A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Tequila Mockingbird 20/04/2023

Melhor do que pêssego em calda
Com certeza esse livro foi uma das leituras mais envolventes que eu fiz esse ano, e possivelmente das quais irei me lembrar por mais tempo. Não creio que Zafón inove ou traga inventos estilísticos que deixem o cânone estupefato. Mas tudo isso se torna desnecessário quando se tem uma boa história e bem contada. Poucos escritores tem tanto domínio de sua narrativa e conseguem a carregar sem oscilações, sem deixar pontas soltas e sem perder o leitor por um segundo sequer. Estou buscando metodicamente formas de analisar a obra, mas a verdade é que me parece impossível. Impossível traduzir o sentimento de sentir todas as emoções em uma só, ao entrar em contato com um livro. Do mesmo modo como Daniel foi drenado para o livro ?A sombra do vento? na história, eu também fui. Assim, fomos juntos percorrendo, ele as ruas de Barcelona, eu as páginas.
Bê09 20/04/2023minha estante
É o meu livro favorito da vida! Ele sabe imergir os leitores naquele cenário, sabia que tem um roteiro em Barcelona que passa em todos os lugares citados no livro? Menos, infelizmente, o Cemitério dos livros esquecidos

Igor.Porfirio 19/04/2023

De longe uma das melhores leituras dos ultimos tempos. realizei a leitura em janeiro e cá estou, tres meses depois, escrevendo esta resenha. os personagens estão frescos na minha memória, assim como todo o desenrolar da trama. Gosto demais da temática proposta pelo livro, assim como da memória sensorial.
Indico demais!

Vits 18/04/2023

Favoritado!
A sombra do vento foi uma ótima surpresa. estava atrás de um suspense que me prendesse, mas zafón conseguiu ir além. sua escrita é quase palpável, desliza durante a leitura... uma delícia de sentir. zafón também construiu muito bem seus personagens: ao final do livro, conseguia distinguir cada um pelo jeito que montavam seus discursos; me senti íntima deles, apaixonada pela dupla daniel sempere + fermín romero de torres; gargalhei em muitos momentos, engoli seco em outros. uma obra grandiosa - favoritado ?

Marcus.Dousseau 11/04/2023

Obrigado Dra Thais que me recomendou essa leitura, não o li de uma vez só por falta de tempo no dia a dia mesmo, se não fosse isso leria tudo de uma vez, devido a forma com que o livro nos prende através de uma história enigmática e que vai se revelando a cada capítulo da leitura. Eu amei demais, recomendo a todos!!!

Vania.Cristina 10/04/2023

Aventura histórica, folhetim sombrio
O livro é totalmente diferente do que eu imaginava. Eu esperava um realismo mágico, mas na verdade é uma aventura folhetinesca de mistério e suspense, com drama, romance e pitadas de humor, algo como O Fantasma da Opera com personagens de O Conde de Monte Cristo, no contexto opressivo da ditadura franquista e nos tempos sombrios pós guerra civil espanhola. Adorei!

Valen 08/04/2023

A sombra do vento
Há muito tempo que eu não escrevo uma resenha, mas quando terminei esse livro (3 minutos atrás) soube que tinha que escrever.
A uns 6 anos atrás tentei lê-lo e graças a Deus desisti, porque com certeza não teria tido o mesmo aproveitamento que tive hoje, com 19 anos.
A história é viciante e te envolve do começo ao fim, me peguei torcendo pelo Daniel em todos os momentos, e faltava passar mal em cenas tensas, o enredo é incrível e quando eu achava que tinha descoberto todo o mistério, vinha o autor com algo muito melhor.
Enfim, recomendo demais essa leitura, sem dúvidas entrou para o meu top três da vida

maariemo0 07/04/2023

MDS Q LIVRO BOM
Indicação da minha bife, no começo eu estranhei pq a escrita é mais rebuscadas mas é otima e depois q vc engata ja era.
A história é MT boa, o plot é MT bom e te prende fácil.
Enfim, obrigada pela recomendação, amor da minha vida. Eu amei mt.

Kamyla.Maciel 05/04/2023

Esse livro é tão tão recomendado que estava morrendo de medo de não gostar, de não achar nada de diferente, mas ele também me pegou, me fez rir, chorar e ter medo. A história fala de um rapaz, Daniel, que é levado pelo pai (um personagem maravilhoso) ao cemitério dos livros esquecidos, um lugar onde os livros que ninguém se lembra são guardados, preservados e cuidados. E cada pessoa que lá entra tem a missão de escolher um livro e cuidar para que ele não entre no esquecimento. É nesse momento que Daniel se encontra com o escritor Julian Carax e seu livro a Sombra do Vento. A partir daí, a história se desenrolará em reviravoltas maravilhosas e imprevisíveis em uma Barcelona cinzenta e nostálgica, com resquícios de uma guerra que marcou todos.

