Na Raça Maria Luíza Filgueiras

Resenhas - Na Raça

Lívia Vaz 18/04/2024

O esforço por trás do sucesso
No mundo dos investimentos, e mesmo em outras áreas, é difícil não conhecer o nome XP Investimentos.
Com pouco mais de 19 milhões de investidores na Bolsa de valores hoje, quando a XP nasceu, tudo isso era mato.
Buscando inovação e um rompimento com o sistema clássico dos bancões e dos investimentos no Brasil, Guilherme Benchimol fez revolução na raça.
Apesar de ter à sua disposição somente uma salinha pequena e o apoio de 2 pessoas, Guilherme tinha garra, persistência e vontade.
Começou sem que acreditassem muito no que fazia. Era apenas uma brincadeira de moleques. Os bancões, afinal, estavam consolidados.
Mas passou a incomodar. Passou a chamar a atenção. Passou a ganhar credibilidade. E passou a ser desejado. Por uns, fora do caminho. Por outros, como um aliado.
Depois de um tempo, que envolveu muito esforço, estratégia, energia e luta, não dava mais para ignorar o que era a XP Investimentos.
E assim, Guilherme e sua marca foram ganhando o mercado, perdendo uns sócios, ganhando outro, sempre buscando se manter aliados ao seu porquê. Quem já não tinha a raça, não tinha espaço no foguete.
A história mostra que o nosso maior valor não é o lucro de hoje, mas sim o nosso potencial.
E nos ensina que não pode ser só estômago. Tem que ser cérebro também.
Assim como não pode ser só cérebro. Tem que ser estômago também.

Raquel.Oliveira 15/04/2024

Uma historia de muita determinação de um playboy
Guilherme viveu nos dois mundos, riqueza do pai e dificuldades enquanto morava com a mae. Tudo bem q o pai dele o colocou nas melhores esolas e ainda botou ele pra jogar tenis (playboy demais), masssss, foi só isso. Ele soube pegar as oportunidades de ser playboy e criar um imperio, nisso a unica coisa q o pai ajudou foi dando uma TV. Agora que a Xp só é oq é pq ele é um louco obcecado por trabalho isso é inegável, mesmo com erros gritantes os acertos se sobressairam.

Fernanda 27/03/2024

Inspiração na escrita, realidade diferente
O livro conta a trajetória de criação da XP. Comecei a ler na pandemia, os detalhes eram inspiradores. A história muda na prática pós pandemia, visto algumas demissões e não pagamentos realizados a funcionários da empresa. Diverge com a realidade atual. Como inspiração para criação de empresa, serve de cuidado para a vida real.

Karina Paidosz 30/01/2024

Não seria tão empolgante se a pessoa se desse bem desde o início.

O que era pra ser uma reportagem de capa se tornou um livro sobre o criador da maior corretora do Brasil, desbancarizando o mercado financeiro.

Eu como correntista da XP gostei de saber dos desafios enfrentados por todos esses que fizeram ser o que hj é o ápice da história que não se faz sozinho, ou que se concretiza um negócio do dia pra noite.

psam 01/11/2023

Sucesso na raça
Bom livro, leitura fácil e dinâmica. Narra a história de Guilherme Benchimol e da XP, desde o início improvável como demitido que resolveu vender cursos para pequenos investidores até se tornar uma grande instituição financeira e ser vendida parcialmente para o Itaú. Vale a pena para conhecer a vida e as dificuldades de um dos empreendedores brasileiros de maior sucesso da atualidade.

