rperesperes 23/11/2019Tudo sobre o livro + Resumo + Minhas breves consideraçõesRESUMO
O marketing teórico tradicional, antigo, sintetizado pelo próprio Kotler, está sofrendo os efeitos da evolução acelerada da globalização e da tecnologia. Além disso, o marketing estagnou em um jeito convencional, à medida que o consumidor se afastou, evoluiu e começou a ser um profissional de marketing também, com a chegada das redes sociais. O novo jeito de fazer marketing se baseia em reconectar-se com este consumidor e abraçar o lado humano do marketing para assim ter sucesso, sempre com um propósito verdadeiro e coerente. Isso é o Marketing 3.0.
MINHAS CONSIDERAÇÕES
- Hoje em dia o marketing não é apenas alcançar o seu público alvo, mas é ter um propósito em que esse público se identifique.
- Cada vez mais todos praticam o marketing, sejam as empresas ou as pessoas.
- O poder de influenciar as pessoas é a prática do marketing, seja para um produto, um serviço, ou simplesmente para uma conversa.
- A tecnologia trouxe a tendência de cada vez mais o marketing digital ser o maior influenciador do mercado.
- Sua imagem não é a que você vende, mas sim a que os outros compram e consideram.
- As empresas que praticam o melhor marketing sempre estão bem envolvidas em questões socioambientais.
A partir daqui, tudo sobre o livro...
A TRANSIÇÃO
Essa transição do Marketing 2.0 para o Marketing 3.0 está em processo de acontecer agora.
As empresas hoje em dia são geralmente uma complexa rede de parceiros - funcionários, distribuidores, parceiros de canal, revendedores e fornecedores. Cada vez mais, essas redes mais amplas estão se mobilizando para enfrentar questões que afetam toda a espécie humana, como sustentabilidade, aquecimento global, poluição, pobreza, desemprego e aumento dos níveis populacionais.
O Marketing 3.0 é sobre uma empresa compartilhar e integrar os seus valores, missão e visão com todos os seus parceiros, de forma a garantir que todos atuem em sintonia para alcançar objetivos que valham a pena.
O cliente possui outras necessidades e requisitos coletivos em relação ao meio ambiente e a busca por uma sociedade melhor. No passado, existiam poucos produtos a serem adquiridos pelos consumidores e por isso o marketing não se fazia necessário. Foi apenas com a expansão da indústria que foi preciso entender melhor o cliente e suas necessidades, pois cada vez mais empresas competem por vender produtos para os mesmos. Agora, a internet e as redes sociais criaram uma nova era onde o consumidor se comunica com alcance global e isso requer um novo tipo de marketing para um novo tipo de consumidor.
O PAPEL DOS CONSUMIDORES
Muitos profissionais de marketing não veem os clientes suas prioridades e isso faz com que a confiança do consumidor caia dramaticamente. Porém, apesar de isso ser um problema, é também uma grande oportunidade de resolver a questão, afinal, todo profissional de marketing também é um consumidor de produtos e serviços. E os clientes precisam criar a consciência de que eles também praticam marketing nas suas vidas diariamente, ao convencer e influenciar outros.
Marketing não é apenas algo que profissionais da área fazem para os consumidores. O Marketing também acontece de consumidor para consumidor, pois ao contrário de antes, hoje as pessoas não ficam mais sentadas consumindo notícias - elas estão, ativamente, participando de tudo.
O PAPEL DA TECNOLOGIA
As tecnologias nos permitem interagir com os outros com facilidade e rapidez e vêm se tornando muito mais baratas e acessíveis através das redes sociais. Os softwares de código aberto também permitem cada vez mais colaboração. Hoje, as plataformas digitais de colaboração podem ser divididas em Expressivas e Colaborativas. As primeiras se referem aos canais onde as pessoas compartilham pontos de vista pessoais, como blogs, youtube, twitter, etc. Já as colaborativas são aquelas que podem ser desenvolvidas e alteradas por qualquer um, como a Wikipédia.
O crescimento expressivo das redes sociais transformou as formas de se fazer marketing, especialmente digital, e fez com que os consumidores confiassem mais em pessoas nas redes do que em anúncios de TV e banners nos sites que ele visita. Isso tornou os métodos clássicos de propaganda obsoletos e as empresas cada vez mais engajadas nas redes sociais, inclusive através de plataformas colaborativas para criar produtos juntos aos com os seus consumidores. Uma empresa que quer ser bem-sucedida em marketing precisa se aproximar dos profissionais criativos e abraçá-los em sua estratégia de criação de produtos.
