O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo Zafón

Resenhas - O Jogo do Anjo

Nayonara 05/12/2023

Eu gostei muito de um outro livro do Zafón dessa mesma série, a sombra do vento, mas esse aqui achei um pouco decepcionante

MellNavarro 02/12/2023

Seguindo na releitura da série
Mais um livro com uma entrega magestral de personagens, diálogos, enredo, suspense e um macabro-mistico na medida certa nas ruas de Barcelona
Tirei meia estrela porque achei o final um pouco confuso, fiquei perdida na metade das cenas de ação
Mas não deixa de ser uma obra prima!
E seguimos...

victor.victor.victor 30/11/2023

Bom, mas tem falhas
O Zafón não poupa a mão em gatilhos de interesse pro leitor. Sempre tem alguma coisa acontecendo, a narrativa nunca para. Por isso é muito divertido ler esse livro, assim como foi "A sombra do vento".

Nao acho que esse seja melhor que o anterior, por ampliar alguns dos seus erros. Tipo, o Zafon é viciado em esquecer a verossimilhança em prol do andamento narrativo.

Outra coisa é esse abuso de máximas. Frases genéricas que não tem utilidade alguma, tipo "A justiça é uma questão de perspectiva, nao um valor universal" espalhadas por todo o texto.

O autor convoca muitos personagens, talvez tentando imitar o Dickens que é citado no livro. Alguns são muito bons, como Isabella e os Sempere. Mas nao espere conhecer muito sobre eles, além de características esparsas.

Outros personagens ficam perdidos na história. Diego Mallarca, Irene Sabino, Ricardo Salvador, Jaco, Roues.... todos esses são a parte mais enfadonha do livro, e dominam todo o arco final. Por isso me perdi nas últimas páginas, aquela investigação não me interessou (e ainda nao entendi algumas coisas).

O Andreas corelli também é um chato, com várias páginas desinteressantes falando sobre religião.

De resto, foi um livro divertido. Acho que até a metade é perfeito.

Jaqueline.Xavier 26/11/2023

Lacunas
Confesso que esperava mais desse livro, tendo em comparação A Sombra do Vento que gostei demais, esse por final não me pegou tanto. Em muitos momentos foi bem massante e parecia que eu não estava entendendo quase nada. Mas pretendo sim continuar a ler esse grande autor e dar continuidade a história dos demais personagens.
victor.victor.victor 30/11/2023minha estante
Pensei o mesmo

Dih Ribeiro 25/11/2023

Um livro que eu gostei muito, Carlos Ruiz nos faz imaginar cada detalhe da história, e mergulhar na história de David, e nos apaixonamos em cada detalhe, sofremos, nos angustiamos. É um livro que vale a pena ler, cheio de mistérios, aventuras, amores, amizades. É um misto de sentimentos.

M. Lima 23/11/2023

O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón
Na Barcelona de 1920, logo após a ?Grande Guerra?, acompanhamos a vida do jovem escritor David Martín. Ao chegar no ápice do fracasso profissional, o personagem inicia uma jornada rumo ao sucesso quando é convidado a escrever pequenos contos para o jornal onde trabalhava. Tempo depois, Martin sai da redação para compor folhetins para dois novos empregadores, porém sob um pseudônimo, portanto, mais uma vez, não sendo reconhecido por suas obras.
Por fim, David é contratado por um editor misterioso que se apresenta como ?Andreas Corelli?. Sua missão: Escrever um livro religioso, um Evangelho que possa embasar uma nova religião e alcance para convencimento dessa ?fé", desde crianças até adultos e pessoas de todas as classes.

Martín vai bem em seu novo trabalho até que o mesmo percebe que há uma grande trama em segundo plano sobre o suposto patrão e livro; além de personagens do passado que começam a interagir com seu dia-a-dia.. O Jovem vê sua vida sendo invadida em todas as áreas. Sua família, seus amigos, seu interesse amoroso, sua própria casa onde mora, etc? agora, fazem parte desse jogo e nosso escritor deve decidir, se o que está fazendo realmente vale a preço que ele há de pagar.

O Livro aborda diversos temas em seu desenvolvimento: A busca pela fama, o poder da religião, questões filosóficas de vida e o lado obscuro da humanidade, são alguns exemplos. Zafón desta vez, entram de cabeça no âmbito sobrenatural, não apenas flertando, como havia feito em ?A Sombra do Vento?.

Indo para a parte conclusiva do livro, David, como conhecedor e visitante do ?Cemitério dos livros esquecidos?, nota que é protagonista de algo que vai além do físico e material e assume seu papel de jogador no Jogo do Anjo. O final é surpreendente e misterioso, têm muita ação, muito mistério, muita reviravolta, respostas às questões deixadas durante o desenvolvimento e também, perguntas sem respostas que caberá ao leitor deduzir, ou não. por fim, fica a recomendação a leitura dessa obra magnífica.

carolbpetry 18/11/2023

?Essas páginas serão nossa memória?
Achei esse bem confuso??? Não sei, me senti meio perdida na história quase 70% do tempo, parece que eu não tava entendendo nada mas ao mesmo tempo entendendo hahaha
E mesmo não sentindo a clareza que eu estava esperando, outro livro magnífico do Zafón, construção do mistério impecável, assim como a narrativa, linguagem e enredo. Sempre muito rico em detalhes, o que torna tudo melhor.
Ele simplesmente sabe como escrever um livro, é isso. Zafón muito mestre na sua arte e ofício de escritor, um esplendoroso escritor.

