Irmã outsider

Irmã outsider Audre Lorde

Resenhas - Irmã Outsider

Erikcsen 05/09/2021

Um abraço em cada palavra
Nesse compilado de textos, Audre Lorde desabafa seus sentimentos e sua vivência enquanto mulher, negra e lésbica de sua época. Ao mesmo tempo, nos obriga a prestar atenção que aquele tempo ainda perpetua nos dias de hoje. O feminismo ainda não é plenamente interseccional e o liberal, infelizmente, ainda perdura; o racismo segue estruturando as relações sociais e políticas; e a lgbtfobia continua fazendo vítimas.

O olhar de Lorde para as mazelas humanas, que também são suas e, em diferenças medidas, nossas, reforçam a necessidade da unicidade da luta e da educação libertadora. Se existe algum tipo de liberdade, que seja garantida, ainda que através da luta e da revolução.

Quem lê Lorde nunca está só!

Juliana 02/02/2024

Uso a Audre Lorde como referência há alguns anos por causa do seu ensaio, que está nesse livro, chamado "A Poesia não é um Luxo", inclusive muitos planos de aula pensados a partir desse texto...

Acho que Irmã Outsider é um dos livros que mais me fez pensar dentro das obras feministas que eu li. Ele não é exatamente sobre análise de história, debate de conceitos, mas ele fala um pouco sobre a forma que existimos no mundo.

Mais especificamente, como mulher negra, Lésbica, Socialista, Lorde narra experiências sobre Granada, URSS, sobre ser uma mulher negra, linguagem, relações humanas. É tudo muito forte, maravilhosamente escrito e nos faz olhar para a vida com novas lentes.

Acho que o mundo seria melhor se a gente levasse ele mais adiante

Rakell 23/01/2023

Um outro olhar, uma outra perspectiva para o feminismo
Meu TCC foi embasado a partir do ensaio "Usos do erótico". Desde então, procurei conhecer mais de Audre Lorde.
Um dos ensaios dela fala sobre a necessidade da poesia.
A poesia evoca vários sentimentos. Eu pude sentir a dor em suas palavras.
Eu pude sentir ódio.
Mas, também consegui sentir o amor que ela sentia ao escrever.

Audre Lorde, suas palavras reverberam, ainda hoje!!

Leiam!!! Esse livro é forte, pesado, sentimental, é necessário. ?

bobbie 22/04/2022

Reflexões acerca do racismo.
Este livro é uma coletânea de textos dessa poetisa e professora universitária norte-americana negra e lésbica, que ao longo da vida sentiu o racismo rasgar sua carne em camadas de gênero, raça, classe e sexualidade (e acreditem, isso é MUITO). Como informado, ela foi uma poetisa, e se mostrou um tanto "insegura" de colocar no papel essas reflexões em prosa, dado que não era sua área de domínio. Mas Lorde foi muito bem sucedida. Reunindo falas em simpósios/congressos/encontros e textos "descompromissados" (ainda que eu tenha jogado este adjetivo aqui de forma completamente aleatória, no sentido de que foram textos escritos "apenas" para reflexão), ela consegue nos dar uma ideia dilacerante do que é nascer, crescer, viver e enfrentar a perspectiva da morte num corpo subalternizado socialmente por diversas camadas de preconceito cruel.

huntzbergf 21/04/2022

olha pessoal vou dizer é uma obra prima
não sou a maior fã de poesia e afins mas tive que ler esse livro porque era uma das leituras obrigatórias da faculdade e acabei me apaixonado totalmente pela audre e sua escrita. ela consegue ser direta e tratar de coisas doloras de uma forma tão bonita que não tem como não se envolver e sentir o que ela sente também. nunca tinha ouvido falar dela mas acredito que a partir de agora ela se tornou uma das minhas autoras favoritas.

luizavidal 04/09/2022

Genial
Lorde é extramente necessária em cada ponto que ela aborda nesse livro. Simplesmente uma leitura socialmente urgente. Que possamos apreciar o dançar das palavras e do (auto) conhecimento pelas suas obras.

Ana Luiza Silva 09/08/2021

Irmã Outsider é uma leitura obrigatória para quem está começando a estudar sobre feminismo negro e também para quem é veterano/a nesses estudos. A Audre Lorde não poupa seus sentimentos na hora de expor análises precisas sobre a ação do racismo e do patriarcado sobre os corpos negros e femininos nos Estados Unidos. A autora também escreve várias vezes ao longo do livro sobre os chamados "países de Terceiro Mundo", que sempre são atingidos pela política imperialista dos Estados Unidos, em uma escrita profundamente dolorida e certeira. Recomendo demais a leitura!

