Os Diários de Carrie Candace Bushnell

Resenhas - Os Diários de Carrie

Rafael 18/09/2016

Carrie Bradshaw era uma garota do interior, mas sabia onde queria chegar...
Apesar de nunca ter me interessado para assistir Sex and the City, assim que a emissora CW confirmou a produção de The Carrie Diaries, que contaria a adolescência da protagonista da série, fiquei ansioso por sua estreia. Parte disso foi por conta de AnnaSophia Robb e Austin Butler serem confirmados como os protagonistas, mas quando a estreia ocorreu comprovei que a série era mesmo boa. E, como sempre, se existe um livro que inspirou algo que eu vi/vejo, quero lê-lo. E tal vontade só aumentou quando o seriado foi cancelada na segunda temporada.

Felizmente, ao terminar o livro posso afirmar o quanto as duas obras são extremamente parecidas. Claro que há mudanças (como corte de alguns personagens), mas a motivação de ambas mídias é a mesma. Várias cenas do livro foram colocadas na série, sem nenhuma mudança e se você tiver assistido a série antes como eu (ou vice-versa), vai reviver elas assim que ler. Por se passar nos anos 80, a história acrescenta muito do machismo da época, como só os meninos poderem escrever artigos no jornal da escola ou pregar a peça anual dos formandos sobre os diretores, por exemplo. Mas Carrie, claro, está aqui para quebrar todos essas oposições machistas.

Sobre os personagens, todos são bem construídos e parecidos com os da série. Carrie mostra que é uma boa amiga, afinal Maggie, Walt, Mouse e Lali são totalmente diferentes entre si, mas mesmo assim ela sempre está pronta para ajudá-los. Além disso, podemos ver o quanto a menina é insegura ás vezes, mesmo que ela seja uma adolescente "normal" na escola - mostrando o quão humana a personagem é. Após Carrie, assim como na adaptação, Walt e Maggie são os que mais recebem destaque. Walt se arrisca bem mais aqui, e gostei disso; já Maggie, apesar de continuar com suas crises chatas e sem motivo, não me irritou tanto quanto na série. Esse papel foi de Lali. Que garota falsa e mesquinha! Perdi as contas de quantas vezes quis balançar Carrie e dizer para ela acordar, que sua maior inimiga estava ao seu lado. Sério, senti nojo da personagem do início ao fim, ela tem todas as características que detesto. E como ela não existe na adaptação, certos pontos foram transferidos para Maggie, por isso acredito que essa tenha me irritado mais na série, como já disse.

Além de Carrie e seus amigos, também temos Sebastian, que é o mais diferente se compararmos o livro e a série. Não lembro de ter me irritado com ele antes da final da primeira temporada, mas aqui ele já se mostrava um pé no saco desde o começo de seu namoro com Carrie. Na família de Carrie, também temos a introdução de Missy, que é a filha do meio. Ela não tem tantos dramas próprios pois é tão certinha quanto Carrie, então entendo o porquê de sua exclusão do seriado. Já Dorrit, a irmã mais nova; e Tom, o pai de Carrie, continuam idênticos. E por fim, mas não menos importante, Donna LaDonna também dá as caras no livro e eu não poderia ficar mais feliz porque adoro a personagem. E para quem assistiu Sex and the City, uma das melhores amigas de Carrie lá, Samantha, é introduzida ainda nesse livro inicial.

A escrita de Candace Bushnell é fluída e engraçada, fazendo as páginas passarem rapidamente. Gostei muito da leitura, pois como já disse, me fez lembrar da série ao mesmo tempo que introduziu novas situações. Agora quero ler a continuação, O Verão e a Cidade, que é o último livro. E para quem nunca assistiu The Carrie Diaries e ficou curioso, mesmo com o cancelamento, todas as tramas foram concluídas, pois na época a audiência era preocupante e os roteiristas, felizmente, pensaram nos fãs. Mas claro que a história ainda tinha potencial para novas tramas serem criadas, por isso a tristeza pelo cancelamento. Então pode ver a série sem medo, pois pelo menos as histórias criadas nas duas temporadas são finalizadas.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Rafaella Dutra 30/08/2016

Divertido e interessante
Nunca fui a maior fã de Sex and The City, porém quando assisti ao seriado The Carrie Diaries fiquei apaixonada pelo figurino, pelos personagens e pela história de Sex and The City de um outro ponto de vista.
Os Diários de Carrie carrega uma narrativa divertida, mais liberal e conta a história de Carrie Bradshaw quando ainda estava na escola e correndo atrás de seu sonho de ser escritora.
Os personagens secundários se destacam bastante e são personalidades diferentes e engraçadas. Adorei!
O enredo achei bem interessante, fala sobre as dificuldades que uma menina do interior tem ao perseguir seus sonhos, de ser alguém importante na literatura e viver em Nova York.
Temos baladas, fofocas de escola, tem espaço pra tudo! Me surpreendi bastante e já corri pra ler a continuação.
É uma leitura diferente e divertida e vale a pena ler se você é aquele tipo de pessoa que gosta de histórias com intrigas amorosas, moda e literatura! E a capa é simplesmente magnífica!

