Os engenheiros do caos

Os engenheiros do caos Giuliano da Empoli

Resenhas - Os engenheiros do caos

Roberto 11/06/2020

Contemporânio, pertinente
Um relato pungente, claro e rápido de como o mundo da política rendeu-se aos algorítmos das redes sociais e vem sendo por ele destruído e manipulado contra os próprios interesses do povo que agora não é visto mais como um eleitor; mas apenas como um CONSUMIDOR.

Throlls e robôs criam factoides, fake news, polarizam as pessoas criam verdades mentirosas, elegem e derrubam presidentes, destroem políticas públicas, turbinam preconceitos e promovem extremismos na sociedade, numa tentativa vitoriosa de tomarem o poder, usando inocentes usuários das redes sociais como seus autômotos a replicarem viciosamente toda informação inventada que lhes são feitas sob medida pelos ENGENHEIROS DO CAOS.

Ana Rabelo 05/06/2020

Política do caos
Este livro estava na minha lista desde o ano passado e, por se tratar de eleições e fake news, achei que estaria datado. Ledo engano: o livro é atual, pois ao entender como foi o funcionamento das estratégias de manipulação eleitoral por meio de algoritmos, também temos uma visão de como será daqui para frente.
A forma de fazer política e de entender os eleitores mudou. Não tem volta.
Em resumo: o livro proporciona uma visão preciosa de como a tecnologia foi utilizada na manipulação de eleições e também de que maneira os chamados engenheiros do caos conseguem disseminar ódio e medo. Recomendo.

Nati Farias 31/05/2020

Um livro necessário para ajudar a entender a situação atual do mundo.

Fábio Perrucci 24/05/2020

A Era da Política Quântica
O livro "Os Engenheiros do Caos", do autor italiano Giuliano da Empoli, Editora Vestígio, 192 páginas, escancara as falcatruas utilizadas sem nenhum limite na chamada Era da Política Quântica. Fakenews em conjunto com o Big Data mudou o comportamento político na tentativa desenfreada e irracional de ascensão ao poder. Gasta-se mais tempo e energia para manipular as massas através da disseminação do ódio, preconceito e divulgação de falsos acontecimentos do que para elavorar um projeto de governo focado naquilo que realmente deveria ser objeto.

Theo.Felix 19/05/2020

Simplesmente, leiam!
Apesar de ser um livro bem pequeno, é fundamentalmente necessário para poder compreender como estamos e aonde chegamos. A forma de fazer política antiga está na UTI. Uma mentira dá uma volta ao mundo em 1 segundo, enquanto a verdade tarda a chegar. Acho que complementar a leitura desse livro, talvez o ?Dez argumentos para você deletar agora as sias redes sociais? do Jaron Lanier.

?E sem dúvida o nosso tempo... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser... Ele considera que a ilusão é sagrada, e a verdade é profana.
E mais: a seus olhos o sagrem aumenta à medida que a verdade decresce e a ilusão cresce, a tal ponto que, para ele, o cúmulo da ilusão fica sendo o cúmulo do sagrado? ? Feuerbach

William.Brandini 11/05/2020

Paradigmas de um mundo conectado.
Livro fundamental para compreensão do atual cenário político mundial. Um importante ponto de vista sobre como as mídias sociais tem agido para "virar do avesso" nossas democracias e fundamentar a era da pós-verdade.

Rachel.Soares 19/04/2020

Imperdível
O mundo virtual na política de hoje. Só assim para entender o jogo político e a subida ao poder de personagens mesquinhos e trágicos, como aqueles que vemos no cenário atual.

João Vitor Schulte 26/02/2020

A semelhança assusta.
Livro que apesar de trazer histórias de outros cantos e outros tempos. Reflete muito a situação política do Brasil. Leitura indispensável.