Os engenheiros do caos

Os engenheiros do caos Giuliano da Empoli

Resenhas - Os engenheiros do caos

Caio380 15/03/2024

O caos como regra
Livro necessário para entender o impacto das redes sociais no comportamento político de sociedade complexas e caóticas. A estilo da narrativa é agradável, simples e sofisticada ao mesmo tempo. O autor tem seus méritos quando apresenta um problema complexo com uma escrita suave. No mundo contemporâneo, a politica tornou-se um caos. E os engenheiros, não perdem tempo ao procuram desestabilizar aos variáveis de certezas e previsibilidades do sistema. Em troca de crises permanentes de credibilidade, confiança e reputação. Com a ferramenta do algoritmo, os engenheiros do caos, atuam como (ant) iluministas do século XXI. Utilizam-se da razão para causar medo, revolta e indignação. Pouco importa se o fato é verdadeiro. Posso manipular o fato e construir outras verdades. Outras realidades. Na era da política quântica, o caos político não é exceção. Pelo contrário, é a nova regra dos conflitos sociais.

Foi minha primeiro experiência literária no Kindle. Confesso que tinha preconceito com a máquina. Mas, foi superado com o aprendizado.

Letícia 10/03/2024

No fluxo da política quântica
Empoli escreve, com maestria, o cenário no qual estamos imersos: muitos paradoxos na transição da democracia representativa para a democracia direta e todas as instabilidades constantes e crescentes daí advindas. Os engenheiros do caos fazem do território digital o espaço perfeito para dar vazão às realidades fragmentadas e feitas sob medida para cada um de nós. Realidade comum, perceptível a todos nós? Não mais existe. O populismo digital destrói cada vez mais a ideia de construção e de projeto comum, na medida em que se fortalece e se expande a partir da premissa de que há um inimigo a ser atacado.
O livro dialoga muito com várias constatações apontadas pela antropóloga Letícia Cesarino, em O mundo do avesso. Para quem se preocupa com o crescimento da extrema direta no mundo e de todos os danos daí emergentes, vale demais a leitura.

DêlaMartins 14/02/2024

O livro apresenta exatamente o que propõe na sinopse: mostrar como físicos, engenheiros, enfim, experts técnicos estão trabalhando com os populistas sem programa de governo ao redor do mundo. Uso de big data, fake news, mensagens direcionadas, manipulação, são alguns dos assuntos tratados no livro - são histórias (dados reais) de diferentes casos em diferentes países que elegeram pessoas medíocres como liderança e, que fizeram uso de redes sociais, das fragilidades dessas pessoas, de pequenas minorias raivosas para alcançar votos, sem qualquer engajamento ou proposta coerente.

Como a sinopse mesmo diz... "No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder." E, mais: "O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades."

Leitura interessante, para ser lida sem pressa. Bastante coisa pra pensar...

jaque.gondim 28/01/2024

Leitura importante
Quando a política encontra o big data o resultado pode ser caótico.

Ler este livro em ano eleitoral é tão interessante quanto desesperador. É importante conhecer os bastidores de uma campanha eleitoral que usa dados para personalizar a mensagem enviada a grupos específicos. Ter consciência de que tudo é feito com uso de redes sociais, que não são consideradas plataformas de comunicação, logo não respondem pelo conteúdo veiculado. E também se questionar sobre as possíveis estratégias para obtenção de voto mediante o uso de inteligência artificial.

Refleti bastante sobre as medidas que podem ser tomadas para prevenir/mitigar o mau uso dos dados. Super recomendo a leitura a todos.

ZePPa 17/12/2023

A quem interessa a sectarizacao da política , pessoas odiando pessoas sem entender quem realmente é o inimigo e muitos espertos ganhamos dinheiro com isso foi isso que entendi

Meria Martell 10/11/2023

Muito muito bom. Todo mundo deveria ler. Peguei indicação no insta e não me arrependi. Vontade de sair dando de presente pra metade da minha família viciada em fake News!

Mari 27/10/2023

Livro interessante, no qual as dinâmicas políticas internacionais se mostram corrompidas pelas fake news e por algoritmos mal intencionados. Até que ponto a política vai conseguir conduzir sociedades cada vez mais infladas pela polarização e pela defesa de ideias extremas? Eu gostei do livro, porém o autor introduz muitos nomes do contexto político e se a gente não sabe de quem se trata acaba travando a leitura (ele podia dar uma breve explicação da pessoa em questão). Outro ponto é que se você já possui um mínimo conhecimento de programação e de como algoritmos funcionam talvez não se sinta tão impressionado com as informações trazidas por Giuliano.

Larissa 17/09/2023

Os maus, sem dúvida, entenderam alguma coisa que os bons ignoram...
Nascido em Paris em 1973, Giuliano da Empoli dirige o think tank “Volta”, com sede em Milão. Ex-aluno da escola Sciences-Po de Paris, foi secretário de Cultura da cidade de Florença e conselheiro político de Matteo Renzi (ex-primeiro-ministro italiano). Vive em Paris. Seu livro Os Engenheiros do Caos, publocado em 2019, descreve os nuances da política contemporânea, das fake news e de como os algoritmos controlam a nossa vida.

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo no mesmo tempo que a verdade leva para calçar seus sapatos."

