O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Nathalia1007 20/12/2023

Sensacional
Um livro de terror DE VERDADE! Me fez criar muito mais empatia com a Regan e a Chris através do livro, aqui o drama delas é muito mais profundo e o sofrimento da Chris é mais caótico e muito tocante. O Karras também se demonstra um personagem mais interessante, além da história com a mãe dele ainda tem esse lado investigativo que acrescentou muito pra história. Eu amei esse livro!

Rhis 17/12/2023

Um classico
Um livro que estava na minha estante a anos e sempre tive receio de ler e não atender minhas expectativas pois gosto muito do filme.
Porem é um livro rapido e semelhante ao filme.
Arrepiante e medonho.
Tive que intercalar com livros mais leves.

Carol :) 29/11/2023

Um livro que te fará refletir por dias
A presente obra, já conhecida por conta do filme com mesmo titulo, O Exorcista (1973), é simplesmente fantástica. Na trama temos como personagens principais a garotinha possuída de 12 anos, Regan, e o Padre Karras.
Não é um livro que tem como principal característica o terror, mas sim as reflexões e questionamentos propostos durante a história. Frequentemente, na trama, somos obrigados a duvidar de tudo que acontece com a pobre, Regan, nos fazendo entrar em um dilema entre a racionalidade e a religião. Regan está mesmo possuída? Mas como, se todos os seus sintomas podem ser explicados como doença mental? A cada dia, a garotinha apenas piora, e tudo vem a ficar mais complicado quando um assassinato é cometido.
O padre Karras, que eu consideraria o personagem principal, é repleto de uma profundidade impressionante. Além de padre, ele também é psiquiatra, e após a morte de sua mãe, sua fé é abalada e ele se vê corroído pela culpa constante. (assim como a maioria dos personagens do livro, Regan, Chris, Karl... detalhe importante a se deixar destacado).
Me fez ficar pensando horas a fio, e questionar minhas próprias crenças. Sem duvida uma leitura muito show. Com toda certeza irei reler em algum momento para ter uma perspectiva diferente. E sim, em alguns momentos fiquei aterrorizada com o demônio do livro ahaha

Camila Aranha 18/11/2023

Eu achei que teria medo ao ler esse livro, mas confesso que esse sentimento não se fez presente durante a leitura. Não que seja um livro ruim porque não tive medo, muito pelo contrário, eu gostei bastante da história, da escrita e do desenrolar da trama. Bastante mesmo! Mas acredito que eu tenho uma resistência pra esse tipo de leitura hahahaha

É uma história impressionante, que tem cenas violentas e que podem ser gatilhos para algumas pessoas. Além disso, para aqueles que creem em possessões, pode ser um livro bem impactante e medonho.

Chris é uma atriz de muito sucesso, voando na carreira, com uma filha criança e mãe solo. Mora com dois ajudantes e uma secretária pessoal. Durante a filmagem de um filme, em que interpreta uma professora de psicologia, Chris nota comportamentos estranhos em sua filha. Por ser extremamente cética, decide levá-la em médicos para realizar exames e avaliações, mas de nada adianta, os acessos de histeria de Regan só pioram. Eis que o diretor do filme vem a falecer e a polícia tem a suspeita de que alguém ligada a Chris seja o principal suspeito do homicídio. Envolta em todo esse caos, só resta a Chris pedir ajuda ao padre jesuíta, Karras, para ajudá-la a lidar com tudo.

O que mais me impressionou nessa história, é o amor e determinação de Chris, mãe de Regan. Vendo tudo que ela passou nessa história, é inacreditável como ela teve forças pra lutar pela vida de sua filha e nunca desistiu. Eu não tenho filhos, mas sempre me comovo de ver histórias de mães que fazem de tudo por seus filhos, mesmo que na ficção. Penso que deve ser um amor que ninguém entende como é senti-lo, apenas uma Mãe. Admiro mulheres no geral, mas tenho um grande respeito por aquelas que dedicam suas vidas aos filhos.

Outro ponto muito interessante, é a dualidade que o Padre Karras enfrenta, o qual é o responsável por determinar se a Regan possui uma doença ou sofreu uma possessão. Karras é padre, mas também é psiquiatra. Ao longo de seu estudo e análise do caso da família McNeil, o padre fica divido entre fé e ceticismo, entre a religião e a ciência, tentando convencer-se a si mesmo a negar um e aceitar o outro.

Dito tudo isso, me arrisco a dizer que o protagonismo dessa história não é a entidade, não é a possessão, nem o exorcismo em si, mas a luta de Chris e todo seu amor para salvar sua filha e a divisão enfrentada por Karras. Até porque, os mistérios que rondam a história são um tanto quanto óbvios, não existe nenhum grande plot twist, mas fica muito nítido como a mãe se nega a enxergar a verdade ao mesmo tempo que faz de tudo para proteger sua filha, assim como a divisão interna enfrentada pelo padre.

