O Dono do Tempo

O Dono do Tempo Renata Ventura

Resenhas - O Dono do Tempo

Rafael 18/12/2019

Uma poderosa jornada sobre autoconhecimento e o poder da inevitabilidade.
Ainda tô tentando processar esse turbilhão de emoções que acompanhou a minha leitura do livro, porém já posso dizer que esse não só é o melhor livro da saga até agora (o que, por si só, já é um feito e tanto, considerando A Comissão Chapeleira), como o último capítulo dele é a coisa mais bonita, dolorida, humana, crua e real que a Renata já escreveu até então.

Confesso que eu tive que parar a leitura do último capítulo duas vezes, em momentos distintos, por ter começado a chorar e soluçar de maneira involuntária e isso é algo que eu nunca faço, muito menos com uma obra de literatura fantástica.

A maior virtude da arte é fazer com que aprendamos sobre nós mesmos coisas que não sabíamos que faziam parte da gente. E é isso que faz ela ser tão subjetiva e afetar e transformar cada um de uma maneira diferente.

Sem saber, a Renata tocou em algo muito particular para mim na conclusão dessa obra. Nem eu sabia o quanto que eu tava precisando ler a mensagem que foi passada, mas agora eu sei que meu ano não poderia ter acabado sem ela.

É revigorante para a literatura fantástica nacional poder acompanhar um personagem tão crível, humano, falho, mas tão disposto a provar o seu imenso valor quanto o Hugo.

A essa altura, a saga inteira se faz sentir como um diamante bruto que a cada volume vem sendo lapidado com maestria. Leitura obrigatória.

sleepie focs 14/01/2021

Melhor livro da série.
Simplesmente sensacional. Adorei o plot-twist final do livro, também nos deu uma compreensão melhor do funcionamento da magia neste universo.

Thalesito 09/08/2020

Foi uma jornada e tanto para o Idá começar a sua redenção! A Renata nos apresentou um Brasil desconhecido por nós mas tão rico. Foi fantástica essa aventura pela Amazônia.

breno montserrat 26/07/2020

uma aventura eletrizante, cheio de emoções
Essa aventura começa com Hugo em sua canoa, pronto para iniciar sua jornada pela grande e temida floresta Amazônia. Como já avisado diversas vezes, isso não será fácil, a floresta é um inferno verde, mas Idá está disposto a fazendo de tudo para encontrar uma cura para seu amado professor.

Já esperava que fosse haver diversos desafios por esse caminho, mas Renata superou minha expectativas. Em todos os momentos é colocado uma questão de risco, o que deixa realmente tenso e nervoso. Além de todos esses obstáculos serem elementos do folclore da região.

Você vai querer gritar em quase todos os momentos, a situação é torturante. Com certeza Hugo não será mais o mesmo, ele foi o único dos Pixies que se arriscou pelo seu professor, o único que está quase morrendo por uma cura. Assim, aqui o personagem tem o maior crescimento em toda sua história, particularmente não era muito fã do protagonista, mas agora gosto e o admiro.

É triste chegar ao fim dessa saga, apenas por enquanto, pois me apeguei muito, tanto que fazia tempo que não chorava e me emocionava com uma história. Renata Ventura é uma inspiração, conseguir retratar o Brasil tão bem em uma fantasia não é uma tarefa fácil, mas mesmo assim ela faz e muito bem feito. Adquirir diversos conhecimentos e ao mesmo tempo se divertir e também sofrer com as personagens não tem preço. Espero que cada dia mais pessoas conheçam essa saga, se apaixonem por ela como eu me apaixonei, assim como Hugo não somos os mesmo depois dessa aventura.

“Quando hora chega, ninguém pode fugir, nem voar como passarinho. A gente pode tentar remar contra a correnteza e até convencer natureza a esperar um pouco mais. Anos até. Décadas. A vida quer que a gente reme, porque ela só se realiza na luta, no esforço. Mas quando natureza, enfim, chama, a gente aceita.”

Marcella 12/07/2021

UAU!!!
Nossa perfeito! Quando estava lendo ficava feliz, depois ficava triste, só para ti ter uma noção do quanto a história te prende. Amei demais! Já quero a continuação....

mxd 05/12/2020

Eletrizante!
Um livro difícil de largar assim que se começa, por ser a continuação do primeiro! Emocionante até o último segundo... O final nos deixa tenso por uma continuação!
Muito bom! Recomendadíssimo!

