Til

Til José de Alencar

Resenhas -

Bruna.Kaleandra 10/03/2021

Berta e a idealização da mulher.
Idealizada como ninguém, Berta é a nossa heroína, uma moça travessa e muito bondosa, ela reflete os ideais femininos da época, muito mais acentuados no interior, onde se passa a história. As reviravoltas me surpreenderam e o fim me deixou com um amargo na boca, não era o fim que eu queria, mas era o tapa que eu precisava.

Ize 11/11/2020

Eu como mulher negra fiquei incomodada com a forma que os personagens negros eram tratados, mas tentei relativizar e entender que era outros tempos. Foi isso que me deu forças para terminar a história.
Ainda assim, a história não foi para mim. Berta é uma personagem quase santa. E nesse caso, o santo não bateu. Jão Fera, na minha opinião, é o melhor personagem. Ele é mais complexo e interessante.

Talita 14/09/2020minha estante
Muito boa resenha, mas achei o livro mais na pegada do romantismo msm. Fiz uma resenha desse livro t

Talita 14/09/2020minha estante
**fiz uma resenha desse livro tbm, se tiver interesse em ver minha opinião :)

Kaio.Oliveira 14/09/2020minha estante
Hahah tenho interesse. ;) Vou ta dando uma olhada.

Talita 11/08/2020

O livro conta a história de Til (Berta), uma menina que abre mão da própria felicidade para trazer alegria a vida de outros, sendo um assassino, um esquizofrênico e uma pobre escrava que sofreu um grande trauma. Além disso, não aceita o amor da pessoa que ela gosta porque ele é o amor de sua amiga.
Sendo assim, a personagem se mostra como uma verdadeira santa, fugindo da realidade de qualquer pessoa humana, que comete erros.
Assim a história acaba sendo um pouco chata, já que exalta excessivamente as boas qualidades de Berta, sendo ela, a própria imagem da mulher idealiza por autores românticos.
No mais, o livro é bem característico de José de Alencar, apresentando a vida cotidiana do interior, mais especificamente de uma fazenda. A linguagem é um pouco difícil, mas mesmo sem entender algumas palavras o texto é totalmente compreensível.

Finch 23/04/2020

Til
?? Berta é uma adolescente encantadora. Sua beleza e delicadeza apazigua qualquer situação conflituosa. Mesmo sendo orfã de pai e mãe, ela continua de bem com a vida. A garota nem imagina que teve um passado tão conturbado, tão pouco sonha com os perigos que está prestes a enfrentar.
?? Qualquer detalhe a mais seria spoiler. Acredito que você deva se envolver com a estória mesmo que a escrita seja um pouco difícil. Mas acredite, essa dificuldade na compreensão é apenas no começo. Como o texto e carregado de descrições, fica muito difícil ligarmos os adjetivos ao nosso vocabulário e assim construir o cenário que o autor propõe.
? É uma estória muito tensa, triste e de tirar o fôlego. Os personagens são bem construídos e a narrativa flui bem, deixando no fim de cada capítulo aquele gosto de querer mais.