Outro ponto importante é que o livro é de 1972, e considerando a época em questão, foi um livro bem polêmico! Não é à toa que foi adaptado para o cinema. Filme, o qual, não tenho coragem de assistir! Ler depende da minha imaginação, mas não tem som e nem sustos! Já não posso dizer o mesmo do filme ?????

Eu adorei a leitura, mesmo parecendo meio bizarro dizer que gostei de um livro com essa temática. É muito bem escrito, prende bastante a atenção e impressiona (ou até pode dar medo para os mais sensíveis). Foi uma ótima leitura de Halloween e recomendo para os interessados (e corajosos) ?????

Eduardo1282 16/11/2023

Simplesmente nesse livro Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: A corrupção de uma alma inocente.

Nekard 13/11/2023

Nunca uma leitura obrigatória foi tão prazerosa
(não tem spoilers)

Poucas obras conseguem ser tão incontestáveis em sua qualidade a ponto de ninguém conseguir refutar sua importância com argumentos, o máximo que vai se conseguir é um "não gostei", já sendo muito difícil. Li ele depois de já ter visto o filme meia dúzia de vezes, iniciei de má vontade por achar que já conhecia a história e terminei o livro desbancando tudo que eu já havia lido como meu preferido de todos os tempos. Impossível errar com esse aqui, pode começar sem vontade mesmo que no final vou aceitar seu agradecimento!

Fabio.Fatori 11/11/2023

Bora para o filme
Que leitura "gostosa", escrita simples, com uma história bem amarrada e uma teoria bem construída. Quando ele te dá o exorcismo logo te tira com ciência. Gostei muito do sarcasmo do escritor, onde ele consegue um alívio cômico da tensão. Recomendo a leitura.

Dan 07/11/2023

Um livro digno como clássico
Foi uma boa experiência de leitura. Gostei da linha investigativa que o livro aborda em sua maior parte. Porém, o exorcismo em si só é visto no final... O livro é mais sobre o processo da possessão.
Talvez eu esperasse mais... Por ser um clássico, imaginava que seria mais forte e pesado, mas ainda assim tem alguns acontecimentos bem bizarros. Não merece nota máxima por conta das pontas soltas que deixa e dos assuntos que são abertos e pouco explorados.

Donizeti 29/10/2023

Uma obra prima
Esse livro é simplesmente fenomenal, história empolgante, narrativa fluída, personagens interessantes, sem contar a parte visual super bem detalhada que faz o leitor visualizar e imergir tão bem nas cenas.
Um livro que vai lhe causar diversos sentimentos. O final, embora rápido, é bem empolgante e palpável pelo decorrer da narrativa.
Uma obra prima que com certeza deve ser lida por todos os amantes do gênero.

agostiniaziul 25/10/2023

Emocionante mesmo já sabendo da história
Eu sou grande fã do filme, não esperava que fosse gostar ainda tão mais do livro, que explora outros personagens e outros aspectos da história.

Esse livro é muito bem escrito e tem um ritmo ótimo, fiquei surpresa com o quão rápido li, nem vi o tempo passar.

Gostei muito mais da parte anterior ao exorcismo acontecer, foi muito bem construído e achei os personagens com personalidades bem feitas.

Só tenho elogios pra fazer a esse livro.

Nah 23/10/2023

Aterrorizante
Eu não assisti a adaptação ainda, então ler essa história deixou tudo bem mais emocionante
Eu fiquei chocada com o desenrolar dos acontecimentos e amei essa leitura

ArnaldoJr 23/10/2023

Calafrios em forma de letras
Que livro é esse minha gente? Apesar de ser perturbador, desconcertante e inquietante, é simplesmente impossível parar de lê-lo. É a primeira vez que li um livro que é tão bom quanto sua adaptação cinematográfica. Perfeito.

Rafael Batista 22/10/2023

Aqueles casos raros em que o filme é melhor.
Acho que minha experiência foi um pouco prejudicada com essa leitura por causa do filme. O filme do Exorcista foi um filme que marcou o final da minha infância e o início da adolescência. Lembro de todas as emoções que senti assistindo ele pela primeira vez, a febre do relançamento no cinema no início dos anos 2000, uma nova geração assistindo e conversando no colégio. Foi um filme que assisti inúmeras vezes. E lendo o livro tudo já era bem previsível pra mim, sendo que conheço até algumas falas do filme que também estão no livro. Para quem não é tão apegado ao filme ou nunca assistiu, acredito que terá uma experiência muito melhor. Mas é uma ótima leitura.