O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Jotinha 26/02/2024

Muito bom!
Esse livro alugou um quarto na minha cabeça, e me fez até ter um pesadelo noite passada, mas eu recomendo bastante. No início a escrita é um pouco confusa, isso de não falar o nome dos personagens de início da uma agonia, mas depois o leitor se acostuma. Só achei que deixou a desejar o final, os acontecimentos do clímax aconteceram nas últimas 20 páginas, e eu achei que poderia ter sido mais desenvolvido, mas ainda assim o final foi bom. Não é o melhor livro do ano, mas foi uma boa leitura.

00_FREELIPE_00 25/02/2024

Um livro que me deixou surpreso no final, não sei se porque eu não lembrava do filme ou porque é diferente no livro mesmo. Uma ótima leitura e recomendo pra todo mundo que gosta de terror.

blackymoon 13/02/2024

Um dos melhores livros que eu já li!!
nunca assisti ao filme, só vi pequenos fragmentos quando passava na tv. quis ler primeiro o livro antes de ver o filme e que grata surpresa, deveria ter lido há muito tempo. fui ler achando que o livro tinha apenas o intuito de chocar usando possessão demoníaca, mas ele é mais que isso.
os personagens são tão carismáticos e reais, os padres e o detetive são personagens maravilhosos. as cenas da possessão são bem pesadas, ainda mais por se tratar de uma criança inocente. me emocionei em vários momentos, principalmente com o desespero da mãe.
apesar de achar que o final poderia ser melhor, não achei que o livro banaliza nada, ele trata o ponto de vista intelectual e sobrenatural muito bem, e talvez por isso o livro seja arrastado para algumas pessoas.
eu particularmente não senti isso, achei tudo bem construído até chegar no seu propósito.

Ana.Roechling 04/02/2024

O exorcista ????
Livro excelente!!! Muito dificil um livro mexer comigo....mas esse me perturbou em vários momentos....UAU! Fiquei um pouco decepcionada com o final....mas no conjunto da obra achei o livro MUITO BOM!!!!

Lipe 27/01/2024

Você tem fé?
Reli pela primeira vez desde a adolescência e tô besta do quão divertido "O Exorcista" é.

Já quero começar a resenha comparando livro e filme:
O livro é muito mais explícito e sangrento. O livro, também, dá um pouco mais de profundidade ao Padre Karras e discute mais a questão da fé (ou da falta dela).

Gostei muito do suspense gerado nas primeiras 150 páginas, onde os fenômenos são mais sutis e todos se perguntam se aquilo não é um problema médico.

Padre Karras é um personagem tão interessante e amável... a estrela do livro.

Os diálogos entre o demônio e os padres são incríveis e divertidos.

Recomendo!!!!

Yohan 26/01/2024

Só não foi melhor pq vi o filme antes
A história do filme é bem fiel ao livro, então nenhum grande choque na leitura.
Mas tiveram coisas que só agora fizeram sentido, que no filme pareciam cenas aleatórias.

Um demônio muito bem construído e me fez olhar pros cantos da casa e trancar a porta do quarto antes de dormir (como se o diabo não atravessasse parede).
Beatriz.Kaick 26/01/2024minha estante
Ele pode até atravessar parede, mas também não vamos facilitar né KKKKKKKK

Bart 19/01/2024

O Exorcista
*William Peter Blatty*
Editora Nova Fronteira
Ano - 2015 / 330 págs

??????????

Como o livro "O Senhor dos Anéis" cumpre o prometido, esse aqui promete e cumpre a missão de botar medo em nossos puros corações kkkkkkkk. É o único livro que prefiro ler de dia, e fora de casa!

Devido às leituras anteriores...?

Esse livro é um clássico do horror, e digo mais ... fetichista, prq "nós sente prazer em sentir medo" (se não ninguém procuraria o livro). Foi publicado em 1971 e acredito que nenhum outro livro consiga empregar medo, e suspense num ritmo tão forte como esse.

??(aceito indicações)??

