O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Kah 16/11/2009

tão bom que não aguentei tê-lo em casa. amarrei-o numa sacola, pus dentro de uma mochila e joguei fora. Não conseguia dormir sabendo que ele estava ali, tão perto de mim. assustador. traumatizante. mas excelente.
Priscila Cardoso 20/04/2010minha estante
Eu fiz o mesmo hahahaha

NJ (: 18/09/2010minha estante
mais medo ainda de ler esse livro! UHASUDHASU

P e d r o 22/04/2011minha estante
:O

Edu 12/10/2011minha estante
Vou confiar nas suas palavras e vou pôr esse livro na minha lista de "Não vou ler"!
O filme me assustou, na época de lançamento.
Imagina o livro!

Kah 17/11/2011minha estante
sério, gente. Esses dias eu pensei: 'puxa, como eu fui exagerada, certamente não era tão ruim...' aí fui dar uma olhadinha na versão original em inglês... depois de algumas páginas já larguei, porque era até mais assustador que em português. LOL

Breno 16/12/2012minha estante
que medo desse livro e.e

Lucas 01/07/2013minha estante
A cada comentário me da mais vontade de ler ele. Alguém tem para trocar? :D

Marcus 16/07/2013minha estante
E eu querendo ter esse livro em versão física D: Eu sou tão fissurado com essa história que acabei lendo uma versão que encontrei na internet mesmo. E o legal é que o cara colocou as imagens do filme pra ilustrar. Muita gente vai dizer que o livro é muito superior ao filme e tal, mas eu, sinceramente, fico na dúvida. Enquanto lia, fui relembrando da imagem da Regan toda acabada do filme, o que pra mim deixou o livro MUITO MAIS LEGAL e MUITO MAIS ASSUSTADOR. Sei lá, talvez seja algo pessoal com a história, mas acho que o filme é digno do livro e o livro é digno de filme :)

Aline Stechitti 16/10/2013minha estante
Como assim vc jogou um livro fora???? Cê tem problema filho??

Kah 16/10/2013minha estante
Pois é, Aline, isso se chama: "coisa ruim a mais e desnecessária que não preciso na minha vida/casa".

Aline Bitencourt 19/10/2015minha estante
Ai gente, já faz uns dois meses que eu comprei e agora que comecei a ler... ainda estou bem no começo, não aconteceu nada muito arrepiante. Mas acho que quando terminar (se terminar, rs) também vou dar um jeito de dar um fim nele...kkk.

Miguel Ângelo 19/11/2015minha estante
Eu achava que só eu tinha ficado sem dormir por causa desse livro, mas agora vi que não fui o único. Eu me lembro de ter lido em algum lugar que na época em que o filme foi lançado houve uma certa histeria coletiva e muita gente começou a procurar a igreja pensando que estava possuída. Depois de ler o livro eu entendi porque isso aconteceu, pois é realmente assutador!
Vi comentários abaixo dizendo que o livro é mais do que uma história de terror e eu concordo. A obra traz questionamentos interessantes como o embate entre fé e ceticismo, religião e ciência, a existência do bem e do mal e por que eles existem, entre outras questões bem analisadas no comentário do usuário João Vitor Gallo. Em uma entrevista no aniversário de 40 anos do filme o diretor, William Friedkin, disse que nunca dirigiu o filme pensando nele como uma história de terror. O autor do livro concordou e disse que não escreveu o livro como um conto de terror. Não sei se vi isso em uma entrevista ou em outro lugar, mas até onde sei William P. Blatty inicialmente tinha a intenção de escrever a obra como um relato do caso real que inspirou "O exorcista". Contudo, por não ter conseguido acesso a todos os fatos ocorridos ele resolveu escrever uma ficção.

De qualquer forma, o resultado é tremendamente assustador, independentemente de ter sido escrito como um terror ou não. No primeiro dia de leitura eu mal consegui dormir e nos outros dias eu pensava no livro quase o tempo todo, foi meio traumatizante mesmo hehehe.
Eu recomendo o livro para quem procura algo assustador, mas que vai além do horror gratuito, que te faz pensar e refletir.
Ainda não vi o filme por falta de coragem, mas acabei lendo livro porque achei que seria "mais leve". Digo que me enganei redondamente, pois a leitura parece ser tão traumatizante quanto o filme. Não me arrependo de ter lido "O exorcista", mas não o indico para quem é facilmente impressionável como eu.
Link para a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=VWFwgCuWfhY

Ludwig.Lima 28/02/2016minha estante
aff, dava ele pra mim

Bruna 20/11/2018minha estante
Fiquei sem dormir pelo filme e pelo livro. Ainda fiz a merda de assistir o filme primeiro... impossível não lembrar daquela cara clássica durante a leitura!

sputnikvik 07/04/2019minha estante
O começo do seu comentário fez me lembrar da cena de Friends em que o Joey decide ler Cujo de Stephen King, mas de tanto medo decide colocá-lo na geladeira. HAHAHAHAHAHA

Dani 22/03/2020minha estante
O terror raiz que a gente respeita ?

