O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério Neil Gaiman...

Resenhas - O Livro do Cemitério

JellS2 18/01/2024

Um livro em que após toda sua família ser assassinada em um crime, um menininho passa a viver em um cemitério e a conviver com fantasmas e ser cuidada e ensinado por um ser que não está vivo e nem morto.

Essa história em quadrinhos é uma adaptação incrível e me trouxe muita vontade de ler a obra original

JellS2 18/01/2024

Parte 2 do livro de Neil Gaiman, onde nil continua em sua aventura morando no cemitério e sendo cuidado por fantasmas e pelo vampiro

Guinna 11/01/2024

Uma família é assassinada, mas o bebê da família consegue escapar do assassino fugindo para um cemitério. Neste local, ele é encontrado por um casal, que resolve cuidar da criança, desta forma salvando o bebê do assassino.

Dai Solyom 11/01/2024

As vezes é necessário conhecer a morte para viver a vida
Que livro incrível, incrível, incrível!

Me lembrou muito a sensação que eu tive ao ler O OCEANO NO FIM DO CAMINHO.

Um prazer de leitura a cada página.

Nosso protagonista é excelente, Nin é ingênuo, curioso, interessante, desbravador e não deixa de ser criança, uma criança que vive intensamente ao redor da morte.

As várias histórias dos espíritos são incríveis. Silas o protetor é genuíno, a bruxa Liza é encantadora, é muito fácil se apaixonar em todos os capítulos.

Ninguém Owens não é real, mas eu gostaria de ser amiga dele se ele fosse.

Mais uma obra com o selo Neil Gaiman de qualidade.

Bruna Coutinho 30/12/2023

Que final, hein...
Tenho um problema com os livros do Gaiman. Ou não gosto do final ou não gosto do começo. Acho que a única exceção até agora foi Deuses Americanos, que simplesmente odiei e abandonei, mas, fora isso, um ou outro sempre vai me estressar.

Quando o problema está no começo e eu insisto mesmo assim, a chance de que eu goste da história é bem grande. Mas quando o problema tá no final, nossa...

Primeiro que esse livro não foi bem o que eu esperava e demorou um pouco pra me pegar.

É como se eu estivesse acompanhando uma série procedural, que cada semana conta uma história, que você não precisa ver o capítulo anterior pra entender o capítulo atual, sabe?
Que tem uma história que conecta a temporada toda (livro todo, no caso), mas ela é desenvolvida em capítulos específicos. E se você quiser, pode assistir só o capítulo um, o meio da temporada e o capítulo final e vai ser o suficiente para entender a história como um todo. Faz sentido?

Talvez Gaiman tenha escrito esse livro já pensando na adaptação, então decidiu deixar o mais fácil possível para o futuro roteirista, não sei (ainda assim, sempre vai existir a chance de estragarem tudo na adaptação).

Isso, por si só, já tornou difícil me conectar com a história contada, mas o final me deixou indignada.

### SPOILERS DO ÚLTIMO CAPÍTULO ###

É dito que tal coisa (o spoiler é sobre o último capítulo, não o penúltimo kk) vai acontecer quando Nin se tornar adulto. Aí no último capítulo Nin tem 15 anos e eles estão falando que ele já é um jovem adulto, não precisa mais da proteção do cemitério. Deram uma mala com as coisas dele, dinheiro e um passaporte, um beijo e um abraço, e ele foi embora!

Gente, 15 anos! Mesmo que eu tenha entendido errado e ele estava prestes a completar 16, ainda assim. Ele viveu a vida toda no cemitério, não tem ninguém fora dele, ele vai pra onde? Vai morar a onde? Vai se sustentar como? Ele não tem estudos!

Ele falou que vai visitar vulcões e desertos e o escambau. Pelo amor de Deus, não vai levar nem um ano pra esse menino virar um sem teto! Esse final é horrível!

### FIM DOS SPOILERS ###

Enfim, foi a última leitura do ano. Por um lado tô bem feliz com o número de livros lidos, por outro tô bem triste que deixei esse por último kkkk

Vitoria293 29/12/2023

Neil Gaiman deu o nome nesse livro. Simplesmente. Requer atenção aos detalhes, mas a história é muito envolvente, me encantei pela história de Ninguém Owens.

Aline Araujo 17/12/2023

Nin e Silas >>>>>
Achei a premissa do livro fantástica! A construção dos cenários e apresentação dos personagens foi muito inteligente.

