VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

elainegomes 14/03/2021

Contos que te levam a uma viagem
Sem volta à cidade de três rios no interior de São Paulo.

Sem volta pois o livro acaba, mas três rios ficará impregnada em sua mente.

Baita experiência de um autor de horror nacional Fantastico.

Os contos podem ser lidos independentes, funcionam por si, mas as conexões colocadas em cada conto tornou a experiência ainda mais especial.

Elvis23 31/10/2023

Fitas Macabras
"VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue" é um livro de terror escrito por César Bravo. Ele apresenta uma coletânea de contos macabros e assustadores, todos com uma conexão com antigas fitas VHS. Cada história mergulha o leitor em um mundo de horror, explorando temas como o sobrenatural, o macabro e o desconhecido. O autor tece uma teia de narrativas que capturam o medo e o desconforto, fazendo com que os leitores mergulhem em um universo sombrio e repleto de suspense.
CaAque.Fernando 31/10/2023minha estante
Me remete muito à estética do Analog Horror

Lucy Batista 26/06/2023

Qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência
É um livro muito bem montado, capa, contra capa, ilustrações, são elementos que nos traz a nostalgia de quando assistíamos filmes em VHS.
No começo temos uma imersão no local, cenário de onde se passam as 18 histórias relatadas, através de manchetes de jornais. O principal local é a cidade de Três Rios, e tudo que acontece nos relatos contados aqui, foi desencadeado por causa de um matadouro aberto lá.

As histórias são contos com personagens individuais, podemos considerar que são núcleos, pois apesar de não estarem relacionados, de alguma forma os personagens se conhecem ou têm conhecimento do que aconteceu com os demais.

Desses 18 contos o que mais gostei foi Zona de Abate: - Matadouro 7, onde um dos seguranças do matadouro relata como acontece os abates dos animais, só que nessa história vai muito além de abate de animais. Porém eu senti uma crítica com o descaso que as pessoas tem com o meio ambiente.

Porém o conto Talheres de Ossos do Rei Invertebrado achei que ficou a desejar, tem muita semelhança com a realidade, mas faltou o tal sangue prometido do título e que tem nos outros contos, e nem final surpreende para pelo menos nos fazer refletir.
Lucas1429 26/06/2023minha estante
Ufa que bom que gostou porque os últimos contos eu quase desisti ?

Amanda 30/01/2021

Regional tem qualidade sim
Estava acostumada a ler terror e horror de autores internacionais.
Cesar Bravo me surpreendeu positivamente.

Para quem viveu na década de 80 o livro toca em partes mais profundas.

Melhores contos
Bicho papão
Interseções
Jezebel
Torniquete

E o melhor de todos:
Whey Protein!

Confesso que não botei fé pelo nome estranho.. mas que conto meus senhores... Que conto!

Déia Madden 25/03/2020

Uma obra prima nacional do horror
Simplesmente genial. 18 contos muito bem escritos, que nos transporta para a atmosfera fictícia de Três Rios, as histórias se interligam sutilmente, o que é mto legal e traz algo a mais. As ilustrações são mto boas, com mapas e classificados da região. Achei o clima retrô muito bonito e bem feito.
É um livro que se lê rapidamente, pois não dá para parar.
Genial
A darkside mandou com o livro um marcador do resíduo zero, q ficou muito legal e bem feito. Obg darkside pelos brindes maravilhosos sempre.