A trama gira em torno da possessão de Reagan, uma menina de 12 anos e do processo do exorcismo liderado pelo padre Karras, que por sua vez, está passando por uma crise de fé, por uma perda muito próxima à ele.

A narrativa esfrega na cara do leitor o confronto entre o divino e o profano, conseguindo criar um clima sombrio associado a construção dos personagens, do ambientes tão meticulosa... que o conjunto disso tudo é o que vai te deixar tenso, com medo (arrepios).
Hoje vejo o quanto o autor desafia os limites da psique humana diante do desconhecido...sobrenatural.

É um livro impactante, que não envelhece. Poderia ser 3x maior, uma escrita arrebatadora , que assombra mesmo!

Top do terror!
Excelente leitura, vc começa e não consegue mais parar!

Próximo livro - comédia, certeza ?

Selene.aahmas 10/01/2024

Um livro para fé
Não sei por onde começar essa resenha. Esse livro me fez sentir diversas coisas: medo, ansiedade, nojo e fé.
Minha fé vem sendo questionada a muito tempo, no começo desse livro eu senti diversas coisas com que me fizessem querer parar de lê-lo, acredito que tenha sido estigmas religiosos, porém una força maior me fez continuar essa leitura. Em muitos momentos desse livro eu me senti afastada de Deus, algo que eu não costumo pensar, me fez sentir como se estivesse condenada ao inferno, porém ao mesmo tempo, me fez acreditar em Deus, acreditar na fé, me fez sentir estar próximo de algo espiritual. Eu terminei esse livro com uma paz, nada carregado, nada de medo ou nojo, mas simplesmente paz e um desejo ter uma fé.

Fora essa minha concepção, o enredo é incrível, super bom de se ler, não possui enrolados, a leitura achei rápida. O enredo é perfeito, tirando algumas descrições nojentas, que eu acabei pulando as páginas. Esse também foi um livro que me fez dar algumas risadas, como o primeiro diálogo do padre Karras com a "menina" e o diálogo da mãe com a filha chamando para jogar ouija.
Enfim, esse livro é um dos meus favoritos!!!

Mateus.Siqueira 01/01/2024

Aflitivo, no mínimo
Realmente, é difícil sair ileso de um leitura dessas. Para mim, não foi aterrorizante, mas, com certeza, foi perturbadora (e até mesmo repulsiva) em alguns momentos. Ainda que o livro tenha um ritmo chato até a sua metade, a escrita é bem detalhista e procura dar conta de várias tramas que circundam o mesmo evento: a suposta possessão demoníaca de uma criança aos 12 anos de idade. Alguns personagens são muito interessantes, como o empregado de meia-idade Karl Engstrom e o padre jesuíta de fé abalada Damien Karras. Porém, outros são simplesmente insuportáveis de acompanhar, como o detetive William Kinderman. Devido a complexidade das cenas descritas durante o processo de possessão da menina, William Peter Blatty fez milagre com o roteiro do filme. É perfeitamente concebível as histórias da recepção do público ao filme de 1973, desde os ataques de pânico aos desmaios, a histeria coletiva que tomou conta de sessões lotadas de cinemas no exterior. Passados mais de uma década do seu lançamento, nada no gênero do terror foi capaz de construir uma atmosfera tão bem feita de medo e suspense. De volta ao livro, essa é uma história pesada, difícil de ser digerida. Trata sobre a dor de seres humanos comuns, o luto, a culpa, o regresso de questões não resolvidas do passado. E é inteligente! A narrativa é construída de tal forma que os leitores também se questionam se esse é um caso de possessão espiritual ou se é uma manifestação violenta dos sintomas de uma doença mental rara e séria. No filme, não há dúvidas, a menina está mesmo sob cárcere de um espírito maligno. No livro, as coisas são muito mais complexas. Mas, sem dúvidas, essa é uma leitura para se fazer uma única vez. Se for fazê-la, boa sorte, é preciso estômago forte para ler algumas páginas.