Esse livro é um clássico né, então poderia falar de várias formas sobre ele, sobre sua história, mas vou deixar registrado como me senti ao lê-lo, para que no futuro eu relembre isso.

Pra mim, o que mais me encantou nesse livro é o que me atravessa na vida também, o amor pelos livros, a homenagem feita à literatura, aos escritores. É lindíssimo perceber como Zafón fala dos livros com um encantamento e respeito. Às vezes, o óbvio está bem na nossa cara e ai chega um escritor foda e o revela com as palavras mais lindas, e é isso que Zafón faz ao falar que extraímos dos livros aquilo que temos, e, ao mesmo tempo, eles nos formam, nos constroem como pessoas.

Importante falar que essa homenagem aos livros é uma parte do livro, mas ele também traz um mistério e suspense (o que me surpreendeu, já que não esperava), amor proibido, relação de pais e filhos, fala de uma Barcelona pós guerra, fala de obsessão, vingança, amizade, tragédias, é um combo completo da complexidade da vida humana. E ainda tem Fermín, um personagem maravilhoso, cheio de contradições, mas que me preencheu de bons sentimentos.

Super recomendo!!!

Trecho: Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito se expande e a pessoa se fortalece.

Clara 02/04/2023

"seus passos para sempre perdidos na sombra do vento"
O melhor livro que li esse ano até agora!
A narrativa de Carlos Ruiz Zafón começa com o Cemitério dos Livros Esquecidos, onde todas as histórias já lidas e perdidas se encontram, formando um labirinto de dramas, comédias e romance.

"Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece"

Daniel, junto a seu pai, escolhe um livro dentre dos milhares das diversas prateleiras para chamar de seu, "A Sombra do Vento" de Julián Carax, o único exemplar do mesmo que sobrara. Esse misterioso autor, mal sabe Daniel, irá de alguma forma se entrelaçar a sua vida.

Com o passar dos anos, vemos o amadurecimento de Daniel, desde o seu primeiro amor até seus dias tentando desvendar os mistérios envolvendo o desconhecido escritor que marcara sua infância.

Quem afinal era esse Carax? Por que ninguém sabia de sua história? Como e por que suas vidas estariam conectadas? E quem seria a figura misteriosa e desconfigurada que abordara Daniel, anos atrás, tentando convencê-lo a entregar-lhe o livro "A Sombra do Vento"?

A cada mistério desvendado, surge um ainda mais intrigante. O romance, as tragédias e os enigmas te prendem até a última frase da última página.

É incrível descobrir a conexão entre as vidas de Daniel e Julian. Eu simplesmente AMO quando duas histórias diferentes vão se entrelaçando no decorrer do livro!

Dentro os personagens da trama, como Bea, Thomas, Clara etc, meu preferido é com certeza Fermín Romero de Torres, o mais sensato, romântico e com humor um tanto questionável kkkkk

Além da história emocionante, o livro traz em si diversas reflexões sobre questões importantes e sobre a época na qual o mesmo se passa. Como as ações perversas do policial Fumero, por exemplo.

É um livro eletrizante e um tanto trágico. Mas, no final, consegue deixar aquela sensação que aquece o coração de todo leitor ???

Deza Farias 28/03/2023

@???????????????????
?????????????????
? ?????? ?? ????? | Carlos Ruiz Zafón | p. 399 | 4/5 ?
???????????????????
"?? ?????? ???? ????????: ????? ??? ?? ??? ? ??? ?????????? ??????."
???????????????????
Confesso que nunca tinha tido interesse em ler este livro, mesmo sabendo o quão ele é prestigiado.

O livro começa quando Daniel tem dez anos e é levado pelo pai ao cemitério dos livros esquecidos. Uma biblioteca secreta nos recônditos de uma Barcelona pós guerra. Todos que vão ao cemitério dos livros esquecidos tem o direito de levar um livro. E é assim que começa as aventuras do pequeno Daniel.

Daniel leva um livro desconhecido de um autor que pouco se sabe: "A sombra do Vento" de Julián Carax. Daniel acaba se apaixonando pela escrita do autor e com ajuda do pai tenta encontrar novos títulos do mesmo. E é assim que ele descobre que o autor vendeu muito pouco, e que quase não existe livros do autor, pois alguém sistematicamente saiu destruindo os livros de Julián. Nessas aventuras ele conhece muitas pessoas e é assim que ele acaba conhecendo Fermín (meu personagem favorito) personagem essencial que trás um tom mais leve ao livro.

