O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Duda 14/08/2022

É uma história muito emocionante, o autor conseguiu criar cada personagem de um jeito único com seu modo de ser, e de como o autor fez os capítulos para cada personagem é muito legal e a narrativa é muito bonita.

Teh 29/07/2022

Intenso
É um livro para realmente que te faz avaliar realmente a profundidade que uma escolha mau feita pode trazer na vida de todas as pessoas que direta ou indiretamente convive com você.

Maninha 22/07/2022

O Guardião de Memórias
O Guardião de Memórias foi um livro diferente de tudo que já li. Abordou temas como o síndrome de down, abandono, segredos e aquela distância emocional que nos afasta do amor.
Pela primeira vez, em minha experiência literária, a narrativa não era sobre quem foi abandonado mas sobre quem abandonou e o fardo de culpa que carregou durante todos os anos que o personagem guardou o segredo.
A cada página eu era instigada a continuar lendo, com um nó na garganta, sentindo a dor de cada envolvido, cada personagem preso em seu próprio universo, separado por muros emocionais. E, tudo consequência de um má decisão.
O Guardião de Memórias mexeu profundamente comigo, espero que todos leiam e tenham a mesma experiência.

Renata.g 18/07/2022

Livro mais ou menos.
Finalmente terminei o livro. No início achei bem legal mas a estória foi ficando cansativo depois que David fez a escolha dele em relação a filha. Detalhes desnecessários fizeram a leitura ficar um pouco chata e cansativa. Pensei em abandonar o livro algumas vezes, porém queria saber como o livro termina.
O final poderia ter sido melhor, poderia ter explorado mais a relação entre a Phoebe com a mãe e o irmão, sentir falta disso no livro. Provavelmente é um livro que não pretendo ler de novo.

Lido em 12/07/22

alissonferreira.c1 18/06/2022

Finalmente acabou!
Não vou prolongar muito a resenha porque de demorada já basta essa leitura.

O enredo tinha um imenso potencial para ser algo incrível, que prende o leitor e cria aquela necessidade de saber o que vem depois, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Kim Edwards se perde muito na dinâmica dos acontecimentos.

Em minha opinião, alguns fatos importantes foram abordados de forma breve, superficial e sem emoção, enquanto outras coisas mais banais eram meticulosamente detalhadas, o que só tornou a leitura cansativa.

O ponto chave, que é a vida de uma pessoa com síndrome de down, é tocado de forma superficial também. O fato de ser um livro de época trás um vislumbre de como as coisas eram antigamente, mas a Phoebe tinha potencial para ser uma personagem muito mais completa e complexa do que foi.

17/06/2022

Cansativo, mas interessante
Foi a primeira do ano e esse livro estava na estante há tempos. A escrita é um pouco cansativa, mas ao longo das páginas a gente vai se envolvendo e torcendo por algumas coisas.
É louco ver como uma mentira levou a todos os estragos da vida de David e Norah, além de todo o preconceito sobre o qual o livro trata de forma delicada.
O fim não foi como eu esperava, mas é um livro que não me arrependo de ter lido.

Fejuka 03/06/2022

Bem ruim
Achei o livro bem ruim, mas bem ruim mesmo!
A autora descreve detalhes desnecessário na minha opinião, o que acaba tornou o livro enfadonho

Annagavinho 13/05/2022

Perdida ? Confusa ? Falta algo ?
Não sei, esse livro levou um bom tempo pra me prender, mesmo já sabendo de alguns eventos do livro, fiquei meio perdida ....

Patymony 10/05/2022

Boa história!
Até quando o ser humano dará mais importância para a aparência? Preocupados com o que o outro pensará/falará, abandonando valores, princípios e ensinamentos aprendidos no decorrer da profissão!
O amor é dedicado somente ao que é bonito, perfeito e saudável!

Ana 09/05/2022

O guardião de memórias
O livro tem tudo para ser ótimo, mas o detalhismo da autora era tão extremo que me fez desanimar demais da leitura.

O livro conta a história de David Henry e Norah, que numa fria noite de 1964 dão à luz a gêmeos! Ocorre que a gêmea nasceu com síndrome de Down e então o Dr Henry decide pedir que Caroline, sua assistente, leve a criança e a abandone num lar para adoção, dizendo a sua esposa que a criança nasceu morta.

Porém, Caroline não consegue ser tão fria quanto seu chefe, e decide ir embora da cidade para criar Phoebe.

A narrativa se passa com o decorrer dos anos, descrevendo o desenvolvimento dos dois irmãos, crescendo separadamente, sem saber da existência um do outro.

David teve de conviver com as consequências de sua decisão pelo resto de sua vida, e o peso dessa escolha lhe causou uma vida infeliz, levando consigo sua esposa e seu filho.

Confesso que o livro me deixou com muita raiva, e eu lia cada capítulo esperando o momento em que David finalmente diria a verdade à esposa e ao filho. O final não me surpreendeu em nada, o que colaborou para a avaliação baixa da obra.

Bru 09/05/2022

Um bom livro!
Fácil de ler e uma história interessante. Eu não me envolvi tanto com a historia como eu gostaria, mas quis saber como tudo terminaria. É calmo, um pouquinho cansativo as vezes, mas é um bom livro!

Amanda.Jakovacz 26/03/2022

Extremamente cansativo
Parcelei essa leitura em 10x dentro de um período de 3 anos (ou 4). O marca página ficava lá, as vezes eu pegava e continuava. E enfim acabei. Muita narração, muita coisa acontecia e ao mesmo tempo nada acontecia. O engraçado é que, apesar disso, ainda me lembro de muitas partes da história, diferente de livros que devorei em poucos dias e amei, por exemplo.
É um enredo legal, dá para passar raiva com a atitude dos personagens. Mas a leitura é extremamente cansativa, e é assim que eu resumo o livro.