Os engenheiros do caos

Os engenheiros do caos Giuliano da Empoli

Resenhas - Os engenheiros do caos

Vinicius.Chiquito 15/04/2022

Realidade Prevista
Salvini, Trump, Orban e Bolsonaro, quantos mais ainda aparecerão nessa extrema-direita globalizada? Com eles o negacionismo a distopia e a deturpação da obviedade.
O livro é esclarecedor, dá base e argumentos para acreditar que o sucesso desses autoritário ao poder, ainda que de forma democrática, não é um simples acaso, há toda uma estrutura e hierarquia que toma o "caos" como base de governo. Ataque a democracia, instituições passam a ser desacreditadas e claro somente as informações passadas por eles possuem a veracidade inquestionável.
Tomara que esse delírio seja breve, que a democracia sobreviva e que extremistas além de ter vida política curta, paguem por suas sandices e crimes.

Cássio F B 15/04/2022

Engenheiros do Caos
No dia 25/07/2019, às 23:21, o presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro postou em seu twitter pessoal:
"- Um forte abraço gamers! ???"

Tal postagem icônica ficou na minha cabeça durante o tempo inteiro que eu li "Os Engenheiros do Caos". Não foi uma experiência muito agradável, pra dizer o mínimo.

Gigio 09/04/2022

Você precisa ler!
Essa obra consegue esclarecer essa nova forma de fazer ?política?, que não passa de uma estratégia para manipular o eleitor através do uso de fake News, boatos, redes sócias e discursos populistas.

Igor.Matias 07/04/2022

A política sob medida de algoritmos
Uma leitura muito importante para entender como os algoritmos, principalmente os das redes sociais, têm atuado no jogo político mundial. Nunca foi tão fácil escolher algo que já escolheram por nós. Em um mundo cada vez mais segmentado, em que tudo é um: 'Li e Concordo', tudo que nos chega só reforça aquilo que acreditamos ou estamos propensos a acreditar, fazendo com que sejamos a "maioria de um só". O grande ""mérito"" (com muitas aspa) dos engenheiros do caos foi identificar as potencialidades da ferramenta para catalizar o que nos causa insegurança e medo, tudo que o populismo de extrema direita gosta. Leitura obrigatória para as tias do zap

Kushi 05/04/2022

É realmente uma ótima leitura. Explica muito bem a "nova forma de fazer política", que se dá hoje através dos dados e da mídia. Mídia essa, diga-se de passagem, muito bem articulada, planejada e direcionada. Faz-se entender que de fato, quem domina a política atualmente são os denominados "Engenheiros do Caos".

Para aqueles que não entendem nada acerca do assunto, o autor não faz uso de uma linguagem complexa e específica.

A leitura é bem fluída e o livro não é longo.

Meus pontos "negativos":
A conclusão é muito boa, realmente é uma das melhores que já li, o autor é sucinto e resume muito bem tudo o que foi tratado anteriormente. Entretanto, é inserido novos conceitos que, ao meu ver, são importantes e poderiam ter sido explorados em um capítulo a parte, isso é, melhor explicados.

Além disso, apesar da linguagem simples e rápida leitura, em alguns pontos a narrativa foi cansativa para mim, especificamente nas "histórias" que são utilizadas como alusão ao conceito abordado em questão. Entendo seu propósito e concordo com ele, porém realmente me cansou.

Apesar dos pontos citados, é uma ótima leitura, muito interessante e extremamente recomendada por mim!

Bia 24/03/2022

Engenheiros do caos
Simplemente incrível. Comecei a ler porque meu professor conheceu o autor quando viajou pra Europa, e também por conta do curso de TI. Sempre me interessei muito pela questão dos algoritmos e como isso influência a sociedade, mas nunca tinha chego no nível de influência política, como é o caso do movimento 5 estrelas na Itália e quando Trump ganhou nos Estados Unidos.
É uma leitura muito rica em conteúdo político, histórico e tecnológico.