Márlya 07/05/2020minha estante
Terminei o meu hoje, achei incrível! Um clássico imperdível, de tirar o fôlego e ler tudo de uma vez!

Nay! 24/05/2020minha estante
Não consegui terminar de ler excelente livro mas muito pesado pra mim e olha que adoro filmes de terror . Sempre que lia o livro acontecia coisas ruins juro, eu abandonei a leitura por medo

Neila 13/06/2020minha estante
Faz muitos anos que li, mas acho o cemitério, de Stephen King, muito mais arrepiante!

Bryan.Caratti 15/09/2020minha estante
fiz o mesmo, só que com o DVD. Mds! Coisa assustadora

Leo 03/10/2020minha estante
Tô lendo. Ele fica do meu lado quando vou dormir... o.O

Bryan.Caratti 03/10/2020minha estante
Credo, Leo! Não faz isso, cara. Sério. Deixa ele longe de ti quando vai dormir. Minha prima dormia com ele do lado e começou a acontecer um monte ruim com ela. Perdeu o emprego, foi assaltada e apanhou do cara, foi parar no hospital por causa disso e sofreu um acidente de moto. Quase morreu. Daí ela queimou esse livro e as desgraças pararam de acontecer. Não dorme do lado dele

Nigthmare999 09/10/2020minha estante
Sério gente kah pq vc nao doou para algem ?

Aninha 17/10/2020minha estante
Como faço para ler

Jess194 09/11/2020minha estante
Eu tive um exemplar, quando era mais nova, que a minha mãe jogou em um rio, por medo dele. E isso que ela nem leu. Hahaha

Neto 31/01/2021minha estante
Pensei esse livro pra ler por conta de seu comentário. Amei o livro, mas não tive um pingo de medo

Daniel.Malaquias 09/02/2021minha estante
Eu li e ainda bem que o livro era alugado e eu o devolvi assim que terminei. Muito bom, porém diabolicamente assustador. Meu quarto ficou com uma energia pesada.

Rafa MB 30/04/2021minha estante
Eita geração de jovens sensíveis... Kkkk

Tharcio 17/05/2021minha estante
Não tem nada a ver com sensibilidade, Rafa Muniz. Eu tenho o livro e sei que não devo lê-lo por questões de saúde espiritual. O Daniel (leitor que comentou antes de você) não brincou quando disse que o quarto dele ficou com uma energia pesada. Eu lia coisas assim e resolvi parar por sentir a mesma coisa. Confia.

Damasious 21/05/2021minha estante
Kkk é isso

Piro 19/06/2021minha estante
Está foi boa kkkkkk

Rodrigo 29/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que viagem

Gustavo Rodrigues 03/10/2021

Pega teu crucifixo, tua água benta e vai na fé.
Clássico do terror, acho que é uma leitura obrigatória pra quem curte o gênero. E mesmo pra quem não curte, vale a pena se aventurar.

Talvez esse tenha sido um dos livros que mais me gerou desconforto ao ler. Não sei dizer se foi bem medo, na essência da palavra, mas com certeza me deixou desconfortável. Obviamente foi pra isso que eu li, então cumpriu muito bem essa parte.

A história é bem cadenciada, aos poucos o autor vai introduzindo pequenos elementos sobrenaturais sem mostrar logo tudo de cara, o que acaba ajudando muito na ambientação e tal.

O ponto forte do livro, na minha concepção, são os diálogos entre a Regan (quando está possuída) e o padre. E é justamente aqui que fica minha crítica: eu queria mais disso. As conversas eram sempre muito interessantes, mas acho que poderia ter mais, bem mais.

E outro ponto que não curti tanto foi o ato final. Tudo acabou rápido demais, justamente no ponto que eu achei que os diálogos entre demônio e padre seriam mais marcantes.

Tirando as ressalvas, que são estritamente opiniões pessoais, é um livro excelente!
Dani 03/10/2021minha estante
Uau!!!! Vou ler!!!!

@90semy 03/10/2021minha estante
wow

jusousan 03/10/2021minha estante
só a capa já me deu cagaço ?

NayLyra 04/10/2021minha estante
Tooooop

Reh 18/10/2021minha estante
Eu comecei a ler ele
Mas tbm esta me deixando meio desconfortável
E isso pq adoro um terror

Daniel.Malaquias 21/11/2021minha estante
Já o li e confesso que foi uma das leituras mais apavorantes da minha vida.

Luiz Antonio 17/02/2022minha estante
No gênero é o melhor que eu já li. Super recomendo.

Márcia 17/04/2022minha estante
Muito assustador me deu um cagaso ????

