VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

clarinha | @mundi_livros 08/11/2022

Não funcionou para mim
Incrível como alguns livros são queridos por uns e odiados por outros.
Achei a leitura bem fraca, pouquíssimos contos de terror entregaram uma história plausível e intrigante. Estava com uma expectativa totalmente diferente para o livro e elas foram frustradas.
Como sempre a editora fez um trabalho muito bom com a edição, mas não gostei do seu conteúdo, alguns contos foram muito curtos e sem sentido algum, outros ia muito além contatando histórias sem sentido.
Meu primeiro contato com o autor e infelizmente acho que vai ficar por ai.

Kaue Garcia 30/11/2022

Não é meu gênero preferido mas comprei justamente com o intuito de sair da minha zona de conforto! O mais legal para mim foi que os contos são curtos, então quando a história começava a ficar bizarra ou sangrenta demais, uma nova se iniciava! Adorei as referências com vídeo locadoras, amava locar filmes quando era pequeno e relembrar estes momentos foi super nostálgico ao longo da leitura

Thais.Classe 27/01/2021

Desgracamento Garantido
Meu primeiro contato com a escrita do César Bravo e não poderia ser melhor! Adorei muito as Histórias que são separadas e ao mesmo tempo interligadas de uma forma incrível.

Fernando.Rhenius 04/02/2021

Três Rios e a Castle Rock brasileira!!!!
Leitura rápida e sem rodeios. Cesar Bravo conseguiu transformar uma pequena cidade do interior, em um lugar amargo e perigoso.

Quem viveu os anos 80 vai se identificar com vários nomes e significados. Os contos são curtos, envolventes e se ligam.

Diagramação perfeita por parte da DarkSide. Valeu muito a pena.

Nana 23/12/2021

Mano
Mano. Não sei o que falar sobre esse livro. Os contos são ok, é legal de ler. Queria nao ser tão burra pra conectar as histórias e é sobre.

Resenhas Horizon 15/02/2021

Mestre brasileiro do terror
A coletânea de contos do Cesar Bravo me surpreendeu.

primeiro pelo fato de que: eu não gosto de livros de contos. e essa foi a minha primeira experiência boa com algo desse tipo.

os contos me deixaram presa, ansiosa, com o coração disparado e a mente a mil.

senti que faltou explicação em algum deles, mas tirando isso, foi uma experiência muito boa

Mari Lopes 17/02/2021

o terror brazuca que eu amo
VHS – Verdadeiras Histórias de Sangue, é tipo perfeito de terror para todos os gostos! Cesar Bravo, ao longo de 18 contos, mostra com grandeza que domina bem o gênero. Desde o terror sobrenatural ao psicológico (adicione na lista alguns bem pegajosos e sangrentos), conhecemos Três Rios, uma cidade paulista que nos traz calafrios. Tudo começa numa loja de videolocadora, que começa a receber muitas fitas VHS de tudo: aniversários de criança, casamentos e até velórios. Contudo, nem todo o conteúdo é tão normal assim...

O que mais me chamou a atenção foi o formato do livro, construído para parecer que estamos literalmente assistindo as fitas enquanto lemos os contos. Ah, e se você é dos anos 90 e tinha o hábito de alugar fitas VHS se prepare para a nostalgia que certamente você vai sentir! Eu amei cada um dos contos, são pequenos, perfeitos para uma leitura antes de dormir haha, talvez não te traga um bom sono, mas pesadelos são bem prováveis (alerta: ironia). Mas leia com cuidado se voce for um leitor sensível.

Thaise @realidadeliteral 06/03/2023

Três Rios is here!
Conheci a escrita do Cesar Bravo no meio da pandemia. Estava passeando pelos perfis de amigos nos Instagram, vi um concurso cultural na página do @nerdvino e acabei tendo minha resposta escolhida para ser premiada com um exemplar de DVD. E foi Pavor/amor à primeira leitura.

Confesso que demorei mais do que gostaria para pegar outro livro do César pra ler, mas quando comecei a leitura de VHS (sim, li fora de ordem porque sou dessas) me senti em casa nova e LITERALMENTE!

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa ente 1985 e 1995, época de ouro das locadoras de VHS, dos filmes Slashers e tantas outras lembranças boas que nos trazem nostalgia. Mas esse está longe de ser um livro sobre boas lembranças.
Composto por 18 contos que se entrelaçam com a história da cidade de Três Rios, no Noroeste Paulista, essa obra nos traz as várias facetas macabras que uma cidade do interior pode esconder.
Como moradora da região que foi fonte de inspiração para a famosa cidade fictícia deste livro não tenho como não me sentir em casa com essa leitura. O calor latente, as fofocas de cidade do interior, as histórias macabras que passam de boca em boca por gerações, a miscelânea das religiões, enfim, tudo é lugar comum com a minha própria vivência e isso me deixou fascinada e amedrontada na mesma medida.

