A máquina do tempo H. G. Wells

Resenhas -

Bianca 14/08/2020

Poderiam nossas diferenças nos separar em outras espécies? - Resenha do blog Nebulosa de Flores
A Máquina do Tempo é um romance de ficção científica lançado originalmente em 1895 e que foi escrito por H. G. Wells, um autor britânico consagrado no gênero. Eu confesso que este foi o primeiro livro que eu li do autor, mas acho bem difícil alguém não conhecer o trabalho dele, já que o filme Guerra dos Mundos - famosíssimo no cinema, tendo Tom Cruise no elenco! - foi uma adaptação de um dos seus livros, de mesmo nome.

O livro segue o Narrador, um personagem que não possui nome e identidade, mas que nos apresenta toda a história. E este personagem conhece o Viajante do Tempo, nosso protagonista, do qual estar prestes a viver a maior história de sua vida! Uma das coisas mais legais desse livro é que nenhum personagem (exceto por um) tem nome! Todos são chamados por sua profissão ou são colocadas pontuações para não revelar suas identidades.

O livro pode parecer um pouco maçante no começo, principalmente pra quem não está habituado a ler sobre ciências ou conceitos matemáticos, no entanto, essa edição da editora Pé da Letra estava muito gostosa de ler, com vocabulário simplificado e que tornaram minha leitura fluida. Mesmo assim, eu considerei essencial esse começo mais "técnico", pois embasa a ficção ao qual o livro se propõe e isso é crucial para imersão.

A história por fim, se inicia com um importante debate entre alguns homens céticos e outro nem tanto, a respeito do universo, suas dimensões e nossa liberdade sobre elas. A discussão fica mais acalorada quando o Viajante do Tempo diz que construiu uma máquina que poderia desvendar todos os segredos tanto do passado como do futuro e é recebido, é claro, com muito ceticismo e dúvida, inclusive do nosso Narrador.

Porém, mesmo sem acreditar nas pequenas demonstrações do protótipo, os homens voltam a se reunir para continuar suas discussões cotidianas, o que eles não imaginavam é que encontrariam o Viajante do Tempo em uma situação lastimável e que ele tinha uma longa história para contar.

O Viajante então toma a narrativa da história e conta como ele, utilizando sua Máquina do Tempo, conseguiu ir até o ano 802.701. D.C, um futuro longínquo do qual nós sequer imaginamos como será. Inicialmente, tudo naquela nova Terra, parecia perfeito. Uma série de condições aparentemente sublimes para vida, criou uma nova espécie, derivada da nossa, que vivia em um mundo sem qualquer problema.

Mas onde estava nossa espécie? E a tecnologia? Por que os seres dominantes viviam como primitivos em um paraíso? Por que a evolução aparentemente começou a retroceder? Estas são algumas das questões que o Viajante logo se depara em sua chegada no estranho mundo novo.

Porém, a beleza daquele mundo perfeito é completamente destruída quando o Viajante descobre que nós, ou melhor, nossos descendentes, já não eram mais o topo da cadeia alimentar e que nossa sociedade atual pode ter construído este cenário de horror.

H. G. Wells serve um prato cheio de reflexão, utilizando poderosas análises da nossa sociedade para explicar porque o mundo terminou daquela forma macabra e em vários momentos, eu vi metáforas para fazer uma crítica importante a forma como nossa espécie se organiza, consome, produz e EXPLORA seus iguais e ainda nos faz pensar: Se essas coisas continuarem, até que ponto continuaremos sendo iguais?

Até que ponto, continuaremos humanos?

Com um final cheio de mensagens e super reflexivo, A Máquina do Tempo é um livro que certamente eu vou revisitar, pois me marcou de diversas formas. É um livro antigo, mas que me fez perceber que a nossa espécie, apesar da evolução, não mudou como sociedade (!), é só ler com atenção as comparações que H. G. Wells faz entre os povos do futuro e sua própria época (que possui problemas ainda vividos por nós em 2020!).

Recomendo!

site: http://nebulosadeflores.blogspot.com/2020/08/resenha-maquina-do-tempo-h-g-wells.html

Renba 14/02/2022

Herbert George Wells e seu "romance científico"
Visionário, Wells nos transmite toda imersão de uma viagem pro futuro a fim de identificar se realmente a sociedade evoluiu diante de suas mazelas. Com utopias, tecnologia que nem existiam na época e muita crítica social. É fantástico imaginar que sua viagem literária é o que nos aguarda para o futuro se as ações humanas presentes continuarem num plano polarizado.

Nilton 22/11/2023

A máquina do tempo
Gostei muito do livro, o modo que foi escrito prende o leitor e o uso da imaginação aqui é inerente a obra, as tramas muito bem encaixada, eu recomendo a todos que gostam desse tema, viagem no tempo, futuro distópico, contato com outras civilizações.

madu 22/07/2022

"nossos ideais são vagos e experimentais"
Que experiência maravilhosa. Eu amei a ideia e a forma como ela foi desenvolvida.
A forma como o autor descreve a experiência do protagonista é extremamente envolvente, e desperta cada vez mais curiosidade sobre o que irá acontecer a seguir.
As reflexões filosóficas e científicas também são muito boas, considerando a época de lançamento.

