O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

j.oao 04/08/2023

Zero medo. Achei engraçado esse livro. Pazuzu senhora dos absurdos, aloka. Mas isso não quer dizer que é ruim e que não aproveitei. Não senti o frio do medo, mas senti uma forte melancolia. Principalmente vindo do Padre Karras. Nossa, que história triste desse moço!

Paulo de Tarso Lira 03/08/2023

CIÊNCIA vs. RELIGIÃO, quem CAPTOU sua ATENÇÃO PRIMEIRO?
O lado espiritual da vida pode ser ignorado por alguns, porém, é um assunto intrigante, uma vez que, sempre despertou curiosidade a luta entre bem e mal, ou, em algumas obras, ciência e religião.

Todo esse assunto, acende o desejo por discussões contemporâneas plausíveis, numa sociedade que tenta ignorar, ou, por vezes, negar, mais e mais, aquilo que não podemos demonstrar por metodologia científica.

O livro é sobre isso, na minha opinião, O escritor consegue definir com perfeição a relação entre os personagens, bem como os conflitos internos de cada um, a incredulidade do padre, assim como, a deterioração física e mental da mãe e sua filha, pois é difícil olhar para a morte iminente, lenta e degenerativa de Regan e não se compadecer, todo esse arco é concluído com sucesso. Único arco que deixou a desejar foi a investigação criminal.

Arthur803 14/07/2023

Uma ruptura, com certeza um livro ímpar que mudou pra sempre a cultura popular.
Começo esta resenha reconhecendo a importância desse livro, um gênero que exige que a habilidade do autor seja acima da média, na minha opinião, acredito que seja naturalmente difícil escrever livros de terror, captar a atenção do leitor já é um desafio, agora captar e ainda incitar o medo nele, pra poucos... E o Exorcista além de ter toda sua fama em livro, ainda foi adaptado em filme e se tornou mais conhecido e apreciado.

Vamos lá, o livro conta a história de uma criança e sua "família" lidando com uma presença sobrenatural agindo em suas vidas, fora desse núcleo familiar a obra nos apresenta o padre Karras, relativamente jovem, mas com muitos problemas pessoais, questões familiares e psicológicas, que na minha opinião é o personagem mais ativo do livro. Vivemos a história basicamente por seus olhos e pensamentos, apesar de inicialmente dividir o protagonismo com a matriarca da família em questão.

A princípio, quando o tema e a trama principal ainda não nos foram apresentados, aprendemos muito sobre a vida e a carreira da Chris, a matriarca, apesar de entender essa parte, achei um pouco maçante, confesso que estava mais interessado em quando os fenômenos paranormais iriam começar do que a introdução da vida das personagens, acho que a quantidade de páginas nessa parte foi um pouco além da conta. Mas depois de 1/4 do livro, comecei a me interessar mais pela construção, entender mais os problemas, ver menos da rotina do núcleo familiar, e é claro, o começo das atividades sobrenaturais, essa era a história que eu buscava.

Pulando diretamente para os elogios e menos falazada, anteriormente, em um de meus históricos de leitura comentei que o "demônio" deste livro é com certeza o mais sujo e vulgar de todas as obras que envolvem esse tema, e a cada diálogo que ele falava, eu validava ainda mais a minha opinião, não entenda como uma visão negativa minha, na verdade foi um dos pontos que mais me chamou atenção na obra, achava interessante como ele era genuinamente ruim, machucava verbalmente as pessoas ao redor e sabia como despertar o pior em cada um. Quando ele falava, sabia que algo esperto, maldoso ou bizarro iria vir, além de atos humilhantes como acompanhamento. A progressão que ele aparece é curiosa também, uma construção bem feita.