Marlon.Sperandio 07/08/2022minha estante
Estou lendo, e estou achando Espetacular...

micola 09/02/2023minha estante
Acredito que o livro que eu senti mais medo... terrível, apavorante, com diálogos impressionantes. Excelente

Selene.aahmas 09/01/2024minha estante
eu acabei de ler sua resenha, depois de ler a cena do crucifixo
Eu dei uma gargalhada tão sincera

Natalie Lagedo 06/06/2017

William Peter Blatty não foi feliz em O Exorcista. Ambientado nos EUA, como o próprio título indica, o livro fala sobre um padre que por insistência de uma mãe desesperada ajuda a retirar um demônio de sua filha. Apesar do passado desse clérigo, Karras, o qual também é psiquiatra, ser alvo de constantes referências, não fica claro o motivo de tantos arrependimentos na vida. Aliás, nada fica bem esclarecido: o fato da mãe ser ateia, implorar pela realização de um exorcismo e, depois disso, continuar incrédula; o padre se recusar a fazer o procedimento por falta de provas incontestáveis para a possessão e, repentinamente, conseguir a autorização da Igreja, sem nenhum problema hierárquico e burocrático; a existência de uma tal "missa negra", que não dá para saber se, na estória, é especulação ou não; e o nicho mais inútil do enredo, que é uma tentativa de inserir a polícia por meio do detetive Kinderman, que não serve para absolutamente nada.

Ao ler, a impressão é que o autor não estudou sobre possessões demoníacas o suficiente para construir uma estória razoável. Não é necessário que eu acredite em dragões para gostar de um livro sobre eles, mas é preciso que os argumentos e premissas sejam coerentes para sustentar o desenrolar dos fatos. Ainda que o leitor não creia na possibilidade real do exorcismo, o escritor deveria depositar elementos que dessem consistência, mesclando fatos históricos, pesquisas médicas, enfim, um arcabouço capaz de criar verossimilhança e não é isso o que acontece aqui.
Tai 06/06/2017minha estante
Excelente resenha, Natalie! Como sempre! :)
Mas, o filme é tão bom... o.O

Nunca vi o filme. :)

Tai 06/06/2017minha estante
Experimente assistir qualquer dia desses. Acredito que irá gostar. ;)

Cristian 06/06/2017minha estante
Ótima resenha! Nunca imaginei que o livro fosse assim. Graças ao filme, Blatty, tem sido muito cultuado.

Daniel 06/06/2017minha estante
Para mim, o problema maior foi essa tentativa de criar um núcleo policial com o Kinderman. Quanto à mãe buscar a intervenção religiosa, entendo por ter sido orientada pelos próprios médicos. Ela termina incrédula entre aspas, pois mesmo não acreditando em Deus, ela acredita no Diabo, por ter presenciado sua manifestação. Ainda prefiro o filme, onde não há tantas excessos.

Natalie Lagedo 06/06/2017minha estante
Daniel, ela insinua que acreditar no diabo é mais fácil, pois ele aparenta querer se mostrar, enquanto Deus não. Assim está na tradução em que li. Mas, se ela realmente acreditar no demônio e não em Deus depois do exorcismo é uma inconsistência do livro ainda maior, é negar toda a estória e a ineficácia do procedimento, pois o padre é mero instrumento exorcizante, a força quem opera é Deus.

Geórgea 06/06/2017minha estante
Poxa, o filme é ótimo!

Daniel 06/06/2017minha estante
Natalie, consultei minha edição rs. Realmente ela diz que "talvez acredite" pelo fato do "Diabo se promover". Mas aí, nem lembrava, o padre faz uma réplica mais ou menos do tipo: se todo o mal que existe justifica a existência do Diabo, Deus não seria a justificativa de todas as cosias boas? E a Chris responde que não tinha pensado nisso, demonstrando que na realidade ela ainda está muito confusa com tudo o que aconteceu, não podendo fazer um bom discernimento de sua própria fé. É como se estivesse revoltada com esse Deus que permitiu que tudo aquilo lhe acontecesse. Sempre achei errado muitas pessoas taxarem essa obra de "satanista" ou "diabólica". A meu ver, ela trata muito mais de Deus que do Diabo.

Natalie Lagedo 06/06/2017minha estante
Pra mim ela não conseguiu tratar sobre nada. Achei extremamente superficial em tudo o que aparenta querer abordar: a falta de fé do padre Karras, rituais satânicos, possessões demoníacas, investigação policial em casos sobrenaturais... Aquela jogada de querer forçar Karl como suspeito foi horrível. Era melhor eu ter ido assistir ao filme do Pelé.

kkkk o filme do Pelé =)
Realmente, esse mistureba prejudicou bastante o livro, mas ainda acho que ele tem o seu charme :)

Binho 21/07/2017minha estante
Olha, na minha opinião é um dos melhores livros, discordo plenamente de você, acredito que deveria ver o filme antes de opinar, e ser mais imparcial ao julgar...

