O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

booksteph_ 22/01/2024

Mal maior X Mal menor | The Witcher #1
Gostei de como o autor escreve e descreve os ambientes, fica bem fácil imaginar e entender a história. Achei as referências aos contos de fadas clássicos muito bem feitas, como no caso do Nivellen que é claramente uma referência a "Bela e a Fera" mas que se adaptou muito bem ao universo.
Frase preferida: "Aos homens agradam inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos." - Geralt de Rívia ?

nacarolinga0 27/01/2024

Gostei bastante da história e do jeito que ela foi apresentada.
amei o jeito como o autor, como modo de apresentar os personagens, utilizava diálogos para fazer geralt contar histórias sobre os novos personagens e assim apresentá-los aos leitores.

Erinia1 28/01/2024

Geraldão, o cheirador irritante
Quem leu o livro vai entender o que é sentir ódio de lilás e groselhas sendo citado a cada dois minutos. Mas deixando isso de lado, vamos com a resenha:

Sério, é até difícil de explicar por que fiquei com tédio lendo as cenas que deveriam ser muito fodásticas, pois a narrativa é boa, principalmente nos diálogos entre os personagens, dei boas risadas na forma irônica e cínica como muitos deles interagem uns com os outros. Acho que faltou colocar em mais detalhes as ambientações. Como eu disse, o que me pegou foram as lutas não serem bem descritas, talvez nos outros livros isso tenha melhorado.

Um dos principais problemas começa quando muitas coisas são jogadas de uma vez só em um único livro, sendo que The Witcher é uma saga. Algumas já são bem explicadas logo nesse primeiro volume, outras são tão confusas que acho que terei de ler mais 5 volumes para entender. The Witcher possui um universo complexo, mas se a intenção sempre foi torná-lo uma saga e não em livro único ou trilogia, porque tacar no colo do leitor tantos assuntos se poderia abordá-los com mais calma no decorrer dos volumes?

Agora vamos falar do Geraldão:

O cara é um caçador de monstros.

O conceito "monstro" é questionado por diversas vezes no livro, principalmente pelo protagonista, e nas palavras de Geralt: monstros não precisam ser necessariamente coisas deformadas, muitos têm aparência normal, como um homem qualquer.

Até que...VEJAM!!! Um humano fazendo merda! Ai meu Deus o que faremos!?!?! ... Absolutamente nada.

Chegou em um momento que eu só gostaria de gritar para o Geralt : POR QUE TU NÃO MATA HUMANOS RUINS ENTÃO PORR@.

Ps 1.: Geralt luta e mata pessoas no decorrer do livro, só que ele evita ao máximo fazer isso... o que é chato pra krlh.

Ps 2.: Vamos concordar que o Geralt às vezes parece uma porta que nem o Shadow Moon de American Gods.

Ps 3.: Desviando das pedras que serão jogadas em mim depois dessa resenha.

leticiafwrreira 29/01/2024

The Witcher- O último desejo
Já conhecia a série e me apaixonei completamente pela história, sabia que existia o jogo porém, não sabia que a história original vinha de um livro.

Para nós amantes de fantasia, isso esse livro é pura diversão. Aqui nós conhecemos as aventuras do Geralt de Rívia, o famoso bruxão. As histórias são contadas em formato de contos, ou seja, não sabemos ao certo a ordem cronológica.

Pra mim, esse livro é uma introdução para um novo mundo, onde ainda iremos mergulhar mais e mais, para ainda chegarmos no enredo principal.

Não imaginava que a primeira temporada fosse tão fiel a obra original, me surpreendi. Porém, aqui é muito legal acompanhar a forma de raciocínio dos personagens.