A nova maneira de criar produtos se baseia na colaboração de empresas, consumidores, fornecedores e parceiros interligados em uma rede de inovação. É o acumulo das experiências individuais de cada um que é responsável por criar um maior valor para o produto. Um grande exemplo do poder do usuário na cocriação de produtos é o site Idea Storm da Dell no qual os consumidores dão sugestões de melhorias e ideias de novos produtos e a Dell interage diretamente com eles, muitas vezes aceitando os pontos expostos e lançando novidades e inovações que de ideias que surgem por lá.
O PAPEL HUMANO NO MARKETING 3.0
O ser humano é composto de 4 elementos: corpo físico, cérebro racional, o lado emocional e o espiritual. O marketing moderno precisa se conectar com os indivíduos em todos estes níveis. O marketing tradicional só se conecta com o consumidor através da sua mente (a lembrança de uma marca) e do emocional (tentando criar emoções através de mensagens publicitárias). O lado racional e o espiritual tendem a ser esquecidos e se tornam essenciais no novo marketing. O Marketing 3.0 precisa também trabalhar o lado espiritual do consumidor. É necessário criar uma grande confiança na marca e se posicionar com algo realmente alinhado ao propósito dos consumidores. Por isso, é preciso entender os três I’s de uma marca:
- Identidade: Baseia-se em como a marca se mostra para as pessoas e como elas percebem esses atributos identificadores.
- Integridade: Baseia-se no quanto as pessoas confiam e se alinham com sua marca.
- Imagem: Baseia-se em como as pessoas enxergam sua marca, através de suas próprias impressões.
Para defini-los e mostrar seu comprometimento com um propósito, deve-se definir uma missão, visão e valores claros que sejam compatíveis com os anseios do consumidor. Se sua empresa consegue cumprir e realizar estes princípios, você conquista sua confiança e uma identidade íntegra. A maioria das pessoas busca tornar o mundo um lugar melhor e assim satisfazer seus anseios espirituais. Por isso, sua empresa deve buscar um propósito, um objetivo maior do que apenas os lucros para realmente criar uma alma corporativa que se conecte com o consumidor. A missão de uma empresa deve representar um propósito base, o motivo de existir. Já a visão consiste no futuro imaginado para a empresa. A visão é um caminho de onde a empresa quer chegar e o que ela busca alcançar e, por isso, ela é o direcionador da estratégia de longo prazo. A visão se deriva da missão, mas tem vida própria. Por fim, sua empresa precisa definir seus valores. Quais as atitudes guiam o dia a dia da empresa, o comportamento das pessoas e o tipo de atitudes com as quais você vai se comunicar aos consumidores.
EXPONDO A SUA MISSÃO
É crucial que os clientes saibam que sua empresa se conecta a causas e a um propósito maior. Por isso, sua missão deve realmente transformar a vida deles. Para que isso realmente aconteça, é preciso produzir inovações que realmente mudem a vida das pessoas. Porém, uma missão não é suficiente, é preciso que sua empresa consiga construir uma história, uma narrativa que comunique seu propósito. Uma boa narrativa conta com um personagem, um bom enredo e também uma metáfora. Sua marca deve ser tornar um personagem e representar algo que é realmente importante para as pessoas. Quando uma marca é aceita pelos consumidores, deixa de ser propriedade exclusiva da empresa - passa a fazer parte da vida das pessoas e essa história passa a ser do domínio popular. As pessoas querem ouvir e acreditar no seu propósito e você pode reforçá-lo o tempo todo através do seu marketing. Uma ótima estratégia para provar a responsabilidade social da sua empresa é ligá-la a causas sociais que tem a ver diretamente com o seu produto e seu propósito, um conceito chamado marketing de causas. Doar dinheiro para uma causa pode parecer um sinônimo de boa vontade para você, mas o marketing de causas é muito mais efetivo pois ele demonstra um comprometimento real da empresa com aquilo e não apenas um esforço pontual rumo a sua missão e ao seu propósito.
EXPONDO SEUS VALORES
Os valores de uma empresa só são verdadeiros se realmente vividos a todo tempo pela liderança e pelos funcionários de uma marca. Eles precisam ser parte da cultura e, se uma empresa tem um valor primário, ela deve ser fiel a eles 100% do tempo. Quando a empresa pisa na bola, as pessoas notam e ficam decepcionadas, sentindo-se traídas pela marca. Você precisa sempre ter padrões de conduta alinhados aos valores da empresa, que representem habilidades que a empresa precisa desenvolver para ajudá-la a chegar onde quer para atingir seus propósitos. Existem também os valores acidentais, que a empresa assume a partir das experiências e do perfil dos seus colaboradores e é preciso ficar atento a eles. Ter um conjunto de valores claros ajuda a empresa a atrair e reter grandes talentos, melhora a produtividade interna e a percepção do serviço pelo consumidor final e integra a empresa como um todo.
