Os engenheiros do caos

Os engenheiros do caos Giuliano da Empoli

Resenhas - Os engenheiros do caos

Francisco 22/02/2021

O livro é muito esclarecedor sobre as campanhas políticas dos tempos atuais que é cada vez mais baseada nos filtros da redes sociais.

Aborda como os marqueteiros da extrema direita, Os Engenheiros do Caos, se apropriam das curtidas na web para individualizar e conquistar cada vez mais adeptos para sua política ultranacionalista e conservadora ao extremo.

O livro não fala, mas é possível perceber e inferir que com a nova maneira de conquistar o voto, os famosos currais eleitorais, não terão espaço no futuro próximo.

Dude 19/02/2021

Trolls ditando o destino
O livro explica de forma contundente o momento em que vivemos. Talvez seja uma nova dos extremos. Ainda é difícil prever, como traz o próprio, onde isso dará.

Emerson 16/02/2021

Uma análise das corridas eleitorais
Nesse livro o autor aborda como a campanha política se transformou nos últimos anos graças a internet e ao Big Data, onde, ao invés de o político adotar uma fala mais "genérica" e sem emoção, tentando atingir o máximo de pessoas possível em rádios e TVs sem ofender ninguém, agora você tem discursos inflamados e direcionados, dizendo exatamente o que a pessoa quer ouvir, com mensagens personalizadas para cada eleitor.

Durante o livro é feita uma análise de casos como Brexit na União Européia, o Movimento 5 Estrelas na Itália, a extrema direita na Hungria, e Donald Trump nos EUA, onde, através de análises em tempo real de comentários, cliques e engajamento, equipes de analistas de dados (com a consultoria do time do Facebook) criavam notícias e memes (verdadeiros ou falsos) e os enviava em forma de mensagens, correspondências e propagandas no Facebook.

É uma leitura interessante e que vale a pena para criar a consciência de que é preciso tomar cuidado com notícias de Facebook, WhatsApp e afins.

Danielle.Duca 07/02/2021

O futuro da democracia está em jogo
O livro traz o panorama de como o uso político da internet vem enfraquecendo a democracia, através da mobilização de pessoas que nutrem sentimentos de insatisfação em relação às instituições democráticas e aos partidos políticos. Os algoritmos do Facebook e outras redes sociais são usados para estimular a disseminação de fake news de modo a fortalecer essa nova onda nacionalista pondo em xeque a democracia. A leitura é uma provocação para pensarmos no futuro da democracia diante desse movimento digital organizado baseado em sentimentos radicais.

Matheus.Santos 06/02/2021

Essencial
A autor trata de assuntos bem relevantes para os dias atuais, revelando como todo cenário político está extremamente propicio ao aparecimento de políticos com discursos demagógicos que não defendem uma visão de mundo específica, mas sim a conquista e perpetuação do próprio poder.

Gostei bastante do livro, suscita a discussão do até quanto todo essa polarização e saudável e em que momento isso se torna destrutível para a democracia.
Recomendo para qualquer pessoa, considero um livro essencial, estamos expostos a um ambiente que requer cuidados e o livro deixa isso bem claro.

Luciano Caldas 05/02/2021

Entendendo Política no Séc XXI
Esqueçam a política como era antes. Nada de santinhos, praguinhas, showmício e outros chamativos. Giuliano nos revela nesse livro o que irá pautar a forma de se fazer política daqui pra frente. O autor mergulha de cabeça nos ideólogos e cientistas que estão por trás de cada líder populista. Com menções a Salvini, Orban, Trump e Bolsonaro; o livro nos traz relatos das engrenagens que movem essa grande onda populista que vem tomando conta de grandes nações. Com a nova forma de se fazer política, a política quântica, a realidade objetiva não existe. Cada coisa se define, provisoriamente, em relação a uma outra, e , sobretudo, cada observador determina sua própria realidade. Aos olhos dos seu eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem a velha política, e sua incompetência é uma garantia de autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de independência, e as fake-news, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento.