AmanRossi 30/07/2016

Os Diários de Carrie
Conta as aventuras de Carrie, que acaba de perder sua mãe e tem que lidar com problemas da sua adolescência.

Vanessa Vieira 23/06/2015

Os Diários de Carrie - Candace Bushnell
O livro Os Diários de Carrie, de Candace Bushnell nos mostra a Carrie ainda adolescente, antes de todo o estopim de Sex and the City. Apesar de tímida e insegura, a personagem manteve muitas de suas características, ou seja, sempre foi uma menina determinada, sonhadora e extremamente amiga. Conhecer esta sua outra faceta, antes de todo o glamour, se mostrou uma experiência divertida e bastante gratificante.

Carrie era uma simples menina do interior, mas que sempre soube onde queria chegar. Para conseguir chegar onde chegou, ela enfrenta inúmeras provas e, muitas delas, ainda no seu período de adolescência. Amiga inseparável de Maggie, Mouse, Walt e Lali, ela divide todos os seus anseios, inseguranças e sonhos com eles. Mas quando Sebastian Kydd surge em seu caminho e junto com ele uma traição esmagadora, ela passa a repensar a sua vida até aqui.

Os Diários de Carrie nos narra a trajetória da protagonista, focando na passagem de sua adolescência para a vida adulta, com todos os seus sabores e dissabores. Mesmo sendo uma garota simples e nada popular, Carrie é uma menina de opinião, que não se deixa ludibriar ou persuadir por nada nem ninguém à sua volta. Como já era previsto, ela sempre teve o sonho de se tornar uma grande escritora e desde cedo começa a compor os seus esboços pelo mundo literário, sempre deixando claro em suas entrelinhas traços de sua inteligência e perspicácia. Narrado em primeira pessoa pela protagonista, de forma leve e fluída e com várias referências à década de 80 e suas adjacências, o livro se mostrou uma grande surpresa e conseguiu me encantar.

Carrie é uma menina amorosa, doce, prestativa e amiga. Desde cedo, ela já se destaca por seu estilo próprio de ser e por lutar incansavelmente por seus ideais. Sua amizade com Maggie, Mouse e Walt foram um dos pontos que mais me chamaram atenção na narrativa. Apesar de serem tão peculiares entre si, eles nutrem um afeto e carinho inestimável uns pelos outros. Suas incursões no campo amoroso e os embates no colégio dão um toque bem realista a trama, até mesmo por ser um dos problemas-chave nesta época de nossa vida.

Resumidamente, Os Diários de Carrie nos apresenta uma protagonista mais jovem e, por conseguinte, inocente, mas que nunca deixou de ser sonhadora e de lutar por aquilo em que acredita. Mesmo com as inúmeras dificuldades que se apresentam ao seu redor, sobretudo, as decepções enfrentadas, ela segue sua vida e seus planos. Em 2013, foi exibida a série The Carrie Diaries pela The CW, que conseguiu ser tão fofa e cativante quanto os livros. O seriado teve ao todo duas temporadas e conseguiu transmitir em sua essência toda a nostalgia e carisma de seus personagens. A capa do livro é muito bonita e possui um belo efeito metalizado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/06/resenha-os-diarios-de-carrie-candace.html

Melina 29/04/2015

Carrie <3
Comecei a ler pq assistia Sex and the City e minha personagem favorita, sempre foi a Carrie.
O livro é bom, não é em forma de diário, mas prende o leitor e não fica chato, às vezes ficava chateada com a Carrie e sua insegurança, mas afinal de contas ela era uma adolescente normal, e ao mesmo tempo única, ela me fez repensar em meus próprios sonhos e em, realmente dar o primeiro passo para consegui-los. Sei que parece meio boba, mas é o meu estado emocional que dita se vou gostar ou não dos livros que eu leio :B, estou ansiosa para ler o segundo.
Ias 20/03/2017minha estante
Mel você já viu a série de TV? Eu amo ? quero muito ler os livros!

