A Trilogia Tebana

A Trilogia Tebana Sófocles

Resenhas - A Trilogia Tebana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cyntia 05/01/2022

?não me pareceu que tuas determinações tivessem força para impor aos mortais até a obrigação de transgredir normas divinas, não escritas, inevitáveis; não é de hoje, não é de ontem, e desde os tempos mais remotos que elas vigem, sem que ninguém possa dizer quando surgiram. E não seria por temer homem algum, nem o mais arrogante, que me arriscaria a ser punida pelos deuses por violá-las.? ANTÍGONA

mberquoo 29/11/2021

Um clássico indispensável
A Trilogia Tebana nos traz 3 das 6 peças de Sófocles que chegaram até os dias de hoje, e é leitura obrigatória para quem gosta de Grécia Antiga. Afinal, estamos falando de 3 histórias conhecidas e adoradas pelos gregos, sobretudo os atenienses.

É interessante ver como Sófocles coloca algumas referências em Édipo Rei e Édipo em Colono, remetem a desgraça sem fim dessas histórias. Já que os espectadores já sabiam a história!

Danielle 26/11/2021

Leitura fundamental
As tragédias Gregas são fontes de inspiração e provedoras de temas para diversos livros em diferentes épocas.
Recomendo!
Jesus.Cassiel 26/11/2021minha estante
Como é a linguagem do livro? De difícil compreensão ou é uma leitura leve?

Danielle 26/11/2021minha estante
É uma poesia, o que não é meu favorito. Mas foi de fácil compreensão. A introdução conta brevemente o que acontece no livro, o que ajuda também no entendimento do todo.
Eu recomendo.

Willian.Ferro 25/11/2021

Livro muito bom para nos inserirmos no mundo das tragédias gregas, onde são apresentadas 3 obras de Sófocles.

Interessante que antes de assistirem a essas peças nos teatros, os gregos já conheciam toda a história por trás do enredo. O atrativo não era descobrir o que iria acontecer, e sim como os atos seriam interpretados.

As histórias são muito bem escritas, de forma que o leitor consegue imaginar perfeitamente as cenas e o sentimento de cada personagem naquele momento.

Uma pena que de mais de 100 obras de Sófocles, somente 7 foram resgatas.

JoAo.Padilha 14/11/2021

Edipo reeeei
Historias atemporais, tanto Edipo Rei quanto Antígona nos fazem pensar, pensar profundamente...
Destino, honra, leis, obediência.. uma vasta gama de temas abordados, em uma epoca em que os deuses influenciavam toda uma civilização, além das orientações dos oráculos... enfim, leitura obrigatória.

JéssicaPrado 12/11/2021

"Os sofrimentos são ainda maiores quando autor e vítima são a mesma pessoa." Um dos trechos mais marcantes do livro, quando Édipo descobre toda a verdade sobre suas origens.

Leo 10/11/2021

Neste livro temos os clássicos Édipo Rei, Édipo colono e Antígona, uma coletânea de três das sete peças que chegaram inteira até os dias de hoje de Sófocles.
A primeira peça, Édipo rei, vemos o personagem em busca de solucionar o assassinato do antigo rei Laio. Com diversas reviravoltas ( se você não ler a introdução do livro que contém spoilers) e muita tragédia o final surpreende.
Em sua sequência, Édipo colono, seguimos os acontecimentos da primeira peça, e suas consequências. O personagem central depois de mendigar pela Hélade encontra refugiu em Colono, próximo a Atenas. O mesmo profetiza o fim de seus filhos, agora em combate pelo trono.
Em Antígona, temos a mudança de protagonista, agora segue a história da filha de Édipo, mesmo que a narrativa siga na segunda metade mais o Creomante, está peça assim como a primeira se encerra de forma trágica e rápida, um sucessiva de tomadas de decisões precipitadas leva ao final extremo da obra.

