Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

Dani 24/06/2023

Aqueles que abandonam Omelas
Não sei se entendi bem, mas que loucura. Um conto que toca a profundidade do coração. Foram 22 minitos lendo 14 páginas, que mal percebi passar.

Aciolelion 11/06/2023

Impactante
Como pode um livro tão curto ser tão perturbador e nos botar na parede dessa forma.
Confesso que li por conta do BTS , indicação do namjoon , esperando que fosse um livro de utopia.Mas do namjoon eu já tinha que esperar algo reflexivo.
Me colocou a pensar o que eu faria nessa situação: provavelmente abandonaria omelas.
Me senti culpada com essa decisão mas estou sendo sincera com o que sou.
É um livro muito comunicativo , o narrador te puxa para o conto , ele te deixará extremamente pensativo, primeiramente sobre o que o livro quer dizer e depois sobre suas ações.Provavelmente lerei novamente daqui a alguns anos para entender minha interpretação
Bluemmy 11/06/2023minha estante
Tô planejando ler esse livro mas tô com medo ?

Aciolelion 11/06/2023minha estante
Pq medo??, olha vai por mim ,ele vai te fazer pensar bastante, a situação da criança vai te chocar um pouco,mas só acontece nas últimas páginas e como são 21 só vai ser rapidinho

stephanie169 11/06/2023

Releitura
Hoje, apesar de ainda achar um conto inteligente na proposta, ele se tornou muito mais desconfortável do que deveria, ele ocupa um lugar bem nítido na minha memória pelo impacto que causou e causa. Adoraria que fosse mais longo, e digo isso no sentido mais sádico da frase.

Rebeca.Souza 06/06/2023

Eu abandonaria Omelas?
A história se passa em uma cidade chamada Omelas, onde todos os seus habitantes vivem na mais pura felicidade, todos satisfeitos aproveitando a vida ao máximo. Omelas é a cidade utópica dos sonhos, a felicidade da cidade é tão complexa que o narrador não consegue explicar de forma exata. Entretanto, toda essa felicidade é sustentada por um segredo horrível, algo escabroso, que todos os habitantes da cidade conhecem desde o momento que estão entre os oito ou doze anos de idade.
Alguns, a partir dos anos, aceitam o segredo e convivem com ele, justificando o fato como algo sem nenhuma chance de recuperação, enquanto outros, após serem confrontados com este segredo ou até alguns anos mais tarde de reflexão deixam a cidade de maneira silenciosa para um destino desconhecido.
No final do conto, você poderá ter várias interpretações, já que, na minha opinião, ele se aplica a várias situações da vida real, mas a pergunta final que irá martelar na sua cabeça com certeza será:
" Eu abandonaria Omelas?"

Rodrigo 25/05/2023

Leitura obrigatória
Ursula K Le Guin é outra grande escritora de ficção. Neste pequeno conto ela nos confronta com o sacrifício de um povo para manter a prosperidade e a paz em uma cidade. Sacrifício este corporificado em uma criança que deve ser mantida escondida e degradada. Há aqueles, entretanto, que não conseguem conviver com esta situação. Daí o titulo do conto. Texto bastante poético e de fácil leitura.

letterswings 22/04/2023

Aqueles que se Afastam de Omelas
Um conto inteligente escrito com maestria. Desconfortável e inquietante. Serão aqueles que se afastam de Omelas melhores dos que os que ficam? Ou, inevitavelmente, apenas estão dando continuidade à omissão?

beka 19/04/2023

Mas eles parecem saber para onde estão indo.
Não consigo tirar o conto da cabeça desde que terminei. É desconcertante, inquietante e, se pararmos pra pensar, encaixa perfeitamente com a realidade. O que poderiam ter feito? É correto, mesmo assim, nem sequer tentarem fazer alguma coisa? Aqueles que vão embora são melhores do que os que ficam, mesmo quando estão tomando a decisão para se protegerem da verdade?

Uma leitura que com certeza vou me lembrar para sempre.

ana !! 31/03/2023

me deixou muito pensativa sério, é um livro que causa muita agonia mas essa é obviamente a intenção.
eu acho que eu seria uma das pessoas que abandona omelas, mas agora que pensei um pouco mais eu acho que a desculpa para manter a criança presa pareceu um pouco enfeitada demais, fico me perguntando se a felicidade das pessoas não é algo forçado onde elas se colocam apenas por saber que existe algo que as "faz" ser assim, porque é meio que colocada como algo místico, algo que não se explica, mas na vida real temos exatamente a mesma situação só que numa escala global e a felicidade de alguns em detrimento do sofrimento do outros é algo apenas ideológico, uma coisa que só "não se explica" porque existe há muito tempo e pessoas que se beneficiam muito disso não querem que mude.
enfim mil questionamentos agora chega a ser impressionante como uma história tão pequena pode causar tudo isso

Isadora.Souza 22/03/2023

Uma leitura bem curta e que te deixa bastante pensativo. a autora aborda de forma muito inteligente a questão da injustiça social e como os discursos são recheados de hipocrisia em relação a a isso.

