Til

Til José de Alencar

Resenhas -

Pedro.Henrique 27/08/2022

Mais um clássico para a lista
José de Alencar está se tornando um dos meus escritores preferidos. ?Til? não me pegou da mesma maneira que outros livros dele, mas é sempre bom ver o interior paulista sendo bem retratado, e as suas protagonistas femininas são muito interessantes.

Cazuz0 28/07/2022

"Eu sou Til!... Til só!..."
Autoria: José de Alencar
Movimento: Romantismo (1872)
Gênero: romance regionalista

Comentários gerais:
O que dizer sobre Til.. eu amei muito! É uma leitura que já vou logo avisando, tem uma linguagem um tanto complicada, mas que não impediu que eu ficasse muito imerso na história. A história é muito boa, a protagonista é uma pessoa que tem uma empatia, uma compaixão até pelas pessoas mais improváveis, loucos, assassino.. pessoas essas, que parecem girar em torno da protagonista, que serve de amparo para estes, que a adoram como um ser superior.
É uma história de amor, que acaba não com um dos melhores finais, mas com um baita dilema, uma situação que eu achei muito melancólica, mas ainda assim com grande enfoque na protagonista Berta, que fica "condenada" a viver com pessoas miseráveis a que tudo indica para o resto de sua vida.
Falando agora de outros aspectos como a ambientação, que é Campinas no interior de SP, numa paisagem bem caipira, a qual eu me identifiquei muito com os elementos tanto naturais quanto os rurais, o modo de falar, o jeito paulista de ser.

Enfim, e um romance que recomendo muito, mas que não é para qualquer um (pode ficar chato e maçante por conta da linguagem).

Cris Prates 30/05/2022

Uma alma sóror
Às vezes me bate uma saudade dos textos do José de Alencar e felizmente nunca me decepciono.
Til é o quarto livro deste representante do romantismo brasileiro da primeira fase que eu tenho o prazer de ler.
Til é uma história belíssima da protagonista de mesmo nome retratada no interior de São Paulo.
Na verdade, Til é o apelido de Berta, uma heroína perfeita, jovem de seus 16 anos que não mede esforços para auxiliar a todos que estão ao seu redor. A cena em que descobrimos como ela veio a ter aquele apelido é uma das passagens mais belas que eu já li.
Alencar nos leva a conhecer duas gerações, seus segredos, suas motivações e seus valores, dando uma ideia (e talvez
criticando) sobre a sociedade da época.
O vocabulário é bastante rebuscado, mas não impeditivo e as cenas folhetinescas não nos permitem deixar o livro de lado. Recomendo ler com calma e sempre de mente aberta sem nunca esquecer que os textos de José de Alencar eram repletos da moral e costumes que ele prezava para a época.

Joao.Otavio 22/04/2022

Eu gostei do livro, preferi outras obras do autor, mas ainda sim é legal. Recomendo a leitura acompanhada de áudiobook

doidinha 19/04/2022

Demore uns 4 meses pra ler esse livro
Mas no desenrolar da estória eu comecei a gostar. Acho que aborda sim temas importantes para aquela época e a linguagem não é tão difícil como em outros livros, no final você aprende sobre uma estória regionalista e ainda aprende palavras novas. Enfim, gostei muito e é meu primeiro livro do José de Alencar. Há certas coisas ruins no livro e eu esperava que fosse detestar devido aos comentários que já tinha visto antes mas a estória começa a ficar boa na segunda parte.

Camile 10/03/2022

Minha primeira experiência com o autor.
Eu nunca tinha lido nenhuma obra do José de Alencar, por mais que via livros dele na casa da minha avó, esse principalmente me deixou um pouco curiosa e logo comprei o meu. Gostei bastante da obra e pretendo ler mais do autor!

Juh 24/01/2022

Oque eu achei de Til de José de Alencar
O livro é bom tem muitas partes que eu gostei, só achei meio parado demorei para terminar ele e a parte "boa" que foi a que eu mais gostei começou lá nas últimas 60 páginas

arthurzito 20/01/2022

Uma novela
Alguns livros do José de Alencar me faz sentir que estou lendo os capítulos de uma novela, acho que Til foi o livro que mais me fez sentir isso. Gostei da personagem principal, a Til, achei ela muito inteligente, determinada e muito abnegada (com certeza).
O enredo foi bem cativante, mas acho que depois de ler outros livros desse autor eu já consegui prever o final então não fiquei surpreso com ele. Há pontos que me incomodaram na história, eu sei que é por causa do contexto histórico da obra, mas senti muito incômodo com o que rolou com a Besita e a atitude dos outros personagens em relação a isso.
Não foi o melhor livro do José de Alencar, mas foi uma boa leitura.

Cassia Carina 06/11/2021

Tinha curiosidade de ler os livros de José de Alencar, porém este é de difícil leitura, texto bastante rebuscado, detalhes excessivos dos personagens e paisagem . A escrita na terceira pessoa deixando distante o leitor. Muita dificuldade na interpretação, pois os adjetivos eram de um português antigo.
Vamos a história, contada de um amor bruto e sem pedir nada em troca.
Coronéis , escravos e jagunços.
Desentendimentos que prejudicaram a jovem Til.