Em resumo, uma galera que precisava de terapia e teste de DNA.

blackymoon 26/09/2021

um ótimo livro para começar a conhecer as tragédias gregas.
todas peças aqui presente são sensacionais, a trama de Antígona nos faz refletir muito bem sobre obediencia à leis dos homens que são mutaveis e a obediência à lei do universo que é imutável.
porém na minha opinião, Édipo Rei é de uma qualidade absurda, minha preferida do livro.

Lalaura 14/08/2021

Livro clássico
Uma tragédia grega, cheia de reviravoltas e suicídios.
Só digo uma coisa uma coisa, tudo se resolveria se eles parassem, conversassem e fizessem terapia kk

amanda 22/07/2021

Finalmente consegui terminar esse clássico depois de muito adiar. Creonte perdendo a família inteira

dia 18/07/2021

A trilogia tebana
Li este livro para a disciplina de ?Teoria da Literatura?, na faculdade. Confesso que nem estava tão empolgada para lê-lo, de início, mas gostei bastante.

Rony 23/05/2021

Tragédias gregas
Comecei a ler mais por conta da disciplina da universidade, mas gostei de prosseguir a leitura. Especialmente por mostrar elementos da mitologia grega. Pretendo ler alguma obra mais geral sobre o assunto.
Quanto as peças, recomendo a leitura. Cada uma delas pode ser lida em uma ocasião. Das três, a mais emocionante para mim foi Édipo Rei. Gostei muito de Antígona também, especialmente pela atitude dela. Já Édipo em Colono foi interessante por mostrar mais as atitudes das divindades gregas.

Lary 20/05/2021

Essencial para qualquer leitor!
Que história incrível, Sófocles é realmente um dos maiores nomes da Tragédia Grega. Neste tomo temos os clássicos ?Édipo Rei?, ?Édipo em Colono? e ?Antígona?. Cada livro apresenta ao leitor um acontecimento importante da profecia designada a Édipo.

Em Édipo Rei, vemos um personagem que busca descobrir o assassino do antigo rei para que sua cidade, Tebas, volte a paz e tranquilidade, mas com a resposta do mistério, vemos uma sucessão de tragédias na vida desse homem que foi uma vítima dos deuses.

Em Édipo em Colono, nos deparamos com um personagem que, após anos mendigando pela Hélade, recebe refúgio e proteção em Colono, local próximo à Atenas, e ali repousa, falece e é sepultado, mas antes disso descreve profecias para seus filhos que buscam somente o poder e o antigo trono do pai.

Antígona, por fim, encerra a tríade com um amplo debate entre Direito Positivo e Direito Natural, visto que ela prometeu sepultar o corpo do irmão e, indo contra todos os éditos do Rei Creonte, o faz. Como resultado, a moça é condenada e morta, acorre que com o arrependimento tardio do rei e a profanação às leis sagradas, os deuses novamente interferem e diversas tragédias acometem a família do rei, bem como ele próprio.

Um dos pontos mais interessantes da obra é o modo como Sófocles homenageia sua pátria, destacando em cada fala inúmeros lugares da Grécia, além de demonstrar sua devoção aos deuses e a importância de honrá-los e obedecer seus ritos.

No tocante a esta edição, a tradução é feita diretamente do grego, cada verso e métrica se encontram bem posicionados, com um texto coerente e notas que auxiliam o leitor na compreensão desta obra de imensa importância para a literatura ocidental.

Isa 08/04/2021

Tragédia Clássica
Leitura realizada para meu grupo de estudos de Filosofia do Direito.
Todas as peças foram lindamente escritas, com passagens tragicas e poeticas ao mesmo tempo. Muito interessante ver a trajetoria de Edipo e por fim sua redenção, de ter aceitado de vez seu destino e suas ações, se responsabilizando. Em Antigona percebe-se o conflito do direito natural x direito positivo. Antigona quer sepultar seu irmao, considerado inimigo do reino de Tebas, contrariando a decisão do rei e seu tio de deixá-lo exposto como forma de castigo.
Apesar de ser um texto antigo, essa tradução está muito boa, com uma linguagem fácil de entender, e com notas que ajudam na compreensão do contexto da época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6