O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Bella 03/02/2021

[Resenha] The Witcher: O Último Desejo
Grande parte dos leitores são introduzidos no universo dos livros a partir de fantasias, porém com o passar dos anos o gênero se tornou batido e previsível. Particularmente, nunca me imaginei tão envolvida em uma série de fantasia que não fosse resultado de algum apego emocional dos meus primeiros anos como leitora.

A saga do Bruxo, Geralt de Rívia se inicia a partir de diversos contos intercalados com uma narrativa linear que nos apresenta um universo de feiticeiros, bruxos, elfos e diversas criaturas fantásticas ambientadas em uma sociedade medieval, para enriquecer ainda mais a obra, nos vemos cercados por conflitos políticos, segredos e personagens cativantes.

Para os familiarizados com os jogos ou mesmo com a série da netflix, a leitura irá ser mais fluida e divertida em muitos pontos, com doses de adrenalinas e problemáticas relevantes. Já para os que estão tendo um primeiro contato com o universo, pode ser que tudo seja confuso, diferente das fantasias que introduzem o universo e suas leis, The Witcher nos joga direto na história, esclarecendo alguns pontos importantes no decorrer da narrativa e deixando outros a interpretação do leitor.

Uma leitura rápida, divertida e profunda. A edição em capa dura possui uma diagramação confortável e um dos meus extras favoritos em livros do gênero, um belo mapa. Recomendável aos fãs das terras médias e de bons conflitos políticos e sociais.

Gui 18/06/2021

E assim começa a história do bruxo...
Este livro é composto por contos e falam sobre algumas aventuras do bruxo, explicando por que ele é tão temido em alguns lugares, e aclamado em outros. As histórias acabam sendo lembranças, onde os capítulos mais curtos relatam o tempo presente.
Achei a série da Netflix bem parecida, tanto que há um conto aqui que é exatamente como na telinha. A forma como o livro é escrita é um pouco prolixa, às vezes sendo um pouco cansativa, mas a narrativa prende.
Yennefer, como sempre, rouba a cena ? mas isso não choca ninguém.

Giovane.Simioni 30/07/2021

Releituras de velhos contos
É preciso saber antes de mais nada: este livro não tem uma sequência cronológica. Ele é feito em contos, que esses sim possuem uma sequência lógica, onde um conto leva para entender o outro.
Pois bem, sabendo disso, você está apto para ler boas releituras de contos de nossa infância: como "branca de neve e os sete anões", "a bela e a fera", "Aladin".
Não se engane, há fortes referências a esses contos, mas o autor conseguiu transportar tudo para o seu universo.
Não sei explicar como me tornei fã do Geralt, se foi através da (confusa) série da Netflix, ou se foi pela fama dos games, mas aquele velho bordão de fãs de livros é verdadeiro neste caso também: "o livro é BEM melhor".

Leia, e desfrute de um universo magnífico!

Aly 03/08/2021

Fantasia digna de Tolkien e Martin
Eu sou suspeita para escrever uma resenha sobre esse livro, porque sou completamente apaixonada pelo mundo do The Witcher.

Meu primeiro contato com a obra foi através dos jogos. O terceiro jogo é, ao meu ver, o melhor RPG já feito até hoje. Depois, teve o lançamento da série (e, até onde eu li, eles tentaram se manter o mais fiel possível aos livros - e conseguiram).

O Último Desejo é, então, o primeiro livro da saga, sendo dividido por contos do bruxo Geralt. Foi uma boa forma de introduzir ao mundo do bruxo e nos apresentar personagens importantes, como Yennefer e Jaskier, que possuem todo o meu amor.

O único ?defeito?, ao meu ver, é que a descrição do mundo em si não é tão detalhista - como Tolkien faz, por exemplo. Porém, para quem viu a série e jogou os jogos, fica nítido que essas obras se complementam de uma forma quase que harmônica. Então onde falta descrições no livro, o jogo e a série atuam como pano de fundo, complementando a imaginação.

Se você gosta de fantasia, tá aí um mundo que você PRECISA conhecer! Um mundo com o melhor bruxo que alguém já criou até então.

Kathy17 03/08/2021

Aventura!
Eu amei o livro! Trás várias histórias das aventuras dele, na qual todas você acha que ele vai morrer, mas tudo bem. Vou continuar com a série de livros, pois me aguçou a leitura!

Tai.Sueð 06/03/2022

Tão bom quanto eu esperava!
Amei do início ao fim, a construção de mundo, a forma que a narrativa se desenrola, estou super empolgada para continuar ??

Beatriz3364 08/08/2021

Me surpreendi
Fantasia não é meu gênero favorito e fazia muito tempo que não lia algo do tipo. Assisti q série com meus pais e gostei bastante, então resolvi pegar o livro. E amei. Consegui entender bem mais a história do Geralt e gostei de ter sido através de contos. Ansiosa pro próximo livro! ?????
Dominike.Grassi 10/06/2023minha estante
Vamos ler juntas o próximo livro amiga?!

Dominike.Grassi 10/06/2023minha estante
Estou adorando

Beatriz3364 10/06/2023minha estante
Vamosss!!! ?