Andrea 30/09/2021

Verdadeiras Histórias de Sangue foi meu primeiro (e, creio, não o último) contato com Cesar Bravo. Estava bem curiosa com o autor, mas confesso que só comprei este livro porque tinha um vale-presente da DarkSide que eu PRE-CI-SA-VA gastar. Convenhamos: tá quase impossível comprar os livros dessa editora né, ainda mais ultimamente. Não que não valha (apesar da qualidade do texto ter seus probleminhas): a apresentação é um luxo! O livro (de capa-dura, claro) tem toda a estética de uma VHS e, por dentro, tem várias páginas com imagens representando a fita e seus usos, além de muitas (demais, aliás, pro meu gosto) páginas totalmente pretas. Quanto aos contos, ponto positivíssimo para a diversidade de histórias e personagens. Cada conto era uma história inédita e, não fosse um personagem sendo citado ou a localização, nem pareciam acontecer no mesmo universo. Uns contos se destacaram mais, como o Interseções (muito King, gente!) e o da loira do banheiro (que eu não lembro o nome de jeito nenhum), que eu tava lendo à noite, antes de dormir, e fiquei, "eh, nunca precisei ler essas coisas nesse horário, né?", hahaha. O conto da coceira e o da moça se desintegrando dão uma aflição e incomodam bastante (e lembram vagamente outras histórias do King também). O Museu das Sombras foi meio meh, mas lembra demaaaais um episódio de Black Mirror (aliás, sdds, Black Mirror! Por onde Black Mirror? Hahaha); o Jezebel é WTF, mas tem uma galinha gente, maravilhoso demais. Teve uma ou outra coisinha que eu desgostei no livro todo, mas não achei nenhum conto realmente ruim, só teve os menos preferidos. Lembrando que, como é horror, tem gore, tem tortura, tem cenas fortes e impactantes... E eu amei. Ah, e outra coisa que eu achei legal do autor foi ele lidar com estupro (tortura, lembra?) sem cair no rape trope ou detalhar desnecessariamente. Aliás, no conto (que obviamente eu não vou lembrar o nome, hahaha, mas acho que é o último, que é uma sigla), o personagem mesmo reconhece que as mulheres são tratadas com mais crueldade até na morte (você diz a verdade e eu digo obrigada).

TL;DR: um bom [e recomendado] livro nacional de contos de horror, com uma apresentação impecável da editora, mas que poderia ter ganhado uma revisão melhor no texto (como sempre).

Felipe 07/12/2019

O melhor escritor atualmente
A combinação do melhor escritor de terror atual + a melhor editora.

O Cesar Bravo nos pega pela mente e nos arrasta para cada um dos contos, você mergulha e entra na história. O cara escreve muito bem,sempre.

Todos os contos tem uma ligação e são ou são muito bons ou perfeitos. Não tem conto ruim.
Recomendo ler na ordem.

Bicho Papão foi o meu preferido, é o conto mais Cesar Bravo de todos, muito foda, visceral, soco no estômago. Coloca a nossa moral em xeque.

Senti aquele arrepio lendo Chuva Forte e Branco como algodão, algo que só o King fazia, lá no começo.

Fora a nostalgia que o livro traz, com as histórias se passando entre 85 e 95: video locadoras, carros, filmes, música, roupas, tá tudo lá.

É tudo muito crível, os personagens brasileiros. Nós identificamos, nos reconhecemos.
E a cidade de Três Rios: Cesar criou um universo fantástico, Três Rios é a Derry brasileira.

VHS é uma obra visual. Imagino o Rodrigo Aragão dirigindo em uma série baseada nele.
O melhor livro do Cesar.

E o trabalho da Darkside é impecável, cada detalhe da capa, ilustrações, tudo ajuda a melhorar a experiência da leitura.
Fernando.Rodrigues 21/12/2019minha estante
Exato. O livro é muito bom.

Cesar Bravo 28/12/2019minha estante
Grande Felipe, por mais que eu te agradeça pela atenção aos meus livros, ainda estarei devendo. Ainda assim, MUITO obrigado por essa resenha incrível. Abração

Albert Lucas 24/04/2020

É do Brasil
Cesar Bravo nasceu na cidade de Monte Alto, região de Ribeirão Preto, em 1977. Formou-se em farmácia, escrevendo em especial em seu tempo livre. Começou a escrever profissionalmente na internet, sendo fã de histórias de terror desde criança. Em 2011, entrou em um grupo de escritores no Facebook, o C.L.A.E., onde começou a apresentar alguns de seus textos. Escreve principalmente obras de horror e suspense. É considerado o primeiro autor brasileiro exclusivamente dedicado ao terror.

Nessa obra somos presenteados com uma coletânea de contos na qual se baseia no seguinte enredo: Uma locadora de vídeo faz uma promoção onde quem enviar um vídeo caseiro, ganha descontos no aluguel de um filme porém os donos da locadora não esperavam encontrar muitos terrores nas fitas.

Todos os contos se passam na cidade de Três rios e apesar deles não seguirem um único tempo cronológico, eu sugiro que você leia na ordem. Cada história é melhor que a outra e mesmo sendo uma história curta, graças a escrita talentosa do autor, eu consegui me importar com os personagens. As histórias são bem narradas e Cesar Bravo capricha na ambientação.

