A máquina do tempo

A máquina do tempo H. G. Wells

Resenhas -

Duda 15/05/2022

Esperava mais!
Achei que o autor teve uma visão muito preconceituosa, machista e egocêntrica do futuro. Como se só o avanço tecnológico fosse levar a humanidade a superioridade.

Além disso, faltou ele explorar muitas questões, como a astronomia, a tecnologia e a agricultura. Também achei muito mentirosa e preguiçosa a imaginação do cara, faltou tempero, respostas, criatividade.

Então assim, pode até ser considerado um clássico por ter escrito uma distopia futurística na época dele, mas tô nem aí, hoje é uma lamentação.
Rodrigo1001 21/04/2023minha estante
Que pena que você não gostou. Eu achei intrigante, viciante e extremamente prazeroso.

Ler para Recomeçar 07/06/2020

A maquina do tempo
Será q em um futuro muito longínquo a inteligência vai ser algo inútil?

Bianca 14/08/2020

Poderiam nossas diferenças nos separar em outras espécies? - Resenha do blog Nebulosa de Flores
A Máquina do Tempo é um romance de ficção científica lançado originalmente em 1895 e que foi escrito por H. G. Wells, um autor britânico consagrado no gênero. Eu confesso que este foi o primeiro livro que eu li do autor, mas acho bem difícil alguém não conhecer o trabalho dele, já que o filme Guerra dos Mundos - famosíssimo no cinema, tendo Tom Cruise no elenco! - foi uma adaptação de um dos seus livros, de mesmo nome.

O livro segue o Narrador, um personagem que não possui nome e identidade, mas que nos apresenta toda a história. E este personagem conhece o Viajante do Tempo, nosso protagonista, do qual estar prestes a viver a maior história de sua vida! Uma das coisas mais legais desse livro é que nenhum personagem (exceto por um) tem nome! Todos são chamados por sua profissão ou são colocadas pontuações para não revelar suas identidades.

O livro pode parecer um pouco maçante no começo, principalmente pra quem não está habituado a ler sobre ciências ou conceitos matemáticos, no entanto, essa edição da editora Pé da Letra estava muito gostosa de ler, com vocabulário simplificado e que tornaram minha leitura fluida. Mesmo assim, eu considerei essencial esse começo mais "técnico", pois embasa a ficção ao qual o livro se propõe e isso é crucial para imersão.

A história por fim, se inicia com um importante debate entre alguns homens céticos e outro nem tanto, a respeito do universo, suas dimensões e nossa liberdade sobre elas. A discussão fica mais acalorada quando o Viajante do Tempo diz que construiu uma máquina que poderia desvendar todos os segredos tanto do passado como do futuro e é recebido, é claro, com muito ceticismo e dúvida, inclusive do nosso Narrador.

Porém, mesmo sem acreditar nas pequenas demonstrações do protótipo, os homens voltam a se reunir para continuar suas discussões cotidianas, o que eles não imaginavam é que encontrariam o Viajante do Tempo em uma situação lastimável e que ele tinha uma longa história para contar.

O Viajante então toma a narrativa da história e conta como ele, utilizando sua Máquina do Tempo, conseguiu ir até o ano 802.701. D.C, um futuro longínquo do qual nós sequer imaginamos como será. Inicialmente, tudo naquela nova Terra, parecia perfeito. Uma série de condições aparentemente sublimes para vida, criou uma nova espécie, derivada da nossa, que vivia em um mundo sem qualquer problema.

Mas onde estava nossa espécie? E a tecnologia? Por que os seres dominantes viviam como primitivos em um paraíso? Por que a evolução aparentemente começou a retroceder? Estas são algumas das questões que o Viajante logo se depara em sua chegada no estranho mundo novo.

Porém, a beleza daquele mundo perfeito é completamente destruída quando o Viajante descobre que nós, ou melhor, nossos descendentes, já não eram mais o topo da cadeia alimentar e que nossa sociedade atual pode ter construído este cenário de horror.

H. G. Wells serve um prato cheio de reflexão, utilizando poderosas análises da nossa sociedade para explicar porque o mundo terminou daquela forma macabra e em vários momentos, eu vi metáforas para fazer uma crítica importante a forma como nossa espécie se organiza, consome, produz e EXPLORA seus iguais e ainda nos faz pensar: Se essas coisas continuarem, até que ponto continuaremos sendo iguais?

Até que ponto, continuaremos humanos?

Com um final cheio de mensagens e super reflexivo, A Máquina do Tempo é um livro que certamente eu vou revisitar, pois me marcou de diversas formas. É um livro antigo, mas que me fez perceber que a nossa espécie, apesar da evolução, não mudou como sociedade (!), é só ler com atenção as comparações que H. G. Wells faz entre os povos do futuro e sua própria época (que possui problemas ainda vividos por nós em 2020!).

