciso estudo claro que eu preciso, todos nós precisamos. Não sou a dona da verdade como também eu acho o seu caso bem pior do que o meu já que precisa mandar alguém ?tomar no cu? e se ?engasgar com pau? para argumentar algo ne ! Eu tenho pena de vc. Me encontro a disposição se quiser tiver um papo de gente descente. Não vamos ganhar nada com isso aqui te garanto.

Ryotaki 30/03/2023

Incrível, emocionante e inesquecível.
Não sei nem oq dizer sobre esse livro. Acabei de terminá-lo e me faltam palavras.
A história é muito emocionante e vai quebrando seu coração lentamente.
Acho que o pior lado de livros assim é o fato de nós conhecermos a história. Não a história do livro em si, mas a nossa história. Sobre a segunda guerra e sobre como tudo acabou.
A esperança é algo que machuca bastante, principalmente na guerra.
Agradeço por ter tido a oportunidade de ler esse livro.
FiddlerGreen 30/03/2023minha estante
Quero muito ler mas depois do filme não aguento mais depressão

Ryotaki 30/03/2023minha estante
recomendo muito a leitura, sério

Ryotaki 30/03/2023minha estante
eu nunca tinha visto o filme, fui ver hoje e cara... o livro é muito mais forte

Ryotaki 30/03/2023minha estante
mas é uma leitura totalmente fluida e interessante, vc fica mt mais por dentro da história, vc n vai se arrepender!

FiddlerGreen 30/03/2023minha estante
Sério?? Fizeram a gente ver o filme na escola (toda a sala mais depressiva que em dia de prova)

FiddlerGreen 30/03/2023minha estante
Uau agora eu quero, vou atrás, quando conseguir compartilho meus choros ?

Ryotaki 30/03/2023minha estante
KDKSLKDSLK mds imagina o clima animado dps do filme??

Ryotaki 30/03/2023minha estante
tem muita coisa que acontece no livro que não aparece no filme, e até entendo, sabe? se colocassem tudo, viraria uma série

Ryotaki 30/03/2023minha estante
e essas coisas que acontecem apenas no livro, contribuem pra uma experiência incrível e marcante

Ryotaki 30/03/2023minha estante
e sim, compartilhe seus choros pfv??

Kevellin Vitória 10/01/2024

Shmuel e Bruno.
?Agora fiquei parecido com você?, disse Bruno, triste, como se aquela fosse uma coisa terrível de se admitir.

?Só que mais gordo?, acrescentou Shmuel.

?Você é o meu melhor amigo, Shmuel?, disse ele. ?Meu melhor amigo para a vida toda.?

a experiência de ler este livro, foi muito boa, rancorosa, triste e reflexiva. foi literalmente uma mistura de emoções que eu não consigo distinguir.
só de imaginar que isso aconteceu inúmeras vezes naquela época, me dói e me dá um ódio por tudo o que já aconteceu, afinal, qual era o intuito?
eu já assisti o filme uma vez, mas o livro com certeza foi uma experiência mais detalhada e mais triste de experimentar.
com certeza esse livro mexeu com o meu psicológico, e sempre que eu me lembrar da história e da experiência, chorarei.

não recomendo para pessoas sensíveis!
Jan ! 10/01/2024minha estante
Que tristreza.

Beatriz 10/01/2024minha estante
Eu chorei, principalmente qnd eu vi o filme dps

Dani_vlz 10/01/2024minha estante
Ai ?

Ffski 10/01/2024minha estante
Omg.. e o filme então? Choro litros.

paggiaro 10/01/2024minha estante
não tenho nem coragem de ler esse, de tão triste que já foi o filme

Luma33 10/01/2024minha estante
Chorei lendo o livro e assistindo o filme diante de uma sala cheia de alunos, agradeço a minha professora de português por ter escolhido esse livro pra trabalhar em sala de aula, foi uma experiência única.