Eu amei e quero conhecer muitas mais aventuras de Geral de Rívia e outros personagens importantes para a história!?

amndxz 30/01/2024

Para o primeiro livro da série, e considerando que é um livro de contos, dou três estrelas pelos seguintes motivos:
1. Não é um livro UAAAUUU que história fascinante. São bons contos? Sim! Mas falta algo além.
2. Embora seja um livro de contos (algo que não gosto muito) a narrativa e organização das histórias é bem legal
3. Senti um pouco de plano de fundo, explicações que conectem melhor os fatos apresentados. Entretanto, o retorno entre o passado e o presente consegue nos dar um norte
No mais, vale a pena ler ?

Vez Ou Outra Um Livro 03/02/2024

Monstros
Não quis assistir a série antes de ler a saga.

Agora estou lendo o livro e assistindo até a parte correspondente da série! Uma pequena aventura.

"Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos."

Arthur.BordAo 09/02/2024

A saga do bruxo Geralt de Rívia se inicia com uma série de contos sobre suas aventuras com monstros, majestades e feiticeiras, que nada mais são que versões alternativas e um tiquinho sombrias dos contos de fadas tradicionais, como A Bela Adormecida e a Branca de Neve, e eu fiquei tipo "uaauuu" quando percebi isso. É um daqueles livros que você devora e quando menos espera já tá querendo ler o próximo e aí você lembra que não comprou e se contenta em ler esse de novo. Eu já era apaixonado por The Witcher desde que joguei o jogo e depois que li esse livro me apaixonei mais ainda. 5 estrelas.

agathaaaaa 21/03/2024

Prende a atenção desde a primeira página.

No começo é um pouco difícil de entender a lógica sobre o tempo, presente e passado estão indo e vindo durante toda a leitura, mas com o passar das páginas você de acostuma.

Um mundo incrivelmente amplo de seres e magia, com muitos ensinamentos morais, desde escolher o mau menor até se sacrificar pelos demais.

Conrado Lourenço 28/03/2024

Mundo Sombrio de Geralt de Rivia
Este volume é uma coleção de contos que introduz os leitores ao mundo sombrio e intrigante do bruxo Geralt de Rivia. Cada conto apresenta uma aventura única, onde Geralt enfrenta criaturas sobrenaturais, lida com política e traição, e explora as complexidades morais de seu trabalho como caçador de monstros.

Sapkowski tece uma narrativa envolvente, repleta de diálogos afiados, personagens complexos e reviravoltas inesperadas. O protagonista, Geralt, é um anti-herói cativante, cuja mistura de coragem, moralidade ambígua e habilidades extraordinárias o tornam fascinante.

Além disso, o autor constrói um mundo rico e detalhado, inspirado em folclore eslavo e medievalismo, repleto de magia, intriga política e conflitos étnicos.
Uma das maiores forças de "O Último Desejo" é a maneira como Sapkowski subverte tropos tradicionais de fantasia, oferecendo uma visão mais sombria e realista do gênero. Os contos exploram temas como discriminação, preconceito e a natureza humana, adicionando profundidade emocional à trama.

Cah 02/04/2024

Parece ser mais uma introdução para os próximos livros
Não era bem o que eu esperava, mas não obras ser um livro ruim, mas tinha uma outra imagem dele na minha cabeça. Não sei se por causa dos jogos ou da série.

E esse primeiro livro parece ser mais uma introdução para os próximos livros, vamos ver como vai ser o desenrolar...

Monica 09/04/2024

O ÚLTIMO DESEJO
Um bruxos cheio de histórias que não cansa de se aventurar, esse é o Gerald de Rivia. Sinto que ainda tem muito pra ser contado do passado dele e das sacerdotisas, e claro, muito por vir de suas aventuras....
Mas num geral, no início eu não estava entendendo nada e no final eu estava no início :)

Devoradora de livros 16/05/2024

O Bruxão é brabo! Hehehe
Se a pessoa quer ler uma fantasia que não seja complicada, com diálogos e narrativas que sejam fáceis de entender e sirvam para relaxar a cabeça, esse é o livro! Gerald é um.bruxo debochado e já amei ele por isso!