Tiago.Guedes 21/03/2024

Incrivel
Ao iniciar a leitura de "O Exorcista" de William Peter Blatty, fui imediatamente cativado pela atmosfera densa e carregada de suspense. A narrativa, meticulosamente detalhada, me transporta para o mundo da jovem Regan MacNeil e sua família, testemunhando o horror que se abate sobre eles.

A escrita de Blatty é precisa e envolvente, alternando entre a perspectiva de diversos personagens, cada um com suas lutas e questionamentos. A personagem de Regan é particularmente perturbadora, com sua inocência corrompida pela possessão demoníaca. A descrição dos eventos macabros que a acometem é visceral e impiedosa, levando-me a questionar os limites da realidade e da fé.

O livro não se limita a ser um mero conto de terror. Blatty explora temas complexos como a dualidade do bem e do mal, a fragilidade da fé e o poder da mente humana. A relação entre o Padre Merrin e o Padre Karras, ambos envolvidos no exorcismo da menina, é rica em nuances e reflexões.

Enquanto acompanhava a batalha entre o bem e o mal, senti-me dividido entre o horror e a fascinação. A narrativa me deixava apreensivo e intrigado, ansioso para saber o que aconteceria a seguir. As cenas de exorcismo são particularmente intensas e perturbadoras, descritas com um realismo que beira o insustentável.

"O Exorcista" não é apenas um clássico do terror, mas uma obra literária de grande força e impacto. É um livro que me fez questionar minhas próprias crenças e me deixou com uma sensação de inquietação que persistiu por muito tempo após a leitura.

É importante mencionar que o livro é bastante gráfico e pode ser perturbador para alguns leitores. As descrições das cenas de possessão e violência são cruas e realistas, o que pode ser um fator limitante para alguns.

No geral, "O Exorcista" é uma leitura instigante e perturbadora, que me proporcionou uma experiência literária única e memorável. Recomendo este livro para aqueles que apreciam o gênero de terror e que buscam uma leitura que os desafie e os faça refletir.
Excelentíssima resenha, Tiago.
Bem que eu gostaria de ler esse clássico, mas tenho um certo trauma de infância porque vi algumas cenas do filme.

Tiago.Guedes 21/03/2024minha estante
Não nego que tem gatilhos, mas recomendo demais o livro. Ele é bem mais profundo que o filme, traz sempre a questão realista da coisa, tentando deixar o lado místico como algo improvavél. É incrivel o toda a construção e a atmosfera que se cria, mas ai vai do momento de cada um.

Pedro 21/03/2024minha estante
Eu tentei ler o livro, porque, apesar do trauma com o filme, eu sempre tive vontade de ler o livro, mas não consegui. Sempre que eu lia, as imagens do filme vinham à minha mente, aí acabei desistindo da leitura.

Tiago.Guedes 21/03/2024minha estante
Pior que é assim mesmo, a associação se faz presente em boa parte, mas opções boas não faltam. Se é algo que não lhe agrada, melhor partir para outras leituras.

Pedro 21/03/2024minha estante
Pois é, Tiago. Não é pra mim, embora eu fique curioso. ?

Ellen Seokjin 21/03/2024minha estante
Eu não gosto tanto do filme, já o livro foi uma baita surpresa. Gostei bastante da narrativa, eu lembro das descrições do fedor no quarto da garota ficando cada vez pior...O demônio era pra mim um ser tão "interessante" com todo seu conhecimento. Essas e outras coisas não foram pontos fortes da adaptação...

Tiago.Guedes 22/03/2024minha estante
Concordo que comparado ao filme o livro é muito melhor. Apesar do horror em si, os questionamentos que eles nos faz ter é muito mais profundo. Achei muito legal ele tentar explicar a todo o momento que talvez fosse uma questão psicologica, induzida por vários aspectos no qual são apresentados na história. Não foi algo como é um demônio e pronto, teve toda a descrença e recionalidades antes do desfeixo final.
Ou seja foi incrível

Ellen Seokjin 22/03/2024minha estante
verdade, Tiago

Cyntia44 25/03/2024minha estante
Que resenha impecável! Dessas que despertam a curiosidade de ler o livro imediatamente. Parabéns, Tiago!

Tiago.Guedes 25/03/2024minha estante
Fico feliz que tenha gostado. Abraço

Kety 26/09/2020

Toma mais 5 estrelas para as avaliações.
A escrita é simples e de fácil compreensão com uma narração fluida em terceira pessoa sobre Chris (e Regan), enquanto acompanhamos paralelamente Damien Karras, até que suas histórias se entrelaçam.

Até a metade da leitura, eu pensei que a história não era aterrorizante simplesmente por eu não ter sentido medo. Porém, enquanto lia o último capítulo deste livro, percebi que me equivoquei, pois é, sim, uma história de puro terror.

Não foi difícil me apegar aos personagens e, quando isso aconteceu, reconheci todo o horror que O Exorcista nos reserva. O horror que Chris, Damien, Regan e todos outros enfrentam (tanto individual quanto coletivamente).