@quixotandocomadani 17/03/2023

Omelas e o Utilitarismo
Cheguei nesse conto "The ones who walk away from Omelas" pelo capítulo 2 do livro "Justiça", onde o autor, Michael Sandel, aborda o tema Utilitarismo. (soma das satisfações de uma maioria deve ser acatada como bem estar geral)

No conto de Úrsula K. Le Guin, Omelas é uma cidade onde todos são felizes, cidade perfeita de conto de fadas. Exceto por uma criança que vive presa num quarto sem janelas, mal vestida e mal nutrida, com medo. Todos tem conhecimento desse fato e acreditam que a felicidade de Omelas depende do sofrimento dessa criança.

Adolescentes são levados a visitar essa criança, e a saber de sua existência. Depois de um primeiro momento de choque e revolta, acabam aceitando a situação, apenas alguns não aguentam e acabam indo embora de Omelas... Mas para onde eles vão?

Conto bem reflexivo... E o livro de Michael Sandel tem me feito questionar e enxergar outros pontos de vista.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Aciolelion 11/06/2023minha estante
poderia me indicar o livro Michael sandel por favor

@quixotandocomadani 14/06/2023minha estante
Olá! O livro chama Justiça - o que é fazer a coisa certa.

Lua 16/03/2023

Retrata uma situação um tanto quanto desconfortável. O jeito em que todos os moradores de Omelas concordam com o sofrimento da criança para apenas continuar com a sua "plena felicidade".

Nattely.Georgia 25/02/2023

Extremamente inquietante.
Fiquei pensativa quando li, depois tentei associar ao mv de spring day do bts e fiquei ainda mais triste.
o conto tem uma pegada bem comunicativa com o leitor e é bem incógnito, é também um bom chute para refletir sobre tais coisas da sociedade. mas não é tão simples, não dá pra ler se não existir capacidade para compreender sobre o que a autora quer dizer. e, sim, também é importante, mas não obrigatório ler pra ter uma compreensão estendida do mv spring day. sério, leiam! é bem curtinho.

Keyth 18/02/2023

6 anos depois
Meu primeiro contato com foi em 2017, quando queria entender mais da teoria que rondava os mvs do BTS. Obviamente, não dá pra esperar um entendimento profundo de uma garota de 13 anos; por essa razão, ao me deparar com esse conto depois de 6 anos, decidi reler.

É uma história que incomoda, mas não apenas pelo sofrimento que retrata, no retrato atual do mundo, não é difícil imaginar que algo assim aconteceri. Te coloca do banco dos réus e te faz decidir se vai aproveitar a situação com a desculpa que seria por um bem maior ou será um dos que abandonaram Omelas; sendo sincera, não consigo arrumar uma resposta para essa questão.

Débora Diogo 06/02/2023

Uma grande surpresa
Acho que nunca li nenhum outro conto que me causasse tanto impacto quanto esse. A quebra de expectativa foi tão grande que ainda não consegui parar de pensar nessa história curta e surpreendente.

Nunca li nenhuma outra obra de Ursula K Le Guin, e esse foi um excelente primeiro contato. As descrições sobre o povo de Omelas são bem detalhadas, achei um pouco confuso no início mas logo me acostumei. Nesse conto conhecemos um lugar praticamente utópico, o povo de Omelas vive em harmonia e felicidade, todos se respeitam e a sociedade parece funcionar perfeitamente, porém, essa "perfeição" tem um preço muito alto.

No momento em que a condição para a manter a felicidade e a harmonia de Omelas é revelado, fiquei em choque. Não esperava uma reviravolta tão perturbadora, e fiquei ainda mais surpresa por ver que as pessoas de Omelas estavam dispostas a algo brutal para garantir seu próprio bem estar.

Aqueles que abandonam Omelas é um conto curto que causa um desconforto enorme. É uma reflexão impactante sobre o quanto estamos dispostos pela felicidade, que expõe o egoísmo humano diante do sofrimento alheio. Impossível não lembrar da nossa própria sociedade, que aceita o sofrimento de outras pessoas desde que seus problemas não lhe afetem. Vale muito a pena a leitura e quero ler mais da autora em breve.

PS: Essa é mais uma leitura que fiz por indicação do BTS. O mv de Spring Day possui várias referências desse conto, fica aqui uma indicação especial para as minhas colegas armys.