Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Léo Araújo 11/04/2023

Aprenda sobre seu temperamento e dos outros
O livro presenta a ideia de que cada pessoa possui um temperamento predominante que afeta sua personalidade e comportamento. Tim Lahaye cita quatro temperamentos principais - sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático - e descreve as características de cada um.

Além disso, o autor argumenta que, embora o temperamento seja uma parte inata da personalidade, é possível transformá-lo para melhorar relacionamentos interpessoais e alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.

O livro possui várias estratégias para transformar os temperamentos, incluindo identificar pontos fortes e fracos, desenvolver habilidades sociais, aprender a controlar as emoções e cultivar uma atitude positiva.

O autor também explora as implicações religiosas (cristãs) dos diferentes temperamentos e argumenta que a compreensão do temperamento pode ajudar as pessoas a se aproximar de Deus de maneiras mais eficazes. O livro apresenta uma abordagem prática e espiritual para melhorar a personalidade e alcançar a felicidade e o sucesso.

Ecocrente 31/03/2023

O livro é ótimo, e é um conhecimento (e autoconhecimento) que agrega para o meio cristão. Para a época em que foi escrito, com certeza foi relevante.

Mas atualmente não vale mais tanto, já que a teoria dos 4 temperamentos não é bem aceita cientificamente. E o fato do autor, ao longo do livro inteiro, dizer que a única maneira de você controlar seu temperamento é sendo cheio do Espírito Santo, não ajuda muito na veracidade do estudo.

Enfim, é ótimo para ter uma base e introduzir-se nesse meio de autoconhecimento e crescimento espiritual. Mas para um conhecimento mais profundo, é bem raso.

Ana Claudia Domingues 28/03/2023

Interessante
De fato, foi uma leitura bastante interessante.
Sinalizei várias partes que considerei importantes ou que ouvi a voz de Deus.
Encontrei muito de mim em várias linhas e, apesar disso, entendi que, não importa o temperamento que tenho, o que importa é o quanto estou entregue a Deus.

É essa entrega que moldará os meus atos, não um desses 4 temperamentos.

*de acordo com o livro, sou quase 100% melancólica. Chocada com o quanto me vi nessas linhas rs

Boa leitura.

Priscila 14/03/2023

Maravilhoso. Esclarecedor sobre os temperamentos e ainda sobre como sermos transformados pelo Espírito Santo

Wynny0 13/03/2023

Esperava mais.
Temperamentos Transformados é um livro cristão que traz a temática da teoria dos 4 temperamentos, fundada inicialmente pelo filósofo Hipócrates, e posteriormente, fundamentada por Galeno. essa teoria consistia no estudo de que 4 ventrículos cerebrais que possuímos, são determinantes na formação de nossa personalidade, isto é, a forma que nos comportamos ao mundo ao nosso redor.

antes de iniciar a leitura, o livro me chamou a atenção porque:
1. é um livro cristão!
2. é um livro cristão que ? supostamente ? conversa com aspectos do nosso comportamento que precisam ser analisados e investigados.

ao iniciar a leitura, me surpreendi com a ignorância do autor em relação às críticas a psicologia e/ou psiquiatria, além dos eufemismos sobre estas áreas, o autor induz o leitor a associá-las como algo totalmente contrário à vida cristã. falar de uma teoria da personalidade (que tem muitos furos científicos) e de traços de comportamento não é sinônimo de crucificar áreas de saúde mental e descartar todo o mérito científico que está sendo construído por anos. é claro que há determinadas perspectivas dentro da psicologia que são totalmente contrárias ao estudo bíblico, uma citada recorrentemente pelo autor no início do livro é a Psicanálise. entretanto, a crítica a esta abordagem dentro do contexto do livro não coube em nenhum momento, senti que o autor quis fazer uma crítica severa e generalizada sobre um assunto que não possuía vínculos em relação a teoria dos 4 temperamentos.

ao decorrer do livro, quando Tim apresenta os 4 temperamentos e associa-os aos personagens bíblicos, me agregou positivamente pois eu me identifiquei com algumas características de cada temperamento e trouxe autoconhecimento. além disto, o livro traz o ensinamento de nos autoanalisarmos e depositarmos em Deus as nossas falhas, para que assim sejamos transformados pelo Espírito Santo. essas partes do livro trouxeram riqueza aos meus devocionais e me fizeram ter sensibilidade em enxergar quais as falhas que eu cometo frequentemente que são pecados e precisam ser transformadas. mas, acredito ser um perigo minimizar o nosso comportamento somente ao estudo de 4 temperamentos, é uma simplificação da universalidade que possuímos dentro de nós.

por fim, mais uma vez não vi coerência sobre as falas de Tim sobre doenças mentais. o mesmo cita que muitos psicólogos já lhe refutaram dizendo que sua visão é muito simplista. eu não diria simplista, mas diria banalizada e generalizada. o autor cita assuntos importantes e os molda de maneira generalizada, afirma que existe apenas uma cura para a depressão, descartando questões individuais de cada pessoa.

entendo que o livro fora escrito há décadas atrás e a visão de busca de saúde mental ainda era algo pejorativo no meio cristão. mas, em minha percepção, essa visão não pode se perpetuar mais, acredito no poder do Espírito Santo na cura de alguém de maneira direta, mas também acredito que o Senhor pode usar profissionais da área para nos curarmos, conforme Tua vontade. descartar totalmente áreas de estudo nos regride.

avalio esse livro com nota baixa por estas (e outras!) incongruências. existem livros cristãos que tratam de saúde mental, personalidade e comportamento que eu quero muito ler e acredito que irão agregar melhor.

