Marketing 3.0

Marketing 3.0 Kotler




Resenhas - Marketing 3.0


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Varga 17/10/2010

http://andrevarga.blogspot.com/2010/09/marketing-30-philip-kotler.html

Bom, falar de Kotler, é falar acima de tudo de um Professor. Se não o primeiro, mas certamente o maior nome a condificar a teoria do Marketing moderno. Nesse livro ele fala de tendências para o que convencionou-se chamar de versão 3.0 do Marketing. Apesar de um livro de tendências, sai quase como um livro-texto para alguma cátegra de Marketing, porque, sendo Kotler - e ele já escreveu "alguns" livros-texto - ele revisa os conceitos do Marketing 1.0 e 2.0 para introduzir o 3.0. Portanto mesmo para que está começando a se enveredar na leitura ou estudos sobre Marketing, começar com um chamado 3.0 não é nem de longe contra-indicado. Super-fácil de entender.

O conceito básico do Marketing 3.0 e do livro é: no Marketing 1.0 o foco era no Produto. No 2.0, o foco voltou-se para o Consumidor. Pois bem. Agora, no Marketing 3.0 o foco passa a ser os Valores.

Se no inicio o Marketing visava vender mais produtos, fossem eles bons ou ruins, bastava criar demanda, e depois ele evoluiu para entender as pessoas e suas demandas para ai sim, criar produtos adequados para essas demandas, agora o Marketing precisa centrar-se no Ser Humano e não simplesmente no Consumidor. Vendendo ou não para aquele determinado consumidor-potencial, o produto, a marca, mas acima de tudo a Empresa, precisa ser percebida por ele como "Boa". Boa para o Ser Humano, boa para a Humanidade, boa para o Planeta.

Segundo o conceito do Marketing 3.0, a estratégia das Empresas passa a ser como fazer o nosso Planeta um lugar melhor e, em consequência disso, "até" vender algo. Na visão de Kotler e seus coautores, isso já está acontecendo no mundo, mas muitas Empresas e muitos profissionais de Marketing não estão se dando conta disso.

Um livro MUITO importante para quem pretende entender o futuro do Marketing ou atuar nele nos próximos anos.

Juntamente com "O que a Google faria?" de Jeff Jarvis e "A Cauda Longa" de Chris Anderson, "Marketing 3.0" de Philip Kotler forma, em minha opinião, a tríade de livros que mais tem a dizer do futuro dos negócios dos próximos anos.


< / >.
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MartinsAlan 18/04/2023

Atualização sobre MKT
É um bom livro onde traz atualizações relevantes sobre as práticas de marketing até a metade da segunda década dos anos 2000. Necessário ter um conhecimento prévio do assunto para aproveitar melhor a leitura.
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LucasGeneve 10/08/2014

Vale a pena!
O livro é muito bom. O Branding vem, cada vez mais, se tornando um assunto importantíssimo nas estratégias de pequenas, médias e grandes empresas. Com o crescente aumento da concorrência, torna-se fundamental a diferenciação. O que vai fazer com que um consumidor compre o produto de uma empresa X sendo que a Y vende algo igual ou parecido?
Não é um tema evidente, não gera lucros de imediato, mas no longo prazo traz o real diferencial competitivo que fará a empresa sobreviver.
Embora os últimos capítulos possam parecer meio cansativos se você não atua no ramo social/ecológico, o livro como um todo é uma bela obra que recomendo a todos.
Como complemento, sugiro a leitura do artigo em anexo.

site: http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/marcas-e-branding.html
val silva 01/09/2016minha estante
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carolina.doce.1 25/03/2021

Aqui os autores apresentam uma importante atualização do conceito de Marketing moderno, que evoluiu passando por três fases, às quais chamamos de marketing 1.0, 2.0 e 3.0. e a última se adequa à realidade do mercado e da sociedade atual. Os autores afirmam que muitos profissionais da área ainda continuam praticando o marketing 1.0, 2.0 e outros ainda estão entrando na terceira fase, entretanto, as maiores oportunidades se abrirão aos que praticamente o Marketing 3.0.

