Bem-vindos à Rua Maravilha

Bem-vindos à Rua Maravilha Gabriel Mar

Resenhas - Bem-vindos à Rua Maravilha

Catharine Rosa 17/06/2020

Uma maravilha! mas o protagonista pode fazer você abandonar a história...
A forma como a história é contada te fisga logo no início. O narrador, no caso o protagonista, Igor, corta a quarta parede e nos trata como amigo.

Tem capítulos curtíssimos. Então você lê rápido. É tão gostosinho.

Você fica rindo das piadas autodepreciativas... São engraçadinhas não, é?
Até não serem mais. Demorei a ler demais porque queria saber da história até pensar “Ai vou ter que ler sobre as inseguranças desse garoto de novo”...

Ele é tão inseguro, tão pensando só em si, que não se importa com os outros. E como não se importa, você que é o leitor, não sabe de mais nada. Ele simplesmente não tem nada pra contar além de si mesmo.

Tantos, tantos personagens interessantes. Eu só queria saber mais sobre eles!

E quando em torno de 70% do livro, um dos personagens joga um balde de água frio no Igor, e fala exatamente o que eu estava pensando é que volto a me apegar de novo pelo livro. Ansiando por saber mais.

Mas é claro que ainda tive que ouvir mais baboseira do Igor. Seria incoerente virar do avesso né?
Então nesse sentido, a história é muito bem escrita. E é ótimo que o personagem seja construído com tantos defeitos e qualidades. Porém meu sentimento foi que, o autor pesou um pouco a mão, e pode ter quase impedido que muita gente terminasse de ler seu livro.

Emilly0 16/06/2020

O livro me causou um ótimo sentimento, eu me senti bem enquanto lia. Achei ele extremamente imersivo, de maneira que li rapidamente, mesmo tendo acabado de sair de uma ressaca literária. Amei os persongens e me senti acolhida no universo que o autor criou. Resumidamente, amei.

Lethycia Dias 11/06/2020

O amor pela arte
Igor sempre amou teatro e sempre sonhou em trabalhar com isso. Quando ele escreve uma história sobre um amor acontecendo em meio a uma guerra civil, e um famoso diretor de teatro quer ajudá-lo a produzir um musical, sua vida muda.
Ouvi falar bem desse livro desde que foi lançado, comecei a ler com a expectativa bem alta, e devo dizer que ela foi superada. Nunca li nada como esse livro. Logo de início, gostei da narração que o protagonista da história faz, com algumas interrupções divertidas ou irônicas sobre a história.
Igor é um garoto inseguro, e eu me identifiquei muito com ele. Essa história fala principalmente sobre acreditar nos próprios sonhos, e eu saí destacando todo trecho que falava disso.
Mas acho que mais especiais que Igor são os outros personagens: o elenco do musical, que passa a conviver (bem) de perto durante os ensaios. Daí surgem vários conflitos, que vão desde relacionamentos amorosos até disputas de ego, incluindo uma discussão muito boa sobre o poder que um profissional respeitado têm no meio artístico e como isso pode prejudicar as carreiras de outras pessoas, além da falta de oportunidades para pessoas racializadas na arte.
O livro tem capítulos curtinhos, em geral divertidos, mas também dramáticos, tensos e emocionantes. Conforme avançava na leitura, eu ia sendo conquistada pelos personagens, especialmente pela mãe do Igor, que protagoniza muitos momentos marcantes. "Bem-vindos à Rua Maravilha" tem uma história linda sobre o amor à arte, acreditar em sonhos e enfrentar os próprios medos. E o melhor: com muita diversidade!

site: https://amzn.to/37lvQPX

Bruna 10/06/2020

Eu peguei o livro porque vi várias pessoas falando bem, principalmente no booktube.
A escrita do autor é boa sim, e principalmente gostei como ele separou os capítulos, porém eu não consegui me conectar com o protagonista, achei ele insuportável, então acabou que a leitura pra mim não foi tão prazerosa.

