Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

Dominique.Auler 31/08/2021

Com uma narração envolvente, a autora consegue explicitar o caráter metafórico do conto ignorando os detalhes da descrição, se contradizendo propositalmente ou mesmo oferecendo explicações alternativas, para deixar a cargo de quem lê imaginar aquilo que condiz a si.

14/08/2021

Muito bom! Incrível como um conto tão curtinho faz refletir tanto, muito doido pensar nessa situação e não dá pra parar de pensar na realidade exposta por Ursulaa
muito bem escrito, da pra entender pq ganhou tanta relevância
Só não dei 5 estrelas pq fiquei querendo uma continuação ?
Fernanda 15/08/2021minha estante
Aqueles que abandonam omelas impecável ? incrível como uma obra tão curtinha marca tanto ??

_bexz__ 12/08/2021

Li por causa de uma amiga que insistiu bastante sobre o quão bom e reflexivo era esse conto, e de fato, é uma história realmente boa e que nos faz questionar sobre o que nos é apresentado, ao mesmo tempo que nos faz repensar e fazer ligamentos com outras temáticas e problemas.

Para ser sincera, pelo tanto que as pessoas falavam, estava esperando por algo mais forte e pesado (não estou dizendo que ele não seja impactante); apenas esperava por algo a mais, acho. Mas, imagino que isso se deu pelo fato de eu já ter consciência sobre o que se tratava. De qualquer forma, a história não deixou de me pegar.

Para um primeiro contato com a escritora foi muito bom, a escrita da Ursula é simplesmente incrível e bem fluída, a ambientação e as descrições são perfeitas. Com certeza irei ler as suas outras obras.
kamylle 16/08/2021minha estante
guria tu escreve muito chique

Rafaele 24/07/2021

Conformismo e busca da felicidade
O que eu mais gosto em contos é como os escritores conseguem escrever uma história super curta que trás em si tantos elementos interessantes e que podem levantar discussões tão profundas.

Nesse não é diferente.

Vale muito a pena a leitura e a meditação todas as reflexões que levanta.

bianca 17/07/2021

faz refletir
um conto sobre uma cidade feliz e perfeita, embora essa felicidade dependa do sofrimento e da miséria de uma única criança.
faz refletir bastante sobre o hoje, onde a felicidade de uns depende da infelicidade de outros.

é escrito de uma maneira espetacular, e eu diria que vale a pena ler por ser bem curtinho. ainda sim, não entendo o sentimento de choque ou terror que muitas pessoas têm ao ler esse livro. a conclusão de que a felicidade de alguns depende do sofrimento e da miséria de outros no mundo atual não deveria surgir desse conto, mas sim da realidade na frente dos nossos olhos. ainda sim, uma boa leitura.

misy 08/07/2021

a criança de omelas
comecei a ler esse conto por recomendação do bts e por fazer parte das teorias dos mv's deles, especialmente "spring day".

no início, é mostrado uma cidade perfeita, quase como uma utopia. ao longo do texto, podemos perceber que a felicidade dos cidadãos depende de uma única criança sofrendo, privada de viver como uma pessoa normal.
achei incrível como em poucas páginas, a escritora conseguiu transmitir tantas mensagens e abordar tantas problemáticas. até onde o ser humano vai para satisfazer a si mesmo? afastar-se dos problemas irão resolvê-los?

"Todos eles sabem que tem que estar lá. Alguns deles entendem o porquê, outros não, mas todos entendem que a sua felicidade [...] depende(m) inteiramente do sofrimento abominável desta criança."

Mari 08/07/2021

Aqueles que abandonam Omelas
Aqueles que abandonam Omelas é um conto curto, mas que tem muita profundidade. Le Guin consegue, em poucas páginas, construir uma narrativa profunda, com questões éticas e morais emaranhadas em cada linha.
À primeira vista Omelas parece perfeita, mas a medida que vamos passeando por Omelas com o narrador, observamos a podridão por trás da "perfeição".
Lá ninguém é verdadeiramente livre, todos são escravos da "felicidade".

caroldea 01/07/2021

Incrível!
Foi meu primeiro contato com a autora. Confesso que cheguei ao título por meio da cultura pop. Fiquei extremamente encantada e provavelmente lerei mais dela. É uma história totalmente necessária!

A leitura foi feita em 2018 mas na época eu não adicionei ao skoob.

Ana 15/06/2021

Não tenho nem o que dizer sobre esse conto, quem diria que tanto poderia ser sintetizado em tão poucas páginas.

Jara 20/05/2021

Soltei um ar que nem percebi que estava prendendo
Fui ler o conto devido a um desafio literário, para ser bem sincera não estava esperando muita coisa, mas é emocionante. O começo do conto foi um pouco arrastado mas com o passar da narrativa me vi tão envolvida, a forma que é escrita é muito fluida e faz com que você se sinta inserido na história de um modo que você se sente um dos moradores de Omelas ouvindo a história da menina pela primeira vez.
Eu gostei bastante, obrigada BTS pela recomendação
Luchi 06/06/2021minha estante
Tbm li por causa deles, mas cara n esperava isso, muito desconfortável e necessário. A Úrsula ganha cada vez mais credibilidade cmg!!!

purestxheroine 17/05/2021

extremamente desconfortável
esta é a traição do artista: a recusa em admitir a banalidade do mal e o terrível tédio da dor.