Uma mentira pode dar a volta ao mundo enquanto a verdade leva o mesmo tempo para calçar os sapatos.

ntayar 30/01/2021

OS ENGENHEIROS DO CAOS

(Les Ingénieurs du Chaos)

Giuliano da Empoli

Sobre o autor: escritor, consultor político e ex-candidato ao senado italiano pelo Partido Democratico (oriundo do Partido Democratico de la Sinistra, sucessor do Partido Comunista Italiano).

O diretor da campanha em favor do Brexit, Dominic Cummings, escreveu em seu blog: ?Se você quer fazer progresso em política, meu conselho é contratar físicos, e não experts ou comunicadores?. E foi o que ele fez: organizou a campanha com a ajuda de uma equipe formada pelos melhores cien
tistas das melhores universidades da Califórnia e de uma empresa canadense ligada à Cambridge Analytica.

Esse caso é citado como exemplo de uma mistura de habilidade política e engenharia do caos. Nesse livro, o cientista político Giuliano da Empoli demonstra que existe hoje uma nova forma de fazer política, baseada na utilização de algoritmos, fake news e redes sociais. E assim explica a ascensão da extrema direita populista no mundo.

E não é muito difícil entender essa lógica: os algoritmos das redes sociais são programados para nos oferecer um conteúdo que nos atraia e nos mantenha mais tempo conectados. Não importa sua opinião nem pontos de vista, tudo o que eles querem é entender nossos medos e nossas aspirações e assim nos oferecer exatamente o que queremos.

Agora é só adaptar essa lógica para o campo político. O engajamento político foi aos poucos sendo substituído pelo engajamento das redes sociais.

O autor cita vários exemplos dessa nova forma de fazer política como, por exemplo, o que ocorreu na Itália, nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Hungria e Turquia.

O livro é interessante e traz um tema atual e instigante. Embora o autor tenha como foco central de sua análise a ascensão da ?extrema direita?, é bom lembrar que a propaganda política e a manipulação sempre existiram, desde os antigos gregos e romanos, passando por Luis XIV, Lenin, Hitler, Napoleão etc. Só mudaram os métodos. Nesse ponto acho interessante o interesse de estudar o papel das novas tecnologias e suas influências em nossas decisões, pessoais e políticas.

Wes 27/01/2021

Esclarecedor
Um ótimo livro para compreendermos a nova política baseada na Big Data e como devemos nos comportar diante dessa realidade. O momento político atual, que veio para ficar, seria um ótimo plot para uma distopia de 50 anos atrás, se pararmos para pensar. Nos mostra como a humanidade está regredindo a cada dia mais, com a nossa mente sendo lavada, alienada e estupidificada pelos meios de comunicação, mídia e redes sociais.

Andréia 27/01/2021

Eleição tá logo aí
Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições?.
Na leitura de "Os Engenheiros do Caos", entendemos que há um método nas atitudes do gabinete do ódio e das fakes news.

Thatha 07/01/2021

A primeira boa surpresa de 2021
Complementando o título, ouso dizer, até, no dia subsequente à tentativa de trolls de extrema-direita invadirem o Capitólio, que é o livro que me fez entender, definitivamente, os movimentos políticos mundiais ao tecnopopulismo, e que será necessário um esforço hercúleo para nos adaptar a esse novo modelo centrífugo.

Fabio_Ferraz 03/01/2021

A nova política quântica
Físicos e estatísticos sabem lidar com grandes volumes de dados provindos de experimentos e análises. Até o advento das redes sociais e outras plataformas e recursos na internet, praticamente não existiam dados disponíveis para análise,  interpretação e mesmo manipulação das tendências e preferências das pessoas e grupos definidos. Com a difusão recente desses recursos os "engenheiros do caos" (estatísticos, físicos, etc) passaram a suportar campanhas eleitorais através dessas técnicas de análise de big-data.

Nesse livro curto e muito interessante, Giuliano Da Empoli analisa casos recentes de campanhas eleitorais, partidos políticos e populistas (como a campanha de Trump de 2016 e o Brexit p. ex.) que lograram sucesso ao recorrerem aos "engenheiros do caos" e adotar técnicas de análise e uso de dados de redes sociais, internet e outros pela inteligência artificial e aprendizado de máquina para capturar e estimular e manipular as  tendências e extremismos das massas.