O conflito sobre o problema de Regan ser uma doença mental ou possessão demoníaca é muito interessante e profunda. Queria falar sobre certas questões que chamaram minha atenção, mas não vou dar spoilers!

Mas minha parte preferida tem nome e se chama Damien Karras. Sim, o padre! O dilema dele sobre a fé, o relacionamento com a mãe, seus arrependimentos, sua tristeza. A história dele é tão humanizada... de todos os personagens, pra ser sincera.

Quando eu comecei a leitura, esperava ficar com medo... aquele medo meio infantil de dormir e acordar com um puxão no pé, sabe? Hahaha O Exorcista foi muito mais que isso - ou, melhor dizendo, não foi nada disso (pra mim). E acho que é por isso que foi tão bom!
D.Angelo 11/10/2020minha estante
Minina... comprei, mas to com um medo do carai de ler esse livro!

D.Angelo 11/10/2020minha estante
Esperar meus fantasmas se afastarem um pouco e começo! Valeu, miga!

martinsbibi 09/12/2020minha estante
Eu não tenho esse livro mais estou bem curiosa com ele, só preciso terminar de ler It a coisa

Kety 09/12/2020minha estante
Que legal, tô lendo It também! Hehehe e leia O Exorcista, sim, é ótimo!!

martinsbibi 12/12/2020minha estante
Tô lendo It desde o ano passado, é que eu parei de ler um tempo, não queria ver nenhum livro na minha frente não sei o que me deu, mais agora em dezembro voltou aquela vontade de ler sabe, então resolvi começar com A Culpa é das Estrelas, terminei em três dias e resolvi voltar para It

D.Angelo 12/12/2020minha estante
?It? eu li. É bem legal mesmo. Vale a pena ver o filme depois e comparar.
Mas também podia ser menor o livro. Enroscado em algumas partes!
P.s: nem abri o Exorcista ainda! ?

Kety 12/12/2020minha estante
Ah, isso já aconteceu comigo, Bianca! Tô até lendo It com mais calma pra não empacar, senão nem consigo pegar outros livros pra ler! Hahahahha

D.Angelo 12/12/2020minha estante
Kety! Miga! Eu vou esperar um pouco para ler. Meu estado de espírito não me permitiu nem tirar o livro do lacre.

D.Angelo 13/12/2020minha estante
Agora to lendo coisas tranquilas, mas não piores. ?O mestre e a Margarida? tem seu tempero obscuro e ?museu da inocência? onde o terror está em como o autor consegue enrolar tanto pra escrever alguma coisa. Ja leu algum desses?

D.Angelo 13/12/2020minha estante
Nossa... to lendo sem parar para encerrar essa miséria que eu sinto ao ler esse livro. Ele tem 50 paginas que se salvar de uma crítica ruim.

gabytes 22/08/2023

Ai se minha vózinha soubesse o que ando lendo
Nem deu medo...Só estou dormindo com as luzes acesas, um crucifixo embaixo do travesseiro e um círculo de proteção em volta da cama, nada demais...?
Brincadeiras a parte, eu realmente não costumo me interessar pelo tema possessão demoníaca, mas esse livro foi tão bem recomendado que fiquei curiosa. De início estava esperando jumpscares baratos e violência gratuita, mas me surpreendi com um terror psicólogico e atmosférico, construído vagarosamente até o ápice da insanidade. A escrita é envolvente e flui muito bem, mesmo se tratando de temas pesados e com descrições gráficas. Não pensei que me apegaria tanto aos personagens, pelo realismo de seus conflitos internos e o desenvolvimento de cada um deles.
De fato algumas partes são extremamente pertubadoras e nojentas, até agora ainda não consegui decidir se certos trechos foram realmente necessários, ou se foi apenas pelo valor de choque  (com muito sucesso...queria poder desler algumas coisas ?). Por conta disso, eu recomendaria fortemente essa obra pra qualquer FÃ do gênero -que tenha um bom estômago-, pois definitivamente não é pra qualquer pessoa.

Edit: esqueci de fazer uma observação, tanto se falou sobre as ações de um culto (satânico?) e um misterioso padre envolvido, mas afinal não tinha nada a ver com a possessão de Regan ? acabei criando teorias na minha cabeça a toa... Espero que isso seja mais explorado no próximo livro.
Ramin 22/08/2023minha estante
Resenha incrível. Agora quero ler

gabytes 22/08/2023minha estante
Incrível é exagero ?mas obrigada ?
Como eu disse, não é o tipo de leitura que recomendaria pra qualquer tipo de leitor, esteja atento aos avisos de gatilho ? explora bastante temas religiosos e dependendo da pessoa pode ser um assunto sensível

gabytes 22/08/2023minha estante
Ops tem uns erros de digitação ai

Ramin 23/08/2023minha estante
Parece bem o meu tipo de leitura ksksks. Sou bem católico, mas adoro ler heresias ksksk enfim...

gabytes 23/08/2023minha estante
Adoro ler heresiasKKKKK morri XD
Então já bota no carrinho de compra!