BRZ_valdinei007 10/01/2024minha estante
??

Ju 08/09/2012

O Menino do Pijama Listrado
Bruno é um menino de 9 anos, que sempre morou em Berlim, filho de um recém-nomeado Comandante e que sabe apenas que foi forçado a se mudar e abandonar seus "melhores amigos da vida toda", Karl, Daniel e Martin.

Ao chegar à sua nova casa e olhar pela janela de seu quarto, sua reação é instantânea.

"Bruno pôs o rosto junto ao vidro e olhou o que estava
do lado de fora, e desta vez, quando seus olhos
se arregalaram e a boca fez o formato de um O,
as mãos ficaram bem juntas ao corpo,
porque havia algo que o fez se sentir
muito inseguro e com frio."

Sim. O garoto foi presenteado com a bela vista de um campo de concentração. Imaginem o estado de uma criança ao dar de cara com uma coisa dessas!! Por sorte, Bruno não tinha a menor ideia do que estava vendo.

O livro aborda o Holocausto. Mais uma vez, através dos olhos de uma criança. Uma criança que só queria poder explorar o outro lado da cerca que avistava de sua janela. Que não se conformava por ter que usar roupas e sapatos desconfortáveis enquanto avistava pessoas a quem era permitido ficar de pijama (um pijama listrado) o dia todo.

Engraçado, em pouco tempo li dois livros sobre o tema. Este e A Menina que Roubava Livros. Eu gostei de O menino de pijama listrado. Gostei muito mesmo. Mas a Liesel... A Liesel me conquistou de um jeito mais especial.

Mas voltando ao livro desta resenha... Bem, ele é realmente delicado e tocante. Uma história que envolve a gente a cada página. Um final que, quando começa a se desenhar, faz a gente ficar enlouquecido de vontade de fazer alguma coisa.

O livro é curtinho (eu gostaria que tivesse mais páginas, hehe, mas ele realmente cumpre seu papel de forma brilhante). A leitura é bem rápida e se você não leu ainda, super recomendo!
Lua 01/03/2013minha estante
Já vi muita gente falando bem desse livro, e como elas ficaram tocadas ao lê-lo. Deve ser bem difícil para uma criança ver esse tipo de coisa e não saber do que se trata. Gostei da resenha vou adiciona-lo á minha estante.

Dani 27/03/2013minha estante
Eu gostei muito do filme, baseado nesse livro... Achei super comovente e confesso que chorei, não li o livro ainda mas o filme é tão maravilhoso que quero ler o livro sim. Minha cena do filme mais comovente é quando ele pergunta ao menino o que ele fez para estar lá e ele ''Eu sou judeu''. Dói. =/

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Esse livro me fez chorar muito, o filme também é chocante. Fico muito indignada com essa história de campos de concentração. Não entendo tanta crueldade.

;)

Thaís 13/04/2013minha estante
Ainda n li o livro nem assisti o filme, mas ouvi dizer que é muito triste :/ Na vdd eu nem sabia que tinha o livro, eu q pensava q ia chorar muito se vesse o filme imagina se eu ler o livro!

Baah 14/04/2013minha estante
gostei muito desse livro, é incrivel como ele é agradavel, terminei de ler que nem senti

Dani 16/04/2013minha estante
Céus, eu vi o filme e fiquei muito emocionada ;_;
A parte que mais me comoveu é aquele que ele pergunta: - O que você fez? - e o menino:
- Eu sou judeu.

;_;

Laryssa93 12/02/2020

Lindo!
O livro mais lindo que já li! Como no filme, chorei horrores! E não fugiu da história como é o caso de muitos outros... super recomendo!
Juliete Marçal 12/02/2020minha estante
Lindo mesmo! Eu li esse livro ten uns seis anos, e até hoje eu me lembro como eu me senti após o fim da leitura, foi marcante! ?

Laryssa93 12/02/2020minha estante
Simmm! Inclusive esses dias eu vi o filme de novo... não me canso, apesar de o final não ser muito bom...

