O Dono do Tempo

O Dono do Tempo Renata Ventura

Resenhas - O Dono do Tempo

Clay 24/04/2022

Sem dúvidas o melhor livro da saga, e por mim a parte 3 do volume anterior não existiria e poderia ser substituída por este livro.

Após o lenga lenga, Hugo finalmente entra na floresta e passa por inúmeras provações para conseguir a cura, porém a melhor coisa durante essa jornada foi a adição de um "novo" personagem, ele sem dúvidas foi tudo que os pixeis tentaram ser e não conseguiram.

Assim como Hugo, eu tbm peguei ranço deles (tirando a Caimana), por eles não ajudarem o Hugo. No caso do Capi, eu até entendo ele não ter ido, o cara não tinha condições emocionais para enfrentar os perigos da floresta, mas nesse últimos dois livros se tornou insuportável, toda vez que ele vem com os dircusos dele já reviro os olhos.

Fiquei muito feliz que alguns mistérios sobre o Mefisto foram revelados, não tanto quanto eu gostaria, mas o suficiente para me manter intrigado para a continuação.

Enfim, num balanço geral a Parte II entrega uma história recheada de ação e drama, numa ambientação incrível. Vale a pena a leitura.

tutuzin_uai 26/02/2022

Eu chorei. Eu chorei MUITO
Não tenho palavras pra descrever essa obra de arte e o amor que eu peguei pelos personagens. Tacape e Guto my beloveds

Vanessa 09/02/2022

Perfeito!
Só posso agradecer à Renata Ventura por esse livro excelente. Agradecer por me apresentar tanto do nosso próprio folclore, que eu nem tinha noção que existia. E agradecer pela jornada de amadurecimento do Hugo, que foi de muitas provações, mas que valeu a pena!
Destaque para o capítulo "Conciliador" que foi lindo.
Ansiosa pela continuação da série!!

Teu 29/01/2022

Aula atrás de aula
Eu n tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro é incrível, Renata usa do universo mágico para nos dar uma aula atrás da outra, sobre história, antropologia, línguas indígenas, respeito, vaidade, dor, amizade, é o tipo de livro que muda a pessoa depois de ler.

O livro já começa com um tom mais leve que o anterior, novamente o jogo com várias formações de equipe trazem um ar de novidade, senti falta dos antigos personagens, e talvez seja o único ponto baixo da história, deixar os acontecimentos da korkovado de lado.

Ao longo da história o livro ganha densidade, os desafios aumentam de tamanho e os últimos arcos nos enchem de medo e angústia e ao mesmo tempo felicidade.

Renata sabe usar os recursos de escrita muito bem, e o universo que ela cria é tão sólido que poderia ser real.

Amei os personagens novos e as aulas de cultura e respeito, a profundidade do vilão é incrível e a jornada do Hugo nos leva a lugares profundos da nossa própria alma.

Enfim, o livro é incrível e começa a tracejar um futuro promissor.pra série ao mesmo tempo que nos deixa um gostinho amargo no final pra aguardar o próximo.

Nathy 24/01/2022

COMO ASSIM EU AINDA NÃO TINHA COLOCADO ESSA RESENHA AQUI?!?!
Hugo agora está sozinho na grande floresta amazônica. Sem a Boiuna ou qualquer outra coisa amapara-lo, ele está nessa missão suicida absolutamente sozinho. Entrar na floresta amazônica seria difícil, mas Hugo nunca estaria preparado para tudo que encontrou.
A floresta é linda e traiçoeira, e em quase todo o tempo parece que quer mata-lo de uma forma diferente. Ao mesmo tempo que lhe deu um presente inestimável, um novo amigo, uma nova forma de ver a vida e vencer as dificuldades.
Correr atrás da cura, procurar os caminhos corretos e tentar ter sanidade para completar essa tarefa vai mostrar a ele que é muito mais fraco do que imaginava e muito menos maduro que qualquer um esperava. Mas que tem a força, a vontade e a coragem que são encontradas nos piores momentos.

O dono do tempo parte 2 é o quarto livro da saga A arma Escarlate. Escrito por Renata Ventura, esse livro vai te levar a uma aventura dentro da floresta amazônica, com sua beleza perigos e ensinamentos. Esse é um livro que vai te fazer pensar sobre tudo aos eu redor, mesmo imerso em magias e lendas, esse livro vai te transformar.
Que eu sou fã da Renata não é mais segredo pra ninguém, eu amo tudo que essa mulher escreve, e como ela escreve! Eu amei 5 estrelas, destruiu meu psicológico, meu coração meu cardiologista e terapeuta agradecem. Eu senti uma variedade absurda de sentimentos, chorei de felicidade, de tristeza, tive medo, raiva, precisei parar de chorar porque não dava tempo das lágrimas escorrerem pela quantidade de coisas que acontecia. Refleti por horas depois que acabei esse livro e sempre q falo sobre ele, eu reflito mais A catarse desse livro foi absurda, tantas coisas que essa saga vem mudando em mim.
A narrativa continua em terceira pessoa e a gente observa tudo pela visão do Hugo. Ela é muito imersiva e você realmente se sente do lado do personagem. O enredo é todo focado na travessia da floresta para achar a cura, e nada absolutamente nada é fácil. Eu sempre dizia que tinha medo desse livro pelas lendas que existem na amazônia e isso ser presença marcante nos enredos da Renata, e o medo era real, a quantidade de plots que tem nesse enredo, é cada arritimia...
Os personagens são incríveis, sempre evoluindo. Guto é perfeito, entrou no meu hall de personagens favoritos da vida toda e sem esforço. O Hugo sofre mais que santo e martir sério, mas você acompanha a evolução dele e a revisão de tantos conceitos...
Dentro do enredo tem reflexões sobre tantos temas... f3eminismo, luto, proteção da floresta... E o livro tem gatilhos! Algumas vezes por isso o livro acabou sendo difícil de digerir, e eu estava o tempo todo refletindo.
A ambientação é dentro da floresta, então vemos a zona mágica e a Azêmola e todas as lendas possíveis que a Renata conseguiu colocar nesse livro. O verde sempre presente, na vdd é meio óbvio isso.
Esperaria mais 5 anos se fosse preciso apara ler uma obra incrível dessas. Esse livro muda, transforma, diverte e te faz pensar na sua vida de formas completamente diferentes. Com certeza um dos meus livros favoritos da vida toda.