O uso intensivo do "big data" em campanhas eleitorais não é novidade, claro... Técnicas de análise e uso de dados via inteligência artificial e aprendizado de máquina foram usadas desde a campanha vitoriosa de Obama em 2008.

Em linhas gerais, os mesmos conceitos, técnicas e idéias foram adotados na vitória impressionante do movimento 5 Estrelas na Itália em 2013.

E foram turbinadas em 2016 na campanha de Trump ao usar dados privados de redes sociais, junto da (hoje inexistente) Cambridge Analitcs de Steve Banon.

Depois, na campanha Brexit que culminou na saída da Inglaterra da UE em 2016, a ponto de um articulador da campanha afirmar depois que caso a lider do sistema de inteligência artificial usado fosse "atropelada por ônibus" a Inglaterra ainda faria parte da UE hoje....

E aqui as ideias e experiências de Banon foram usadas na campanha vitoriosa de Bolsonaro em 2018. Campanha facilitada pelo fenômeno do "antiptismo" e anti-esquerda jà em marcha no país pelas mídias tradicionais, a campanha de Bolsonaro se apoiou em redes de robôs e disparo de fake-news em massa via whatsapp e outras vias.

--------

Agora, na campanha vitoriosa de Joe Biden nos EUA em 2020 (que não faz parte dos exemplos do livro) houveram algumas inovações ou melhorias no sistema, dentre elas:

(1) Análise de grandes volumes de dados comportamentais para avaliar o sentimento popular e a provável resposta dos eleitores a questões importantes, como imigração, saúde, crise econômica, pandemia e racismo...

(2) Com base nas análises dos dados, focou agressivamente em estados de batalha, como Arizona, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, com anúncios em vídeo direcionados, cujas respostas ou efeitos eram capturados "real time" e retroalimentavam revisões do material de campanha.

(3) Também com base nas análises de dados, a equipe de Joe Biden tabalhou intensivamente para melhorar sua presença online, incluindo o recrutamento de influenciadores nos mêses que antecederam sua vitória nas eleições dos EUA.

(4) A análise de dados via inteligência artificial permitiu que se gerencie, monitore e analise dados de forma autônoma para dirigir anúncios de streaming de canais de mídia social populares, como Facebook e Instagram.  Ao rastrear as principais métricas em tempo real, como impressões e taxas de cliques para anúncios, as puderam otimizar seus gastos com publicidade e alcançar mais apoiadores online.

"How Joe Biden?s team leveraged data analytics in the US elections - CrunchMetrics"

Andréia 26/01/2021minha estante
Ótima resenha

jsilveira 01/01/2021

Traz alguns fatos interessantes mas...
A obra é bem superficial, principalmente ao tentar falar sobre Inteligência Artificial. Defende algumas visões políticas ultrapassada.
Raphael.Mello 20/02/2021minha estante
Quais posições? Pergunto sinceramente pois não li o livro ainda.

Karlan.Yury 11/08/2021minha estante
O autor é cofundador de um think-tank liberal na Itália...sua tentativa de chamar o autor de comunista, por expor as políticas patéticas de Trump e Bolsonaro, falhou.

jdelisiario 29/12/2020

Uma contextualização necessária
Diante de um momento tão atípico, onde os preconceitos são gritados por representantes públicos que deveriam dar atenção e proteção às minorias, esse livro traz um contexto para essa realidade que vivemos. Ele não elimina essa questão tão triste, mas explica porquê os discursos de ódio possuem tanto poder, mostra como e porquê as notícias falsas ganham força e divulgação, explica e exemplifica o que ocorreu em outros países. O início, confesso que não agradei, mas depois a leitura fluiu. #leituraTerapia #indico

Gilson 27/12/2020

Leitura necessário!
Junto com "A Máquina do Ódio", de Patrícia Campos Mello, esse livro ajuda a entender os caminhos que levaram ao poder "Techno populistas" como Trump e Bolsonaro. Leitura Obrigatória!