Priscila 12/02/2020minha estante
Tentando a 10 anos criar coragem de ler esse livro e falhando miseravelmente kkk

Laryssa93 12/02/2020minha estante
Pois eu super recomendo Priscila! =)

Juliete Marçal 12/02/2020minha estante
Bem lembrado! Eu ainda não assisti o filme! ??

Laryssa93 12/02/2020minha estante
Também é muito bom Julie! :)

Laíze 23/02/2022

Livro que vale a pena ler
Perfeito esse livro, é um livro muito bom de ler e que você termina bem rápido. O decorrer do livro é muito triste e é fácil se emocionar com a história, não esperava que iria acontecer aquilo com Bruno e Shmuel no final do livro. Tudo que foi contado no livro não foi ficção, realmente aconteceu, tudo isso foi real com milhões de pessoas.
Karoliny.Aranha 23/02/2022minha estante
Como faço pra ler no aplicativo?

Karoliny.Aranha 23/02/2022minha estante
Eu preciso pagar pra leitura?

Laíze 23/02/2022minha estante
não tem como ler

Poxa ! Pensei que esse aplicativo era pra leitura

Karoliny.Aranha 23/02/2022minha estante
Você poderia indicar aplicativo pra leitura?

Laíze 24/02/2022minha estante
indicaria sim, mas não conheço nenhum

CL Gomes 27/09/2023

Triste demais o momento o qual o livro faz referência?
porém, o livro me interessou e a leitura foi muito boa.
só acho que o final poderia ter sido mais explicativo? (para quem não sabe muito sobre 2° GM, não deve ter entendido)
jufabricio 28/09/2023minha estante
eu realmente não sei muito da segunda guerra mundial, o que poderia ter sido explicado p facilitar o entendimento? achei o último capítulo meio pcorrido

CL Gomes 03/10/2023minha estante
@jufabricio (não sei responder aqui rs, mas espero que veja)
então, ficou meio perdido o final? os pais não ficaram sabendo como o Bruno morreu e tal (não sei no filme, mas no livro pelo menos foi isso)
acho que poderia ter um final mais detalhado do que auto-explicativo para uma história como essa.
concorda?

jufabricio 03/10/2023minha estante
também não sei responder aqui rs, mas concordo sim, totalmente!!

vai fazer uerj??

CL Gomes 03/10/2023minha estante
vou simm, peguei português de específica então vou ter que ler mais um livro além do Menino do Pijama Listrado ?????
e vc?

jufabricio 03/10/2023minha estante
putss coração cabeça e estômago né boa sortee, eu não tenho português ????

Eliane 11/06/2022

Mais uma história sobre o Nazismo
Já conhecia a história pois assisti ao filme que, pelo que vi, é muito fiel ao livro. O Nazismo sob o olhar inocente de uma criança alemã. Triste. ?
Marcos Aurélio 11/06/2022minha estante
Quero ler, mas não sei se tenho coração pra isso...

Priscila 11/06/2022minha estante
Só uma dica: Dá uma pesquisada porque esse livro é muito criticado pela comunidade judaica. As vezes, a gente por estar de fora acha que a obra é respeitosa, mas quando ouvimos a perspectiva das pessoas representadas, não é.

Clara3322 11/06/2022minha estante
Assisti o filme e cara... nunca chorei tanto

Eliane 11/06/2022minha estante
Pri, obrigada pela dica. Acabei de ler algumas coisas sobre as incongruências do livro. ?

Marcos Aurélio 11/06/2022minha estante
Eliane, Dani e Pri. Eu li "A Costureira de Dachau", e chorei também. Ainda não tive coragem de comprar este livro. Obrigado Pri, pela sugestão. ????

Eliane 11/06/2022minha estante
Marcos, obrigada pela dica. ?

