Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

Ceshiria 30/01/2023

Leitura rápida, mas que te mantém pensando sobre, sabe? Uma das perguntas que me fiz foi: qual seria minha postura como habitante de Omelas? Eu conseguiria viver com a consequência de qualquer uma das ações que tomasse?

Alexandre | @estantedoale 23/01/2023

QUANTO CUSTA A ALEGRIA?
A obra de K. Le Guin não é das mais fáceis de ler. Seja pela compreensão dos detalhes ou pelo seu teor, “Aqueles que abandonam Omelas” tem forte a identidade da escrita da autora.

Ao menos pelo que li em “Floresta é o nome do mundo” e o que sei de “A curva do sonho”, posso afirmar que a complexidade também existe nesse conto – o que é quase absurdo, dado o tamanho do texto.

Ursula floreia, se demora em especulações sobre “como descrever o povo de Omelas”, e confesso que isso me confundiu em alguns momentos. Mas quando a narrativa chega ao ápice… A história assume o caráter crítico pouco antes de seu apogeu: a narradora vagueia pela natureza das pessoas, pelos sistemas políticos – que conhecemos e vivemos neste mundo – e pelos costumes.

Mas esse ápice de que falo é como um murro no estômago. A característica forma desumana de descrever a humanidade está mais do que presente. Descubro que toda essa dificuldade em dizer se o povo daquele lugar é feliz – ou não – tem justificativa.

E descobrir o motivo de o título do conto ser a última frase do conto também.

“Aqueles que abandonam Omelas” é uma história para degustar a escrita de Ursula K. Le Guin. Tem até mesmo os traços de viagem entre sonho e realidade – induzida ou não – que ela apresenta nos outros dois livros que mencionei.

Leia o conto e entenda, também, como estão os seus níveis de empatia.

site: instagram.com/estantedoale

livrosbycaca 13/01/2023

?Abraçar a violência é perder o controle de todo o resto?.
A dor do outro influencia você a procurar justiça, mesmo que você esteja sendo beneficiado a todo momento?

lilasies 07/01/2023

Mas eles parecem saber para onde estão indo...
...aqueles que abandonam Omelas.

Leitura desconfortável, na falta de palavra que defina melhor. É desconcertante.

duda mello 07/01/2023

é curto e perturbador.

Omela é uma cidade onde as pessoas são felizes e tem boas condições , mas o preço para ser feliz é alto, para a cidade se mater de ?pé? eles trancam uma criança inocente em um porão e deixam ela lá presa e em eterno sofrimento.

As pessoa podem ate pensar em soltar, ajudar ou falar palavras de consolo, mas todas colocaram em suas cabeças que aquilo é para o bem maior, pois se soltarem a criança a cidade desmoronara.

Mas essa felicidade vale o sofrimento da criança trancada no escuro?

Uma reflexão do que você esta disposto a fazer e concordar para se manter estável e com boas condições, ate onde se suporta e é aceitável.

Pequeno mas impactante

@readingwithsarti 05/01/2023

Não esperava por isso
Uma cidade perfeita, onde todos os habitantes são completamente felizes, todos respeitam uns aos outros, vivem em harmonia. Mas tem uma condição...

Eu fiquei completamente em choque, não esperava que fosse me deixar tão surpresa. Até que ponto as pessoas deixam certas coisas chegarem para o bem de si próprio? Fiquei bastante reflexiva.

Recomendo a leitura, mas saibam que é bem desconfortável.

Isabela.Andrade 30/12/2022

Uma pena ser só um conto
Bizarro como um conto desse tão pequeno e curto te faz refletir sobre a vida, suas decisões, seu caráter, comportamento em sociedade.
A história relata um vilarejo em que as pessoas são livres e muito felizes, mas tudo depende do sofrimento de uma única criança que faz o "sistema" todo da cidade de Omelas funcionar.
Esse conto me deixou muito reflexiva, e gostaria muito que pudesse ter virado um livro, legal também pensar que o BTS se inspirou para fazer o clipe Spring Day.

Villy 21/12/2022

Ficar, lutar ou ignorar?
Da pra fazer tantas ligações, tantas perguntas e reflexões sobre a nossa vida, nosso posicionamento sobre a sociedade e o posicionamento dos outros. Quando eu terminei de ler na época, lembro que fiquei relendo as últimas frases pra conseguir digerir, e quando terminei, fiquei encarando as páginas ainda tentando digerir.

Conto perfeito!!!!!

graziiffraga 09/12/2022

Atemporal
Livro curto mas a escrita de Ursula deixa tudo ainda melhor, principalmente pelas descrições. Para pensar um pouco sobre o tratamento dos ricos sobre os pobres na sociedade e como ignoramos os oprimidos todos os dias, tudo pra não acabar com a ilusão de um paraíso.

Malu 27/11/2022

Resenha ?Aqueles que abandonam Omelas?
Texto curto e instigante acerca da incrível cidade de Omelas, e o porquê que, ainda assim, haver quem dela abdique.

Arthur 27/11/2022

Uma ótima reflexão da nossa sociedade, dos pobres e do tratamento dos ricos e políticos em relação a eles. Indico demais.