Ana 25/07/2021

Nesse livro, José de Alencar nos apresenta um romance regionalista cheio de mistério como só ele sabe escrever. Gostei muito do livro, pois o autor nos apresenta um final diferente de outras obras dele.
Vanessa 25/07/2021minha estante
No ensino médio, José de Alencar era meu autor favorito

~zia 07/07/2021

Essencial
Ao começar a ler literatura brasileira eu não imaginava que gostaria tanto assim como gostei de Til e dos livros de Machado de Assis.
O Livro demontra a temática do interior, a pureza, simplicidade o amor...mas como toda moeda tem 2 lados, na história também é demonstrada a doença, o abandono e o mal.
A história é muito bem desenvolvida. Superou minhas expectativas.

Gabrielle 23/06/2021

Til
"Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça."

Til / Berta atrai todos ao seu redor com sua doçura, coragem e firmeza.

Levei muito tempo para terminar este livro, abandonei e voltei a lê-lo. O início do livro não é atrativo,mas logo as situações vão se encaixando na narrativa.

DihMoraes 14/04/2021

Abnegação.
Como pode uma pessoa abnegar-se desse jeito como a Berta faz? Como bem disse José de Alencar ela é o ser e o não ser, a antítese entre anjo-demônio. Romance regionalista ou romance fazendeiro (com afirma Antônio Candido) o livro retrata vários temas como: a protagonização do feminino rural como aquela que seduz e comanda, a loucura (Zana), a esquizofrenia (Brás), o abuso sexual (de Luís a Bisita mãe de Berta), diferenças sociais que se interpunham ao casamento (entre Miguel e Linda) dentre outras coisas.

Edu 28/03/2021

Til - José de Alencar
Ah Til, se tu soubesses que me ganharas o coração!

O livro "Til", escrito por José de Alencar, é uma obra romancista que se passa por volta dos anos de 1847.

O romantismo foi um período literário dividido didaticamente em três fases, sendo essa obra pertencente às primeira fase, do regionalismo, marcada pela exaltação de um herói ideal e nacional, no caso Berta.

Berta é uma menina muito doce meiga, que assume o papel da representação nacional e idealizada. É a mais querida por todas, principalmente por Miguel e Afonso.

Til tem uma amiga chamada Linda, que é profundamente apaixonada por Miguel, o sujeito que é apaixonada pela Til no início da história. Assim, Berta vai tentando aproximar os dois ao longo da história, e isso é muito importante de ser mencionado, pois Berta, por mais que no começo ela não saiba, é apaixonada por Miguel também.

Isso é muito importante pra nós vermos o tamanho da bondade da Til, de pensar nos outros antes de pensar em si mesma. Ela gosta de Miguel, mas prefere abrir mão disso pra unir Miguel com sua amiga Linda.

A história no início não se desenrolou de uma forma fluida para mim, mas confesso que do segundo terço pra frente o livro ficou muito interessante. Que trama, meus amigos!

Na região, existe um homem chamado Jão, apelidado de "Jão Fera", que é muito temido por todos por ser um facínora bem sinistro. E Berta, como sempre, sente compaixão por esse capanga, que ao longo da história vai deixando de ter essa imagem cruel que temos dele no início.

Entra aí a história de vida da Berta, um drama fantástico que José de Alencar escreveu! A mãe da Til, Besita, antes de ser assassinada por seu marido, que a havia abandonado, fora violentada sexualmente por um fazendeiro, o Luiz Galvão, pai biológico de Berta.

Mas nenhum dos dois sentiram compaixão por Besita, nem depois do ato violento, nem depois da morte, exceto Jão Fera.

Jão Fera que cuidara de Berta quando bebezinha, ele quem sentira empatia pela história de vida dessa mãe (afinal, ele sentia muito amor por ela).

E Berta, quando grande, descobre toda sua história de vida, renegando a paternidade de Luiz Galvão e escolhendo ficar com nhá Tudinha, sua mãe de leite, e Jão Fera, a quem ela adotou como pai verdadeiro, por ter sido ele quem cuidara dela quando neném.

Acho que o mais lindo dessa história é a atitude empática, doce e amável de Berta em toda a história, desde abandonar sua paixão para entregá-la às sua melhor amiga, até com sua compaixão pelo facínora do Jão Fera, a quem todos evitavam.

A única coisa é a aflição de ver Berta pensando nos outros antes de pensar em si mesma. Quem me dera ter metade dessa bondade!

Pra você, Berta, toda a minha admiração! Só espero que um dia você perceba que sua felicidade é sua, e não dos outros!

Clarissa Barradas 19/03/2021

Uma história envolvente!
Esse é o terceiro livro que leio do Alencar, e dos três, até agora esse é o meu preferido.
Como li Iracema e não gostei, fiquei receosa de não gostar desse também, porém, esse me surpreendeu. É envolvente.
Super indico Til a vocês!