Luíza 07/06/2020

Nota 2.5
Não gostei muito não. Achei o protagonista muito chato, mimado, sei lá. Não consegui entender o motivo de tanto drama que ele faz o livro inteiro, provavelmente porque não entendi a história dele direito. Pra mim ele só pareceu egoísta e mimado mesmo. Não sei se isso é culpa do livro ou se eu só não consegui me conectar com ele.

Não curto musicais e por isso nem ia ler o livro, mas ouvi falar bem então resolvi dar uma chance. Acho interessante a coisa do teatro, os ensaios, etc, então acredito que a parte do musical nem foi o motivo de eu não ter curtido. Se tivesse sido um pouco diferente acho que eu teria gostado bem mais mesmo o foco sendo uma coisa que geralmente não me interessa.

Achei que seria um livro gostosinho pra ler bem rápido mas no fim eu demorei uns 4 dias pra terminar e não me agradou muito, infelizmente.

Steph 05/06/2020

Eu preciso de um musical desse livro agora! Uma espécie de "Smash"( seriado americano) literário me ganhou assim. Sério, que leitura gostosa e eu que tenho um fraco por musicais, me apaixonei de 1°. Mesmo que o protagonista me tirasse do sério algumas vezes, sim alguns dilemas de Igor me deixavam " meu Deus, gnt esse garoto fica com crise de vira lata, todo talentoso ai e fica com medo das coisas." Mas ainda gosto dele, é como se fosse um amigo próximo. Jackie é sem dúvidas o meu favorito juntamente de Tim ??. O livro flui tão leve que em um dia, você consegue tirá-lo de letra.

Larissa 01/06/2020

O protagonista me impediu de gostar da história. Enquanto há diversos personagens secundários que nos deixa afim de saber mais sobre eles, o protagonista só é chato.
Ah, e o romance não me convenceu.

Luiza de Sá 30/05/2020

Faltou algo
Li muitas resenhas super positivas do livro, e acabei criando uma exceptiva que não foi suprida. Gostei muito do contexto do livro, todo esse meio de teatro, que me interessa muito, e adoro musicais, então foi interessante ver como é o processo para a montagem de um e todas as tranas/fofocas por trás disso.

Um ponto positivo do livro, tem muita é que tem muita diversidade no elenco e isso acarreta discussões interessantes, acerca de sexualidade, etnia, gênero...

Mas meu grande problema foram as personagens, Igor - protagonista e narrador - é um cara 0 carismático, egocêntrico e pouco interessante, então, não criei apego emocional algum com ele. E por consequência, não me apeguei as personagens amigas dele.

E o segundo ponto, ainda acerca de Igor é o relacionamento com Gael, que é, desde o início um relacionamento falido e sem química mas que acompanha a gente até o fim do livro.

Se eu tivesse me apegado à Igor, teria sido uma ótima experiência, mas não foi o caso.

Ana Buriche 22/05/2020

Uma história sobre saúde mental e autoconhecimento
Bem Vindos à Rua Maravilha é um livro completamente fora do que eu normalmente leria. Ele foi a escolha do mês do clube do livro LGBTQ+ "Lendo com as POCs" e foi assim que cheguei à Gabriel Mar.

A história de um musical não me atrai, mas esse livro é sobre muito mais do que isso. O protagonista, escritor de Rua Maravilha, que se tornou também ator do musical, vive uma grande jornada de autodescoberta. A cada momento vamos descobrindo os medos e os defeitos de Igor. E Igor é chato, é uma personagem difícil e que dá muita raiva. Mas é difícil como cada um de nós que sofre com saúde mental. E, coincidentemente, tudo que me irritou em Igor são características que eu também tenho. Então, ver a jornada dele, as descobertas, as mudanças, tudo isso foi um processo de autoconhecimento para mim também.

Mas esse livro não é feito só de Igor, as personagens coadjuvantes são maravilhosas. Os outros atores têm suas histórias, são complexos, cheios de personalidade. As personagens foram muito bem desenvolvidas.

Não dava nada pelo livro quando comecei, e ele me encantou. Recomendo e muito a leitura.

Tamiris Durigan 13/05/2020

Não sei explicar o que senti com este livro. Pensei que a parte do musical fosse a parte que mais me irritaria mas errei completamente.

Eu adorei a parte que se travava da construção do musical, ensaios e a relação entre os personagens conforme ia crescendo.