Ramin 25/08/2023minha estante
Já estava kkkkk Um dia dá certo kkk

Will 13/11/2023minha estante
Esse livro é incrível. Lembro que quando o li, senti-me muito impactado por termos uma criança sendo vitimada nessa história aterradora. Os elementos gráficos são apenas complementos, pois a força maior está, de fato, nos embates intelectuais entre Pazuzu e os padres. Fico bem na dúvida sobre qual versão é melhor: livro ou filme?

gabytes 14/11/2023minha estante
Verdade, tudo que envolve crianças é extra impactante. É difícil escolher entre livro e filme né, os dois são excelentes em aspectos diferentes

Flavio Cardoso 04/06/2021

O Exorcista
Um livro muito curioso, do início ao fim. Eu que imaginava que o livro teria o principal foco a possessão, fiquei surpreso. Eu diria que o tema principal desse livro é a fé (ou a falta da mesma). Pode-se observar a falta de fé de Chris em relação à Deus e ao mundo espiritual, do Padre Karras em relação ao sagrado, mesmo sendo um sacerdote da igreja católica, dos médicos em levar a ciência acima de tudo e se esquecer que o mundo espiritual tem grandes influências sobre esse mundo físico. Além disso, é possível observar até onde a mente do ser humano é capaz de chegar quando ela é confrontada com aquilo que não se pode compreender à luz da ciência humana.
Eu simplesmente recomendo o livro, mas ? como um bom cristão ? com algumas restrições: seja maior de 18 anos; não perca tempo refletindo sobre as obscenidades ditas pelo ?diabo? do livro; não permita sentir medo do maligno pois ele nada pode fazer sem passar pela permissão de Deus (leia Jó e entenderá); e, por fim, analise como a falta de fé em Deus é o maior mal da humanidade.
Marcos 04/06/2021minha estante
A resenha está perfeita ????????????

guilherme.rpdua 04/06/2021minha estante

Flavio Cardoso 05/06/2021minha estante
Valeu, filha

Daniel 17/10/2016

Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2016/10/o-exorcista-exorcist-de-william-peter.html

Léo 21/10/2016minha estante
ótima resenha! eu tbm estava esperando que vc comentasse sobre o teor literário do livro, e já até esperava que faltasse isso nele. cá entre nós a lit. americana não me desperta tanto interesse como a britânica ou a irlandesa.

Daniel 22/10/2016minha estante
Realmente, minhas experiências com a literatura inglesa têm sido cada vez mais surpreendentes. Contudo, como não li tanto assim da literatura americana, não poderia opinar.

Daniel 22/10/2016minha estante
E sobre "O Exorcista", é um dos poucos casos em que achei o filme melhor que o livro.

Léo 22/10/2016minha estante
surpreendentes de modo positiva ou nao?

Daniel 23/10/2016minha estante
De modo positivo! Claro :)

João Vitor Gallo 20/02/2015

Dúvidas, escolhas e humanidade.
Não senti “medo”, como muitas pessoas acabam descrevendo sua experiência com esse livro. Acho que se alguém pedir para os leitores definirem o livro em apenas uma palavra, boa parte deles o definira exatamente usando essa ou uma outra muito similar. Outros, talvez, procurassem definir o livro escolhendo “dúvida”, algo que permeia toda essa história e faz mais sentido para mim e talvez me decidisse por ela, mas eu também, possivelmente, optasse pela palavra “escolha”, no decorrer do texto fica claro do motivo da minha inclinação por essas palavras para definir esse excelente livro de William Peter Blatty, cuja adaptação cinematográfica se tornou icônica.

O livro não me causou medo como disse, mas me deu aquela sensação de estranheza, de desconforto, em parte por conta de algumas descrições e passagens que causam certo asco, mas também muito por conta da angustia dos personagens, como a mãe que não sabe o que fazer com a filha ou mesmo o que está acontecendo com ela, do padre que tem crises de fé ou mesmo do empregado que guarda um segredo, todos eles tomados pela culpa. Além desses vale destacar o padre Merrin que “sente” o seu destino chegar – fica claro desde as primeiras páginas – e se prepara para sua últimabatalha de fé. E todos esses personagens de uma forma ou de outra, e em diferentes níveis, sentem a mesma coisa: solidão.