Nin e Silas têm todo meu coração! A única coisa que eu não gostei foi a chata da Scarlett surtando no final, mas nem isso estragou o meu amor pelo Nin e pelo Silas (eles são incríveis!)

Adorei e recomendo muito! É super rápido e divertido.

ThayAvalon 16/12/2023

Relido , e amei , da primeira vez q eu liem 2020 eu n sei pq Ms eu n gostei kkkk, mas dessa vez eu gostei muito me conectei melhor , e agora tenho o segundo volume pra continuar essa história muito em breve !!

helmalu 21/11/2023

O livro do cemitério
Nin é o único sobrevivente e sua família toda dói assasinada. Ele passa a morar no cemitério e ser protegido por Silas. Ao passo que Nin cresce e amadurece, entende mais sobre sua família e descobre que existem pessoas atrás dele para matá-lo, por conta de uma profecia.

Bom, isso resume muito resumidamente. A história é tão rica em detalhes, tão bem ambientada. Os personagens são todos uns queridos, interessantes.

É uma leitura fluida e entretém demais. Apesar do ambiente e dos temas, é uma leitura leve e não dá medo. Achei o final meio apressado com uma solução muito ?fácil?, sabe? Mas deve ser pq é um livro infanto-juvenil.

bardo 10/11/2023

E o segundo volume confirma as impressões do primeiro, mesmo sem ter lido o livro original o material apresentado na HQ trás o essencial da história e instiga o leitor a desejar ler o livro caso ainda não o tenha feito.
Me parece entretanto, que a HQ funcionaria melhor num volume único ou com uma divisão ligeiramente diferente de capítulos, talvez esta começando pelo Interlúdio. Sendo um volume de conclusão muitas coisas são explicadas, mas algumas ficam em aberto, provavelmente pelas restrições de espaço. A conferir se no livro esses pontos são melhor desenvolvidos e explicados.
Tive a impressão de que a resolução foi um pouco corrida, talvez efeito da divisão desigual de capítulos bem como o fato de alguns incidentes serem omitidos e posteriormente comunicados ao leitor. Ainda assim a conclusão tem cenas muito boas e passagens que devem emocionar o leitor.
Em suma temos aqui uma adaptação muito interessante e mesmo não tendo lido o livro original a publicação consegue se fazer instigante. Uma história que tem seu encanto e é a seu modo um romance de formação no gênero fantasia, vale a leitura. Cabe ainda elogiar a arte que é muito bonita e com uma grande riqueza de detalhes.

bardo 10/11/2023

Como estou fazendo o caminho inverso lendo a adaptação antes do livro original não tenho como avaliar se esse primeiro volume é uma boa adaptação ou não. O que dá pra dizer que é as seis histórias contidas nesse volume contém o essencial para que caso o leitor não tenha lido a obra original fique pelo menos curioso.
Cada capítulo da HQ se refere a um capítulo homônimo do livro, cada um ilustrado por um artista diferente. percebe-se algumas diferenças no traço, mas cada proposta harmoniza perfeitamente com as demais.
Por trás de um texto enganosamente simples, muitos temas são tratados como infância, educação de filhos, preconceito, relação entre crianças e adultos, desigualdade social e apagamento histórico, entre outros. Conforme avançam os capítulos a história vai ficando mais densa e aparecem elementos folclóricos não tão conhecidos de nós brasileiros.
O último conto antes do interlúdio é de uma beleza poética que para os que conhecem o tema é difícil não se emocionar, principalmente por um elemento de exclusão apresentado. Mesmo sem ter lido o texto de origem cabe elogios à graphic, que apresenta um projeto gráfico muito bonito e encanta o leitor.

Rafael.Tadeu 26/10/2023

Mais um do Gailman que adorei conhecer.

A escrita como sempre imersiva e impecável,te faz entrar na história e psrecer que faz parte daquele mundo,naquele momento.

Só não achei 5 estrelas pois o final foi um pouco corrido e fácil,talvez por ser um livro infanto juvenil,tenha sido a melhor escolha,mas eu queria um pouquinho mais do Clímax do livro.

Naiara 11/10/2023

O livro do Cemitério
Ler esse quadrinho foi muito bom. Depois de ler o livro em forma escrita vim dar uma conferida nesse hq e foi muito bom.