Os Diários de Carrie

Os Diários de Carrie Candace Bushnell

Resenhas - Os Diários de Carrie

William Souza 08/09/2010

Eu não gosto de “Sexy and the City”, já até tentei a série, mas não faz o meu estilo! E o livro, eu já ouvi falar muito mal, mas nunca pensei em ler, e ainda não penso. Ai a Editora Galera Record lançou no começo do ano esse livro e quando fui vendo as boas resenhas dele nos blogs, fiquei com muita vontade de ler!

O livro conta a História de Carrie, que tem 17 anos e está começando a pensar como será a sua vida fora do colégio. Ela tem amigos leais e vários sonhos, dentre eles ir morar em Nova York e ser uma grande escritora, mas antes de ser essa escritora muitos obstáculos vão atrapalhá-la. Com a chegada de um velho conhecido, Carrie logo se vê namorando Sebatian, um garoto que se acha o melhor e que às vezes é a pessoa mais confusa do mundo. Um livro que mostra a Carrie antes de “Sexy and the City”.

Eu nunca pensei que fosse ler alguma coisa da Candance Bushnell e tudo isso por causa da série, que eu não suporto nem ver. Peguei o livro com receio, mas a sinopse estava me chamando tanto à atenção (e nem falei da capa!), que tive que tirar os meus preconceitos com a história da Carrie adulta e me foquei na Carrie jovem (que é totalmente diferente).

Os personagens têm um misto de espírito, uns eu gosto, outros odeio. Mas até acho isso legal, o que significa que a autora sabe construir mesmo um personagem e com todo o cuidado, sobre suas características e forma de pensamento.

A autora retrata aquele período conturbado da nossa vida, em que a escola está acabando, os sonhos são muitos e não sabemos se vamos conseguir passar no vestibular, ter uma profissão ou ficar em um lugar estacionado, vendo a vida e as pessoas passarem e você ficando no mesmo lugar. Carrie pensa em tudo isso do mesmo jeito em que pensamos, e às vezes consegue se meter em cada roubada. O livro tem muitas cenas engraçadas!

Não me arrependi de ler esse livro, que confesso no começo não me animei muito com a narrativa, mas após o 3º capítulo me prendeu de uma forma, que tive que passar um domingo inteiro na cama lendo-o!

É um livro que eu recomendo muito, e que tem um final que nos deixa sem fôlego. Esse é o primeiro de uma série, ainda não se sabe quantos vão ter. E a capa? Eu amo a capa americana que é muito legal e tudo, mas no fim do livro essa capa tem muito mais a ver com a história do que a outra, então amo essa mais! Hehehe Um Teen Chick-lit que te deixa bem animado!

Ju 14/06/2010

Simplesmente amei Os Diários de Carrie. Não larguei até acabar de ler. A gente passa a conhecer mais o passado dela, os antigos amigos e a família. Achei um toque super fofo toda a inspiração na mãe dela, o estilo original, o modo como ela participava da vida e educação das irmãs.
Mas o que mais me impressionou foi a confiança dela. Ela segue seus instintos sem deixar de ser fiel a si mesma. Confiança tal que falta em muitas personagens de chick-lits e me frustra um pouco, acho que por isso eu gostei tanto do livro.
Tentei o tempo todo comparar a Carrie adolescente com a Carrie da série (já que eu não li o livro Sex and the City) e consegui fazer a conexão entre as duas em alguns momentos.
Achei o final maravilhoso. Fiquei procurando mais páginas depois que lí a ultima frase.

Juliana Papi 24/08/2010

Achei um livro mulherzinha bem do bacana!
Tem aquela história que te prende e você fica querendo ler tudo logo (apesar de empacar em alguns momentos) e os personagens são carismáticos e bem construídos.

Ou seja, tem a fórmula certa para aquele livro passatempo que diverte apesar de não ser memorável. Ele é ao que veio.

Só faço uma ressalva mesmo: pelo menos para mim, a Carrie desse livro não apresenta nenhum tipo de ligação com a Carrie de Sex and the City. Não tem nada que se relacione. Em nenhum momento eu me peguei pensando "Nooossa, isso é tão Carrie!".