O livro para muitos é quase uma batalha entre fé e ceticismo, entre religião e ciência, o que até pode ser visto desse modo e não seria uma visão equivocada, mas o livro vai além disso. Para mim é a batalha, não do bem contra o mal, mas do homem contra ele mesmo, a batalha pela sua fé, por forças para seguir adiante, para tentar entender o desconhecido, a luta por tentar ajudar uma pessoa mesmo sem saber como, luta pela verdade, luta contra seus medos, contra suas dúvidas, luta pela força da certeza. A questão da ciência – que tudo pode ter uma explicação, algumas delas que deixariam o Padre Quevedo orgulhoso – é mais intensificada com uma afirmação dita no livro de que o demônio sempre vai fazer de tudo para provar que não está possuindo a pessoa, vai confundir, testar a fé e o psicológico de todos, misturar mentiras com verdades, e deixa o leitor a todo momento pensando se é de fato uma possessão ou uma sugestão. Interessante como a dúvida dos personagens se transporta também ao leitor.

Outra questão em que fiquei pensando após terminar o livro e acho que todos pelo menos um dia em suas vidas já pensaram nisso, era sobre a existência do mal. Qual é a sua finalidade? É um teste de fé? É uma prova de valor? O padre Merrin, a certa altura discute essa questão com o padre Karras: “Acredito que o objetivo é fazer com que nos desesperemos, que rejeitemos nossa humanidade, Damien: que vejamos a nós mesmos como bestas, maus e podres; deploráveis; horrorosos, indignos. E talvez aí esteja o cerne da questão: na indignidade. Porque eu acho que a crença em Deus não é uma questão de razão; acredito que é, no fundo, uma questão de amor: de aceitarmos a possibilidade de que Deus possa nos amar.”

Já vi muita gente que se pergunta da causa de Deus permitir a existência do diabo. A história bíblica em torno dele é rodeada pelo tema escolha, e é só através da escolha é que podemos mostrar algum valor. Seria então esse o nascimento da virtude? Seria o diabo em si a própria prova da fé de Deus na humanidade? Lembra-me do conceito doyin e yang, onde há um pouco de bem no mal e um pouco de mal no bem, eles se mesclam às vezes e não são um conceito tão fixo e imutável como muitos pensam. O mal seria então a condição necessária para a existência do bem, um dependendo do outro para existir, e tendo como finalidade o livre-arbítrio para discernir e escolher entre o certo e errado. Deus estaria acima disso, o bem e mal residem na escolha, e o poder da escolha reside no próprio homem.

Enfim, além de ser um grande livro de suspense também é um livro que nos faz refletir bastante, tem uma grande carga filosófica que gera muitos questionamentos, é um desses livros que não terminam após você fechá-lo ao concluir a leitura, ele ainda continua reverberando, ecoando, vibrando, ainda vivo, gerando e alimentando pensamentos e indagações. Estejam avisados, no entanto, não se enganem ao pensar que é um livro puramente de terror, assim como é o filme, ou que o livro é sobre possessão, antes de tudo o livro é sobre humanidade.

site: https://focoderesistencia.wordpress.com/2015/05/13/duvidas-escolhas-e-humanidade-critica-do-livro-o-exorcista/
Mi 21/02/2015minha estante
Deu até vontade de ler, rs.

Mari 30/04/2015minha estante
Meu deus, é a resenha mais perfeita ever! Eu ainda não terminei o livro, mas é exatamente esse meu sentimento: Não tenho medo, só sinto pesar pelos personagens, cujos sofrimentos nao parecem ter solução. É realmente uma história sobre humanidade.

Hugo 29/09/2015minha estante
Finalmente um comentário sóbrio, tive a mesma sensação ao ler.

João Vitor Gallo 23/10/2015minha estante
Acho que a sensação de medo que muita gente sente ao ler o livro esteja atrelada a experiência de assistir o filme previamente, filme que criou toda uma aura sobrenatural em torno de si, tanto da questão de ser levemente inspirado em um caso real, o que já coloca um cagaço na maioria, quanto da repetição de ser um dos, se não o maior, filme de terror de todos os tempos, e com razão, pq é excelente, o que deixa as pessoas já apreensivas com o livro, ou seja, o medo é anterior à leitura. Mas o livro em si é bem mais complexo e com uma abordagem bem diferente do filme, que é voltada mais pro sobrenatural, porém ambos vão muito bem no que se propuseram a explorar da história.

Albatroz2 03/01/2019minha estante
Ah! Que alegria ler um comentário digno do livro, amei.

Bart 04/09/2018

Um dos melhores livros de terror da minha vida, eu deixei de ler à noite! Cumpre com todos os objetivos que um livro desses pode ter!!
Roneide.Braga 27/03/2020minha estante
Vou ler, graças a sua indicação ?

Bart 27/03/2020minha estante
Eitaaaaa espero que vc procure um psicólogo depois depois de lê-lo de tão assustada com a leitura kkkkkl

Roneide.Braga 27/03/2020minha estante
??????? vou me consultar com você.

Bart 27/03/2020minha estante
Kkkklkkk eita, dô um desconto kkkkkkkkk

Prontoooo!!!

Clio0 12/04/2024

Você já deve ter visto alguma referência a esse livro ou pelo menos ao filme... uma das mais emblemáticas história de terror do século XX, trouxe algo raro para a produção estadunidense: o ponto de vista católico documentado.