Medica Leitora 02/02/2023

Ahhh esse livro??????
ESSENCIAL!!!! Um dos livros mais necessários para nossa vida? entender sobre os temperamentos e sobre os seus(quais são e o q significam em nossa personalidade) e assim se deixar ser guiado e controlado pelo Espírito Santo é ESSENCIAL para todo crente!!!!

Leia esse livro e o outro que o LaHaye escreveu sobre temperamentos?
AngAlica39 02/02/2023minha estante
Vou ler já estava curiosa ?

Tatá 31/01/2023

Confronto e conforto
Deus é especialista em moldar temperamentos. Ele não apaga nossa personalidade, mas trabalha para que ela reflita cada dia mais a beleza do Seu caráter. Esse livro traz um confronto com nossas atitudes pecaminosas, mas também conforto através da mudança que só o Espírito faz em nossas vidas.

Mari 25/01/2023

Gostei bastante, o livro possui muitos relatos interessantes, e apresenta os temperamentos personificados em personagens marcantes da Bíblia, ou seja, quem já leu bastante da Bíblia consegue identificar melhor ainda seu próprio temperamento. Muitos ensinamentos!

Jessie 21/01/2023

TERMINEI
Confesso que demorei muito terminar esse livro, pois eu estava fazendo como estudo, lendo e anotando tudo. Sempre achei interessante a teoria dos temperamentos. Descobri que estou mais pra colérica, antes jurava que era sanguínea.

Cada história te prende de uma forma, analisar a vida desses 4 homens de Deus através dessa perspectiva foi surpreendente. Pra mim, o que eu mais aprendi foi sobre Abraão, pq realmente eu tinha lido pouco sobre ele. Mas ler sobre Pedro, Paulo e Moisés e ver a transformação que Deus fez na vida foi surreal.

Indico esse livro a todos. Só não dei 5 estrelas pq discordei de alguns pontos e achei um pouco estereotipado. Mas sim, quem muda é o Espírito Santo!

Laisa.Ruiz 17/01/2023

Muito Bom
Antes de tudo somos apresentados a 4 tipos de temperamentos (sanguíneo, melancólico, fleumático e colérico) que ?definem? nossa personalidade/jeito de agir.
Nesse livro Tim LaHaye liga cada um dos temperamentos a um personagem bíblico, enfatizando suas fraquezas e qualidades e como ambos são transformados e usados pelo Espírito Santo, quando é lhe dado o controle.

Gostei muito de saber mais sobre o meu temperamento e como posso melhorar minhas manias e corrigir minhas falhas simplesmente entregando meu ser ao Espírito.

É uma ótima leitura para aqueles que querem entender um pouco mais sobre si mesmos e sobre os outros.

Morango leitora 17/01/2023

Entendendo o meu jeitinho bipolar
Sério, sempre me ocorreu questionamentos sobre o meu jeito: "pq sou tão inconstante ao msm tempo que sou intensa?"; "Pq há dias que eu quero falar com todo mundo, e outros que eu ficaria de boas em casa?" Enfim, não quero falar tão abertamente sobre mim, e sim, enaltecer todo o esclarecimento que Tim Lahaye traz sobre os temperamentos.

Este ano eu decidi estudar sobre este tema e quis dar o ponta pé com este livro e estou extremamente grata por ter feito essa escolha. Leitura clara e cheia de conhecimentos, trazendo exemplos de personagens bíblicos, e diversas vezes me fazendo rir (principalmente sobre o sanguíneo).

Ele é da vertente que todas as pessoas tem um pouquinho de todos os temperamentos, mas que há no máximo dois predominantes, sendo um maior que outro, naturalmente. E foi aí que entendi minha bipolaridade: tenho dois temperamentos opostos que são quase 50/50 ?

Enfim, livro necessário para conhecer os temperamentos, si conhecer e conhecer as pessoas ao redor, e como melhorar. Pq é possível melhorar simmm!!!

Não sei se é pq eu tenho um lado sensível, mas eu chorei em me confrontar com alguns defeitos meus que achava que não tinham soluções. Porém teve páginas que eu gargalhei pq eu me vi em personagens super conhecidos da Bíblia ?

Leitura recomendada a todos aqueles que querem ser transformados e viver uma vida plena com o Espírito Santo!

Tami Blythe 04/01/2023

O poder transformador
Leitura necessária para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

O autor aborda os quatros Temperamentos de maneira bem prática, além de exemplificar com os personagens bíblicos.

Gostei muito da leitura. Recomendo.
Wesley - @quemleganhamais 05/01/2023minha estante
Livro muito bom

Ana 24/12/2022

Os 4 Temperamentos
Em Temperamentos Transformados, Tim LaHaye nos mostra os 4 tipos de temperamentos: o sanguíneo, o colérico, o melancólico e o fleumático. Dando exemplos de personagens bíblicos, como Pedro, Paulo, Moisés e Abraão, Tim vai destrinchando as características da personalidade de cada temperamento, mostrando os seus defeitos e as suas qualidades e como Deus pode transformar cada um.
Com estes exemplos bíblicos, vamos conhecendo e nos familiarizando com o nosso próprio temperamento e observando como Deus transformou seus filhos. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos mudar nosso modo de agir, de pensar e de falar e as qualidades do nosso temperamento vão sendo afloradas, enquanto os defeitos vão diminuindo. Desta forma, podemos glorificar o nosso Deus e Pai com as nossas vidas de uma forma totalmente única (o nosso jeito de ser transformado pelo Espírito).

Thayna.Brune 23/11/2022

Didático mas pressupõe conhecimento prévio
Atenção: esse não é um livro pra quem não tem nenhum conhecimento sobre temperamentos, apesar de conseguir entender conforme se decorre o livro.
Apesar do livro ser muito didático e se aprofundar nas personalidades bíblicas que se propõe, o autor assume o conceito de temperamentos mistos - inclusive para temperamentos opostos -, e não utiliza os aportes.