Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

RÄsa-saraá¹Ä« dasÄ« 05/04/2015

Bom para nos conhecermos melhor, deu raiva de mim quando li kkkk ele traduz bem cada temperamento e nos dá ferramentas para tentar mudar, muito bacana.

Patty 28/05/2014

Denso, mas muito bom
Psicologia pura, um livro muito bom!

É possível identificar várias características de nossa personalidade e com isso conhecer a nós mesmos.
O texto é bem denso, não e fácil ler em um dia que você está cansado ou desanimado, mas a bagagem de conhecimento do livro é indiscutível.
É possível identificar características de cada tipo de personalidade em nós e com isso, aprender a potencializar nossas qualidades e trabalhar nossos defeitos.
Para quem deseja se conhecer, melhorar no relacionamento interpessoal (trabalho, afetivo e familiar)e corrigir pequenos "defeitos" é perfeito.
Sei que esse livro já é utilizado pelos cursos de graduação em Psicologia e Teologia.
Me ajudou bastante nos poucos capítulos que li, e pretendo voltar o mais rápido possível para terminá-lo.

Paulinha 27/01/2014

Para que gosta de livro sobre personalidades....Eu indico este
Excelente livro!!! Atráves deste livro pude entender mais sobre o meu temperamento e o do meu esposo. Sanguínio, colérico, melancolico e fleumatico, temperados com qualidades e falhas e as falhas podem ser mudadas pelo poder do Espírito Santo!!!

Luciana 13/10/2012

Muito bom e super útil
Livro super interessante com base na psicologia e, principalmente, na Bíblia. Diferencia os 4 temperamentos e, de forma clara, é possível nos identificarmos e entender as outras pessoas com quem convivemos.

Pedro Pietra 09/10/2012

GOSTEI!
O livro possui embasamento bíblico, histórico, psicológico e claro com estudos e opiniões do autor.
Eu gostei, os primeiros capítulos são mais cansativos um pouco. Mas ao longo da leitura você começa a identificar pontos pessoais sobre temperamento.
Possui ótimos exemplos e pra quem é totalmente leigo em psicologia como eu vai ser de tamanha ajuda.

Tai 26/06/2012

Maravilhoso!
O livro temperamento transformados foi de extrema importância para meus estudos acerca deste tema. As pessoas precisam compreendar alguns fatores básicos que ocorrem em seus comportamentos diários e isso só é possível quando se conhece o temperamento que mais tem a ver com cada um.
O detalhe é que todas as pessoas possuem os 4 temperamentos, porém, alguns têm um mais destacado, enquanto outras pessoas possuem outros mais destacados. O ideal seria que equilibrássemos os quatro, são eles: Sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático.
Através de testes de personalidade é possível perceber aquele que mais tem a ver com cada um de nós. Eu, por exemplo, sempre tão antagônica não poderia ter outro tipo de temperamento com mais ênfase do que sanguínea-melancólica. Não sou nenhum pouco prática ou distante do mundo e por isso tenho que trabalhar meu lado colérico e fleumático.
Cada um de nós possui ricas qualidades e pobres fraquezas que nos coloca num nível igual a todos os outros seres humanos, a grande diferença é que o defeito que eu tenho o outro talvez não tenha e a qualidade que eu tenho o outro talvez não tenha e vice-versa. Mas isso é tão bom, porque nos coloca em pé de igualdade com todos os outros seres humanos e nos impede de julgarmos os demais (mesmo que isso seja quase uma incapacidade humana, visto que sempre necessitamos realçar a fraqueza dos outros e enfatizar nossos pontos fortes) e nem pesarmos a mão sobre os defeitos dos outros, porque temos os nossos.
Este livro é, sem dúvida, um livro que eu quero ter na minha estante para constante pesquisa e apreciação. E acima de tudo, para lembrar que através da graça de Deus e de seu Espírito Santo muitos temperamentos foram transformados e que isso é possível. É possível vermos nossos defeitos sendo modificados para honra e glória de Nosso Senhor e Salvador se assim a Ele convier. Ele pode usar facilmente cada tipo de temperamento extraindo o melhor dele para sua obra e eu creio que pela sua graça sejamos modificados e melhorados.
Indico essa obra a todos os estudantes de psicologia e aos estudantes que gostem de entender sobre comportamento humano em todas as áreas. Para mim, foi um belo achado. Espero poder, em breve, desfrutar desse exemplar entre meus livros de pesquisa na minha estante.
Enfim, muito bom! Eu recomendo.