Não posso deixar de falar de alguns contos que me chamaram a atenção como “Bicho Papão” que me fez questionar muitas coisas, inclusive minha índole, “Torniquete” que foi uma das coisas mais desesperadoras que já li, “Zona de Abate: - Matadouro 7” isso que é um verdadeiro banho de sangue e “Jezebel” que é simplesmente a coisa mais assustadora que já li, entendedores entenderão.

César soube criar uma atmosfera ímpar nesse livro, com histórias que te prendem do início ao fim mesmo causando os piores sentimentos possíveis e a forma perfeita como tudo se interliga no solo amaldiçoado de Três Rios só poderia ter sido escrita por um dos maiores nomes da nossa Literatura de Horror Nacional.

djalmanasc 19/02/2023

Introdução melhor impossível
Meu pontapé inicial no mundo do horror escrito não podia ter sido melhor. VHS (Verdadeiras Histórias de Sangue) de Cesar Bravo me parece a opção perfeita pra quem não tem experiência nenhuma nesse universo, pois aqui existe diversos tipos de terror pra você explorar, entre eles: sordidez, bizarrices, fantasmas, violência extrema, satanagem, bruxaria, horror sensorial e vários outros segredos que não devem sair das portas da região (alerta de gatilho de v1ol3nc!4 s3xu@l ao capitulo 05. Bicho Papão).
O livro contém 18 contos arrepiantes que se passam no município de Três Rios e arredores em São Paulo. O autor brasileiro trás tudo que há de mais sujo, violento, macabro e doentio na cidade, cada gota de sangue escorrida pela correnteza fria dos Rios.

Dezoito viagens bem diferentes uma da outra pelos várias gavetas da cabeça de Bravo. A cada capítulo me fez ficar encantando pela diversidade que ele pôde apresentar, me fazendo querer ler mais mil páginas daquela história. Ao mesmo tempo que queria seguir a leitura, também me fazia estacionar e digerir tudo que aconteceu, tudo que me foi entregue nas últimas orações de cada conto. Aqui ele explora sua genialidade do terror psicológico, tenso e sobrenatural até o extremo gore/body horror. Como ele prende sua atenção narrando detalhes de 10 segundos durante quase uma página inteira sem te cansar, que ao mesmo tempo que te encaixa no ritmo da história, também te deixa angustiado.
Por mais que sejam histórias individuais, onde cada capítulo apresente personagens diferentes, é uma delícia sentir a conexão geográfica entre cada um e como aparece easter eggs de situações e até mesmo em escolha de palavras, como se fosse o Black Mirror de sangue. E a partir dessa aventura incrível, consegui definir o que quero ler durante essa jornada do medo.

Histórias favoritas:
04. Branco como Algodão;
05. Bicho Papão;
09. Torniquete;
11. Lugar Algum;
12. Feitiço em Você;
17. Zona de Abate: - Matadouro 7.

(02.05.2022 - i: djalmanasc)

Agnys 26/06/2021

Excelente
Amei,todos os contos um melhor que o outro, principalmente os últimos são todos excelentes um mais macabro que o outro.

Jeferson.Gomes 30/06/2021

O PANDEMÔNIO HUMANO.
A maldade humana é registrada em VHS's e assistida com ansiedade pelos curiosos sedentos por sangue em Três Rios. Alugadas e vendidas como tráfico e exploradas como um corpo.

Cesar Bravo nos apresenta à crueldade existente oriunda de qualquer região, mostrando que Três Rios é apenas a ponta do pentagrama do diabo que habita em cada um.

Assim como o Bicho Papão, a Chuva Forte e as Intersecções, o presságio da tragédia humana é anunciada todos os dias, anos, décadas e séculos.

Todos são abusados e abusam do seu poder. Transformam a arrogância em um cálice, e a derrota em vitória. Nascem os filhos do caos. Filhos da terra que envenenam como o HSBF6-X e matam em escala produtiva como o Matadouro 7.

Apresento-lhes à Raça que não precisa ser estudada e nem testada para serem maus. Tudo se torna intenso pelo dinheiro e violento quanto um abate, pelo último centavo, mesmo que de uma senhora.

O Feitiço do Tempo "justifica" os erros, e os Talheres de Ossos, perturbam a consciência de quem acha que não está em Lugar Algum. Estamos aonde deveríamos estar com o pacto, as sombras, Jezebel e as próprias escolhas.

Bem-vindo à Cidade do Mestre Cesar Bravo!

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Luane 14/09/2021

Esse livro tem vários contos de terror. Alguns, muito bons! Outros uma grande perda de tempo. Tem que ter um pouco de paciência em alguns momentos.

Mika Busch 18/09/2021

......
Bons contos de terror, com muito gore, violência, coisas doidas e bizarras, não é uma leitura que vá agradar a todos. Pra mim é um ótimo entretenimento que me lembra os filmes de terror dos anos 80. Com certeza vou ler o segundo livro dessa coletânea.