O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Yachay 17/05/2022

Autêntico
Verdadeiro e fiel tanto ao jogo, quanto a série, o livro tem uma narrativa estupenda é bonito e muito legível.

Bianca728 20/06/2022

Um livro extraordinário, onde nossa mente viaja para outro universo. Eu estou perplexa com a riqueza de detalhes e com a forma que a história transcorre, incrivelmente maravilhoso. Ansiosa pelo próximo livro!

Nyxaves 20/06/2022

Como eu amei cada segundo desse livro
Confesso que conheci The Witcher pela série da Netflix, mas o livro é 1000 vezes melhor. Adoro como o Geralt é super bem humorado, a amizade dele com Jaskier, e o melhor de tudo, YENIFFER! Sou completamente apaixonada por essa mulher.

Leticia 03/11/2023

?Existe o Mal e o Mal maior, e por trás, o Mal supremo.?
Que leitura extremamente gostosa, galera. Do fundo do meu coração, odeio de todas as formas qualquer tipo de leitura que tenha se transformado em filme/série, mas The Witcher consegue explicar perfeitamente lacunas que a série deixa a desejar. É o tipo de leitura densa e fluída ao mesmo tempo, assim, sobrevivendo junto com a hierarquia de Geralt De Rivia.

Daisy 31/10/2023

Bruxão ??
Acho que conheci a saga The witcher como uma parte da grande maioria, pela Netflix kkkk eu gosto muito de histórias de fantasia, criações de mundos e mitologias, amo mitologias!!! Mas tenho que admitir que depois de uma certa idade, a ideia de começar uma saga... Me desanima... A Daisy de 18 anos que devorou por anos Harry Potter, Percy Jackson, série crepúsculo e afins está acabada kkkkk Não significa que não lerei mais nenhum livro ( até por que gostei bastante do primeiro) mas isso pode demorar bastante pra voltar a acontecer.
Sobre o livro, ele não tem uma escrita magnífica como a de Tolkien, não aquece o coração como a escrita da JK Rowling, mas é bom. Gosto do fato do autor não se render a mil adjetivos e descrições em suas histórias ( "a primeira gota de orvalho que desceu suavemente sobre a sedosa folha verde escura da secular árvore gigante em meio ao coração da floresta, caindo levemente na grama úmida com outras centenas de gotículas que brilhavam em arco-íris recebendo a luz solar morna da manhã outonal" tudo isso só pra dizer que as gotas de orvalho estavam caindo na grama kkkk), e ser bem direto ao ponto no que ele quer passar.
Achei a mitologia bem legal, a mistura de histórias que conhecemos sendo recontadas de outras formas, a ação, o romance na dose certa, gostei da construção do mundo onde o Geralt vive ( o mapinha que vem nas folhas de guarda), embora eu tenha essa visão muito pela série, aqui na escrita ela ficou um pouco a desejar... Sei que será mais bem desenvolvida posteriormente, mas acho que poderia ter dado uma atenção a isso.
Acho que os personagens não foram tão bem construídos ( de novo, a série me vem a cabeça, onde já os conheço) o Geralt do livro é muito inteligente, isso não temos dúvidas, mas ficam muitas lacunas de personalidade na escrita, é como se eles aparecessem e isso é tudo que você precisa saber por enquanto (talvez até seja isso mesmo... Talvez eles sejam melhores construídos depois, no decorrer da saga) mas eu como uma leitora já calejadinha, acho que esse tipo de coisa tem de ser apresentado logo na entrada, não retirando o mistério... Mas nos envolvendo na história de cada um, nos aproximando deles.
Enfim, é uma fantasia boa, achei dinâmica, cheia de ação, nada cansativa e muito criativa.

Cibele 08/07/2022

Ok
É uma leitura interessante, mas essa estrutura de livro não me agrada tanto. Mas sei que algumas pessoas podem gostar. Pra quem gosta de história em 3° pessoa e em contos, é um bom livro

andyflower 28/07/2022

O livro é muito bonito e a edição foi muito bem elaborada. Não sabia que o livro era de contos então isso me pegou um pouco desprevenida. No geral, gostei bastante.

amandawrnr 14/02/2024

?Amor e sangue. Ambos possuem um poder colossal.?
O último desejo é um conjunto de contos que se intercomunicam, se passando no mesmo universo e sendo narrados em terceira pessoa, com uma leitura ricamente construída nos diálogos repletos de humor ácido e muito fluida, tendo o Geralt como um protagonista de bom caráter e bem humorado.
A fácil compreensão da história se dá pela boa descrição das cenas, duelos e uma narrativa constante, onde a perspicácia e a inteligência do bruxo sobressaem nos pontos altos de cenas de ação.
A complexidade e a construção dos personagens foi o fator que mais me agradou durante a leitura, com personagens secundários bem construídos pelo autor e que marcam uma certa presença, complementando a trajetória de vida do personagem principal e nos instigando a dar continuidade na narrativa.
Acredito que o universo do livro entrega aquilo proposto para o início de uma saga, com bons contos e personagens profundos, onde o autor trabalha com respostas inesperadas e descrição equilibrada, com tons poéticos que colocam em pauta diferentes formas de nos envolver na narrativa.