Melina 27/03/2017minha estante
Não, mas quero ver. Se vc viu essa série acho que vai gostar do livro sim, as críticas que eu li sobre a série de tv não falavam tão bem, por isso ela foi cancelada...até aondee eu lembro :)

Ias 27/03/2017minha estante
É uma série muito gostosa de ver, vou ler os livros assim que der

yasminalbu 06/01/2015

Os Diários de Carrie - Candace Bushnell
Sou obrigada a admitir que comecei o livro com um pé atrás, por não ter gostado de Sex and the City. Mas aquele livro eram contos e crônicas e esse não, então acho que minha preocupação foi meio infundada.
Os Diários de Carrie não são exatamente diários - o que me desapontou, porque gosto do formato. Começa no último ano do ensino médio da fabulosa Carrie Bradshaw, e todas as intempéries que ela vai enfrentar até que o verão chegue (e talvez, junto com ele, um curso para futuros escritores em NY).
Adoro a narração da Candace, de verdade mesmo. Mas os personagens desse livro... A própria Carrie, em alguns momentos, me irritou profundamente. Talvez seja só coisa da idade e da fase pela qual ela estava passando. Mas em um momento ela era extremamente estúpida e em outros dava pra ver reflexos da mulher que ela eventualmente se tornaria. Do ciclo de amigos dela, a Maggie em nenhum momento passou pela minha garganta. Tudo era sobre ela e por ela ou por causa dela e por tudo ela abria o berreiro. Se eu já estava tendo dificuldade de aguenta-la, quem dirá seus próprios amigos. O Sebastian segue quase que um padrão. Você sabe que uma hora ele vai fazer merda e só fica se preparando pra isso, falando "Ah, que fofo!" quando ele é legal com a Carrie.
Já li por aí que o livro não segue um "objetivo" e tenho que concordar. É apenas o cotidiano desse grupo de adolescentes e as encrencas que eles mesmos arranjam e eles mesmos resolvem. Mas esse é o ponto: todo conflito que a Candance propôs, ela solucionou de forma impecável.
E aquele final, meu Deus! Serviu muito bem de gancho para começar a leitura do próximo.
Eu queria dar 3.5, mas com o skoob ainda não segue o mesmo modelo de classificação que o Adoro Cinema, um quatro teve que dar.
Eu aconselho como leitura pro verão, pra ler na rede ou tomando um sorvete de flocos.

Sandi 22/05/2014

Os Diários de Carrie- Candance Bushnell
Adoro seriados, mas com exceção de alguns poucos, nunca consigo acompanhar até o fim. Confesso ter iniciado esse livro sem ter visto nenhum episódio de Sex and The City e apenas o piloto de The Carrie Diaries. Isso pode, com certeza, ter afetado meu julgamento sobre o livro, mas como gosto de pensar que cada obra tem que se sustentar sozinha, vamos lá à minha opinião não muito lisonjeira sobre Os Diários de Carrie.

Nesse livro, Candance Bushnell, nos apresenta a versão adolescente da famosa Carrie de Sex and The City. Em uma trama tipicamente YA, o livro nos traz a história do ultimo ano de Carrie na escola, com seus desafios, aspirações,amizades e amores.

Dizer que Candance escreve mal seria mentira. A autora possui uma narrativa interessante e dinâmica, porém, nesse livro, senti falta de um objetivo, um propósito. Durante a narrativa não nos é apresentado um fio condutor, algo que nos motive a virar as páginas, seja um drama a ser resolvido, um mistério ou qualquer outra coisa do gênero. Entendo que a intenção dessa série seja apresentar o dia a dia da personagem,revelando as razões dela ser quem é na fase adulta. Mas a falta de uma trama interessante, que sustente o livro por si mesmo, é um defeito grave. Nesse mesmo formato, Meg Cabot nos presenteou com vários livros do Diário da Princesa, e, embora, todos eles nos mostrem a vida de Mia, cada um possui um objetivo próprio. Isso mostra que este livro poderia ser melhor.

Em relação às personagens, gostei bastante da construção dos amigos de Carrie. A autora foi corajosa em construir tantas personalidades diferentes e suas ações foram coerentes durante a trama. Minha exceção foi a própria Carrie. Enquanto vi várias pessoas criticarem Sebastian, sinto que esse personagem é a antítese do clichê de que todo livro deve ter seu mocinho. Ele tem atitudes duvidosas, mas é tipicamente alguém que conheceríamos na vida real (lembranças ao Ed, de Por Isso a Gente Acabou). Já Carrie, por mais que se considere esperta e alternativa, ao meu ver, é totalmente ingênua e birrenta. Quando achei que ela tinha aprendido algo com o que passou durante a narrativa, lá vai ela novamente cometer os mesmos erros. Não consegui me identificar nem admirá-la.

