Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

soleiros 06/01/2024

? ? ?? ?
Aqueles que se afastam de omelas, um conto que não botava tanta fé de que seria bom pelo seu tamanho, até mesmo ria quando lia que as pessoas choravam com ele. então eu finalmente tirei a preguiça do corpo para ler e tive um baque, chorei muito, é um conto triste e que exige das suas reflexões.

sem culpa, até onde consigo arrancar a felicidade do outro para ter a minha? seria eu, uma pessoa, que quebraria minhas próprias crenças para que eu pudesse somente um dia ser feliz? qual o preço e quem o paga?

esse conto, que conheci por causa do bts, especificamente por 'spring day' me comoveu muito e essa música ? assim como o conto ? se tornaram muito especiais para mim. em pouca páginas e palavras, ursula consegue persuadir nossas mentes e fazer questionamentos sem uma verdadeira interrogação, a dúvida vem automática.

não lembro quando li, não marquei data alguma, mas a história segue intacta na minha mente.

hueningstory 04/01/2024

Reflexivo
Confesso que senti interesse em ler esse conto por causa do bts, mas ao ler me peguei completamente envolvida. a narrativa no começo contando sobre como a cidade é bonita, os habitantes são felizes e festivos para dps mudar completamente ao falar da consequência e hipocrisia dessa felicidade. me peguei pensando em sacrifícios q fazemos em nome da felicidade ou até onde minha felicidade toma a felicidade do outro. achei muito bonito e reflexivo

ttthiago 02/01/2024

Um conto muito interessante
O que eu mais gosto em utopias é o poder que elas têm de fazer a gente questionar o que faria naquela determinada situação.

Por não ter lido a sinopse, não estava entendendo aonde a autora queria chegar, então foi muito bom quando cheguei no plot do conto.

Primeira leitura do ano começou bem :)

VictorMourao 09/12/2023

Uma amiga mencionou este conto para mim e achei tão interessante que logo fui atrás para ler. A forma como a autora começa a história descrevendo tudo de maneira imensamente agradável para de repente explicitar toda a repugnância que mantém aquela cidade de pé realmente me fez sentir coisas. O fato de o texto te induzir a imaginar o que você quiser, nos permitindo criar nossa própria Omelas para depois cobrar o preço certamente vai me assombrar. É um pacto mefistofélico extremamente bem escrito.

Carolina2215 24/11/2023

Violento
"Uma coisa que eu sei que não há em Omelas é culpa."
É visceral, em pouco palavras parece um soco no estômago, é genial a escrita e a construção do conto.
Fica a reflexão, o q vc faria?

MaSantana 02/11/2023

Em poucas páginas a autora consegue levar a uma reflexão profunda sobre quanto é válido sacrificar em norme da felicidade de uma maioria. A forma de descrever uma cidade perfeita, onde todos são felizes fugindo dos lugares comuns da ideia de como ele seriam e ao mesmo tempo abrindo para o subjetivismo do leitor foi o que mais me fascinou.
Uma leitura curtinha que vale muito a pena.

Raphael.Prista 27/10/2023

Pancada
Com pouquíssimas páginas, Ursula faz a gente refletir sobre nós mesmo e nós como sociedade.
Apresentando essa utopia totalmente maluca onde a felicidade de todos é graças ao sofrimento de um.
Faz a gente refletir e pensar o quanto as pessoas fazem algo para beneficio próprio, mesmo que isso prejudique alguém.
A autora não indica alguém ou fica nessa generalização, ela faz o próprio leitor a pensar sobre si mesmo.
Afinal, você seria contra a regra de Omelas?Você abriria mão das suas conquistas pq isso fez mal a alguém? E se fosse uma conquista coletiva?

Faz a gente pensar na solidariedade humana. Num contexto específico, ela tem limite. É cada um por si.

Foda Foda Foda

Anniye 09/10/2023

Recomendação do Joonie
Eu já tinha um interesse em ler esse conto (confesso que puramente por ser recomendação do BTS), mas foi só nesse ano que decidi ler enfim; achei incrível, de verdade, esse conto trás tanto questionamento e reflexão, e além disso trás um reflexo da nossa sociedade atual.
Leiam, eu recomendo muitíssimo mesmo.

aguiarandy 06/10/2023

Será que vale a pena?
Esse conto me pegou muito de surpresa. Apresenta uma realidade muito desconfortável que nós deixa indignados, porém, em certo ponto, preocupados e reflexivos. Passei longos minutos me perguntando como agiria nessa situação e se, de alguma forma muito metafórica, eu não tinha minha felicidade condicionada à outrem.
Embora a proposta seja de ser um conto (com um narrador que puxa o interlocutor para a história), gostaria que fosse um pouco maior. Terminei com muitíssimas perguntas.
Abaixo, uma das frases que mais me pegou e que, pra mim, sintetiza todo o enredo:

?A alegria construída sobre o massacre bem-sucedido não é o tipo correto de alegria, não basta, é temerosa e é trivial.?

bluecherryblossom 17/09/2023

"A alegria construída sobre o massacre bem-sucedido não é o tipo correto de alegria, não basta, é temerosa e é trivial."

zuko. 21/08/2023

Omelas
So li esse livro por causa do namjoon a história é desconfortável mas a escrita é linda e bem trabalhada

Eli 26/06/2023

Ter iniciado as recomendações de leitura do Namjoon foi uma das melhores coisas. Esse conto, por exemplo, é amargo, reflexivo, incômodo, pois, é de certa forma um espelho da nossa realidade. Totalmente meu tipo de leitura