Cecy Jarske 18/11/2023

O Jogo do Anjo
Mais um livro sensacional! Aqui podemos conhecer mais sobre importantes personagens mencionados em "A sombra do vento". Vale muito a pena a leitura!

carol 16/11/2023

O Zafon é incrível!
Eu sou suspeita para falar de Zafon. Amo esse escritor, os diálogos irônicos, o suspense e principalmente a forma como ele cria essa atmosfera de mistério em Barcelona.

Nesse livro temos mais da cidade tão icônica, temos o cemitério dos livros esquecidos, o sr sempere? essa história vem antes dos acontecimentos do livro 1 e eu senti que teve mais suspense e um pouco de fantasia também.

Me senti em um filme por Barcelona, junto com o Martin, em busca de resolver esse quebra-cabeça que se estabeleceu, unindo as histórias.

Daniel1112 08/11/2023

O jogo do anjo - Resenha
Narrado em primeira pessoa, O Jogo do Anjo introduz um novo personagem ao universo de escritores malditos do Cemitério dos Livros Esquecidos, e recua no tempo até a década de 20 para contar a história de David Martín, um jornalista barcelonês que sob o pseudônimo de Ignatius B. Samson se torna um conhecido escritor de histórias policiais.

David, assim como a maioria dos personagens de Zafón, teve uma infância solitária e conturbada. Seu pai era um ex-combatente que retornou da guerra miserável e desiludido, e que logo depois foi abandonado pela esposa que nunca mais quis saber nem dele nem do único filho. Um homem truculento e envergonhado com sua condição analfabeta, que nunca conseguiu reconhecer as potencialidades do filho e não se contentava com o seu interesse pelos livros, atividade que considerava uma perda de tempo. O pouco afeto que o pequeno David encontraria seria a do livreiro Sempere (avô de Daniel de A Sombra do Vento). O velho Sempere sempre lhe presenteava com um novo livro e anos mais tarde o levaria para conhecer a colossal e secreta biblioteca de livros esquecidos.

Sozinho no mundo após a morte repentina do pai, David encontra apoio e incentivo na caridade de Pedro Vidal, milionário excêntrico e escritor boêmio que o ajuda na fase mais difícil de sua vida. Através de Vidal David conseguiria um trabalho no jornal La Voz de La Industria e conheceria Cristina, a filha do motorista de seu benfeitor.

No La Voz o rapaz se torna jornalista e depois escritor de novelas policiais que publicava ali mesmo no periódico. Após conseguir alguma fama com as histórias que escrevia para o jornal e novamente com a ajuda de Vidal, David consegue dois editores, Barrido e Escobillas, para quem passa a publicar com exclusividade.

O jovem escritor abandona o trabalho no La Voz e com o dinheiro do acordo editorial aluga um antigo casarão com fama de assombrado, onde passa a viver enclausurado em seu escritório, dedicando-se a cumprir os prazos ridículos previstos em seu contrato.

A rotina incessante de trabalho, o desejo de escrever uma obra que levasse seu nome e o pouco cuidado com a própria saúde levam o escritor a uma situação desesperadora. Mas é quando tudo a sua volta parecia ruir que David recebe uma tentadora proposta que mudaria o seu destino.

Em troca de uma pequena fortuna, Andreas Corelli, um misterioso e sombrio editor francês, propõe a David escrever um livro que mudaria o mundo. Mesmo relutante David aceita aquilo que parecia uma tarefa impossível, mas que na verdade o enreda em uma ciranda de acontecimentos, na qual estaria sempre a ponto de resvalar em um poço negro e sem fundo.

Ao longo da narrativa os mistérios entrono de Andreas Corelli se tornam cada vez mais intrincados e sombrios. Desconfiado dos reais intensões de Corelli, David decide investigar a nebulosa vida do editor, enquanto um rastro de sangue vai sendo deixado pelo caminho.

expressodoslivros9 12/10/2023

A voz de Zafón é uma originalidade a toda prova.
?David Martín, jovem escritor caído em desgraça, recebe uma oferta irrecusável. Andreas Corelli, homem tão amável quanto misterioso, lhe encomenda um livro capaz de impactar o rumo da História.?
Essa história aqui é uma das mais melancólicas que Zafón já escreveu. Antecede os acontecimentos de A Sombra do Vento e nos faz entender ainda mais esse universo e os personagens. Sem contar que assim com o David Martín, você também fica em dúvida entre o que é fictício e o que é real. Mas calma, entenderemos isso no próximo livro.
O que me faz gostar ainda mais das obras de Zafón é a devoção que os personagens dele tem pelos livros. Você se sente acolhido e compreendido vendo todo o amor e cuidado que eles tem com cada livro que aparece. Essa história conseguiu me deixar muito triste, pois Zafón consegue fazer você sentir o cada personagem sente; é como se você fosse cada um deles! Enfim, leiam Carlos Ruiz Zafón! Ele é um dos maiores escritores da história!

Jonas 10/10/2023

Mais uma empolgante história desenvolvida em torno do Camitério de Livros Esquecidos ... personagens sombrios ... um pacto ... um amor intenso. Cada capítulo uma emoção diferente. Ótimo livro.

Marcianeysa 25/12/2023minha estante
Mas segundo o inspetor grandes, não existia médico nenhum...será que foi alucinação mesmo ?

belinha 07/10/2023

Segundo livro da série "O Cemitério dos Livros Esquecidos", cujos acontecimentos ocorrem antes dos eventos de "A sombra do vento". Comparado a Sombra do Vento, não é tão viciante ou surpreendente, mas ainda assim uma boa leitura.