VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

Stefani 22/01/2022

Mais suspense que terror
Foi legal mas esperava mais.
Teve pouco terror como achei que teria e é algo mais voltado para o suspense.

Gosto de histórias que tem espíritos ou maldições mas as melhores sem dúvidas são as de terror humano como Bicho papão (a melhor) e Firestar Videolocadora.

Não entendi Interseções, a proposta e a explicação da história ficaram soltas.

Por que a história do Whey Protein se chama assim???

Nane 31/01/2022

Muito bom!
Livro de contos de horror de autor Nacional. Em livro de contos é normal alguns se sobressair a outros, alguns gostei muito outros achei que ficaram a desejar. Há muitas situações sinistras ao longo do livro, e os últimos contos para mim são os melhores.

Vitória. 14/05/2022

é... vale a pena.
Tem uns contos muito chatos mas tem outros que são bem legais, pra mim até que valeu a pena mas não leria novamente. Acho que o meu favorito foi o Senhora Shin.

Gabrielly 26/02/2023

A vídeo locadora de três rios
Esse livro tem um ar nostalgico, volta-se ao horror em uma forma conceitual. O pano de fundo, aquilo que liga todos os 18 contos desse livro, é a cidade de Três Rios e o VHS.

Temos nesse livro alguns contos excelentes, que me fizeram refletir sobre minha fé e conduta, alguns contos que me embrulharam o estômago e aterrotrizaram e outros que não foram tão bons.

O saldo ainda é positivo. É uma excelente antologia de contos. Viva os autores de terror nacional.

invisiblestring 23/03/2023

Os contos me pareceram bobos e sem sentido, longe de assustar :/ um ou outro ainda se salvam, mas no geral não me prenderam.

Gabriel.Ayres 28/06/2022

Sensacional!
Uma grata surpresa para a literatura nacional está sendo essa nova leva de escritores de terror. Em meu primeiro contato com César Bravo e a cidade de Três Rios, pude acompanhar várias histórias de prender a atenção e que conseguem ser bem amarradas em poucas páginas! Não posso dizer que amei todas, mas, mesmo as que não (e foram pouquíssimas), possuem seu valor (e um ótimo enredo). Já estou ansioso para ler as outras criações do autor desse universo e de olho nas suas próximas publicações! Sobre o livro em si, apesar de trazer o nome "horror" na capa, conta poucas histórias que sejam realmente embasadas no horror como sua fonte principal de enredo, trazendo muito também de mistério e alguns casos policiais nessa mistura. O personagem principal é a própria cidade e funciona muito bem como fio condutor principal de todas as histórias. Sensacional!
Marina.Dantas 28/06/2022minha estante
?????? muito top!

ErikaSaanvi 08/02/2023

Medo
Morria de medo lendo cada conto, passei uns bons dias dormindo com alguma luz ligada no quarto. De todos os contos só não gostei muito de uns três ou quatro de resto amei todos.

Ariihh 29/07/2022

Mistérios e sangue?
Gostei muito de ler cada história desse livro, a cada página você fica mais curioso e descobrindo as conexões com cada história. Muito horror, suspense e mistérios, mas tudo no seu momento certo. Muito bom para quem curte gêneros de terror.

Carla513 26/08/2022

VHS
Apesar de ter gostado mais de Ultra Carnen (minha primeira experiência com o escritor), esse é tbm um ótimo livro, alguns contos são mais pesados e assustadores do que os outros, mas no geral é uma excelente leitura.

Lucas 13/09/2022

Uma grata surpresa
O livro é perfeito em todos os sentidos. As histórias possuem um ritmo que te prende desde o primeiro parágrafo e aliado a playlist, a experiência é mais imersiva ainda.