Escolher os parceiros certos é crucial para os negócios e isso é ainda mais importante se você vende através de locais onde os parceiros têm o contato com o consumidor final. Imagine que você produz um produto, mas ele é distribuído por um parceiro A e vendido por um parceiro B. A integridade da marca junto ao consumidor passa também por estes parceiros e aí entra a importância de saber escolher seus parceiros comerciais, para garantir que sua marca seja realmente integrada. É necessário que seus parceiros tenham uma missão, visão e valores semelhantes aos que a sua empresa busca. Especialmente no caso de empresas que têm pouco contato com seu consumidor final.
No Marketing 3.0, a gestão de canais começa com a descoberta dos parceiros de canal certos, com propósitos e valores semelhantes. Parceiros de canal com valores compatíveis serão capazes de transmitir, de forma convincente, as histórias aos consumidores e isso garantirá uma marca e uma experiência do cliente sólidas.
A IMPORTÂNCIA DO LONGO PRAZO
O pensamento em curto prazo, historicamente, prejudicou a economia global e levou empresas a más decisões. Alguns acionistas podem pressionar por metas de curto prazo, mas é importante manter o foco no longo prazo e na coerência com sua missão, visão e valores. Sua estratégia precisa ser visionária e alinhada com o futuro desejado. Uma gestão que foca apenas em metas de curto prazo fica cega e pode acabar gerando resultados desastrados com o consumidor final, com os colaboradores e parceiros.
A crise econômica mundial de 2008 mostrou de forma clara e dura como empresas centenárias e aparentemente sólidas podem ser destruídas por focar apenas em ganhos de curto prazo. A visão imediatista dos gestores contrariou o conceito de sustentabilidade econômica e ambiental do negócio.
Em setembro de 2009, um ano depois da quebra do Lehman Brothers, grandes figuras do mercado, incluindo o famoso Warren Buffet, assinaram uma carta conjunta que reivindicava o fim do imediatismo dos mercados financeiros e solicitava a elaboração de políticas que alimentassem a criação de valor para os acionistas e a sociedade no longo prazo. A declaração reconheceu o papel do imediatismo na condução de estratégias arriscadas que podem provocar colapso na economia e ter impactos negativos gigantescos na vida das pessoas. Todos os membros que assinaram a carta concordaram que o capitalismo voltado para o longo prazo proporcionará ganhos significativos no futuro e estimularam os acionistas a serem mais pacientes em seus investimentos. Kotler afirma que existem muitos benefícios para empresas que adotam estratégias focadas no longo prazo, tais quais:
- Menores investimentos: Em propaganda, graças ao boca-a-boca feito pelos consumidores satisfeitos.
- Melhores condições de trabalho: Aumentando a produtividade e reduzindo custos com treinamento formal uma vez que os funcionários se tornam alinhados aos valores da empresa.
- Aumento do valor da marca em si: Já que o reconhecimento e confiança de uma marca pelos consumidores são um ativo importante para as empresas.
O PAPEL DA SUSTENTABILIDADE
Nos dias de hoje, a sustentabilidade precisa fazer parte da estratégia da empresa. Os executivos precisam vê-la como um diferencial competitivo que definirá a empresa no futuro, independentemente da concorrência. Isso é essencial para conseguir vender a visão corporativa da sustentabilidade para os acionistas. O interesse dos acionistas é um maior valor do seu ativo e o valor da empresa é determinado pelas performances potenciais futuras, por isso, é preciso demonstrar que as empresas que prosperarão no futuro serão capazes de alavancar fontes de energia sustentáveis, como por exemplo, investindo em estações de energia solar. As 3 vantagens mais persuasivas da sustentabilidade são:
1) Redução de custos, ao consumir menores quantidades de recursos caros, como gás, e produzir menos resíduos. Isso elimina a o alto gasto com a remoção de lixo;
2) Demanda por produtos ecologicamente corretos. De acordo com a pesquisa Forrester, 73 % dos clientes desejam marcas que estão preocupadas com o meio-ambiente;
3) Práticas sustentáveis melhoram a reputação da empresa e da marca resultando em um impacto financeiro evidente.