Wolf1 06/01/2020

Sua escrita nos enriquece.
Eu não iria escrever já que senti que acabaria não escrevendo sobre o livro e sim sobre certas críticas que venho lendo sobre ele. A parte 2 de Dono do tempo não é um livro de fantasia comum, não pelos moldes já tão batidos que estamos acostumados a ler. Pessoas que sempre leram os europeus e norte americanos escrevendo fantasia tem maneirismos e acabam sempre querendo ler mais do mesmo e DONO DO TEMPO PT2 não é isso (!).

O modo que se submerge nessa história não é feito pelas vias convencionais, é necessário paciência e mente aberta... Se você não consegue ler 100 páginas de diálogo sobre assuntos que deveriam ser prioridades e não reles temas adjacentes, esse livro vai ser difícil de digerir.
Eu li sobre gente que estava mais preocupada com quantos personagens deveriam ou não ter morrido e ignorando totalmente que todos(!) os encontros nesse livro tem um motivo pra acontecer.
Eu li pessoas escrevendo que o livro está repleto de mensagens MOTIVACIONAIS.
Os diálogos e métodos de abordagens da renata vão muito além de mensagens motivacionais, são perspectivas que entram em conflito em todo o momento, e muito mais do que "o bem contra o mal" ou aprendizados bobos e sem um motivo aparente.

A moda entre os livros de fantasia é ser épico. É fugir da realidade. E dentro de um livro com bruxaria, eu me senti mais próximo do meu mundo e de coisas que eu vivo no meu cotidiano do que nunca!

Eu pensei em escrever muita coisa ríspida, assim como eu li por alguns lugares.
Mas esse livro me fez entender o quanto o respeito é importante, de um jeito tão real e visceral que serviu de lição pra minha vida.
Eu torço pra que daqui a alguns anos, com a mente consciente, certas pessoas entendam a grandiosidade dessa obra.

O dono do tempo pt 1 e 2 é muito mais que um livro de fantasia ordinário.
Leitores ordinários não entenderiam. (Mas também não há problema algum nisso, rs.)
La Volpe 06/01/2020minha estante
Falou tudo, meu amor! ??

Henrique 16/02/2020

Não funcionou
Excesso de lição de moral e personagens fora da realidade (eu sei que é uma obra de fantasia e que nem existe magia), mas personagens como o Poetinha e o Capí apenas criam uma narrativa nada confiável, na minha opinião, e acabam por deixar a leitura meio enfadonha. E por se tratar de uma fantasia, se espera muito mais de feitiços, duelos e maldições; existiam vários momentos que eram possíveis incorporar elementos como esse, mas que tudo se resolvia no final com uma simples roda de conversa estilo UNE.
Eu sei que a Renata está preparando tudo para os últimos livros da saga e que esse livro é meio que um fluxo de consciência do Hugo, que consegue avançar e retroceder em seu arco de protagonista de uma forma absurda e totalmente compreensível (afinal, Hugo Escarlate sempre deixado de lado pelos 'amigos'). Mas eu realmente espero que os livros finais mostrem mais das habilidades e capacidade dos personagens, USEM A VARINHA PELOAMOR.
Eu queria ter gostado mais de O Dono do Tempo, mas agora sinto que acabei de ler um filler dentro de uma saga com um potencial tão grande.

Edit: tem um cara aí comentando merda em todas resenhas negativas do livro. Um grande desocupado. Apesar de não ter gostado muito desse terceiro volume, é inegável que tem muito assunto importante aqui e que a Renata merece os parabéns por abordar em um livro de fantasia nacional. Continuo com as mesmas críticas quanto ao enredo, mas preciso esclarecer que essa é só uma pedrinha nessa saga tão importante pra nossa literatura.
Claudinei Menez 01/03/2020minha estante
kkkkkkkkkkk mais um que diz detestar o livro por não ser nada do que esperava, vamos torcer que os próximos sejam piores pra ver se a autora finalmente cai na real e reconheça que só escreve coisa por coisa só pra encher linguiça!!!

