Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Jão 31/01/2023

?Paradigma? é apenas outra palavra para um modelo
Amo o filme, e quando descobri que era baseado em um romance e que o próprio escritor trabalhou no roteiro, me deu muita vontade de ler. Mas achava que por ser grande o livro seria maçante, pq só pensava no roteiro do filme. Mas o livro é muito mais que uma história legal de dinossauros, bem mais denso e profundo. Uma perspectiva completamente diferente do filme.

Samara 31/01/2023

Jurassic Park
O livro é totalmente diferente do filme, totalmente diferente do que eu imaginava.
Não sei dizer exatamente o que achei, mas gostei de ler e ver essas diferenças entre o livro e o filme, e isso me prendeu demais em algumas partes.
Os personagens que são diferentes, a trama, tudo é muito interessante.
Recomendo?

jraulim 27/01/2023

Inacreditável
Em minha ingenuidade achava que fosse igual ao filme, com algumas modificações.

Claro que sabemos que o livro sempre é melhor que o filme, e comecei a ler com essa expectativa.

Qual não foi a minha surpresa logo nas primeiras páginas! Não é apenas melhor que o filme, é muito mais que isso!

Você entra em uma imersão ambiental indizível. Sem contar que o perigo é bem mais explorado e sempre fica aquela tensão no ar.

As explicações de biologia e até de tecnologia da informação usadas são perfeitas. Claro, há a exceção da verdade ali, tudo no mundo da ficção.

No mais, o livro só não é perfeito porque acaba.

Daniela742 24/01/2023

Jurassic Park
Que livro bem feito!! A construção de mundo é perfeita, os personagens são bem estruturados e a parte que trata de ciência é muito acessível e explicativa.

Pra quem já conhece e gosta do filme vale muito a pena conhecer também o livro. A história é imensamente mais complexa e completa e com acontecimentos totalmente diferentes.

Fiquei surpresa em como consegui ficar imersa nessa história. Era como se eu fosse um dos personagens: deslumbrada pelo parque, curiosa para entender como tudo funcionava, doida pelos dinossauros e sofrendo demais nas cenas de ação.

_boraleo 23/01/2023

Gostei bastante
Um ótimo livro, para quem gosta dos filmes de Jurassic Park, pois se trata do material original.
O livro traz uma expansão e contrução de mundo muito instigante, com situações de perigo realmente empolgantes, foi muito divertido e tenso ao mesmo tempo.

Daniel 21/01/2023

Filme marcante, livro quase lá.
Jurassic Park é sem dúvida um dos filmes que marcou minha infância e juventude. Além de que envelheceu muito bem. O livro é outra história. Tentando não fazer comparativos ou paralelos com a outra mídia, eu me senti transportado para a Isla Nublar. Acompanhei cada personagem com expectativa e pude identificar as mudanças e os amálgamas que foram feitos em favor da simplificação para a telona. Realmente gostei e daria cinco estrelas se a história tivesse terminado alguns capítulos antes, pois me pareceu que o livro tem duas conclusões, e a primeira é mais satisfatória.

Yanka 20/01/2023

meu deus do céu que criança chata
nunca vi o filme e comecei pelo livro, gostei principalmente dos primeiros 40%, antes da tragédia acontecer. Cara, que menina insuportável, é uma personagem que não serve pra muita coisa na trama além de reclamar, me incomodou muito. Mas a premissa é ótima, me animou a ver o filme.

Nando.Marola 19/01/2023

Meu livro preferido!
Nem sei quantas vezes li esse livro! rs já tive umas três versões dele. Gostoso de ler, simples e expande ainda mais o universo do Jurassic Park para quem conhecia só os filmes!

lucasdasfadas 17/01/2023

Leitura interessante e envolvente
Uma ficção científica muito interessante que usa o plano de fundo de um milionário trazer dinossauros de volta a vida para falar sobre a ciência apropriada pelo lucro, a desigualdade social, a desigualdade de gênero e para desmitificar o poder que a humanidade acredita ter sobre a natureza.