VitAria.Caroline 29/11/2021

Então
Não gostei do livro, não consigo aceitar que o filho de um comandante nazista não soubesse nem quem eram os judeus. É inaceitável, simples assim.

Apesar de ser uma criança muito cativante o Bruno só me irritava, como que o autor faz com que o personagem queira compara uma casa de três andares com um quarto em que moravam 11 pessoas? Parece que o cara tava zombando, enfim...
Tu tens um belo ponto

Mas eu ainda gosto desse livro pq eu li ele quando tinhas uns 10 anos

VitAria.Caroline 29/11/2021minha estante
Super entendo! Mas fiquei tipo "O Shmuel que dá nome ao livro só aparece depois dos 50% do livro???" e é historicamente errado o Bruno não saber de nada, já que a visão nazista era ensinada nas escolas

Belle 29/11/2021minha estante
Eu simplesmente não gostei desse livro. Ainda mais por ter dado pouco espaço e voz a criança judia que sofria em um ambiente cruel em todos os sentidos. O autor ignorou quase por completo a História da realidade vivida na 2° Guerra Mundial, principamente em razão do holocausto que matou mais de 6 milhões de pessoas, maioria judeus.

Mi :) 29/11/2021minha estante
A visão de vcs sobre esse livro é simplesmente perfeita. N tinha pensado por esse lado, em parte por ter lido tão nova e n entendia muito sobre o q se tratava na época e em parte pq tinha esquecido boa parte da história

Belle 29/11/2021minha estante
Sim, apesar da leitura ser instigante quando você leva em conta os aspectos sociais e históricos envolvidos na narrativa, acaba percebendo muitas coisas sem nexo. Gostei de ver a perspectiva de alguém que pensa o mesmo que eu quanto a essa obra Vitória.
Infelizmente eu tinha bastante expectativas sobre esse livro porque já havia lido vários na mesma temática e muito bons, mas acabou sendo uma leitura meio decepcionante.

Gih 08/06/2020

Me encomodei com a repetição de algumas frases, mas como o protagonista é uma criança é compreensível.
Me arrancou lágrimas.
Quel 08/06/2020minha estante
Vou te falar que caiu um cisco no meu olho também viu Gih rsrs

Gih 08/06/2020minha estante
E eu que estava no meio da sala, com muitos familiares.

Ale 08/06/2020minha estante
Eu assistir o filme e muito bom...

Quel 09/06/2020minha estante
Eita Giih kkkk pelo menos o meu foi escondidinho, eu estava sozinha hehe

Quel 09/06/2020minha estante
Nunca assisti Ale, vou ver se tenho coragem para procurar depois hehe

Ale 09/06/2020minha estante
Filme de drama com final feliz.

Maria 27/02/2022

Perfeito
Me emocionou demais e a história é muito linda? Super indico e dá pra ler em um final de semana todo.
Clara3322 27/02/2022minha estante
O filme acabou cmg

Clara3322 27/02/2022minha estante
Qro ler um dia, mas preciso me preparar kakkakaka

Maria 27/02/2022minha estante
Sim, eu achei que choraria mais com o livro. Mas mesmo assim me emocionei demais.

Skskksksksksksksksksksksks

Maria 27/02/2022minha estante
Mas é muito bom mesmo, eu amei demais

C.K. 26/05/2023

Que. Livro.
Eu já havia assistido à adaptação, mas não imaginava que o livro seria tão incrível quanto é.
É uma história extremamente tocante, onde você é capaz de viver cada sentimento do Bruno.

O John Boyne é capaz de narrar a visão do mundo pela ótica de uma criança como eu nunca tinha visto, é simplesmente sensacional. A escrita desse homem não tem um único defeito.

A cada momento em que pequenas indiretas eram expostas, o coração apertava mais. Eu realmente consegui viver o que o Bruno viveu. Era de doer o peito quando havia menções de Hitler ou de "Haja-vista".

Você realmente consegue imaginar uma criança que não consegue compreender o mundo ao seu redor, a forma como sofre aos poucos em silêncio pelo amigo.