Meu grande problema com esse livro foi o Igor, não apenas porque toda hora ele se botava pra baixo mas principalmente pelo fato de que boa parte das situações ruins que ele passou com Gael e sua família vinham da FALTA DE CONVERSAR SOBRE ISSO. Várias vezes eu ficava gritando mentalmente pro personagem FALAR, mas ele guardava tudo pra ele e ficava criando um milhão de paranoias.

Amei a relação criada entre os meninos (Igor, Jackie e Tim) e me surpreendi com o fato deles terem mais desenvolvimento que o próprio Gael, que é alvo de um romance repentino e sem graça.

Meu grande destaque nesse livro inclusive vai para Tim, que li como um personagem assexual e arromântico, o que me deixa feliz.

Gabie 13/05/2020

Essa é uma história sobre se encontrar e superar você mesmo, eu sinto que Igor tem tantos bloqueios para encontrar a felicidade que acaba bloqueando o leitor de conseguir o mesmo enquanto lê. Cheio de reflexões enfadonhas, personagens que não se entendem e criações de problemas pela cabeça do protagonista o livro acaba sendo difícil de ler por mais que a escrita seja muito bonita e, pelo menos para mim, sendo perceptível o quanto o autor se entregou nessa construção de narrativa. Infelizmente não me senti apaixonada que nem outros leitores, inclusive peguei uma birra com o Igor por simplesmente não saber agir em momentos que todos estavam do seu lado. Sinceramente se eu fosse um dos personagens não ia aguentar ele tanto assim - talvez eu fosse a Siena mesmo.

Vitória 11/05/2020

completamente encantada com essa história, tenho tantos pontos sobre as coisas que achei legais que me perco ao tentar escrever alguma consideração.

o livro já ganhou mil pontos comigo quando soube que teve referências de hamilton e in the heights, alguns dos meus musicais favoritos da vida. também consegui enxergar um pouquinho de rent na história, e foi tão gostoso!! e eu gostaria muito de ver isso adaptado na tela ?

eu achei muito legal a familia do igor ter aparecido na narrativa depois do mês morando no teatro. eu achei que por ele morar sozinho e meio que nao dever satisfação, a família ficaria bem fora da narrativa, no máximo com lembranças e tudo mais, mas a sacada de trazer a mãe e todo o backgroud familiar foi linda demais!

eu sinceramente achei o igor um chato. apesar de no fim da história ele ter caído na real sobre muita coisa, continuou uma pessoa que me parece muito presa na própria cabeça, me irrita em níveis!! mas não é um ponto fraco do livro, só uma observação kkkkk

ainda falando dos personagens, jackie, tim e sienna, contem comigo pra absolutamente tudo. perfeitos, numca erraram, e se erraram eu passo pano. TO NEM AÍ

criei melodias na minha cabeça pra cada música, figurinos e tudo mais, sei lá, perfeito!!!!

Thai 09/05/2020

A Magia do Teatro
Um dos principais elementos que me fizeram gostar tanto desta obra foi a mensagem sobre correr atrás de seus objetivos. Igor, um homem que viveu se repreendendo, teve a chance de transformar seu sonho de infância em realidade.
Foi mostrado o drama por trás das cortinas. O quanto todo o elenco tinha por objetivo crescer, mesmo que tivessem que magoar aos outros durante o processo. Personagens bem trabalhos.
Ao mesmo que gosto de Igor sem sobrenome, senti diversas vezes vontades de lhe acertar uns tabefes. Acho que isso deu um toque de realidade em sua personalidade. Uma pessoa com sonhos e inseguranças, amor e egoísmo. Um livro incrível.

guizo | @euguizo 08/05/2020

Ainda não aprendi a lidar com essa estória extremamente sensível sobre relacionamentos, traumas, frustrações, amizade, sonhos... a jornada do protagonista por se auto conhecer é tão bonita, e consegui me relacionar muito com os questionamentos que ele aborda ao longo do livro. esse daqui me ensinou umas coisinhas bem valiosas, e me deixou com vontade de ver um musical tão incrível como o bem-vindos à rua maravilha ♡