Fernanda 18/01/2022

O melhor até agora!
Ao contrário dos outros, senti que os diálogos foram mais elaborados.

Nesse, podemos perceber uma clara evolução na escrita da autora, com um maior aprofundamento na personalidade de alguns personagens e diálogos mais palpáveis. Acho que a presença de poucos personagens na trama principal ajudou nesse sentido.

Um livro muito rico, com muita informação da cultura brasileira ignorada por muitos de nós. Me deu muita vontade de aprender cada vez mais e mais.

Matheus.FranAa 23/11/2021

Potencial desperdiçado
Infelizmente a autora mais uma vez não consegue manter um ritmo agradável ao longo de todo o livro. Se por um lado consegue cativar na exploração da Amazônia, com suas belezas e mistérios (fiquei torcendo para que ela explorasse mais o rio subterrâneo), por outro os personagens são simplesmente chatos: desde o protagonista a seus amigos e inimigos. Poucos se salvam: Hugo não cativa, Capí não cativa, os Pixies não cativam, Atlas não cativa. Talvez Guto seja o mais suportável entre todos.

A chatice de Capí merece comentário à parte: um personagem nada convincente, basicamente Jesus Cristo encarnado na Terra, uma bondade irreal, que não convence, impossível de ser encarada com naturalidade. Literalmente pulei diálogos inteiros em que ele fica dando suas "palestras" repetitivas, genéricas e previsíveis, em um tom professoral que não é nada convincente vindo de um adolescente, mesmo que de um garoto prodígio. Tais lições de moral, que tomam páginas e páginas, entretanto, não ficariam interessantes mesmo que viessem do mais sábio dos adultos, pois são simplesmente entediantes.

Hugo é outro, que anda, anda, mas em quatro livros não parece ter saído do lugar: continua o garoto chato do primeiro livro (apesar de que foi no segundo livro que sua personalidade realmente começou a me incomodar).

Pará além dos personagens artificiais e caricatos, outro aspecto chama atenção: fatos extremamente graves acontecem, e não há qualquer reação por parte dos personagens! Tentativas de homicídio, sequestro, tortura, tudo isso dentro de escolas, feito por alunos, contra personalidades importantes dentro daquelas comunidades, e ninguém é punido. Não há expulsões, não há intervenção de qualquer tipo de "polícia" bruxa, não há cobertura da imprensa, não há sequer a revolta que se esperaria: o capítulo termina, e é como se nada tivesse acontecido. É uma passividade que torna aquele mundo totalmente irreal.

Enfim, o melhor personagem da história é sem dúvida a floresta, essa sim bem construída e aprofundada. Pena que a boa desenvoltura da autora na ambientação não se repetiu na construção dos personagens e no desenvolvimento de suas histórias.

Erica 14/10/2021

Incrível
Eu simplesmente devorei esse livro, a cada acontecimento fiquei presa nele querendo saber o que vinha depois.
Amei os novos personagens, principalmente o poetinha, amei conhecer melhor o Guto muito incrível esse personagem.
Hugo foi realmente corajoso e foi até o fim, estou gostando da evolução dele.
Ansiosa para saber o que vai acontecer no próximo livro :)

andreqc 11/10/2021minha estante
Traidoraaaaaaaa nem esperou pra ler KKKKKKKKKKK
Brincadeira, viu? KKKKKKKKKK

Flor 15/09/2021

O livro te leva pra além do da ficção, fazendo críticas e reflexões sobre o planeta, a humanidade e o que fazemos para melhorar. Não vejo a hora de continuar lendo a história do Hugo Escarlate!

Murilo 26/07/2021

Superação
Nesse livro, Hugo teve de deixar de ser o pequeno Hugo dos livros antecessores para se tornar o Hugo GUERREIRO, que adentrou a Floresta praticamente sozinho se não fosse por uma companhia inesperada e, que no futuro, foi importante. Um livro emocionante do começo ao fim, a cada leitura em que parava, já querendo retomar para saber o que aconteceria.

Nota 10

Marcella 12/07/2021

UAU!!!
Nossa perfeito! Quando estava lendo ficava feliz, depois ficava triste, só para ti ter uma noção do quanto a história te prende. Amei demais! Já quero a continuação....