Como escrevi no inicio da resenha, não conheço a Carrie adulta e talvez essa série seja apenas um adicional para os apaixonados por Sex and the City. Separado do resto, esse livro não conseguiu me cativar. Uma pena, pois a capa é linda demais e o seriado me pareceu muito bom (destaque para o figurino super lindo assinado pelo mesmo cara de GG). Enfim, não recomendo!

Karlos 05/05/2014

Os Diários de Carrie
OMG! Candace como você pode fazer isso comigo?
O livro vai conta a historia de Carrie Bradshaw(Amo esse sobrenome) que tem o sonho de ser escritora e aos seus 17 anos esta no fim do ensino médio pronta para ir para faculdade. Mas esse seu ultimo ano vai te uma grande reviravolta com a chegada de Sebastian Kydd, um "PlayBoy" que acaba de chega(ou volta) para a escola.

Achei a historia muito bem humorada a pesa de ser meio lenta e muito divertida, tem uma pegada bem juvenil com coisas que acontece no seu dia dia (ou não). Os personagens são super fofos até os "vilões" são divertidos achei uma pegada bem leve, e um livro bem calmo de se ler. O final é extraordinariamente "TOP". A Candace deixa agente com uma mega vontade de ler o segundo livro (O verão é a Cidade).

Bruna Freitas 22/01/2014

Carrie, a legal
Tenho meus vinte e tantos anos de idade e encarei a leitura de "Os Diários de Carrie" (Galera Record,399 páginas) de Candace Bushnell com certa descrença. Odeio lê coisas em que a protagonista é mais jovem do que eu. Me sinto infantil. Não compartilho das mesmas experiências, então, não aprendo nada com ela. Mas quis me aventurar nessa história porque como todo mundo que é fã de Sex and The City queria conhecer Carrie Bradshaw mais profundamente. Curiosidade humana.
Minhas considerações? Sim, o livro é bem juvenil, não de um jeito bobo. É até mais maduro que outras histórias por ai. A protagonista não é uma mocinha indefesa, até bebe e fuma. Enfim, gostei. Primeiro, nós, sim, tínhamos algumas coisas em comum. Ela quer se escritora, eu também. Quer para Nova York, opa, eu também. Tenho até vergonha de dizer, mas teve partes na história que me inspiraram profundamente. Sabe aquelas frases bregas mas que fazem todo o sentido, pois é, me pegaram de jeito.
O quê dizer o livro é bom, cativante e até inteligente. Talvez esteja exagerando. Mas leiam até o final, que é surpreendente. Só sei que pretendo ler sua continuação. "O Verão e A Cidade" já esta na minha wishlist de 2014.

Pamela V 11/01/2014

De volta a realidade

Primeiro que pelo que vi, não é escrito em forma de diário, é onde ela inicia um.
Conta sobre a vida de Carrie aos 18 anos, no terceiro ano do ensino médio, onde ela quer ser escritora, ainda não tinha conhecido as amigas de NY (Sex in the city)e as amigas de infância estão atrás de diversão e namorados.
Ela é a irmão do meio, tem uma irmã mais velha Missy e uma mais nova encrenqueira. Seu pai é viúvo e as cria sozinho.
Este livro te trás a realidade do cotidiano e é preciso realmente saber separar o sobrenatural,a perfeição que não existe,da nossa vida.

Aos 18 anos geralmente é a idade em que você se encontra no limite entre virar adulto,aprender com os erros,adquirir experiência ou continuar sendo imaturo. Ou até aprender a crescer na marra.
É um livro ótimo, bem realista, sem ser fantasioso, com situações que acontece muito independente da idade,fase da vida,
tem amigas que por causa de garotos brigam e tem muita inveja.
É preciso prestar muita atenção as pessoas por que a inveja existe também entre amigas, que é o caso de Carrie Bradshaw.
Quando uma amiga se dá bem,as outras discordam,fingem que não é bem assim, o problema é com Carrie, ela que é estranha,fazem de tudo para que ela se sinta mal e culpada.