Juntos eles perseguem as migalhas deixada por Carax, e tentam desvendar o enigma que envolve a vida e possível morte do autor. E é quando percebem que alguns dos personagens da vida de Carax pode está em seu encalço e isso se torna uma ameaça.

O livro é sobre amor, amadurecimento. O livro é lindo de uma forma especial, pois como leitora dá pra entender a magia que cerca Daniel e faz com que ele enfrente o constante perigo para desvendar o que aconteceu com o autor dos seu livro.
Eu amei ver a evolução de Daniel, o amadurecimento e o desenbroxar do primeiro amor: um amor cego. E quando ele conhece o verdadeiro amor é ainda mais bonito.
O livro é envolto de magia, mistério, violência e assassinatos, aventuras pelas ruas, bares e lugares obscuro da Espanha.

A escrita do autor pra mim não funcionou, achei densa e isso fez com que eu demorasse muito a concluir a leitura. Mas ao mesmo tempo eu estava presa e ansiosa pra descobri mais sobre Carax.

Lydiarq 27/03/2023

Esplêndido!
A obra é um romance fascinante e envolvente do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón. O enredo passa em Barcelona na década de 1940, período pós-guerra e conta a história de Daniel Sempere, um jovem que perdeu a mãe ainda pequenino e que entre 10 e 11 anos se aflige por não lembrar mais dela. Foi quando seu pai numa madrugada resolve levar Daniel para passear em um lugar misterioso e mágico, o Cemitério dos Livros Esquecidos, uma biblioteca gigantesca escondida no subsolo da cidade com inúmeras obras raras e abandonadas as quais ninguém mais se lembra e que se perderam no tempo. Para cada pessoa que realizar a primeira visita a biblioteca, tem direito a adotar um livro e se tornar guardião do mesmo para que não caia no esquecimento. Daniel apaixona por "A Sombra do Vento", escrito por um autor misterioso chamado Julián Carax e, conforme ele tenta descobrir mais sobre o autor e sua obra, se envolve em um labirinto de aventuras e mistérios que cercam a vida do autor.
Foi meu primeiro contato com Zafón, um autor ricamente descritivo e sua habilidade em criar personagens cativantes é notável. Zafón me cativou com sua escrita e narrativa forte, fazendo-me sentir mergulhada na história. Ele mescla de forma brilhante e a história de Daniel e Julian que se conectam. A ambientação de Barcelona também é muito bem construída e a cidade se torna quase um personagem por si só. E os lugares citados na obra? Além de te fazer se sentir no lugar narrado, te deixa com vontade de fazer um passeio em Barcelona!
Uma história emocionante e envolvente com um romance, um mistério e um drama históricos, com uma trama complexa (uma verdadeira colcha de retalhos).
Para você que é amante e admira uma boa literatura e ainda não conhece o autor, convido também a se envolver nessa obra fascinante!

Malu 25/03/2023

Uma história cheia de pequenas histórias
Demorei um pouco a terminar de ler por falta de tempo. Mas se estivesse mais livre, com certeza seria um dos livros que eu devoraria em menos de uma semana. A narrativa é do jeito que eu amo, uma história cheia de detalhes e pequenas historinhas sobre os personagens que aparecem ao longo da narrativa. Isso dá vida aos personagens e a gente consegue imaginar o rosto e a personalidade de cada um deles.
Se tornou definitivamente um dos meus preferidos!

Robscv 25/03/2023

Desde as primeiras páginas senti que tinha começado uma boa viagem. A Sombra do Vento é um livro que nos abraça, faz cafuné e beija para contar a sua história. Uma história que surpreende, que te faz rir e chorar ao mesmo tempo em que desperta uma vontade incessante de não parar de ler; foi uma revolução embarcar nesta aventura. Não à toa que toda vez que converso sobre o livro, fico empolgado de tão feliz e até choro (rs!). Sim, é um dos meus favoritos da vida. Por isso, indico e falo de olhos marejados e sorrisos nos lábios, que não é exagero dizer que você se torna uma pessoa melhor depois de ler ?A Sombra do Vento?. Obrigado, CLZ.??

?Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.?

"Alguém disse uma vez que na hora em que paramos e pensamos se gostamos de alguém, já deixamos de gostar."

?Um estranho nos vê como somos, não como deseja achar que somos.?

?As pessoas estão dispostas a acreditar em qualquer coisa antes de acreditar na verdade?.

?Poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde ? não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos ? iremos retornar.?

Carlos Ruiz Zafon, no livro "A sombra do vento".
giih_ltl 25/03/2023minha estante
Me convenceu e agora eu quero comprar esse livro??

Robscv 09/04/2023minha estante
Espero que goste da leitura. Abraço.??