Apenas um momento valeu a pena do ponto de vista sex and the city, que foi a forma como a Carrie e a Samantha se conheceram.

Enfim, acho que seria mais sincero o livro ser vendido sem vinculação com Sex and the City.

Rai Lira 30/07/2010

Amei a Carrie!!!

Um livro muito divertido... fiquei curíossima para ler Sex and the city!

Andreia Santana 25/12/2010

A juventude de uma diva antes do glamour
Os diários de Carrie é leitura para os fãs da série Sex and the city apenas se o objetivo for conhecer “as origens” da principal protagonista do sucesso literário que se tornou fenômeno na TV e, mais recentemente, no cinema. Voltada para um público mais adolescente, tanto que o lançamento no Brasil é da Galera, o selo jovem do Grupo Editorial Record, o livro carece daquela pegada de humor sarcástico que caracteriza a fase mais madura de Carrie Bradshaw e suas amigas Miranda, Samantha e Charlotte. Falta também o glamour nova-iorquino, até porque a história começa bem antes, no meio da adolescência da protagonista, em um vilarejo de Connecticut.

A Carrie adolescente, embora bastante inteligente para os padrões estereotipados dos jovens americanos na high School (ensino médio) - nerds espinhentos, líderes de torcida peitudas, jogadores de futebol sem cérebro e todo o time de maria-vai-com-as-outras -, não deixa de ter sua cota de ingenuidade irritante. Ao menos, para quem conheceu a personagem adulta, fashionista e colunista de prestígio em um jornal da “Big Apple”, fica difícil acreditar que na adolescência ela se julgava o típico patinho feio da escola.

As melhores amigas de Carrie nos tempos de colégio não são as mesmas da fase adulta, quando ela se muda para Manhattan, mas há semelhanças. O foco principal da obra são as mudanças provenientes do amadurecimento. Lógico, ninguém depois dos 30 se parece com a época em que tinha 16 e o objetivo de Candace Bushnell, no caso de Carrie Bradshaw, é mostrar que as sementes da futura colunista foram plantadas naquela menina complexada e às voltas com o primeiro amor e as traições de ex-melhores amigas. É bonitinho, mas não convence tanto, porque a força da Carrie adulta fatalmente vai anular a titubeante adolescente do passado.

Embora mantenha um olhar crítico sobre os colegas, a própria família e principalmente o “infernal” universo escolar, Carrie é frágil, insegura e apaixonada demais, além de muito suscetível. Está mais para uma boa menina que confia em demasia nos outros do que para a mordaz escritora da fase adulta. A obra, só do meio para o final, é que vagamente começa a lembrar os contornos de Sex and the city.

Tudo bem que a intenção não é escrever outro Sex and the city em versão teen, do contrário a autora se repetiria e perderia pontos por falta de criatividade, mas a comparação é inevitável. Até porque, Candace, nas quase 400 páginas de Os diários..., se propõe a revelar ao mundo o “nascimento de uma futura estrela”, mas peca por não cumprir 100% da promessa.

Para não cair na tentação de esmiuçar um livro e acabar rejeitando totalmente o outro, a recomendação é separar as duas obras. Candace Bushnell inaugura um novo ciclo de romances cuja protagonista também se chama Carrie. Qualquer associação mais profunda com seu consagrado trabalho anterior pode resultar em decepção. Para os fãs mais radicais, vai faltar a coerência narrativa e a liga que uniria as duas pontas da vida da personagem.

Já quem não conhece Sex and the city – nem da série na TV e nem do livro que a originou –, terá com a leitura de Os diários de Carrie(/i> um bom – e até divertido em certos trechos - passatempo, mas no estilo High School Music, sem a cantoria, graças a deus!

Não deixa de ser uma forma de recordar as dúvidas, descobertas, amizades, intrigas e namoricos da época de adolescente. Guardadas as devidas proporções da diferença cultural entre norte-americanos e brasileiros, Candace Bushnell nos diz que no fundo, todos somos iguais e temos os mesmos anseios aos 16 anos. Será mesmo?