Em sua obra o autor demonstra através de fatos como as fake news ganha visibilidade e muda os rumos da política de um país. Para isso relata casos memoráveis como o de Donald Trump e Jair Bolsonaro e de como políticos não populares conseguem vencer as eleições usando os algoritmos a seu favor. Em meio as novas eras digitais, as redes sociais tornaram-se meios essenciais de manipulação em massa, tanto para convocar a guerra, quanto para decretar a paz, e portanto para definir os rumos de um Estado. Descreve como o "Trumpismo", conseguiu por meio de notícias falsas criadas estrategicamente, com o fim de manipular as emoções negativas populares de raiva, descontentamento e cansaços oriundos do sistema político vigentes, mudar a opinião popular e conseguir se eleger. As notícias falsas tem como objetivo atingir o emocional de um indivíduo frente a uma informação falsa e negativa a cerca de um sistema vigente, tais notícias por terem como títulos informações chocantes e que estimulam a curiosidade, circulam muito mais rapidamente do que uma notícia verídica. Relata também como as fake news conseguiram proliferar o preconceito racial na candidatura de Obama. Estruturados em uma rede intricada, os "engenheiros do caos", trabalham por detrás da tela, manipulando cidadãos de todo o mundo por meio de algoritmos. Funcionando como formigas, o chefe ou criador do sistema permanece oculto e invisível e os demais não têm acesso uns aos outros com o fim de não divulgar informações privilegiadas cada um dos engenheiros só tem conhecimento de sua função.

Interessante, atual, esclarecedor, gostei bastante e recomendo muito a leitura para que possamos entender o momento atual em que estamos vivendo, em vários sentidos, tanto em como a política mundial caminha, quanto em como as guerras hoje em dia são tantos estimuladas como iniciadas, valendo também para o contexto Ucrânia - Russia. E para se ter a consciência de como somos manipulados todos os dias por meio de telas virtuais e por bombardeamento de informações em um mundo bastante extenso e sem leis definidas que é o mundo virtual, o mundo da Internet, o mundo onde somos ainda bastante vulneráveis. E de como a mentira, cada vez mais ganha adeptos e obscurece a verdade, assim como no livro de Orwell, para que em meio a tantas notícias falsas, tenhamos a liberdade de criticar a realidade, questionar as fontes e principalmente proclamar que "dois mais dois são quatro".

"Os maus, sem dúvida, entenderam alguma coisa que os bons ignoram.” E os maus sem dúvidas entendem que a mentira muda o mundo".

Dani Gundes 01/09/2023

Você realmente tem livre arbítrio?
Uma reflexão assustadora sobre como a era digital nos confina em bolhas. Se já nos alarma a idéia de termos publicidade personalizada devido aos nossos dados roubados pelos algoritmos, imagine um mundo em que nossa opinião e direito de escolha também foram captados? Pois bem, aqui estamos, bem vindos ao distópico presente onde os algoritmos ditam em quem votaremos: a democracia, como a conhecíamos, está na UTI.

amandaleu 12/08/2023

Resenha de Os engenheiros do caos
Ótima obra elucidativa sobre as estratégias políticas por trás das fake news.
Aqui, o autor expõe o modus operandis dos políticos nacionais-populistas na manipulação dos dados e informações para as eleições.

A nota se deu principalmente pelas minhas próprias expectativas sobre o tema, já que achei que o livro fosse mais focado nas fake news em si e não nos estratagemas dos governantes.

No mais, leitura extremamente fluida e necessária. Estará no meu TCC.

Recomendo!

Rodrigo Leão 09/08/2023

Carol851 24/07/2023

O papel da Internet na política
O livro é muito interessante para quem buscar entender como os movimento de extrema direita chegaram ao poder em várias partes do mundo por meio do uso da Internet e das redes sociais, principalmente utilizando algoritmos, coleta de dados e fake news.

O autor é italiano, por isso o livro se foca no que está acontecendo na Itália. Mas o livro também aborda como esse movimento aconteceu no Brasil, EUA, Hungria e Inglaterra.

Para quem quer entender mais do cenário brasileiro, recomendo também ler o livro Máquina do Ódio.

Kevin 23/07/2023

Excelente obra investigativa.
Excelente livro que mostra, através de uma linguagem acessível e com um rico banco de dados e informações, como o jogo político evoluiu (ou seria involuiu?) nas últimas décadas, particularmente com o advento da internet.

O autor mostra de que forma personagens anti-sistema como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Boris Johnson, dentre outros, conseguiram, com o apoio decisivo de especialistas no controle e interpretação de dados, mudar as regras do jogo político e a própria concepção de como se fazer política.

Enfim, é uma obra indispensável para entendermos como os algoritmos, as fake news e as teorias da conspiração estão cada vez mais inseridas em nossa sociedade.

renaas079 21/07/2023

A política quântica
O autor descreve em 7 capítulos como os engenheiros do caos, compreendem, interpretam e manipulam os dados para influenciar na política e na história recente do comportamento humano na era da mídia social.
Uma política centrífuga, em destaque sobre a política centrípeta. A primeira, busca atingir o máximo possível de trolls, massa de replicadores de informações direcionadas, enquanto a segunda, aproxima os pares ao centro de interesse. Nesta era, o foco está nas ações centrífugas...
De leitura fácil, permite a compreensão da crescente dos extremistas de direita, das ações de manipulação e de fake news.

Recomendo a leitura!

CharlesSouto 20/07/2023

Obra fundamental para esse importante ano de eleições.

Foucault antecipou esse momento ao colocar ?o povo, massa compacta, foi abolido em benefício de uma reunião de indivíduos separados, cada um passível de ser seguido em seus menores detalhes?
Misture isso ao que o autor sugere ?Com à política quântica [analogia desenvolvida na obra], a realidade objetiva não existe? cada observador determina sua própria realidade?

Assustador?
? Übermensch