O Marketing 3.0 refere-se à era voltada aos valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito. Cada vez mais os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seus anseios de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Em um mundo confuso, eles buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, economia e ambiental em sua missão, visão e valores. Buscam não apenas satisfação funcional e emocional, mas também satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem. Seu objetivo é oferecer soluções para os problemas da sociedade e assim, visa atingir nichos de mercado de forma bem sucedida e é sobre isso que esse livro trata.

Livro sucinto e objetivo que visa abrir a mente e dar insights em relação a nova realidade do Marketing pautado na realidade atual, num mundo cada vez mais globalizado e com consumidores cada vez mais difíceis de serem atingidos e com preocupações, necessidades e objetivos específicos que precisam ser supridos pra que, consequentemente, seus desejos de compra sejam "ativados" e transformados em ação.
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Eloi 23/09/2020

Pai do marketing
Neste livro tio Kotler mostra a importância do marketing 3.0 dentro das empresas no mundo de hoje.

Ele fala que as marcar devem levar em conta o valor que elas geram para o cliente, devem focar muito em sustentabilidade e também em fazer uma comunicação de alma pra alma.

Se você tem uma empresa, leia ele.
Se você não tem uma, dê esse livro a alguém que tem.
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Tauana Mariana 19/02/2013

Marketing 3.0 > leitura agradável e obrigatória
Sobre o livro:

Gostei muito da leitura do livro. Tenho leituras anteriores do "pai do marketing moderno", e esperava um livro mais técnico e chatinho de ler. Pra minha surpresa, a leitura do livro é muito agradável, e seu conteúdo é sensacional. Li ele em 3 dias, e gostei tanto do livro, que apesar de ter conseguido um exemplar emprestado, eu acabei comprando um pra mim. Na obra, podemos conhecer a evolução do conceito de marketing, quais as especificidades do marketing 3.0 e quais as transformações que ocorreram e ainda ocorrerão, neste novo contexto. Pra quem estuda/trabalha com comunicação, acredito que seja uma leitura obrigatória. O livro tem como características legais, a apresentação de tabelas e desenhos para ilustrar os conteúdos, dicas de diversas bibliografias e autores interessantes, além de nos oferecer um resuminho, ao final de cada capítulo.



Finalizando o livro, conhecemos os 10 credos do marketing 3.0

1- Ame seus clientes e respeite seus concorrentes

2- Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar

3- Proteja seu nome, deixe claro quem é você

4- Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você

5- Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo

6- Esteja sempre disponível, divulgue as boas-novas

7- Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros

8- Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços

9- Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega

10- Colete informações relevantes, mas use a sabedoria para tomar a decisão final.



Sumário:

Parte I
Tendências

Capítulo 1
Bem-vindo ao Marketing 3.0

Capítulo 2
Futuro modelo para o Marketing 3.0

Parte II
Estratégia

Capítulo 3
O marketing da missão junto aos consumidores

Capítulo 4
Marketing dos valores junto aos empregados

Capítulo 5
Marketing dos valores junto aos parceiros de canal

Capítulo 6
Marketing da visão juntos aos acionistas

Parte III
Aplicação

Capítulo 7
Propiciando a transformação sociocultural

Capítulo 8
Criando empreendedores para o mercado emergente

Capítulo 9
Em busca da sustentabilidade ambiental

Capítulo 10
Resumo
Índice



Um resuminho do início:


O conceito de marketing pode ser visto como um contraponto ao de macroeconomia. Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor muda, o que provoca mudança no marketing.

Ao longo dos últimos 60 anos, o marketing deixou de ser centrado no produto (marketing 1.0) e passou a ser centrado no consumidor (marketing 2.0). Hoje, vemos o marketing transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa.

Disse Ford: “ o carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”. Era a fase do marketing 1.0, ou a era do marketing centrado no produto. [p.4]

O marketing 2.0 surgiu na atual era da informação – cujo núcleo é a tecnologia da informação.

Hoje estamos testemunhando o surgimento do marketing 3.0, ou a era voltada para os valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.