hilljmo 01/10/2022

Telefone sem Fio
A coletânea de Cesar Bravo inicia com uma interessante premissa que simula o que seria a deep web sem a web, a partir disso os contos se mantem conectados geograficamente e por pequenas citações entre as histórias. As histórias todas têm um viés sobrenatural, porém também se utiliza da psique humana para estabelecer suas narrativas dentro do espaço reduzido que elas apresentam.
Cada uma das 18 histórias tem sua linguagem própria (embora escrita pela mesma pessoa) e conseguem se diferenciar bem uma da outra, fazendo disso uma parte de sua característica que as tornam únicas. Há histórias mais interessantes do que outras como em qualquer coletânea de contos. Ainda que todas mantenham um padrão estimulante que nos prende para descobrirmos quais são os mistérios e explicações por trás do macabro, em alguns contos a crescente de tensão é muito bem construída e acabada levando a um lugar comum, que não chega a ser anticlimático, mas acaba não correspondendo a expectativa gerada ao começo do conto.
Além disso, a maneira como o livro é vendido e o início dele passam uma ideia equivocada do que pode se encontrar no livro. A história da locadora parece que irá nos levar por uma trama no submundo de vídeos caseiros que acabam se tornando bizarros, mas pouca é a ligação com as histórias encontrada aqui; a localização geográfica faria mais sentido como agregadora na hora de propagandear o livro do que a questão das fitas. E, embora haja um prazer em fazer essas ligações entre as histórias que se passam num mesmo mundo, depois de um tempo torna-se cansativo não encaixar as peças nessa parte central que nomeia o livro.
Portanto, VHS é uma coletânea de contos instigantes e estimulantes, muito bem escritos, mas que sofre com esse efeito de telefone sem fio, que vai criando palavras (contos) diferentes a cada capítulo, mesmo que estas sejam intrigantes, ainda se afastam da ideia central.

Olive oil 02/10/2022

São Paulo tá meio diferente ?
César Bravo fez uma das coisas mais difíceis em contos de terror. VHS ( verdadeiras histórias de blood) se passa na fictícia cidade de Três Rios em Sp no meio dos anos 80 e daí pra frente se desenrolam 18 contos em só 288 páginas. E olha... não decepciona, lembrando que tem muita coisa bem gráfica. E já dizendo que o meu preferido tem 5 páginas e fala de uma galinha (não se engana soldado ?)

Darkside capricha demais nessa edição, conta com notícias, reportagens, fotos da cidade, de personagens e de estabelicimentos que fazem parte das histórias.

As músicas me incomodam um pouco, geralmente porque as mencionadas são todas americanas e isso me tira um pouco daquele sentimento de " Brasilzão" ,mas ainda assim é uma ótima pedida e detalhe: as musicas são boas e tem haver com o que tá sendo contado.

O fato dessas narrativas coexistirem ao mesmo tempo, torna tudo muito envolvente com essa caça de referências e ajuda muito nesse sentimento crescente, de algo maior chegando aí.

Nesse universo do César também entram Ultra Carnem e Dvd, outras ótimas pedidas desse trem macabro.

kohler 16/10/2022

não entendi nada
descobri agora que são vários contos e não uma história só
faz mais sentido
achei em geral bom, um ou outro conto meio meh, mas bom

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 01/11/2022

Vale a pena ler esse livro?
Nessa obra vamos visitar uma região muito peculiar e marcada por acontecimentos inexplicáveis, a cidade de Três Rios e suas vizinhas.

"Algumas cidades crescem sobre areia e pedra, outras como Três Rios, crescem sobre ossos"

Contando com um total de 18 contos, cada um com estilos narrativos e personagens diferentes, o leitor pode montar o quebra-cabeça macabro de um dos lugares mais assombrosos da terra. Assim, podendo conhecer os maiores vilões, as vítimas mais inocentes, criaturas assustadoras e as origens da maldade mais profunda que pode existir na humanidade.

Bravo é um dos meus autores favoritos e nada nessa leitura é entregue de bandeja, é preciso ficar bastante atento para ligar as peças e associar personagens e fatos que vão se revelando. Mas independente do quanto eu prestei atenção e me esforcei para identificar as raízes do mal, o final me surpreendeu com uma resposta que fez todos os demais contos terem um sentido, uma nova perspectiva (principalmente o primeiro conto, teorias da minha cabeça).

Depois de ter favoritado Ultra Carnem, já estava com bastante expectativas para VHS, e posso considerar que essa leitura valeu muito a pena! Inclusive indico bastante para quem gosta de horror e não teme cenas com muito gore!

VEJA MEU POST COMPLETO NO INSTAGRAM @lendocomanatureza