Não tenho palavras para descrever essa obra de arte.
Guilherme_mb 29/05/2023minha estante
Nossa, li esse livro há uns anos e realmente é uma experiência indescritível. É uma escrita tão simples, tão ?criança?, e paradoxalmente tão profunda, tão ?adulta?, que prende a atenção e o coração de qualquer um que se permita mergulhar na leitura!

Guilherme_mb 29/05/2023minha estante
E, sim, sou fã das tuas resenhas ??

C.K. 30/05/2023minha estante
Esse livro é sensacional, esse autor é sensacional hehe ????

Obs: fico muito feliz com esses incentivos ??

Guilherme_mb 30/05/2023minha estante
Sua resenha é sensacional, você é sensacional, livros são sensacionais hehe ??

C.K. 31/05/2023minha estante
Que honra, digo o mesmo sobre ti ??

CPF1964 12/05/2020

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Este livro é simplesmente maravilhoso.
Um Livro para Amar 12/05/2020minha estante
Ainda não tive coragem de ler ?

CPF1964 12/05/2020minha estante
Olá ! Eu pensei que iriar chorar muito. Acabei não chorando, porém a mensagem não irá sair da minha cabeça tão cedo. Chorar teria sido melhor. Um livro Fantástico e sensível. Raramente dou 5 estrelas. Este foi uma exceção na minha humilde opinião.

Um Livro para Amar 13/05/2020minha estante
Nossa! Vou por como meta desse ano, quero ver como será pra mim e depois trocamos umas idéias ?

Elton.Oliveira 14/03/2024minha estante
Belo resumo Cassius ! Adicionei ?

CPF1964 14/03/2024minha estante
Obrigado, Elton. Chorei muito depois.

pérola 12/03/2022

"Por que há tantos do seu lado da cerca?"
Esse é um daqueles que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida.

A leitura se torna mais "leve" com a visão do Bruno, uma criança de 9 anos que não faz a menor ideia do regime nazista em que está inserido, uso o termo "leve" porque ele realmente não entende o que está acontecendo e possui uma visão pura a respeito de tudo.

E nós (que estamos lendo) sentimos ainda mais, porque eles não sentiram, não entenderam.

Ao mesmo tempo, foi angustiante o ver tão alheio em relação a situação que fora colocado.

Doía saber que as coisas não eram tão simples como ele gostaria, ou pensava.
Doía ainda mais ver a pureza dos pensamentos dele, imaginando sempre que as coisas podiam melhorar ou que "os soldados não eram maus".

Gosto desse livro para refletir sobre o quão cruel a humanidade pode chegar a ser, mas também para lembrar de que é possível encontrar paz em meio ao caos; como Bruno encontrou Shmuel para melhorar seus dias em Haja-Vista. Até o fim.
Jandê 12/03/2022minha estante
Chorei copiosamente. No filme também ?

pérola 12/03/2022minha estante
Te entendo! Não sei como tive forças para falar sobre o livro depois que finalizei a leitura. Na verdade, não sei se acabei o livro ou ele me acabou.

let.warnette 12/03/2022minha estante
me sinto muito desumana pq não derramei nem uma lágrima com esse livro, mesmo antes de ler já tinha tantas críticas para ele que já comecei odiando

pérola 12/03/2022minha estante
Mas não há problema algum nisso, Let! A propósito, que parte lhe desagradou? É bem chato ter essa quebra de expectativa mesmo, mas fiquei curiosa. Talvez eu tenha ficado feliz demais pelas recomendações que recebi.

let.warnette 12/03/2022minha estante
só achei algumas coisas incoerentes, tipo o menino não saber nada sobre nazismo, conseguir entrar em um campo de concentração sem ser visto, além de que só a morte do menino alemão é sentida e não as das outras milhares de crianças que morreram também. Mas realmente acho que esse livro trás muitas reflexões boas