Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Barbara.Rolim 22/11/2021

Vontade de profundidade no assunto
"Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias como em transformar as pessoas."
Recomendo a todos que querem entender um pouco sobre si e sobre suas atitudes, mas especialmente àqueles que querem serem transformados.

Filipe378 26/10/2021

Temperamentos transformados
Nesse livro o autor nos apresenta a uma teoria muito antiga, sua criação é atribuída a Hipócrates, que tem por objetivo explicar nossos temperamentos, ou seja, nossas tendencias naturais de pensamento e sentimentos e, consequentemente, de ação.
Os temperamentos são divididos em 4, são eles: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
O ponto do livro é que, identificando essas tendencias, podemos trabalhar melhor em cima de nossas tendencias ruins e melhorá-las através do espírito santo.

Bya 09/10/2021

Mesmo ao final desse livro, ainda não sei qual o meu temperamento. Eu acho que devo ser em maioria ou sanguínea ou colérica, mas realmente não tenho a menor certeza.

Eu já conhecia esse autor da série Deixados para trás, mas não sabia que ele escrevia outros livros além de ficção. E foi excelente.

Ele vai aos poucos, ensinando a gnt sobre essa coisa dos temperamentos. Com exemplos de pessoas da Bíblia e depois nos fala sobre o andar transformado.

Eu enrolei muito pra ler esse livro, mas ele pode ser fluido ler se vc quiser. São apenas 8 capítulos, então cada um deles é grande e isso me travava um pouco, mas o conteúdo compensa esse detalhe de qualquer forma.

É muito interessante como Deus usa nossas falhas mais do que as qualidades né? Nós viramos testemunhos vivos na medida que Deus vai nos transformando, acho isso incrível.

E eu finalizo com a frase do livro que vem na contra capa:
" Deus não está tão interessado em mudar as circunstâncias, como em transformar pessoas."

Rafael2292 05/10/2021

Se conhecer é a mudança.
Aquele livro que nos mostrar algo novo sobre nós mesmo.
E a partir dos ensinamentos que está neste livro conseguimos entender a nós mesmo e começar a ter paciência e amor próprio, entendendo que temos em nós coisas que podem ser trabalhadas e tranaformadas em relação ao nosso temperamento.

Recomendo.

Guilherme.Abreu 25/09/2021

Creio que todo cristão deve ler esse livro, pois transparece as nossas atitudes como carnais, nos mostra as tendências temperamentais que temos como seres humanos e o melhor de tudo, nos ensina a como andar segundo o Espírito.

Jéssica Werner 12/09/2021

Melancolica sanguinea
Gosteu e achei bem pertinente, porem queria que tivesse mais sobre a cruza dos tenperamentos, pois ninguem é somente uma coisa.

Eloá Granja 27/08/2021

"Deus se importa em transformar temperamentos..."
Esse livro é extremamente rico do Espírito, de sabedoria e de amor, me senti impactada em cada página. Podemos ver o cuidado de Deus em cada história abordada (Abraão, Moisés, Pedro e Paulo) a correlação desses homens de Deus com os conceitos apresentados foi perfeita. Simplesmente apaixonada pela obra.

Ângela 15/08/2021

Li Temperamento Controlado Pelo Espírito que foi escrito primeiro, e agora tive a oportunidade de ler Temperamentos Transformados. Apesar de não ser uma duologia, eles se completam, e a escrita do autor é muito leve para um assunto tão profundo! O autoconhecimento que ele nos proporciona tem um valor incalculável. Recomendo muito!

Vitória 23/07/2021

A transformação que vem do Espírito Santo
Ótimo livro! Mostra bem os quatro temperamentos e suas características marcantes a partir de quatro personagens bíblicos (Pedro - sanguíneo; Paulo - colérico; Moisés - melancólico; Abraão - fleumático). Interessante notar como muitas dessas características passam despercebidas em uma leitura superficial da Bíblia, mas que estudando-a com cuidado, é fonte de autoconhecimento para aqueles que possuem as mesmas características que foram transformadas pelo Espírito Santo. Além disso, ao final há uma série de recomendações para que se possa chegar a essa mudança nos nossos temperamentos. Com certeza será muito útil para minha aula da EBD. Recomendo muito!