Felipe 28/09/2023

Texto leve pra uma história empresarial
Uma leitura realmente leve pra quantidade de informação, nomes e eventos apresentados.
Me trouxe algumas percepções:
- Realmente é necessário um esforço homérico para conquistar grandes coisas, além de talento, conhecimento de pessoas influentes e capacidade de resistir às dificuldades.
- Muito poucas pessoas estão dispostas a pagar o custo pessoal de um esforço como esse. Sem dúvida é uma vida que, desconsiderando a competência profissional e a resiliência pessoal, não me inspira por ordenar as ações e pessoas a partir de um utilitarismo material do que cada um pode entregar e como pode ajudar a eu alcançar as minhas metas pessoais. Uma ordem onde o trabalho está em um primeiro lugar algumas voltas na frente dos outros aspectos, que se apresentam mais como um suporte do que efetivamente concorrentes na equação de atenção e disponibilidade.
- Me inspirou a tentar mais e sofrer menos com as derrotas, desenganos e desencorajamentos alheios. Não é fácil empreender, especialmente quando as coisas não acontecem como esperamos, mas aquela máxima realmente é real: o que não cresce diminui, se está buscando uma estabilidade no que já conquistou está fadado ao fracasso e morte.

Fiz uma leitura em tempo Record em 4 ?sentadas?, sem marcações mas sim, me trouxe boas reflexões, no entanto, nem todas positivas.

Guga 20/08/2023

Muito leve e motivador
Livro de leitura leve e inspiradora, a história da XP é contada de forma bem simples e rápida, resultando em uma leitura prazerosa e simpática.

Gustavo Santos 16/08/2023

Na Raça
Sempre tive muita admiração pelo Guilherme Benchimol, e também queria entender como foi a trajetória da XP, como ela surgiu, como foram os meses de sufoco e tudo mais. O livro abordar desde o início da história da XP até a venda para Itaú simplesmente incrível, adorei demais

JoAo.Kroeff 14/08/2023

Ótimo
Muito bom o livro, recomendo para quem se interessa pelo mercado financeiro e propriamente a história da XP Investimentos.
Leitura fácil, história não fica repetitiva sendo leve também para ler.

elfojonas 26/06/2023

Para empreendedores e amantes de negócios
Essa foi uma leitura rápida que me apresentou a história da criação e evolução da XP. Muito interessante ver como tudo aconteceu, quantos tropeços e apuros que existiram.

Empreender é isso, se arriscar e dar a cara a tapa. E não existe fórmula certa pra insucesso ocorrer, acho que a mensagem que extrai desse livro foi essa.

Parabéns a escritora que também conseguiu contar a história de uma maneira atraente, a leitura não se tornou chata em nenhum momento.

Cíntia 05/02/2023

Quando você vê o sucesso de uma pessoa ou empresa como a XP não imagina quantos altos e baixos, ela através para ser tornar uma empresa do seu porte.

Gabriel Schorr 12/11/2022

Sempre gostei muito da XP e acho incrível as histórias de sucesso das empresas mais inovadoras que melhoraram e ainda melhoram tão substancialmente nossas vidas e garantem, aos seus idealizadores e aos que trabalham para isso, uma ascensão que inspira a mim e a milhões de brasileiros.
Desconhecia, até ler Na Raça, a história da XP. Essa obra da Maria Luíza Figueiras, mais do que uma biografia qualquer, é escrita de forma muito aconchegante e com um tom muito autoral, tornando a leitura muito instigante e, ao mesmo tempo, única.
Agradeço muito por ter sido presenteado com esse livro e por tê-lo lido. Sem dúvida, além de ter me agraciado muito, motivou-me a continuar trabalhando e lutando todo dia por minha evolução, felicidade e sonhos!

gabi lambertini 02/10/2022

Na Raça
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Gabriel 14/09/2022

Há tempo não lia um livro que me capturasse
Maria Luiza Filgueiras captura o leitor com maestria. Sua escrita cativa, entusiasma e motiva a continuar a leitura. Há o ditado que quando uma pessoa faz algo parecer fácil, é porque ela faz muito bem. Isso é o que a autora faz. A escrita da autora transmite os mesmos ideais intrínsecos a Guilherme Benchimol. Ambos fazem suas profissões e trajetórias improváveis parecerem fáceis e isso é motivador. Livro muito bom! Recomendo!!