Joel 11/07/2023

Tão assustador, incômodo e ambíguo quanto o filme.
O enredo que encontramos no filme é muito similar ao encontrado no livro, alguns diálogos inclusive chegam a ser completamente iguais. Os personagens com maiores atenções no livro são os que trabalham na casa da Chris Macneil, mãe da Regan, e o meu preferido o detetive Burke, personagem esse que me levou à ter uma visão bem diferente do que quando assisti a obra de 73.
O livro é exatamente o que eu esperava, aprofunda os personagens e deixa no ar a dúvida, que para mim é fundamental, se há ou não possessão. O autor sempre mostra evidências que comprovem ambas as teorias, algo que me fez mudar de opinião a todo momento enquanto lia.
A minha única reclamação em relação ao livro é de algo que não consta no filme, já nos últimos capítulos o padre tenta justificar cientificamente a possibilidade de se mover objetos com a mente, algo completamente fora da coerência do que estava sendo mantida até então.
Livro mais assustador que já li até hoje, recomendo a todos que curtem o gênero.

Alexandre 08/07/2023

No ato de esquecer, eles tentavam lembrar
Como fã de filmes de horror, obviamente "O Exorcista" faz parte da minha lista de favoritos. Sempre tive curiosidade para o livro, mas nunca havia tido a oportunidade, até agora.
Fiquei surpreso ao ver como o filme foi fiel ao livro. Exceto alguns detalhes sobre quem faz/fala isso ou aquilo, e deixando de lado algumas coisinhas, é basicamente a mesma coisa. O que é ótimo.
Aqui a gente entra um pouco mais na cabeça do padre Karras e tem uma visão melhor das angustias que ele enfrentava quando foi procurada pela Chris para falar sobre a Reagan. E o padre Merrin me pareceu muito mais simpático no livro, apesar de aparecer tão pouco.
Um livro muito bom pra quem gosta de horror.

Fernanda 06/07/2023

Belíssimo
Eu não lembro muito do filme. Eu vou reassistir, mas minha memória não traz a tona uma obra fantástica e tocante como essa. Eu lembro de histeria e um pouco de bobagem, mas jamais da parte humana e de fé que encontrei nesse livro. Tem passagens belíssimas na parte final.
Protelei muito pra ler por conta de uma memória vã de um filme q parece passar tão distante. Uma atriz em seu auge, mãe carinhosa. Uma filha solitária mas contente. Empregados ligados à dores e rancores. Amizades presentes. Padres atormentados. E muito amor de todas as formas para todos os cantos. Quem diria!
Me emocionei de verdade com o fim.

Ramon 04/07/2023

Envolvente.
Li esse livro sem ver o filme. O que eu gostei desse livro foi a pesquisa de caso e, contraditoriamente, o quanto demorou pra decretarem que a personagem estava possuída. Eu me peguei várias vezes revirando os olhos mas fez sentido, tem pesquisa e motivo. Tirando pelo título, o personagem principal é o exorcista né, não a menina possuída. O autor deixou ele brilhar!

Amadeus bibliotecário 04/07/2023

Muito além do filme, Um livro para toda a vida!
É simplesmente a maior obra-prima do horror de todos os tempos. Um clássico absoluto!

Se você já viu o filme dezenas de vezes mas não leu o livro, pode ter certeza que essa leitura conseguirá te surpreender ainda mais, e trazer elementos que darão mais magnitude a jornada de chris macneil, uma atriz famosa que está morando temporariamente em Georgetown, Washington, e tem de lidar com a estranha mudança de comportamento de sua filha, Regan.

O que torna "O Exorcista" tão extraordinário é sua combinação de elementos assustadores e profundamente psicológicos.
O autor mergulha em questões de fé, credo e a descoberta do mal, explorando o conflito entre ciência e religião, ceticismo e fé, criando personagens complexos e emocionalmente ressonantes, investigando suas motivações e medos mais profundos.
A escrita de Blatty é espetacular (não é à toa que sua obra tem a notoriedade que tem), pintando imagens vívidas e aterrorizantes na nossa mente, nos mantendo no limite o tempo todo.
Cada página tem suspense emocionante e cenas que são aterrorizantes e perturbadoras.
Ainda assim, o classifico mais como um drama, do que como um livro de horror!