Letibrbsa 17/07/2023

Aprendi muito com esse livro, cabe a nós, brancos, lermos escritoras negras para de alguma forma fazermos parte da luta.
Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!

Paulinha 27/04/2024

Essencial
Audre Lorde é incrível, mulher negra feminista, ler ela é quase como conversar com ela, tão aberta, tão sincera.
Deixou um legado inegável, vale a pena ler seus poemas, seus pensamentos, refletir com ela.

Thalita 16/01/2022

Meu cinco estrelas!
Costumamos dizer sobre algumas autoras que elas escrevem o que sentimos e não conseguíamos colocar em palavras. Pois bem, a leitura de irmã outsider pra mim foi diferente, Audre Lorde consegue escrever sentimentos que eu nem sabia que sentia, que eu não conseguia acessar e que aos poucos ela vai descortinando de forma muito sincera e cirúrgica. Não é uma obra para se ler de uma vez, e com certeza é uma obra que precisa ser revisitada em diferentes momentos da vida. Ela fala sobre amor, raiva, classismo, machismo, lesbianismo, maternidade, racismo? Enfim, só lendo pra sentir.

Wallace17 19/12/2021

Monumento Audre Lorde
"Estudar a literatura de mulheres negras exige efetivamente que sejamos vistas como pessoas inteiras em nossas complexidades reais"

Comprometimento é conhecer, aprender e apreciar a produção de mulheres negras, em todas as esferas do conhecimento. Tem que ser compromisso de toda pessoa que quer imaginar outros futuros.

Minha experiência ao ler os textos de Irmã Outsider foi arrebatadora. Já faz mais de 15 dias que li, e os textos seguem me acompanhando aonde quer que eu vá.

É como se pudesse escutar a Audre Lorde: "Cara, A POESIA NÃO É LUXO, observe o tanto de coisa inútil que nos alcança, paradas que não nos representa. E aí, qual é o seu grau relacionamento com as pretas? Tá buscando as palavras que você ainda não tem para transformar o seu silêncio em linguagem e depois em ação? E sou sua irmã, mano. Não esqueça disso!!!

A cada ensaio lido, a sensação era de estar trocando maior ideia com a Audre. Ela é uma autora propositiva e combativa. Os textos são densos, mas ela tece reflexões interessantes e o mais importante, aponta caminhos para a mudança.

Sentir que ela abriu o coração com muita sinceridade. Sobretudo, quando ela narra os desapontamentos, frustrações e raiva que sentiu na vida por conta de ser uma mulher negra, lésbica e mãe. Contudo, não são sentimentalismos destrutivos, trata-se de uma mulher negra, crítica e inteligente, buscando entender suas complexidades existenciais, dentro de um sistema racista/sexista/classista que a programou para desumanizá-la. A consciência deste cenário desfavorável nos faz visualizar com mais nitidez as violências contra as mulheres negras (e aqui voltamos para o início do texto: "estude a literatura de mulheres negras").

Já estou ansioso para acessar outras publicações da Audre Lorde.

Julia Gusmao 11/05/2021

Uma leitura bem reflexiva, com variações em estilo e teor, uma vez que é um compilado de textos de Audre Lorde escritos e vividos em momentos diversos de sua vida. Super atual e político, é uma leitura imprescindível pra repensarmos como nos colocamos no mundo e como nos relacionamos umas com as outras. Indico demais.

Alexia201 28/01/2021

Um livro para se ter ao lado da cabeceira da cama
Audre Lorde é uma mulher, é negra e é LGBT, dentre as interseções que circundam a sua vida, ela nos ensina sobre feminismo, sobre maternidade, sobre ser uma mulher lésbica e negra em um contexto repleto de preconceito e acima de tudo sobre resistência, através de seus escritos e de sua poesia.
Com Audre Lorde eu aprendi sobre o poder da minha voz e da minha raiva, entendi mais sobre sentimentos que antes não sabia nomear e como não era errados senti-los.
Esse livro é primoroso e deve ser lido por todos.

anaranzi 07/10/2020

Forte e sensível
A vida de de Audre Lorde é arte, e sua escrita imita a vida. Com narrativas assertivas e poéticas, ela nos faz pensar a mulher negra em nossa estrutura social racista e sexista.

Angel 26/05/2020

pelo amor de deus vá ler esse livro!
todas as pessoas do mundo, sobretudo mulheres, devem ler esse livro.
precisamos construir narrativas sobre as nossas vidas e aprender a dialogar umas com as outras