Jules 05/04/2011

Antes de começar a resenha, devo dizer que não sou fã de “Sex and the City” e que não acompanhava a série e nem assisti aos filmes. O que torna todo o meu texto bem imparcial, uma vez que nem conheço as personagens. Porém, conversando com algumas amigas que entendem do assunto, este primeiro livro não tem nenhuma relação aos personagens que vocês conhecem na série. Somente no final que os fãs se surpreendem.

Os Diários de Carrie é o primeiro livro da série sobre a protagonista de Sex and the City, que nos relata como foi sua adolescência e como foi o percurso para que ela se tornasse a escritora bem sucedida do The New York Times.

Narrado em primeira pessoa, Carrie nos conta como é seu último ano na escola e sobre todos os problemas que ela enfrenta: família, amigos, paixão, traição, frustração, sexo e sonhos. Ela mora com o pai e as duas irmãs mais novas. E sempre tem que lidar com as encrencas que sua irmã Dorrit se mete.

O maior sonho de Carrie é ser escritora e morar em Nova York. Apesar de seu pai querer que ela vá para Brown e seja cientista. Porém, Carrie é bastante insegura e fica extremamente frustrada quando recebe uma recusa em um dos melhores cursos literários de NY. Mas mesmo assim ela não desiste e corre atrás dos seus objetivos.

No high school ela é aquela garota considerada esquisita, mas que não esta nem ai. O que eu realmente gostei na Carrie é que ela tem personalidade e é madura. Mas infelizmente ela não é muito sortuda quando o assunto é “amor”. E acredito que muitas pessoas se identificarão com ela, pois há situações que ela passa que provavelmente foi semelhante para alguém.

O livro é extremamente legal. No começo eu estava um pouco com o pé atrás, mas depois eu fiquei maravilhada com toda a história e não larguei mais o livro. É uma história que faz você refletir sobre quão longe você é capaz de chegar pra alcançar um sonho.

Daniii 23/06/2010

Gostinho de quero mais..
Acabei de ler o livro e me deixou com gostinho de quero mais. Fiquei querendo saber o que aconteceu com a Carrie e os outros personagens.Gostaria mto de uma outra ediçao só pra saber isso rsrs.
Tb estava na dúvida se comprava ou não, mas hj sei que não me arrependi.A história é legal, com varios detalhes e realmente te vicia.Eu não sou de comprar livro só pq alguém disse que é bom, mas esse eu recomendo sim.Vc não consegue parar de ler pq quer saber o que vai acontecer.Se envolve na historia, fica com pena, fica com raiva, sente tudo junto com os personagens.E realmente amei o final, fiquei com aquela cara de " O meu Deus que foda"

Mandy_ 18/02/2024

Maravilhoso!
Me fez voltar para o mundo da série de tv 'Os diários da Carrie'!
Senti muita raiva do Sebastian e da Lali, e adorei o desenrolar do relacionamento da Carrie com a Donna...
Estou ansiosa para ler a sequencia!
Adorei!

Carol 17/10/2010

Em Os Diários de Carrie, voltamos no tempo e conhecemos Carrie ainda nos anos 80, enquanto ela ainda era uma estudante do colegial e começava a buscar seu sonho de se tornar uma escritora famosa.

Como era de se esperar, na escola Carrie não era da turma popular. Tinha vários amigos, como Maggie, Lali, Walt e Mouse, mas do grupo dos mais populares - e até temidos - da escola estava Donna LaDonna, que nunca gostou muito de Carrie e virce versa... Conhecemos também a família de Carrie, o pai e suas duas irmãs mais novas.

Tudo parece ficar mais interessante quando Sebastian Kydd, uma paixão de infância de Carrie, volta para a cidade e começa a estudar em Castlebury High também, o que balança os sentimentos da nossa protagonista. Em suma temos todas as inseguranças da adolescência onde Carrie começa a achar que está ficando pra trás por ainda ser virgem.

O livro é bem legal, acredito que ainda mais para quem acompanha a série. É direcionado para o público jovem adulto e a leitura é super fácil.

O que me incomodou - muito, para ser sincera - foi ler Carrie na maioria das vezes se achando inferior a seu namorado. Ela não se achava bonita o suficiente, que ela deveria mudar para agradá-lo, que ela estava errada... e ele, a tratava super mal, o que me fez querer muitas vezes entrar no livro e dar um grito: Carrie acorda!! Mesmo assim, passada essa fase eu comecei a gostar bastante dela.