Recomendo!

site: http://nebulosadeflores.blogspot.com/2020/08/resenha-maquina-do-tempo-h-g-wells.html

vbitazi 01/10/2020

Comecei o livro com poucas expectativas. Tinha lido já algumas obras do autor e apesar de ter achado bem legais, achei livros bem cansativos de ler. Mas a máquina do tempo foi bem rápido de ler, não conseguia largar o livro e saber o que iria acontecer.
Sem contar que nesse surgiu um dos personagens que provavelmente entrou nos meus top 10 personagens preferido, a Weena me fez torcer muito por ela. Melhor não falar mais nada pra não dar spoilers.

Bella 28/10/2020

Chato
A história é chata porém o pano de fundo social cativa a leitura

Rafael.Ancelmo 10/11/2020

CLÁSSICO
Um grande clássico da ficção científica e que abriu caminhos/idéias para diversas obras e conceitos posteriores tanto na literatura quanto no cinema. Quem é amante da ficção deve ter esse clássico da literatura no currículo ?

Wandson.Oliveira 12/11/2020

A máquina do tempo
É interessante ver o surgimento de temas de ficção científica, que posteriormente, são tão abordadas até hoje. O livro trata do tema de modo antropológico mostrando duas raças, que embora remanescentes dos humanos, são tão diferentes entre si.

KaioPi 28/11/2020

Eu fico indiquinado como alguém da nota 1 pra esse livro. Uma obra incrível escrita a 125 anos atrás, que faz a gente pensar sobre a existência humana... incrível simplesmente incrível. Nunca tinha lido nada do autor, e já tô engatilhado mais duas obras dele. Essa edição tá de parabéns, sem preconceito galera, 10 reais bem pago. Pé da letra tá de parabéns.

Karol 07/12/2020

A máquina do tempo.
Nunca tinha ouvido falar deste livro, porém já conhecia o autor (guerra dos mundos). Como o livro era bem pequeno (menos de 200 páginas) é estava na promoção (10 reais), achei que valeria a leitura.
Gostei do livro e recomendo.
Ele conta a história do viajante do tempo, um homem que cria uma máquina do tempo e passa alguns dias num futuro distante, onde a raça humana evolui de maneiras impensáveis.

Bruna 30/12/2020

Gostei
Um livro bom. Rapidinho, uma ficção científica suave, nada muito mirabolante. Não gosto muito da misturade narrativas (as vezes a visão do narrador, as vezes do viajante do tempo) e achei os capítulos mal distribuídos. No mais um bom livrinho

Tulio.Gama 31/12/2020

Relíquia
Assim como peguei anteriormente o "Guerra dos Mundos", eu sabia que estaria visitando uma obra que influenciou e originou todo um gênero e um imaginário na cultura pop. Ler HG Wells não é só buscar um fascínio narrativo fortuito, mas sim contemplar um marco literário.
Por ter visto duas versões cinematográficas diretamente adaptadas (um de 1960 e outro de 2002), não tive muitas catarses por já saber da trama, ainda que as versões do cinema tenham várias modificações e adições ao enredo. A surpresa que tive foi a própria narrativa, verdadeiramente envolvente, pois, como leitor, tive a mesma sensação de deslumbramento do Viajante do Tempo.
Vale ler muito mais como uma relíquia literária que como uma mera ficção. Seria um pecado ignorar toda sua importância ao gênero e a própria literatura.

Kardec 25/01/2021

Gostei muito!
Felizmente foi bem diferente do filme. Tudo nesse livro me agradou, mas confesso que seria bem melhor se tivesse mais umas boas cem páginas. O desenrolar da estória foi muito cativante e a dúvidas do viajante do tempo sempre foram plausíveis... Este livro tem mais de um século, mas sua lucidez diante das possibilidades é bastante atual. Um clássico da ficção científica.

Fernando Britto 06/02/2021

Livro lindo. Leitura gostosa.
Leitura leve e muito recompensadora. A história surpreende e consegue nos induzir a dúvidas, pra mais tarde nos presentear com surpresas interessantes.
Wells mostra porque é considerado um dos principais autores de ficção científica.

Magda14 15/02/2021

CHATO
Desculpe, mas é. Sinceramente, esperava mais de H. G Wells. Penso que esse livro teria sido melhor trabalhado se tivesse sido um conto, pois o autor se arrastou demaaaaais em certos pontos da história. Além disso, não acontece nada de verdadeiramente emocionante, nem nas vezes em que o narrador encontra os Morlocks. Além disso, não entendi muito bem o motivo dele querer levar a Weena até a esfinge. Ele queria o quê? Levá-la para a sua própria época? Burrice, simplesmente. Em outras palavras: não é um livro interessante. Mesmo tendo apenas 118 paginas, levei mais de uma semana para ler.