Para mim, o maior destaque da história é o Padre Karras. Sua jornada e sacrifícios fazem dele meu personagem favorito de todos os tempos!!!

gabriel.a.brumatto 26/06/2023

O Exorcista - William Peter Blatty
É óbvio que estamos falando do maior clássico do terror contemporâneo, um sucesso de vendas no livro (best-seller do NY Times), e sucesso de bilheteria nos cinemas de todo o mundo.
Mas, o que tem O Exorcista de tão bom que todo mundo ama? A resposta é simples: tudo! Pois, estamos falando de um enredo incrível, bem estruturado, original e angustiante, que nos deixa assustados e cautelosos com o desenrolar da história.
O enredo conta a história de Regan, uma garota de 11/12 anos, que vive com sua mãe, Chris, que é uma atriz bem sucedida e famosa, que vive em uma casa em Washington com Willie e Karl, seus empregados.
Chris vê sua vida virar de cabeça para baixo quando sua filha começa a ter pensamentos e atitudes estranhas após vê-la brincando com o tabuleiro Ouija, invocando um tal de Capitão Howdy, que se torna seu melhor amigo imaginário. Desde então, as coisas começam a ficar estranhas e bizarras. Termino esta resenha recomendando o livro e o filme à todos. Uma obra prima!!

Giseleonina 26/06/2023

Não é um livro de terror, mas sim de saúde mental e política
Diferente do filme, o livro O Exorcista não se limita em cenas aterrorizantes (não se limita, isso não quer dizer que não tenha, por isso mesmo eu só lia o livro durante o dia, rs). Há um outro lado, que toma conta da maior parte da narrativa que é a preocupação do padre, que também é psiquiatra, em definir o diagnóstico de Regan. O autor brinca entre o sobrenatural e a ciência e, na minha percepção, a questão era de saúde mental.
Isso se reforça devido alguns trechos selecionados pelo autor antes do início das três partes que são dividido o livro.
O primeiro trecho que destaco é uma descrição de uma tortura praticada no campo de concentração nazista, porém, o trecho cita que os comunistas faziam isso, ou seja, há uma clara confusão de que nazistas e comunistas seriam a mesma coisa. Isso também se deve ao contexto que o livro foi lançado: anos 70 - Guerra Fria e o fantasma/paranóia do comunismo.
Outro trecho é sobre um vietnamita representado de forma totalmente cruel e sem empatia - EUA havia acabado de perder a Guerra do Vietnã e os vietnamitas do norte (socialistas) venceram.
O que esses trechos querem dizer somado a minha percepção de que não houve nenhuma possessão? Que o autor acredita que o demônio são os outros, o demônio é o comunista (na visão do estadunidense), o demônio é o Burke (pq ele é o único atingido diretamente?) Ou como dizia Renato Russo, o inferno são os outros.

Julia Manjko 26/06/2023

Não é pra todo mundo
Não assisti aos filmes então fui sem saber quase nada sobre a história, além do óbvio é claro e a fama de ser extremamente assustador.

Acontece q o livro não é assustador como a gente imagina, ele provavelmente não vai te impedir de dormir a noite ou fazer vc deixar as luzes acesas mas n quer dizer q n vai te impactar. Não senti exatamente medo mas ele me perturbou pois é muito bem trabalhado no terror psicológico. Senti nojo, agonia, aversão e várias outras coisas do tipo.

Os personagens são bem detalhados e causam todo o tipo de emoção ( aquele policial me irritou completamente). A narrativa é gradual e bem construída e a escrita é da melhor qualidade.

Vale super a pena , me fez refletir sobre coisas q eu não esperava.

Mas realmente não é pra todo mundo , não recomendo pra quem está atrás apenas de terror.