[...] o marketing 3.0 complementa o marketing emocional com o marketing do espírito humano. P. 5

O surgimento da nova onda de tecnologia marca a era que Scott McNealy, CEO da Sun Microsysytems, intitulou de era da participação. Na era da participação, as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entretenimento. A nova onda de tecnologia transforma as pessoas de consumidores em prosumidores. 7

Um dos fatores que permitiram a nova onda de tecnologia foi a ascensão das mídias sociais. Classificamos as mídias sociais em duas amplas categorias. Uma é composta pelas mídias sociais expressivas, que incluem blogs, Twitter, YouTube, Facebook, sites para compartilhamento de fotografia como o Flicker e outros sites de networking social. A outra categoria é a das mídias colaborativas, que inclui sites como Wikipedia, Rotten Tomatoes e Craigslist. 7

Como as mídias sociais são de baixo custo e pouco tendenciosas, será delas o futuro das comunicações de marketing. As conexões entre amigos nos sites de networking social, como o Facebook e o MySpace, também podem ajuda as empresas a desenvolver insights sobre o mercado. 9

Na primeira fase, o marketing era orientado pela transação, concentrava-se em como efetuar a venda. Na segunda fase, o marketing tornou-se orientado pelo relacionamento – como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na terceira faze, convida os consumidores a participar do desenvolvimento de produtos da empresa e de suas comunicações. 12

> A era do paradoxo da globalização e do marketing cultural

[...] globalização provoca nacionalismo. 14

A globalização pode abrir a economia, mas o mesmo não se aplica à política. A paisagem política continua sendo nacional. Esse é o paradoxo político da globalização. 14

[...] a globalização cria uma cultura diversificada, e não uniforme. 14

O mkt cultural é o segundo elemento básico do marketing 3.0. O marketing 3.0 aborda preocupações e desejos de cidadãos globais. As empresas que praticam o marketing 3.0 devem estar a par dos problemas comunitários relacionados com seus negócios. 17

American Marketing Association: “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo”. 18

A terceira força que impulsiona o Marketing 3.0 é a ascensão da sociedade criativa. Na sociedade criativa, as pessoas utiliza mais o lado direito do cérebro, trabalhando em setores criativos, como ciências, artes e serviços profissionais. 18

[...] os consumidores estão não apenas buscando produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, mas também buscando experiências e modelos de negócio que toquem seu lado espiritual. Proporcionar significado é a futura proposição de valor do marketing. O modelo de negócio baseado em valores é o que há de mais inovador no marketing 3.0. 21

O marketing 3.0 não tem a ver com medidas de relações públicas das empresas. Tem a ver com a incorporação de valores na cultura da empresa. 22

Em suma, a era do marketing 3.0 é aquela e que as práticas de marketing são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor. É a forma mais sofisticada da era centrada no consumidor, em que o consumidor demanda abordagens de marketing mais colaborativas, culturais e espirituais. 22
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@life_library 14/03/2020

"É possível ser uma empresa centrada no ser himano e ainda ser Lucrativa?" Essa é a pergunta que esse livro nós faz refletir, e dá dicas de como praticar o Marketing 3.0.
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Rafael 18/09/2014

Nova Geração do Marketing
Tratando do marketing de causas, sustentáveis e relacionamento\valorização. Philip Kotler, um dos nomes mais conhecidos da literatura de Marketing, define a tendência do marketing do futuro.

Excelente, didático, de fácil leitura, interessante e atualizado.
val silva 01/09/2016minha estante
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bedantas 04/01/2017

Morno, nem quente nem frio.
Tem livros que vc quer tanto ler que quando enfim tem oportunidade ele te decepciona, não por ser ruim, mas pela expectativa que vai se formando. Marketing 3.0 não é um livro ruim, mas acaba abordando de maneira superficial de um assunto atual que é o Marketing voltado ao ser humano, ou seja, está acabando a venda empurrada. As redes sociais tem um papel fundamental nisso tudo, hoje o cliente vai comprar qq coisa e tem mais informações que o vendedor. A informação mudou de lado...
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Alediohead 30/06/2021

O cara do Marketing
Como é bom ler sobre um conteúdo tão agregador numa linguagem tão acessível. A fama de Kotler dispensa comentários e já quero ler os outros
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Livreiro Bruno 17/10/2013

A comunização que todos curtem
*Esta resenha refere-se não somente à obra, mas a outros dois livros de tema relacionado e lançados no mesmo período*

Hoje já não é nenhum segredo que as mídias sociais fazem parte da vida da maior parte dos brasileiros, que já não são mais tão “analfabetos digitais”.