Erica 14/10/2021

Incrível
Eu simplesmente devorei esse livro, a cada acontecimento fiquei presa nele querendo saber o que vinha depois.
Amei os novos personagens, principalmente o poetinha, amei conhecer melhor o Guto muito incrível esse personagem.
Hugo foi realmente corajoso e foi até o fim, estou gostando da evolução dele.
Ansiosa para saber o que vai acontecer no próximo livro :)

Steph 29/08/2020

A cultura brasileira no papel
A saga A Arma Escarlate nos mostra que em todos nós há o bem o e mal, porém em O Dono do Tempo isso fica mais visível ainda com nossa própria cultura. Quando uma prática não é revista e ambos os lados continuam errando, é o momento em que alguém precisa se afastar e ver que isso está errado. Esse livro traz muito mais do que ficção e fantasia, traz pensamentos para nossa vida, pensamentos mais atuais impossíveis.

Talita 18/08/2020

Uma aventura cheia de aprendizado
Sendo o terceiro livro (que contém 2 partes) da saga Arma Escarlate, de Renata Ventura, que nos apresenta o bruxo brasileiro Hugo, essa história trata da aventura do personagem em busca de uma planta dentro da imensa Floresta Amazônia.
Enfrentando diversas dificuldades ao longo do caminho, que vão de animais peçonhentos até seres mágicos, baseados no folclore e em lendas brasileiras indígenas, como a cobra gigante de fogo Boitatá e a velha faminta Ceiuci, o herói tem diversos aprendizados, principalmente sobre a importância da humildade, amizade e de se manter esperançoso em momentos de aflição.
Com certeza esse livro, ou melhor, a parte II dele, se tornou um dos meus favoritos da vida, pois ele me ensinou muito sobre a cultura do norte do Brasil (de forma totalmente envolvente e viciante), o qual mesmo sendo parte do meu país natal eu tinha apenas um conhecimento bem superficial. A autora com certeza fez um trabalho excelente, de muita dedicação e pesquisa.
Dei 5 estrelas e indico a leitura completa da coleção de livros da Renata Ventura, que merece muito reconhecimento por seu trabalho, já que ela criou uma história linda mostrando as riquezas da cultura do Brasil.
Por fim, para aqueles que são fãs de Harry Potter, essa é uma oportunidade de conhecer como funciona o mundo da magia brasileiro, o qual é extremamente completo, com criaturas mágicas únicas e problemas que são mais próximos da nossa realidade.

Annie Bitencourt 29/12/2019minha estante
Eu só espero que o Hugo tenha evoluído um pouco. Até agora só li o Arma Escarlate e peguei um ranço do Hugo que minha nossa.
Amo o Capí e vou protegê-lo haha

Marcos Conte 29/12/2019minha estante
Nenhum dos personagens mostra mudanças. O Capí é o pior deles.

umbookaholic 02/01/2020minha estante
Poxa, podia avisar q tem spoiler...

Claudinei Menez 10/01/2020minha estante
UAAAAAAAAAUUUUUUUUUU QUE RESENHA MARAVILHOSA!!!!!!!
Vc foi um dos poucos que tiveram coragem de dar spoilers perfeitos pra nos convencer a não ler essa merda que venho tentando derrubar a anos. Cara de fato foi tudo em vão assim como 70 reais num livro e mais 40, 110 reais jogados no lixo, enfim vejo o império dessa brincadeira sem graxa cair aos poucos, porque ver coisas como essas não existe. Recomendo que vc assista (ou reveja) o filme Rio 2 pra relaxar e se sentir mais a vontade na floresta amazônica que foi uma representação bem menos constrangedora que essa!

Alê 25/03/2021

Com toda a certeza a parte dois é a melhor de o "Dono do tempo"!

Sobre a leitura: por ser o menor livro até agora a leitura voou muitooo, isso e também e a quantidade de plots que nos fazem não querer parar de ler.

O que senti: Felicidade, medo, tristeza, receio, nojo.. enfim, um misto de sentimentos é o que eu acho que todo mundo sente lendo esse livro.
Esse foi o livro que mais entendi e me coloquei no lugar do Hugo, o livro que mais contribuiu pro crescimento do personagem (espero que de forma boa) devido a toda a jornada que ele faz e incrivelmente não por ele ou motivos egoístas dessa vez.

Com o final desse livro eu tô simplesmente desesperada por uma continuação!!