Bella 28/10/2020

Chato
A história é chata porém o pano de fundo social cativa a leitura

Wandson.Oliveira 12/11/2020

A máquina do tempo
É interessante ver o surgimento de temas de ficção científica, que posteriormente, são tão abordadas até hoje. O livro trata do tema de modo antropológico mostrando duas raças, que embora remanescentes dos humanos, são tão diferentes entre si.

Kardec 25/01/2021

Gostei muito!
Felizmente foi bem diferente do filme. Tudo nesse livro me agradou, mas confesso que seria bem melhor se tivesse mais umas boas cem páginas. O desenrolar da estória foi muito cativante e a dúvidas do viajante do tempo sempre foram plausíveis... Este livro tem mais de um século, mas sua lucidez diante das possibilidades é bastante atual. Um clássico da ficção científica.

KaioPi 28/11/2020

Eu fico indiquinado como alguém da nota 1 pra esse livro. Uma obra incrível escrita a 125 anos atrás, que faz a gente pensar sobre a existência humana... incrível simplesmente incrível. Nunca tinha lido nada do autor, e já tô engatilhado mais duas obras dele. Essa edição tá de parabéns, sem preconceito galera, 10 reais bem pago. Pé da letra tá de parabéns.

Karol 07/12/2020

A máquina do tempo.
Nunca tinha ouvido falar deste livro, porém já conhecia o autor (guerra dos mundos). Como o livro era bem pequeno (menos de 200 páginas) é estava na promoção (10 reais), achei que valeria a leitura.
Gostei do livro e recomendo.
Ele conta a história do viajante do tempo, um homem que cria uma máquina do tempo e passa alguns dias num futuro distante, onde a raça humana evolui de maneiras impensáveis.

RinSB 19/12/2021

Incrível!
Tenho nem palavras pra descrever esse livro, fui correndo ver os filmes quando terminei a leitura. Por mais que se trate de um tema muito conhecido o autor conseguiu fazer uma história surpreendente.

Rodrigo1001 21/04/2023

Viciante (Sem Spoilers)
Não sabia que estava com saudades de ler um livro de ficção-científica até ?A Máquina do Tempo? cair em minhas mãos. Surpreendentemente viciante para um livro tão curto, é uma exploração da filosofia da natureza humana com uma boa pitada de ciência vitoriana, misturadas em um enredo de aventura. Agradável e instigante, trás poesia para a ficção. História simples e mensagem angustiante para o futuro da humanidade em nossa busca pela paz perfeita. Percebe-se que H.G. Wells tinha uma ampla compreensão dos conceitos científicos e até mesmo sua descrição da 4ª dimensão é compreensível. Seguramente um clássico que deveria ser apreciado por todos. Excelente!

Bruno 17/05/2021

Clássico para quem gosta de ficção
Esse livro abriu a imaginação para uma nova corrente da ficção científica: a viagem no tempo.

Ludyzz 19/10/2021

Não se pode deixar de imaginar. Será que um dia voltará?
A máquina do tempo, publicado em 1895 é o romance de estreia de H. G. Wells. O livro conta a história do viajante no tempo que construiu uma máquina a qual possibilita viajar pela quarta dimensão, o tempo, a partir disso o protagonista viaja até o ano de 802.701 d.C. onde se depara com a terra e a humanidade do futuro. A principio parece uma sociedade equilibrada e tranquila, já que todos aparentam viver em um paraíso, sem preocupações, isso durante o dia, pois quando vem a noite todos possuem um medo exorbitante do escuro.
Um ponto notável do enredo é o pessimismo do autor com relação ao desenvolvimento da humanidade, no caso esta mais para o retrocesso pois as tendencias comportamentais apresentadas no livro se assemelham a sociedades rudimentares tendo em vista que até o fogo os habitantes do futuro desconhecem.
O livro possui narrador tipo personagem que este não tem tanta participação na história, pois essa se passa na aventura do viajante. Uma das coisas que me chamou atenção foi o fato de os personagens não terem nomes, todos são referidos pela sua profissão, como, por exemplo: o médico, o jornalista, o viajante do tempo; apenas uma personagem recebe nome em toda a história.
Vejo muita gente falando que acha ficção cientifica difícil e que não sabe por onde começar, esse seria um livro que eu indicaria pra iniciar esse gênero, ele é bem curtinho, tem aí as suas 120 páginas, o que possibilita ser lido de forma rápida, além disso a história é bem interessante e fácil. obvio que pra todo livro que pegamos pra ler que vai além daquilo que estamos acostumados é um novo desafio pois muda a forma de escrita, como a história se desenvolve e pode parecer difícil, mas no geral esse é bem tranquilo.
Eu comecei a ler ficção cientifica esse ano e confesso que é um gênero que tem me surpreendido bastante e este livro, que comprei despretensiosamente também me surpreendeu pois gostei mais do que esperava. Já haviam me indicado outras obras de H.G. Wells como ?A guerra dos mundos? e ?O homem invisível?, que ainda não tive a oportunidade de ler, mas após ler A maquina do tempo estou bastante curiosa para conhecer outras histórias deste autor.
4 estrelas

Camillaskg 10/09/2021

Livro escrito por cientista é uma leitura interessante, até pq me instiga a pesquisar sobre alguns assuntos... esse livro foi escrito em outra época e imaginou um futuro muito distante, no qual o ser humano não era mais humano... mto bacana... ah... beeemmm diferente do filme...

Leticia2513 03/04/2024

A máquina do tempo
O viajante do tempo assim como e chamado embarca em uma jornada impressionante mais nem tudo e oque parece ser