Como toda novidade digital, os brasileiros sempre enxergaram as mídias sociais, à princípio, como uma forma de lazer, conectando-se aos amigos e, através destes, a mais pessoas que compartilham interesses e opiniões. Diferentemente dos americanos, que sempre enxergaram as mídias sociais primeiro como oportunidade de negócios, aumentando networking e oportunidades de promoção de ideias, os brasileiros só passaram a levar essas mídias “a sério” anos depois.

Quando se fala em Facebook, Orkut, Twitter e outras já é possível enxergarmos mais do que um “site social” e entender como muitas empresas participam ativamente dessas redes e usam sua maleabilidade e extensão social para promover seus produtos, serviços e conceitos com um poder de penetração ainda mais rápido que as mídias “tradicionais”, como televisão e jornais.
Fatalmente, a velocidade de multiplicação dessas promoções faz com que cada vez mais pessoas se envolvam com determinados produtos ou marcas, logo, as empresas começam a pisar num solo perigosamente lucrativo.

Com mais pessoas “curtindo” uma marca, mais pessoas visualizarão essa mesma marca, logo, mais pessoas terão a chance de desenvolver uma opinião sobre essa marca e, tão rápido como propagar a marca em sua rede social, essas pessoas também propagarão suas opiniões. Hoje, as empresas que se aventuram em ações nas redes sociais que antes tinham o desafio de “convencer” as pessoas a participarem de suas ações e promove-las, agora tem o desafio de monitorar o que andam espalhando por aí sobre suas marcas. Com uma simples frase de até 140 caracteres e não mais que um clique, uma só pessoa é capaz de mobilizar uma multidão à favor de um determinado produto muito mais rapidamente que uma campanha publicitária seja aprovada, produzida e veiculada e, com a mesma quantidade de caracteres, um cidadão infeliz com seu produto é capaz de denegrir a imagem de toda uma empresa com anos de experiência no mercado muito mais rapidamente que uma ação no PROCON ou a transmissão de um programa de TV sensacionalista no final da tarde.

Felizmente, o mercado ganhou uma ferramenta de marketing e publicidade extremamente barata, em contrapartida de ganhar, no mesmo pacote, um botão de autodestruição da marca.

No mundo todo, milhões de pessoas perceberam como suas opiniões são poderosas e capazes de mobilizar outras milhares de vidas à favor de suas causas sem explodir uma bomba ou assinar qualquer tratado. O ser humano ganhou maior força, seja para exigir maiores descontos num produto, seja para vender seus produtos, para declarar seu amor ou para recomendar livros pela internet, tudo isso graças a tecnologias “gratuitas” e um desejo de compartilhar ou, como diriam nossos amigos Kotler e Kartajaya, COMUNIZAÇÃO.

Mas, quanto custa Comunizar?
Eis um grande desafio para empresários do mundo todo. Saber quanto investir no uso de mídias sociais.
Antigamente, bastava pagar uma taxa de manutenção mensal, além do serviço inicial, de um webdesigner para ter sua marca na internet.
Hoje, além do desenvolvimento da estratégia para as redes, o investimento deve ser feito na inovação de materiais e no monitoramento de informações e coleta de dados. Mas como, ou quanto, cobrar para “curtirem” sua marca?
Entra aí uma discussão que deixaremos para os recrutadores...ou para os profissionais que prestam esses serviços?

É muito importante que as empresas no Brasil entendam que o consumidor que está na rede social está lá não pela “rede”, mas pelo “social”, que ele espera acessar um site onde ele vá interagir e trocar experiências, logo, de nada adianta a essas empresas criarem suas páginas e espalharem pelas redes sem que essa página “responda” ou “alimente” os interesses do consumidor pois, de outra forma, ainda não terão passado da “era do site”.
Centenas de campanhas em redes ficaram famosas por simplesmente “curtirem” mensagens de seus clientes enquanto muitas páginas de marcas mundialmente conhecidas ainda estão esperando sua visita...