Com observações do autor em algumas entrevistas que baseou a história em um exorcismo real, a linha narrativa se transfere da criança para os padres - Merrin e Karras - que apresentam os dois lados da Igreja na época: a devoção dogmática e o caminho adjunto a ciência.

Os momentos de interação com Regan, a menina possuída, são intercalados com as divagações dos padres, principalmente Karras, que luta entre a crença e a lógica.

É bem interessante, mas sendo um livro da década de 70, pode ter um estilo um tanto lento para os leitores acostumados com a leitura moderna, mais ágil e cinemática.
Vitor.Romito 12/04/2024minha estante
Li este livro há muito tempo, ainda nem tava na faculdade. Lembro que as divagações dos padres me incomodaram um pouco, mas o ritmo não. Outro que li na mesma época foi "A Profecia", que gostei bem mais. Talvez eu releia "O Exorcista", agora que estou com outra cabeça. Ah, resenha bem legal.

Jeff_Rodrigo 12/04/2024minha estante
Nas quatro vezes em que vi o filme original, alguma coisa absurda aconteceu comigo.
Não que eu acredite em além, paranormalidade, etc..., mas espero que a experiência com o livro seja diferente - e melhor.

Danilo 13/04/2024minha estante
Eu tenho medo de filmes de terror, mas tenho curiosidade pela história. O livro tem muitos momentos que dão medo?

Clio0 13/04/2024minha estante
Creio que não. Não é exatamente um livro de sustos.

Valeria.Mattioli 05/10/2018

Comecem a rezar!
Confesso que demorei um pouco para começar essa leitura, até criar coragem suficiente, pois na época em que assisti o filme, fiquei praticamente uma semana um pouco abalada. Tudo que é relacionado a demônios e coisa do tipo já me deixa um pouco receosa, e saber que essa história é baseada em fatos reais me deixou um pouco medrosa, haha.

Acabei começando a leitura na madrugada (e sim, o psicológico mexe com a nossa cabeça, porque naquela noite não sai do quarto por nada (fiquei com medo de ir na cozinha pra beber água), hahahaha, mas depois consegui manter o ritmo da leitura e fui me apaixonando por esse livro.

Dá medo? CLAROOOO!! Você acha que vai atrair o capeta e ele te possuir? Com certeza, hahahahahaa, mas brincadeiras a parte o livro choca, e muito!!!! O jeito como o demônio fala a respeito de Regan, chamando a menina de "porca" e outros adjetivos deploráveis, torna a leitura um pouco pesada, principalmente se for contrastar com a pureza e inocência da garota.

O final? Bom... acho que acabaria com chave de ouro se o final de Regan fosse a morte. Mas foi válido o final, pois fica no ar que de uma forma ou de outra, quem venceu nessa história foi o demônio.
Joao.Vitor 18/10/2018minha estante
Valéria você pode me informar se o livro é escrito em primeira ou em terceira pessoa?

Má Contato 12/11/2018minha estante
Eu nao consigo ler/assistir coisas com possessão porque penso que o capeta vai me possuir por estar interessada HAUAHAUHUHAUH ufa, ainda bem que não é doideira só minha hahahahah

Valeria.Mattioli 15/11/2018minha estante
Huahuahuahuahua eu penso exatamente a mesma coisa. Acho que a capeta pensa assim: "vc gosta de ler essas coisas né? Vem aqui então hahahahahahah"...

Li 22/10/2010

ESSE é um livro de terror! Passei semanas sem dormir por causa dele e nunca mais quis chegar perto, só li uma vez, e tenho trechos inteiros gravados na memória como se tivesse lido 1000 vezes! rs
Quem já viu o filme e achou um terrozão, nem se habilite a ler... é muito, mais muito, muito, muito pior! Na verdade, eu vi o filme e achei bobinho...
Recomendo aos amantes de livros bem escritos e que aguentem uma dose cavalar de choque e medo! \o/
Alessandra 10/08/2011minha estante
Me deixou com vontade de ler! Vou providenciar o mais rápido possível *-*

Edu 12/10/2011minha estante
Já fiquei com medo!

Vivianne 22/04/2014minha estante
Li esse livro quando tinha 14 anos e foi apavorante, mas quando assisti ao filme não senti medo...O livro é muito melhor. Tenho vontade de reler para saber se o pavor depois de tantos anos se repetirá.

Tarci 13/10/2019minha estante
achei que eu tivesse sido a única que não tinha curtido essa leitura

GeanPerius 14/10/2019minha estante
Mas tu queria que a possuída fizesse o quê? Mostrasse suas partes pudendas? O que seria um capeta não-puritano?

Beatriz 14/10/2019minha estante
Eu já ouvi e conheci pessoas mais ?encapetadas? que esse capeta aí, ele não era inteligente, não era nem convencível parecia realmente uma criança fingindo ser o capeta, que só xinga. Leia os livros que eu indiquei que você vai entender