Andrezinho2 05/03/2022

Faltou aquele tompero
É um livro muito bom na explicação de como a pós-política, despolitização e a internet são as armas do neofascismo. Mas infelizmente o livro não vai muito no principal culpado: o capitalismo.
De toda forma, é muito importante ler pra entender como tudo isso que acontece é um projeto muito bem montado.
E a regulamentação forte da mídia, da internet e da "liberdade de expressão" deve ser feita o quanto antes, ou algo pior nos aguarda. Não é nem previsão, é constatação da história se repetindo

Laura.Ghedini 03/03/2022

Incisivo
Ótimo livro para entender o mecanismo de ação de líderes e candidatos (que se dizem ?conservadores? e defensores do bordão ?Deus, pátria e família?) que se erguem em cima de mentiras, autoritarismo e preconceitos.

Tiago Souza 02/03/2022

Didático
Um livro esclarecedor no que se propõe, expondo de forma esplicita a forma como as eleições no mundo todo estão se transformando em algo direcionado e alienador a partir de informações individuais.
Incrível como o autor expõe os fatos e eles são palpáveis e compreensíveis em diferentes partes do mundo, que no final se convergem e deixa claro uma triste realidade.
Enfim, livro para nós fazer enchergar o que essa nova era globalizada e conectada e capaz de fazer, não só no âmbito pessoal, mas muito mais amplo, abrangendo toda uma sociedade.

Vinicius 24/02/2022

Não tenho o que dizer.
Só leia

O livro apresenta exatamente o que propõe, por isso de nada adiantaria escrever uma resenha sobre engenheiros do caos, a sinopse já diz tudo que é preciso saber antes de iniciar a leitura. Então se não interessou pela sinopse então o livro não é pra você, escrevendo isso mais para divulgar a obra do que propriamente dizer algo sobre ela, sinopse abaixo:

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo no mesmo tempo que a verdade leva para calçar seus sapatos.”
Mark Twain

"Aos olhos dos seus eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da “velha política”, e sua incompetência é uma garantia da sua autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de sua independência, e as fake News, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento.

No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder.

É o retrato desses engenheiros do caos que Giuliano da Empoli nos apresenta, através de uma investigação ampla e contundente que vai muito além do caso Cambridge Analytica e remonta ao início dos anos 2000, quando o movimento populista global, hoje em pleno curso, dava seus primeiros passos na Itália.

O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades."

Marcelo 13/02/2022

Ótimo livro para se compreender a ascensão da última década destes personagens ao estilo Bolsonaro e Trump e esta forma de se fazer política no mundo das redes sociais, algoritmos e bigdata. Recomendo o livro, especialmente para quem gosta de política

Alassë 12/02/2022

A Política Quântica
Ao percorrer os passos dos líderes políticos da era dos algoritmos, o autor apresenta uma teoria quântica para o discurso filosófico. Se a política esteve até então no campo da discussão das ideias, o futuro dela é o campo matemático (no modelo democrático), porque ela não é mais sobre governança e bem estar social, agora é sobre liderar, manipular e ganhar votos para manter esse status (tal como os monarcas). Se a matemática e dados realizam esse processo, os "líderes" apenas precisam jogar o jogo. Assim, políticos não são mais idealistas, mas fantoches no palco das redes, ou seja, quem mais entreter e provocar ira, cólera e escândalos ganha atenção e, consequentemente, votos. Eis a fórmula perfeita do caos. Caso queira se aprofundas nas origens e consequências dessa fórmula, os livros de Yuval Noah Harari são ótimos.

Marcelon 31/01/2022

O jogo já mudou
Peça obrigatória para estudantes de comunicação, Assessores políticos, gestores em geral, Comunicadores que vão trampar com política esse ano e qualquer pessoa que esteja preocupada com a democracia no mundo. Com ele é possível entender que as peças, o próprio tabuleiro do jogo político mudou. Pra acompanhar, é preciso entender essa mudança.

Bertani 30/01/2022

Essencial para os tempos confusos em que vivemos
Excelente livro. Com sua abordagem histórica e, ao mesmo tempo, metafórica, o autor ilustra e esclarece muito bem as raízes dos movimentos políticos, antes aparentemente inexplicáveis ara mim, que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Ao terminá-lo, senti sensações paradoxais: um alívio ao perceber que mesmo as coisas mais loucas têm uma razão de ser, sobreposta por uma desesperança, causada pela aparente tendência cada vez mais pautada num sistema de controle e manipulação, através da deturpação de sentimentos reais da população, que surge no exercício da comunicação de massa e da política contemporânea. Espero poder ver uma reviravolta nessa distopia da realidade.