Dominike.Grassi 11/06/2023minha estante
Combinado!!!

Dominike.Grassi 11/06/2023minha estante
Você tem o segundo livro?

Beatriz3364 11/06/2023minha estante
Não, mas meu primo tem!!

elaflorencio 19/08/2021

Bom, mas pra quem tem interesse em saber a história do Bruxo
"The Witcher, O último desejo" é um livro que eu comprei porque gostei muito da série da Netflix. Surgiu-me a curiosidade de saber como era a história contada nos livros, pois todos sabemos que as coisas mudam muito em adaptações.
Este livro é montado em contos, mas achei muito interessante o fato de que os contos não são largados e independentes, eles conversam entre si em alguns pontos, e acredito que seja importante para a continuação da história. Por isso, não foi um livro cansativo, apesar de estar longe de ser um favorito.
Lendo-o, entendi muitas coisas que acreditei ter entendido quando assisti a série, já que a primeira temporada é inspirada em alguns contos deste primeiro livro, e agora tudo é bem claro em minha mente. Li também contos que não foram retratados na série e que foram mais legais, pois não sabia o final.
Em meu ver, The Witcher é um livro para aqueles que tem a curiosidade de conhecer a história do Bruxo de Rívia, pois para aqueles que ainda não tem certo apreço pelo bruxo e seus feitos, temo que seria uma leitura nada cativante, com muita luta, mostros, sangue mas nem sempre tão emocionantes. No final, o autor deixou um gancho para o próximo livro, que de qualquer modo instiga à próxima leitura.
De qualquer maneira, pretendo ler o próximo volume, e seguir com a série até que eu me canse. Gostaria de ver o desenvolvimento entre Geralt, Yennefer e a princesa Cirilla.

Ju+cedo 03/06/2022

Demorei um pouco para engajar num ritmo bom de leitura no começo, mas depois as aventuras e referências a contos e mitos já conhecidos deixam uma curiosidade pra descobrir quais são as próximas aventuras do Bruxão Geralt.
Assisti a série e adorei que ela não foge tanto dos contos e da personalidade dos personagens. O ponto alto pra mim nesse livro foi descobrir mais sobre Geralt e dar risadas da amizade do bruxo com o bardo Jaskier kkkkkkkkk

Letícia Caetano 11/10/2021

O autor mostra uma forma diferente de apresentar a história. No início de cada capítulo ele conta a situação presente, para apenas depois explicar como se chegou aquele ponto, como os personagens se conheceram e aos poucos tudo se conecta.

Os personagens são interessantes e mesmos com algumas poucas apresentações já instigam a curiosidade para saber mais de suas trajetórias.

John87 27/10/2021

Imprescindível
Que história incrível, muito bem trabalhada. Os personagens caricatos e envolventes, somados a trama que entrega exatamente tudo o que promete. Fora que a série é super fiel à obra, ate mesmo nos meros detalhes. Vale muito à pena!

gustavooo 22/06/2022

The witcher, um universo magnífico
Sempre fui fã dos jogos da saga The Witcher e decidi dar uma chance aos livros.
Esperava que seria um livro bom pois o universo tw é muito interessante, mas me surpreendeu muito. O livro te prende desde o começo e faz você querer saber todos os detalhes das aventuras de Geraldo e o poeta idiota Jaskier. É muito legal que durante essas aventuras percebemos que o Geralt, mesmo sendo um bruxo, é uma pessoa bondosa, que sempre quer ajudar as pessoas.
Gostei muito da parte final do livro, onde aparece a Yennefer, pois mostra que nosso grande e temível Geraldão é, na verdade, um gado, mas quem não seria no lugar dele?
Esse primeiro livro me encantou muito e com certeza irei ler todos os outros
Minha nota para ele vai ser 5/5, não sei se minha experiência com os jogos influenciou nisso, mas eu simplesmente amei a leitura do início ao fim. Recomendo demais...
PS: Não podia deixar de falar do bode que eu esqueci o nome, mas ele é um fofinho, tomara que tenha achado uma cidade para fazer suas travessuras em paz.

Daena0 30/10/2021

Perfeito
Comecei a ler esse livro por causa da série, e não tava com muita expectativas, mas pra ser sincera, é o melhor livro de fantasia que eu já li.

A história é cativante, os personagens bem desenvolvidos e o mundo de the witcher é fascinante, o hype desse livro é merecido, a autora entregou tudo. A Yennefer pra mim foi a melhor personagem feminina, realmente amei ela, tanto quanto o Gerald e o Jaskier, aliás nem sei como o G não deu um soco no Jaskier, as vezes ele da nos nervos.

Recomendo a leitura desse livro, muito bom.

Gabriel 14/11/2021

Maravilhoso
Um livro de contos sensacional. O que mais me chamou a atenção e me divertiu no decorrer da história é a eloquência de Geralt. O personagem é muito debochado ???

Micaela 14/07/2022

Um livro muito bom mesmo e é com certeza meu estilo, tirando os cortes de tempo que me deixaram bem confuso. Recomendo.