No entanto, eu esperava um pouco mais do livro.

Amanda 28/06/2010

Confesso, pra mim, Candace Bushnell escreve de um jeito meio repetitivo e confuso. Mas não é o caso de "Os diários de Carrie". O livro é bem simples, com uma história fácil de ler. Quando você percebe, você está presa na história de Carrie, suas amigas de colégio e os meninos por quem ela é apaixonada. É apenas o diário de uma menina de colégio, e o livro cumpre com isso.
Recomendado.
PS: Lembro que quando vi a capa pensei que a edição americana é muito mais legal, e não entendia essa bolsa com "Carrie" escrito. Mas lendo o livro, percebi que a capa conta um pouco da história do livro. É ler pra saber.

Stephanie 27/07/2010

Eu gostei muito do estilo de escrever da Candace Bushnell, ela conta a história de forma bem leve e com frases ótimas, bastante inspiradoras até. É o tipo de leitura que não cansa nem dá sono, apesar de o ritmo de acontecimentos só acelerar realmente da metade pro final. Aconteceu algo bem diferente enquanto eu lia, em relação a outros livros: eu me identifiquei com a forma de pensar da Carrie, mas não com as suas atitudes, até porque ela e os amigos tem muitos hábitos politicamente incorretos (beber, fumar, usar drogas...), mas sua forma de pensar é muito interessante e foi isso que gostei nela.

A história tem romance, mas é bem sem-gracinha. O par da Carrie não é dos mais amáveis, não é nem um pouco "fofo", ou seja, não causa aqueles momentos "ooooun" durante a leitura.

Pra quem procura ler um livro leve e bem escrito eu indico! Mas não esperem grandes acontecimentos ou suspense na trama!

*Rô Bernas 12/06/2010

Não é ruim, mas também nao é bom...
Já assisti a todo o seriado 'Sexy and the City' e, também, aos dois filmes e amei!!!. Super bem escritos e com temas maravilhosos

Eu já conheci Carrie adulta e não consegui de jeito algum vê-la neste romance como Carrie adolescente. Talvez por isso eu não tenha gostado deste romance.

Mas esta é uma opinião minha, portanto, leia para poder ter a sua impressão sobre o livro, ok? ;)

Bruna 18/07/2010

Muito fofo!
Adorei o livro, ele é fofo, a história cativa, mesmo que seja bem adolescente. Não é bobinho. Só não conseguei ligar muito a Carrie do livro com a Carrie do seriado... vamos ver nos próximos volumes!

@jaliagoraesuavez 30/10/2010

Leia sem nenhuma pretensão... é puro divertimento e nos leva a conhecer o que levou carrie a se transformar na mulher que vimos em Sex and the city.

marypaixao 20/06/2010

Os diários de Carrie, da Candace Bushnell. Nesse livro conhecemos Carrie, famosa escritora da coluna Sex and the City, na adolescência. Carrie é uma adolescente comum, cheia de inseguranças, matando aula pra fumar um cigarro e praticando natação no clube do colégio. Ela tem duas irmãs mais novas e seu pai; sua mãe morreu tempos antes e lhe deixou uma dor terrível. E Carrie também sabe o que quer da vida: ser escritora. Escreve desde criança, e no começo do livro tenta entrar pra um curso de literatura em Nova York, durante o verão, mas não consegue. Logicamente, Carrie tem um grupinho de amigas, Maggie, Lali e Mouse, inseparavéis. O último ano do colégio traz consigo uma surpresa: a volta de Sebastian Kydd, um garoto cheio de si, muito misterioso, e que faz o coração de Carrie dar pulinhos. A grande parte do livro conta sobre o relacionamento (ou algo perto disso) de Carrie e Sebastian. Mas também o relacionamento de Carrie com a família - que parece perfeita mas não é, com George - o genro que o pai de Carrie sempre pediu, os relacionamentos de Sebastian com outras garotas, inclusive... uma amiga de Carrie, e bem embaixo do seu nariz.

Leia mais em http://muitopoucocritica.blogspot.com