Em alguns momentos há tanta tensão que me peguei arrepiado e colado às paginas! Praticamente devorei cada conto! E o melhor de tudo é saber que temos um autor nacional com uma qualidade impar! Será que temos um Stephen King brasileiro?
Nota:5

Jeh.jfs 19/06/2023

Rei do terror brasileiro
Quando começa é impossível de largar, a gente fica louco(a) de curiosidade pra saber o que acontece e adora quando surgem as conexões entre os contos. O autor é realmente o Stephen King brasileiro, pois a influência é clara e de certa maneira única.

Gabriel.Lopes 11/06/2022

Boa leitura nacional?
Leitura legal, 2 a 3 contos foram top no requisito sobrenatural( branco como algodão/ três que capturam o diabo/ lugar algum ) e mais 1 ou 2 na questão da brutalidade humana ( centavo da Sra. Shein /bichão papão ) mas alguns contos senti que terminou sem pé nem cabeça ? talvez faça uma releitura, mas será que o próximo livro DVD é melhor ?

@enightlibrary 26/10/2021

Perturbador ?
Cesar Bravo impressionou no quesito horror, o livro começa numa videolocadora e termina com várias historias pertubadoras que foram gravadas em fitas vhs.

Algumas dessas historias foram demais pra mim e eu nem esperava que fosse kkk senti vontade de ?? na do bicho papão.

Depois disso foi tenso continuar, mas achei o livro bom, ainda não tinha ficado assim e vários outros cenários me prenderam na história.

Confesso que não favoritei, mas indico pra quem é 100% fã de horror. Eu sou só uns 50% kkkk e fiquei abismada. O autor é talentoso demais.

Barbara Diniz 24/03/2021

Uma discussão necessária sobre os limites da maldade humana
NÃO INDICO PARA PESSOAS SENSÍVEIS!!

Um dos melhores livros de contos de terror que li nos últimos tempos, um daqueles terrores que nos fazem sentir medo e repulsa do ser humano, da ganância, da inveja, da luxúria, da ira.

Duda 14/09/2021

Melhor livro da vida
VHS é uma coletânea de contos de horror/terror, César Bravo consegue lhe prender de uma forma surreal, você não consegue parar de ler. Três rios é a cidade mais mal assombrada kkkk digo até que o próprio diabo caminha em suas ruas.
Se você tá em busca de um terror gostoso, daqueles que vai te arrepiar até os cabelos da nuca, é esse. Desgraçamento mental delícia!

Cley 26/02/2020

O passado de uma cidade é algo que provoca curiosidade, principalmente quando assuntos questionáveis foram mantidos em segredo. Situada no noroeste paulista, Três Rios é um lugar coberto de segredos, e não importa quanto tempo passe, os mais obscuros surgem causando pânico e medo. As histórias sangrentas se iniciam em uma videolocadora, local singular onde alugam os sonhos e as vidas dos seus clientes.

"Todo ser humano gosta de assistir outro ser humano sofrendo. É coisa nossa, a gente se comove com a dor do outro, então passamos a sentir esse tipo de interesse bizarro."

Histórias que se passam entre a década de 80 e 90 sempre chamam minha atenção. Talvez eu mesmo não consiga explicar o motivo disso, mas a ambientação da época, os costumes, pelo menos para mim, são bem mais interessantes que histórias que se passam no novo milênio.
Bravo teve êxito em escolher uma cidade pequena como palco de suas histórias, um tiro certeiro, tendo em vista que cidades pequenas são bem mais propícias a acontecerem fenômenos inexplicáveis.

“VHS” é livro de contos ou um romance fragmentado, já que determinados contos têm referência a outros. Posso afirmar que, entre as dezesseis histórias contadas, mais de uma te surpreenderá e fará você considerar até que ponto o homem pode ir.
É comum em livros de conto que uns agradem mais que outros. As histórias de cunho sobrenatural não me atraíram tanto, pois não vi singularidade. Em contrapartida, as que tiveram um aspecto mais realista foram os que mais me incomodaram, no bom sentido.

A escrita do Cesar é bastante fluida e objetiva, garantindo que o leitor fique compenetrado na leitura e tenha diversas sensações.
Houveram muitas histórias bem escritas e construídas, mas “Bicho papão” me fez entrar num dilema, e refletir sobre o que é certo e errado. “Torniquete” me conquistou por seu viés psicológico.

Nostalgia, medo, angústia, apreensão e reflexão é o que “VHS” proporciona ao leitor. Uma obra que eleva o horror nacional e agrada os fãs do gênero.