Wagner 24/04/2012minha estante
Regular. Positivamente, a facilidade de entender a linha do autor,com sua teoria. Negativamente, a defesa de uma posição cunhada na visão grega acerca dos elementos fundadores e sustentadores do universo. Apresenta uma visão integracionista, tentando relacionar as Escrituras com a Psicologia. Prefiro a visão e linha noutética, em que a ação de Deus, através das Escrituras, é suficiente para identificar, diagnosticar e resolver os problemas do homem.

Paulinho 30/07/2011

Temperamentos transformados
Temperamentos transformados reune um estudo psicológico de quatro personagens bíblicos: Pedro, Paulo, Moisés e Abrãao, respectivamente sanguíneo , colérico, melancólico e fleumático. Sendo que o objetivo maior do autor é demonstrar a transformação ocorrida no temperamento desses, a partir do momento que se submeteram a vontade de Deus.

O autor Tim LaHaye começa por um breve esboço da teoria dos temperamentos de Hipócrates(460-370 a.C.) E fala também da 'contaminação' do Freudianismo no pensamento do mundo atual. Em seguida o autor discorre sobre o uso da teoria de Hipócrates em diversos âmbitos para fins benéficos ou não. Após uma excelente exposição dos temperamentos de cada personagem o autor finaliza a obra com um capítulo entitulado " o andar transformado."

Sendo essa obra antecedida por outra que aborda o mesmo assunto o autor não se prende em detalhar a teoria de Hipócrates, porém, as informações apresentadas ao leitor são suficientes para a análise dos personagens e até mesmo para uma auto-análise superficial do leitor.

LaHaye se preocupa em demonstrar o poder modificador do Espírito Santo sobre as falhas de temperamento desses importantes homens da bíblia, e o faz com muita propriedade, deixando claro que esse potencial imensurável do Espírito está a disposição de todo e qualquer cristão regenerado.

Leitura indispensável para Cristãos em busca de crescimento espiritual.

Nelson 11/08/2010

Livro facinante!
Um livro simplesmente fantástico! nos ensina muito sobre nós mesmos e como mudar o que precisa ser mudado, realmente impressionante. Nós podemos ler sobre como o autor escreve sobre Pedro, Paulo, Moisés e Abraão e vemos que nós somos iguaizinhos a eles, livro realmente incrivel e edificante!

Bill 18/06/2010

Como entender as pessoas?
Este não é um livro de psicologia, longe disso. O autor apenas se propõe a explicar certas características humanas a partir dos quatro temperamentos definidos pelos gregos: Colérico, sanguineo, fleumático e melancólico.

A partir desses quatro temperamentos, o autor nos ensina, de forma bem realista e eficiente, como entender as pessoas e idenficar suas principais qualidades e defeitos.

Pude ver na prática que realmente funciona e me ajudou inclusive em meu auto-conhecimento.

Cezar Zaneti 03/06/2010

livro 'regular'; defende uma tese ligeiramente interessante. questiono se só podemos 'enquadrar' as pessoas nos quatro temperamentos apresentados...

Dalton 19/01/2010

Ótimo...
Ótimo livro.
Todos deveriam ler este livro, pois revela nosso temperamento, nosso pontos fortes e fracos. Nos conhecendo melhor, conseguiremos evitar as situações que geram conflitos e por fim acabam entristecendo o Espírito Santo.
Vale cada página lida!