Longa 16/01/2023

Ler o livro depois de já haver visto o filme acabou tirando um pouco o encantamento dos conceitos apresentados pelo autor. O grande apego ao roteiro do filme faz com que as situações do livro, bem mais aprofundadas e complexas, façam parecer exageros.

Dheyvison Jr. 16/01/2023

Surfando na arrogância de um milionário
A leitura do material de Crichton é muito simples e dinâmica, seu estilo é muito comparado ao de Dan Brown, embora ele claramente tenha mais conteúdo a discutir e estilo literário. A apresentação dos personagens é bastante rica e quando eles aparecem têm uma recepção calorosa, típica de rockstar, em especial claro, Ian Malcolm, o matemático que brinca com o estereótipo de James Bond.
O livro já começa agressivo, descrevendo um bocado de violência e já denotando um pouco do que Crichton esperava de seu romance. Aliás, há uma timidez atroz do texto em chamar as criaturas de qualquer coisa que não lagartos, uma vez que as primeiras criaturas descritas nessas páginas são bastante pequenas. Além disso, a Costa Rica era desmatada, o que provocava um êxodo de animais, o que propiciava também a chegada de novos moradores, os tais lagartos, que também eram acompanhados de outras preocupações, como a dos vírus que acompanham os lagartos, prejudiciais inclusive para os humanos.
Há um sub-capítulo, chamado Destruindo o Mundo, ele é dos mais curtos, tem apenas três páginas, mas tem nele das melhores discussões do livro, com Malcolm dando uma bronca em Hammond que teme que suas criaturas destruam o mundo. Para o matemático, o magnata é arrogante, acreditando que seus animais artificiais são capazes de dar fim a um planeta que sobrevive a bilhões de anos e que suas intervenções não seriam capazes de mudar isso agora.
Gleidson 16/01/2023minha estante
Excelente, Dheyvison! ??

Biaâ¡ 16/01/2023minha estante
Ótima resenha! Não espera que o livro fosse assim como descrito!??

Dheyvison Jr. 16/01/2023minha estante
Vlw Gleidson ?.
Pois é Biaâ¡, Esse livro é sensacional, Crichton fez uma pérola. Recomendo pra vcs essa leitura.

Luuizafkr 15/01/2023

Adorei
Claro que eu já conhecia a história pelos filmes, mas com certeza o livro é mil vezes melhor. Adorei a riqueza dos detalhes e a história é muito bem contada. Amei muito ?

manuela222 15/01/2023

"Existe um problema com aquela ilha. Ela é um acidente esperando para acontecer"

Os Dinossauros nunca foram um dos meus assuntos favoritos para conversar. Apesar da curiosidade e o sentimento de irrealidade ao pensar sobre a existência dessas criaturas, meu interesse por eles não ultrapassou isso. Como prova disso, nunca assisti os filmes da franquia inspirada nesse livro.

Ter um contato mais aprofundado com esses seres a tanto tempo extintos através da leitura de Jurassic Park foi uma experiência única! As descobertas sobre os comportamentos dos Dinossauros junto com os próprios personagens foi muito interessante e diversas vezes durante a leitura parei para ir pesquisar sobre algum detalhe de uma espécie e me via mais intrigada a cada capítulo.

As explicações sobre engenharia genética e manipulação do DNA foram descritas com tamanha realidade e embasamento científico que me despertou o receio de verdade de que um dia os dinossauros um dia possam ser trazidos de volta com esse método kkks

Esse foi um livro completamente fora da minha zona de conforto e que me trouxe diferentes sentimentos durante a leitura. Por diversos momentos, fiquei imersa nas situaçãos de perigo eminente em que os personagens estavam passando, completamente aflita e angustiada junto a eles. Em outros, pude refletir com as explanações teóricas e repensar alguns conceitos.

Jurassic Park com certeza será uma história que ficará na minha memória por um bom tempo! Vou correndo ver o filme e ler o próximo volume ?
Brooklin 06/12/2023minha estante
Comentam bastante que esse livro ressalta mais o terror do que os filmes

manuela222 06/12/2023minha estante
@Brooklin
simm, apesar de no livro ter várias cenas de suspense tbm kks