Claro tinha que ter um drama e adolescentes delinquentes.
Ela conhece George que irá fazer faculdade na Brown e fica amiga dele.
Um belo dia, Carrie começa a namorar Sebastian, ele é bonito,loiro, olhos claros,popular,mas é um galinha e ela não vê isso.
Acha que o ela é o problema.
Lali sua melhor amiga que não namora,começa a se interessar por Sebastian,ficando amiga dele e Carrie de inicio acha isso até bom e não enxerga o que está acontecendo.
Fora o fato de que por três vezes, os diálogos,entre Carrie e Sebastian terminam onde não deveriam terminar! Eles estavam conversando no quarto de Sebastian, ele diz uma 'frase impactante' ou interessante e o capítulo acaba!

Gostei bastante do inicio do livro,lá Carrie e as amigas discutem e se preocupam em relação ao sexo. Quando Carrie começa a namorar Sebastian ela acaba se esquecendo disso e até fica irritada quando ele se insinuava ou dava a entender que queria.
Com o decorrer dos fatos e da história, ela volta a ficar preocupada com a hipótese.

E Donna LaDonna - que nome é esse? - que é a maior vadia do colégio e todas tem medo dela! Isso me faz pensar também que, garotas assim que se formam no colégio, depois são consideradas oficialmente piranhas graduadas? rs.
Lali - aprendiz de piranha - é MELHOR amiga de Carrie há pelo menos 10 anos. Ela como disse,começa a ficar muito amiga de Sebastian, Carrie muito inocente descobre o que está acontecendo tarde demais.
Então Carrie de repente, não tem mais intimidade para confrontar a melhor amiga de tantos anos?
É necessário ter uma maturidade, não necessariamente experiente, o crescimento como pessoa que te faz enxergar isso.

Uma coisa é certa, o principal motivo de uma amizade entre mulheres destruída, é homem.

Carrie foi muito inocente, não quis acreditar em sua intuição, e quem tem esse tipo de amiga não precisa de inimigos.!
Carrie depois de muitos conflitos com Donna,as duas acabam deixando as diferenças um pouco de lado.
Ela se arrisca como escritora publicando histórias, reencontrou uma escritora que no passado não se deu muito bem.
Seguiu com a vida dela,os planos que irá fazer no verão.
Lali então conta as ótimas novidades sobre Sebastian e enfim ela depois de muito tempo, se permite rir muito da situação.
Tem muitas situações engraçadas.

Até que o destino de Carrie muda em NY.

Recomendo!!

Laura Bernardes 05/11/2013

Os Diários de Carrie - Candace Bushnell (Editora Galera Record)
Não sou da época de Sex and the City, mas resolvi ler o livro porque tô curtindo bastante a série "The Carrie Diaries". Já tinha uma pequena noção da história apesar de o livro e a série terem bastante diferenças. Gostei do jeito que Bushnell desenvolve os personagens e especialmente as ideias de Carrie durante a trama, é o tipo de romancezinho adolescente que tem um quê a mais, na minha opinião. O que é muito bom. Os personagens são bem caracterizados e a história tem um ritmo bem gostoso, apesar de eu achar que a autora poderia ser um pouco mais objetiva em algumas partes.
Quanto à aparência física, essa capa é divina! Bem a cara da Carrie. Folhas, digitação, impressão e tudo mais bem tranquilo também.
Não tenho muito o que dizer, mas gostei bastante. Me deu vontade de assistir e ler Sex and the City, e claro, o segundo livro dessa série.

Iara 02/10/2013

Porque amamos Carrie
Candace acertou muito neste livro! Os fãs da série (como eu) com certeza se deliciaram com a adolescência de Carrie.

O que nos faz amar tanto a série e os personagens são a similaridade com a vida real, ou seja, não são ideais de perfeição, mas quem é? Carrie é o mais real que poderíamos esperar!

"Ao falar de pessoas não escreva sobre alguém que você conheça, mas sim sobre o que sabe da natureza humana." (trecho do livro)

Ansiosa para ler a continuação.

Tiago Henrique 23/09/2013

Passe o final de semana com Carrie !
Sempre fui fã de Sex and the City (mais da serie de TV,então quando soube que teria uma história antes de Carrie se tornar quem ela é,fiquei em euforia!Ele mostra como ela desejou ser escritora,suas ambições,seus namoros,seus corações partidos...Vale a pena perder um final de semana de festa,para ficar com Carrie!Como o livro acabou com o final MUITO em aberto,estou ansioso para colocar as mãos em 'O Verão e a Cidade',mesmo que não conheça Carrie,este livro vai ser uma boa apresentação ;)