livstrange 19/09/2022

Bom? Sou fascinada por The Witcher
Conheci as obras pela série de jogos, sei que os jogos fogem da história dos livros e que não seguem uma mesma narrativa, porém oq me fez me encantar, seja o livro ou seja o jogo, ou mesmo a série da Netflix, é o personagem principal, o Geralt. Sou apaixonada na personalidade do Lobo Branco, esse jeito carrancudo, grosso, irônico e ao mesmo tempo, mesmo com toda sua humanidade arrancada, empático e de certa forma carinhoso kkkkk.
Por esse primeiro livro pude conhecer um pouco mais da história do bruxo e estou ansiosa para ler os próximos livros.

Isabela.Wapenik 10/02/2024

Beware, beware.Here comes the Witcher!
Assim como muitas em muitas altas fantasias, The Witcher: O último desejo traz logo de início um mundo completamente novo, mas que para olhosmaisatentos, consegue ver asdiferentes influênciasque ali permeiam. Sejam os clássicos contosde fadas até os elfos das histórias nórdicas, tudo se junta nessa belíssima história inicial.
Mas para isso, faz-se necessário ressaltar quea literatura polonesa ébem diferente da literatura ocidental queestamos acostumados.

Esse ponto pode ser visto primeiro na linearidadeda história, na qual as informações menosrelevantes são passada bem por cima, quasecomo um lembrete, evitadmo assim que a história fique carregada e maçante. Porém, em certos momentos, isso é tão frequente, que cado vocênão preste aatenção ou não esteja familiarizadoainda, possaparecer uqe foi um descuido do autor e quea história está toda quebrada. Isso torna a leitura mais difícil? Não, apenas mais dinâmica.

Outro ponto que me chama a atenção nesse livro, principalmente para uma história de entrada, é que ele é dividio em contos (6 contos se não me engano). E isso étão diferente, que me deixou ainda mais curiosa. Até porque, nãoé comum uma história ssim, e conforme você vai avnçando, dá pra entender que a história doGeralt só poderia ser contada assim. Écomose você estivesse dentro de uma partidadeRPG e cadaconto fosse os desdobramentos inesperados da sua partida. Todos eles possuem uma linearidade bacana, mas eu queria que alguém tivesse me dito queas partes "Voz da Razão" também valem como um só conto. Atéeu entender isso, fiquei um pouco perdida. *risos*.

Sobre os personagens, TODOS ELES SÃO MARAVILHOSOS. Para aqueles que assitiram a aérie ou jogaram os jogos, Geralt representado está bem próximo dos livros, mas aqui é possível ver um lado mais "humano" dele, aindaque ele precise e tente ser neutro em suas decisões. Sem comentários para a querida Yennefer que conti ua ze do tão complexa e maravilhosa como sempre (nota: aqui estousendo bem parcial, visto que ela éa minha personagem favorita). E não me esqueço do Jaskier, com seu sarcasmo, lirismo e aventuras amorosas para fechar o combo.

Resumindo, para os amantes de fantasia, consumidores da série e fans do jogo, éuma leitura obrigatória, que ganha muitos pontos por ser curtinha e poder ser espaçada sem prejudicar a história. Para aqueles que querem começar a ler fantasia, também é um ótimo começo pelo mesmo motivo.

JoVi 14/10/2022

Um ótimo começo
Me diverti demais, achei muito engraçado? achei aconchegante, consegui me sentir em todos os lugares descritos. Amei a escrita, o jeito dele de contar a história me ajuda a entrar ainda mais no universo. Estou ansioso pelos próximos e por uma continuidade mais visível, embora o formato de contos do livro não tenha me incomodado em nada. Me tirou de uma ressaca.

duruback 15/12/2023

Gostei
A história é contada em contos distintos de algumas aventuras de Geralt. Como já conheço alguns personagens do jogo achei muito interessante pois vai direto nas raízes daquilo que desejo saber.
É uma leitura rápida gostei muito.

Mari 31/12/2022

Só achei a escrita meio difícil pq não sou acostumada a esse tipo, mas a história me prendeu demais e os personagens são muito cativantes

gabi 02/01/2023

começando o ano com essa obra prima
Que saudades de um livro bom que eu tava!
Resisti a essa leitura por bastante tempo, achei que seria muito repetitivo, pois já assisti a série da netflix, mas no final das contas amei demais!! O livro é completamente diferente da série, e infinitamente melhor!
Já comprei o segundo livro e to doida pra começar.