~ Citações favoritas ~

Estou mais do que convencido de que as nove características da vida plena do Espírito Santo, mencionadas em Gálatas 5:22-23, contêm uma força para cada uma das fraquezas dos quatro temperamentos: "O fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei". (Pág. 11)

Chegou a hora de alguém mostrar que a Psicologia e a Psiquiatria estão fundamentadas principalmente sobre o humanismo ateísta. Darwin e Freud moldaram o pensamento do mundo secular a ponto de ele ter a maior parte da sua estrutura mental construída sobre duas premissas: 1) não há Deus - o homem é um mero acidente biológico; 2) o homem é o ser supremo, com capacidade para resolver por si mesmo todos os seus problemas. Em estudos de filosofia aprendi que "a validez de uma conclusão depende da exatidão de suas premissas". Como existe realmente um Deus, a premissa principal dos humanistas está errada; portanto, não se pode esperar que suas conclusões sejam válidas. (Pág. 13)

Os quatro temperamentos parecem ser aceitos pelos cristãos porque são compatíveis com muitos conceitos das Escrituras. Da mesma forma que a Bíblia nos ensina que todoS Js homens têm uma natureza pecaminosa, os temperamentos nos ensinam que todos os homens têm as suas fraquezas. A Bíblia nos ensina que o homem é constantemente assediado pelo pecado e os temperamentos desta- cam tal fato. A Bíblia diz que o homem possui uma "velha natureza" que é a carne, melhor dizendo, "carne-corruptível". O tempera- mento é composto de tendências natas, parte das quais são fraquezas. A classificação dos quatro temperamentos não é ensinada categorica- mente na Bíblia, mas os estudos biográficos de quatro personagens bíblicos demonstrarão os pontos fortes e as fraquezas de cada um dos temperamentos. A Bíblia nos ensina que só é possível alcançar o poder para vencer as fraquezas, quando se recebe a Jesus Cristo pessoalmente como Senhor e Salvador, entregando-se completamente ao Seu Espírito. (Pág. 13)

A Teoria dos Quatro Temperamentos é apenas uma ferramenta terapêutica. Com os outros eu consigo mesmo, deve ser usada sempre com brandura, flexibilidade e de forma construtiva. Uma boa regra é: não se ponha a analisar o temperamento duma pessoa, a não ser que isso contribua para melhorar o seu relacionamento com essa pessoa, e não diga a uma pessoa qual o temperamento que ela possui, a não ser que ela lhe pergunte diretamente. (Pág. 17)

O mesmo poder que transformou homens no Antigo e no Novo Testamento está hoje ainda à nossa disposição; por isso, podemos lucrar vendo como Deus os transformou. (Pág. 24)

Sim, Pedro era todo coração. Mas, quando aquele coração estava firmado em Jesus Cristo, ele se saía cem por cento bem. Por outro lado, quando o seu coração se fixava em outros ou em si mesmo, ele se saía mal. Esse problema não se limita aos de temperamento sanguíneo! O sucesso da vida de qualquer cristão é deter- minado pela direção do coração. É por isso que o Espírito Santo nos instrui: "Pensai (colocai o vosso afeto) nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra" (CI 3:2). (Pág. 32)

O Espirito Santo não está procurando pessoas espertas, mas pessoas dóceis à Sua orientação. (Pág. 44)

Cris 04/07/2021

Muito bom!
O assunto, o desenvolvimento, as referências, simplesmente tudo muito bem embasado. Foi uma leitura leve e prazeirosa que me ensinou muito! Faz você fazer diversas reflexões sobre si mesmo durante a leitura. É um olhar para dentro. Recomendo muitíssimo.

Janah Silva 03/07/2021

Transformador!
É engraçado o fato do título da minha resenha ser tão óbvio, mas é a mais pura verdade que, se ler esse livro com o coração e mente abertos você nunca mais será a mesma pessoa. Identifiquei meu temperamento e me surpreendi com o quanto necessito ser transformada, primeiro na mente e depois no resto kkk. Super mais que indico!

Jéssica Libranumo 26/06/2021

Os temperamentos vistos de maneira cristã e encorajados a usufruí-lo em sua totalidade por personagens bíblicos, apresentando-nos os seus pontos - altos e baixos - de maneira a nos espelharmos em cada um dos maravilhosos personagens.

Maiara.Souza 18/06/2021

Um livro indispensável para quem realmente quer se conhecer melhor. Muitas vezes vamos ser tentados a achar que temos mais pontos negativos do que positivo, contudo é legal lermos esse livro com a mente aberta e coração ensinável ??

Andressa1115 16/06/2021

Interessante!
Achei bem legal esse livro, o começo é meio maçante porque entra em contextos históricos e cansa um pouco, mas depois melhora muito!
É muito importante aprendermos sobre o nosso temperamento e o das pessoas que convivem conosco, assim muitos conflitos e confusões desnecessárias são evitadas!
E mais importante que reconhecer e aprender, é saber lidar com as diferenças e ter vontade de mudar aquilo que é necessário.