Nos livros “Marketing 3.0” e “O cliente é quem manda” seus autores discutem o tema da COMUNIZAÇÃO de informações e o poder que foi colocado nas mãos dos consumidores numa época em que oferecer preço, prazo e brinde não significa mais tanto assim, o primeiro discute o tema na tradicional linguagem acadêmica que os estudantes e profissionais de marketing estão acostumados, já na segunda obra, o autor discute o tema também com aqueles leigos em negócios que se interessam pelo tema. Em “A revolução das mídias sociais”, o autor brasileiro André Telles apresenta cases de toda a internet e discute o tema da COMUNIZAÇÃO voltado ao papel das empresas e seu uso de tais mídias.
Não muito longe destes temas, muitos outros livros vem sendo publicados abrindo novas discussões sobre o uso, custo e até possíveis malefícios (?) do uso de redes sociais para se fazer negócios ou simplesmente conhecer novas pessoas.

Para ler e curtir!

CURIOSIDADE DO LIVREIRO: A obra Marketing 3.0 foi publicada quase que simultaneamente nos EUA e no Brasil em 2010, no mesmo mês em que o papa do Marketing, Philip Kotler, visitava o Brasil para uma série de eventos.

PARTICULARIDADE DO LIVREIRO: O termo “COMUNIZAÇÃO” que Kotler apresenta em sua obra de 2010 virou uma de minhas palavras favoritas. Não é difícil me pegar utilizando essa palavra em conversas sobre, basicamente, QUALQUER assunto sobre o cotidiano. O termo deixa explícito que o ser humano faz parte de uma comunidade e que ele QUER compartilhar suas experiências com essa mesma comunidade. Com o advento de tantas redes sociais on-line, esse mesmo ser humano ganhou o poder de pertencer à comunidade que ele quiser, sem ser limitado pela geografia ou até por tabus da sociedade.

site: http://livreirobruno.blogspot.com.br/2011/11/comunizacao-que-todos-curtem.html
val silva 01/09/2016minha estante
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Cleberson 01/04/2018

Ótimo conteúdo para compreender os novos desafios em marketing.
Esse livro traz uma abordagem clara e concisa do que definiu o Marketing 3.0. Já estamos no 4.0, mas ainda sim esse livro é de leitura obrigatória. Ele introduz não só conceitos superficiais, mas traz explicações profundas sobre todos os elementos do mercado. Fala da empresa, consumidor, parceiros, concorrentes, fornecedores, mundo, com propriedade para que os profissionais possam abrir a mente ao pensar em cada um. Um ponto muito relevante que considero importante destacar aqui é a pegada ética que o livro tem, aponta que a preocupação única e exclusiva quanto aos ganhos está se tornando irrelevante a medida que todos os stakeholders estão tomando consciência de mundo, que apenas a venda e a compra não ditam mais o mercado e a preocupação com relacionamento é importante. A leitura é muito valida, rica e cheia de conhecimento. Recomendo!
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Mr. Jonas 10/03/2018

Marketing 3.0
O marketing teórico tradicional, sintetizado pelo próprio Kotler, está sendo impactado pela acelerada evolução da globalização e da tecnologia. Mais do que isso, o marketing ficou preso em um jeito convencional, enquanto o consumidor se afastou, evoluiu e começou a ser um profissional de marketing também, com a chegada das redes sociais. O novo jeito de fazer marketing se baseia em reconectar-se com este consumidor e abraçar o lado humano do marketing para assim ter sucesso, sempre com um propósito verdadeiro e coerente. Isso é o Marketing 3.0.
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Vanessa.Mano 10/08/2023

Sucinto e prático
A relação interpessoal está ficando cada vez mais escasso. O livro relata como usar dessa necessidade social para criar uma comunidade fiel e apaixonada por seu negócio.

A leitura envolve dados e até estudos de mercado. Vale cada página.
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