Maila.Moraes 31/12/2023

Tão arrastado como o "Precisamos falar sobre Kevin", que inclusive eu abandonei, mas esse quis continuar porquê quero ver o filme.
Estava esperando mais um terrozão sobrenatural, como invocação do mal, e esse foi o erro. O livro se propõe a balancear o psicológico com o sobrenatural, o palpável com a crença, e nessa parte é interessantíssimo. Talvez mereça umas 4 estrelas, mas vou dar só três por que não me prendeu tanto quanto eu gostaria.
É isso último livro do anooo ?

Gustavo616 27/12/2023

Ceticismo
Baseado em um caso real e que posteriormente deu origem a um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. O Exorcista, com toda certeza, conseguiu marcar (traumatizar) inúmeras gerações.

Nessa história conhecemos Regan MacNeil, uma garotinha de 12 anos que, ao decorrer da história, acaba ficando muito doente, e isso gera nela um comportamento diferente de tudo o que sua mãe já presenciou.

A mãe de Regan, uma famosa atriz chamada Chris MacNeile, estava vivendo com Regan em Georgetown para a gravação de um novo filme. Ao longo dos dias, e com as pioras de Regan, Chris se vê tendo de colocar sua carreira e grandes oportunidades de lado para dar completa atenção a situação de sua filha, levando ela a diversos hospitais e clínicas psiquiátricas, mas nada conseguia fazê-la melhorar.

Chris, em seu último fio de esperança, decide contatar um jesuíta que vivia próximo a ela, o padre Damien Karras, que também era psiquiatra, para tentar ajudar Regan.

O padre Karras decide ajudá-las, mas ele acaba descobrindo que o problema de Regan é muito mais sério do que imaginavam.

Pra quem busca um livro tão assustador quanto o filme, esqueça, esse livro não irá se igualar ao filme no quesito medo. O foco principal do filme, e que não é tão claro no filme por conta do tempo de desenvolvimento, é o ceticismo dos personagem em relação a tudo o que Regan está passando.

A busca do lógico em coisas ilógicas pelos personagens, o não acreditar em que a "Regan" diz, esse tipo de coisa é o que certamente irrita o leitor, e aqui vai um ponto positivo, pois é essa a intenção do livro. Tudo o que parece óbvio para nós leitores acaba sendo interpretado de uma forma errônea, mas claro, essas interpretações muito se deve a Chris ser ateia ou ao padre Karras seguir as regras da igreja a risca, alem dele ser psiquiatra, logo, isso desperta uma forte angústia no leitor, o que o autor queria que acontecesse.

Bem, as cenas de terror não são ou não foram tão assustadoras pra mim. Talvez eu tenha esperado algo a mais por ter assistido ao filme, mas de qualquer forma a leitura não perdeu seu brilho. Ah, não se engane, o livro continua sendo assustador, mas do jeito dele.

Sobre a adaptação cinematográfica, apenas elogios. O Exorcista, filme de 1973, é, definitivamente, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Os efeitos visuais desse filme são perfeitos, e para um filme de 1973, ele ainda consegue bater de frente tranquilamente com filmes atuais e que desfrutam de uma tecnologia praticamente inexistente na época.

O Exorcista é um clássico absoluto. Tanto o livro quanto o filme merecem sua atenção.

Nathalia1007 20/12/2023

Sensacional
Um livro de terror DE VERDADE! Me fez criar muito mais empatia com a Regan e a Chris através do livro, aqui o drama delas é muito mais profundo e o sofrimento da Chris é mais caótico e muito tocante. O Karras também se demonstra um personagem mais interessante, além da história com a mãe dele ainda tem esse lado investigativo que acrescentou muito pra história. Eu amei esse livro!

Rhis 17/12/2023

Um classico
Um livro que estava na minha estante a anos e sempre tive receio de ler e não atender minhas expectativas pois gosto muito do filme.
Porem é um livro rapido e semelhante ao filme.
Arrepiante e medonho.
Tive que intercalar com livros mais leves.