Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

Roberta 17/06/2022

O que é esse conto?!
Nunca li um conto tão profundo de tão poucas páginas e que retrata tão bem a natureza humana e o que é necessário para manter a harmonia da sociedade.
Laine 19/06/2022minha estante
Sim. Ele é perfeito!

Lai ð 13/06/2022

aqueles que lêem "Omelas"
primeiramente obrigada kim namjoon pela recomendação KKK
esse conto é curtinho e muito necessário, nos faz comparar o segredo de Omelas com a realidade que estamos vivendo, contudo é uma leitura triste, mas necessária

Dante 12/06/2022

Não tomo antidepressivo o suficiente
Esse conto me deu vontade de vomitar, que vida patética nós vivemos, bem covarde da nossa parte aceitar a realidade, aceitar o sofrimento de milhões de pessoas, "é normal"

celinha6 04/06/2022

eu ficaria em omelas
omelas é um lugar de saúde, felicidade, paixão, cercada de tudo que é bom em conjunto. para as pessoas que moram em omelas não existe tristeza, nem dor, nem injustiças, nem existem massacres e julgamentos. porém existe um segredo em omelas, ou talvez não seja segredo e todo mundo saiba. talvez todos estejam conscientes da necessidade da dor pra um presente e infinito êxtase de felicidade. a verdade nua e crua de omelas é aterrorizante. aliás, é justamente por saber da verdade que as pessoas se afastam de omelas, pq em omelas não existe culpa.

Giulia143 25/05/2022

Curtinho mas que trás reflexões muito bacanas. Confesso que tinha um pouco de receio em conhecer essa autora mas amei a escrita dela!
Conto disponível gratuitamente no Projeto cápsula, da Morro Branco. Super recomendo dar uma olhadinha nesse projeto que, além desse, tem outros contos também.

fuckinormie 15/05/2022

outro livro que me deixou traumatizada.
Extremamente desconfortável, agonisante e real. Poderia passar horas escrevendo o que esse livro me passa mas é impossível. Leitura obrigatoriassima!

VitAria.Garrucho 07/05/2022

Um bom livro
Leitura rápida e muito bem escrita, um bom livro para ler por alguns tempo e perder um tempo com uma boa escrita

Michartx 01/05/2022

Valeu Namjoon pela recomendação ?

É um conto bem rapidinho de ser lido, bem revoltante também.

Me fez pensar, será que de vez em quando (ou sempre) não colocamos apenas à nossa felicidade em cima das demais?

belle 20/04/2022

hm achei, assim, estimulante ?
primeira vez que li alguma coisa da autora
gostei :)
20/04/2022
??????

Priscila 03/04/2022

É...
Os que se afastam de Omelas é conto escrito pela Ursula K. Le Guin com a Editora Morro Branco, mas esse conto não foi publicado, nem em ebook, mas se procurarem por ele no Google irão encontrar um site da editora, que terá ele disponível. Bom, traz um reflexão sobre a felicidade de Omelas, que depende de uma única e exclusiva criança.

Confesso que li duas vezes para conseguir entender a história, e mais alguns dias para compreender o que tinha lido. E confesso que fiquei meio sem entender e isso acabou fazendo com que eu não gostasse da história. Essa é uma das desvantagens, para mim, de se ter expectativas muito altas com alguma leitura.

Não curti o desenvolvimento da história e achei um pouco difícil de compreendê-la, mas caso tenham se interessado, convido á todos a lerem.

amanda 02/04/2022

O problema é que temos o péssimo hábito, encorajado por pessoas pedantes e sofisticadas, de considerar a felicidade uma coisa um tanto idiota. - A felicidade daquelas pessoas não é banal ou irresponsável. Elas sabem que, como a criança, não são livres. Vocês acreditam neles? - Mas eles parecem saber para onde estão indo, aqueles que abandonam Omelas.

rafa 20/03/2022

Aqueles que abandonam omelas
Esse conto mostra que tudo que tem um lado belo, tem um lado sombrio.
Sua felicidade estaria acima das demais?

Yoyo 13/03/2022

A realidade dói né?
Acho que não tem como fazer uma resenha sem soltar spoiler da história.

Uma alegoria ao mundo real em que vivemos, e que sempre fechamos os olhos.

Simplesmente perturbador, a autora nos faz imaginar o mundo perfeito e em seguida vem o soco de realidade no estômago.

Eu ja sabia qual seria o enredo da história e ainda assim fiquei chocada.

Tay ð· 11/03/2022

"... Mas eles parecem saber para onde estão indo..."
Depois de descobrir a verdade por detrás da harmonia de Omelas, eu seria certamente uma das pessoas que se afastaria daquela cidade utópica, mesmo que o lugar para onde eu ia fosse inimaginável ao ponto de não existir.

Um texto tão profundo que provoca estranheza e reflexão. Omelas é a cidade absolutamente perfeita, o seu povo está feliz. Mas esta harmonia e esta felicidade têm um preço: o sofrimento e a miséria infindáveis de uma criança. Lamento não poder dizer mais do que isto, porque como este é um pequeno conto de menos de 10 páginas, qualquer palavra que escreva aqui seria um grande spoiler.

Mas a questão é, será que o sofrimento angustiado de uma criança inocente vale a felicidade dos outros? Esse é o ponto-chave da história, os residentes de Omelas escolhem uma solução utilitária de aceitação da troca. Mas e aqueles que se afastam, para onde irão? Não sabemos ao certo para onde vão, mas sabemos que aqueles que se afastam de Omelas não aceitam uma felicidade utópica baseada numa tragédia evitável.

A canção "Spring Day" da banda sul-coreana BTS, tem referências neste conto. E após alguma análise, também relacionei o conto com a mangá Shingeki no Kyojin, pergunto-me se aqueles que "se afastam das marulhas" em busca de respostas podem ser comparados com aqueles que se afastam dos Omelas.

Mas e você, continuaria a vivendo na cidade utópica ou serias um daqueles que se afastam de Omelas? Talvez você não saiba a resposta, "... mas eles parecem saber para onde estão indo, aqueles que se afastam da Omelas"